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O que foi 2023 e o que será 2024 – Ana Jacinto (AHRESP)

Para a secretária-geral da AHRESP, Ana Jacinto, “o alívio da carga fiscal e contributiva sobre o rendimento do trabalho e das empresas; apoios e incentivos ao investimento na formação e qualificação das profissões de turismo; e disponibilização de forma mais clara e de simples acesso a mecanismos de financiamento” estão entre os principais pedidos a um futuro Governo saído das eleições de 10 de março.

Victor Jorge

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O que foi 2023 e o que será 2024 – Ana Jacinto (AHRESP)

Para a secretária-geral da AHRESP, Ana Jacinto, “o alívio da carga fiscal e contributiva sobre o rendimento do trabalho e das empresas; apoios e incentivos ao investimento na formação e qualificação das profissões de turismo; e disponibilização de forma mais clara e de simples acesso a mecanismos de financiamento” estão entre os principais pedidos a um futuro Governo saído das eleições de 10 de março.

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Findo o exercício de 2023, que balanço faz deste ano?
O ano que está agora a acabar foi sem dúvida de superação no que à evolução da atividade turística nacional diz respeito.

Os principais indicadores, tanto no que concerne à evolução do número de hóspedes e de dormidas, como à evolução das receitas turísticas internacionais e dos proveitos nos estabelecimentos de alojamento turístico excederam qualquer expectativa.

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Provas evidentes desta superação são as estatísticas do Instituto Nacional de Estatística, que, de janeiro a outubro de 2023, registam mais de 26,3 milhões de hóspedes, 14% acima do período homólogo de 2022., e mais de 68,5 milhões de dormidas (+11% face a 2022).

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Em matéria de estatística também devo realçar os proveitos globais (5,4 mil milhões de euros até outubro) e de aposento (4,2 mil milhões de euros) que a dois meses do final do ano ultrapassaram o valor anual de 2022.

Só que, apesar destes dados bastante positivos, reflexo da resiliência dos setores que tanto têm contribuído para o crescimento da economia nacional, também tenho de salientar que existem ainda muitos empresários da restauração e similares e do alojamento turístico, sobretudo de micro dimensão, a enfrentar dificuldades para levar os negócios a bom porto. Não nos podemos esquecer que muitas das tesourarias enfraquecidas no contexto da pandemia ainda não conseguiram aumentar a rentabilidade.

E um dos principais motivos destas dificuldades é a diferença abismal entre a inflação global (1,5% em novembro) e a alimentar, com muitas das principais matérias-primas a manterem preços elevados e uma inflação entre os 7% e os 9%. À inflação e aos elevados custos de produção acrescento a elevada carga fiscal que se continua a verificar sobre o rendimento do trabalho, assim como outros custos das empresas com empréstimos contraídos nos últimos anos.

O meu balanço de 2023 assenta num duplo sentimento: de muito orgulho, ao constatar, mais uma vez, que o Turismo continua a ser motor principal da nossa economia, mas também de grande preocupação e prudência quanto ao futuro de muitos negócios no setor da restauração e similares e do alojamento turístico.

Na sua perspetiva, o que faltou concretizar no setor do turismo neste ano de 2023?
Diria que o que faltou concretizar foi a implementação de ações que, direta ou indiretamente, minimizassem as grandes dificuldades sentidas pelas empresas. Refiro-me a ações de apoio à gestão financeira e ao planeamento de investimentos internos, bem como à contratação de recursos humanos e manutenção dos postos de trabalho.

Teria sido fundamental se no decurso de 2023 tivessem sido implementadas as medidas que a AHRESP há muito tem vindo a propor, como a aplicação temporária, pelo período de um ano, da taxa reduzida do IVA a todos os serviços de alimentação e bebidas; a reposição integral da taxa intermédia do IVA nos serviços de alimentação e bebidas; a redução da carga contributiva sobre rendimentos de trabalho; ou a disponibilização de mecanismos financeiros com vista à redução do endividamento das empresas e que promovessem a reposição dos capitais próprios, de acesso simples e ajustados à realidade das microempresas.

Como antevê o ano de 2024 em termos económicos?
Falar de expectativas para 2024 exige-nos prudência, dada a incerteza não só económica, mas também social e política, que marcam o atual momento. Prudência esta que ganha maior relevância quando o próprio Banco de Portugal recentemente reviu ligeiramente em baixa a previsão do crescimento económico para 2024, na ordem de 1,2%. A desaceleração da inflação global ainda não se reflete no poder de compra das famílias, que se mantém drasticamente reduzido, o que também tem provocado impactos negativos, particularmente no setor da restauração.

E que desafios terá o setor do turismo em 2024?
Os desafios são diversos e, obviamente, divergem entre regiões, entre setores de atividade (restauração e alojamento turístico) e entre perfis e dimensão das empresas. Contudo, para a generalidade das empresas da atividade turística, os desafios continuarão a estar relacionados com dificuldade na contratação de colaboradores qualificados; dificuldades na retenção de talentos; elevada carga fiscal e contributiva sobre o rendimento dos trabalhadores; e com o desequilíbrio entre a inflação alimentar e a global.

As nossas empresas terão também de gerir as consequências da situação política do país que nos conduziu a um governo de gestão e eleições antecipadas, cujo resultado também poderá ter impacto no Orçamento do Estado aprovado e por consequência impacto no tecido.

Mas pensar sobre como vai ser 2024 também me obriga a falar de sustentabilidade. Um dos grandes desafios do turismo será assegurar não só receitas como também uma mudança de mentalidades. Todas as empresas precisam de se tornar mais sustentáveis, seja por razões regulatórias, para atender às preferências dos clientes ou para alavancar ganhos financeiros. O desconhecimento generalizado sobre as práticas de sustentabilidade e os custos associados à transformação são desafios enormes que as nossas empresas enfrentam. É por isso que a aposta na literacia em sustentabilidade será essencial.

Por outro lado, e como já referi, o desafio da qualificação também será vital no combate ao já velho problema da falta de pessoas qualificadas. Penso que as empresas do Turismo devem, cada vez mais, apostar na qualificação dos seus trabalhadores e na retenção os seus talentos.

O que gostaria de ver concretizado em 2024? E a fazer um pedido ao Governo que sairá das eleições de 10 de março de 2024, qual seria?
Os desejos ou pedidos que a AHRESP poderá concretizar estão naturalmente relacionados com a execução de medidas e estratégias que permitam, por um lado, atenuar os efeitos dos diversos constrangimentos ao crescimento dos negócios da restauração e do alojamento turístico, e, por outro, promover uma maior competitividade empresarial.

Desde logo, a reversão das novas medidas legislativas para o Alojamento Local resultantes do Pacote Mais Habitação. Seria fundamental estudar, avaliar e conhecer a realidade do Alojamento Local para depois serem tomadas as medidas consideradas, eventualmente, necessárias e adequadas.

Como crucial e já sublinhado, também o alívio da carga fiscal e contributiva sobre o rendimento do trabalho e das empresas, em particular nas de micro e pequenas dimensão; apoios e incentivos ao investimento na formação e qualificação das profissões de turismo; e disponibilização de forma mais clara e de simples acesso a mecanismos de financiamento.

Gostaríamos que fossem criadas e promovidas condições para que as empresas do turismo consigam beneficiar na íntegra desta evolução extraordinária da atividade turística, que passaria pelo reforço das suas tesourarias por via do aumento das receitas geradas. A tendência será para termos mais turistas, de mercados internacionais mais diversificados, com diferentes necessidades de consumo, para os quais será necessário ter uma oferta cada vez mais estruturada e com trabalhadores qualificados e capazes de responder e superar as expectativas. Acima de tudo, gostaríamos de ter empresas com tesourarias bastante mais robustas, capazes de suportar as necessidades de investimento, e de gerar uma maior competitividade empresarial.

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OnTravel DMC chega à Madeira em março com frota própria

A partir de 1 de março, a OnTravel DMC começa a operar também na ilha da Madeira, onde vai contar com uma frota própria que inclui viaturas VIP, carrinhas e autocarros.

A OnTravel DMC anunciou que, a partir de 1 de março, começa a operar também na ilha da Madeira, onde vai contar com uma frota própria que inclui viaturas VIP, carrinhas e autocarros, informou a DMC, em comunicado.

“Com esta expansão para a ilha da Madeira, a OnTravel DMC passa a ter agora uma oferta mais completa no segmento dos transportes e no segmento de INCOMING para ambos os destinos”, lê-se no comunicado divulgado pela OnTravel DMC, que é já uma referência no setor do turismo dos Açores.

Além da expansão para a Madeira, a OnTravel DMC vai também apostar “na modernização e aumento da sua frota atual na Ilha de São Miguel, nos Açores”, passando a contar com “uma frota total de 18 veículos descaracterizados e do segmento VIP, garantindo uma experiência de qualidade superior aos seus clientes”.

Estas novidades, acrescenta a DMC açoriana, são possíveis graças ao “crescimento sustentável” que a empresa vem a registar e que, no ano passado, trouxe um aumento de 30% ao volume de negócio da OnTravel DMC.

“Este crescimento sustentável, reflete o compromisso da empresa com a excelência e com a dedicação em oferecer um serviço de qualidade, garantindo a confiança dos seus clientes em todos os seus serviços de Incoming, Aluguer de Autocarros e no segmento online B2C, para o destino Açores e Madeira”, refere ainda a OnTravel DMC.

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Comissário europeu para os Transportes e Turismo quer criar estratégia de turismo sustentável

O Comissário europeu para os Transportes e Turismo, Apóstolos Tzitzikóstas, pretende realizar consultas alargadas com vista ao desenvolvimento de uma futura estratégia de turismo sustentável, ideia que surgiu depois dos protestos anti-turismo em vários destinos europeus.

O Comissário europeu para os Transportes e Turismo, Apóstolos Tzitzikóstas, pretende realizar consultas alargadas com vista ao desenvolvimento de uma futura estratégia de turismo sustentável, ideia que surge depois dos protestos anti-turismo em vários destinos europeus.

“Temos visto residentes a protestar contra a sobrelotação, contra o custo do alojamento e contra a pressão ambiental em alguns destinos-chave”, disse Apóstolos Tzitzikóstas, em declarações à Euronews, numa entrevista durante a cimeira “Destination Europe”, organizada em conjunto pela Euronews e a European Travel Commission (ETC).

Apóstolos Tzitzikóstas referia-se, essencialmente, aos movimentos anti-turismo registados em Espanha, em relação aos quais pretende saber “o que está em causa e como a UE deve agir, partilhar as melhores práticas e recolher dados essenciais para gerir melhor os fluxos”.

Segundo o comissário europeu, a atividade turística deve ser desenvolvida de forma responsável, atraindo visitantes que valorizem experiências autênticas, apoiando as empresas locais e incentivando mais viagens fora da época alta para locais que fiquem “fora dos circuitos habituais”.

“É por isso que, este ano, vamos proceder a consultas alargadas com as partes interessadas. Quero ouvir os que estão no terreno, todos vós, para podermos definir as prioridades certas para a nossa estratégia de turismo sustentável. E o financiamento será, de facto, a chave”, afirmou, acrescentando que a tarefa exigirá “colaboração entre setores, fronteiras e diferentes níveis governamentais”.

A Euronews lembra que Apóstolos Tzitzikóstas foi governador da região turística da Macedónia Central durante 12 anos e presidente do Comité das Regiões Europeu, sendo o primeiro comissário europeu com uma pasta dedicada ao turismo, o que o torna próximo destes temas.

“O turismo é um tema que me é muito caro e que estou empenhado em apoiar com todo o meu coração e toda a minha força”, garantiu Tzitzikóstas, acrescentando que o seu objetivo é “exibir a Europa como um destino de viagem seguro, sustentável e excecional, atraindo viajantes internacionais e nacionais”.

 

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Estudo da TUI confirma que viajar rejuvenesce

Após as férias, os viajantes sentem-se, em média, 4,2 anos mais jovens, apurou um estudo da TUI, realizado pela YouGov, que teve como foco a Alemanha mas cujas conclusões se podem também aplicar a Portugal.

Após as férias, os viajantes sentem-se, em média, 4,2 anos mais jovens, apurou um estudo da TUI, realizado pela YouGov, que teve como foco a Alemanha mas cujas conclusões se podem também aplicar a Portugal.

“Embora o estudo tenha como foco a Alemanha, as preferências dos portugueses seguem tendências semelhantes, valorizando o contacto com a natureza, o bem-estar e o tempo de qualidade com os entes queridos como formas de recarregar energias”, indica a TUI, num comunicado enviado à imprensa.

Na Alemanha, a natureza, o bem-estar e a cultura são apontados como as principais formas de relaxar durante as férias, numa tendência que, segundo a TUI, também se aplica a Portugal.

“Segundo um inquérito da TUI, os fatores que mais contribuem para o bem-estar durante as férias incluem atividades ao ar livre (85%), momentos de descontração e autocuidado (79%), tempo com a família e amigos (75%) e desligar do trabalho (72%)”, acrescenta a TUI.

O operador turístico explica que estas “prioridades alinham-se com as escolhas dos portugueses, que valorizam cada vez mais experiências que combinem natureza, tranquilidade e enriquecimento cultural”.

“De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), é possível observar-se um aumento na procura por escapadinhas que privilegiam o contacto com a natureza e a desconexão. Paralelamente, a Phocuswright aponta para um interesse crescente em ofertas que promovam uma ligação mais profunda com o ambiente”, justifica a TUI.

Segundo este estudo, 37% dos alemães dizem sentir-se rejuvenescidos após as férias, com 22% destes inquiridos a admitir mesmo que viajar os faz sentir até cinco anos mais jovens, enquanto 15% relatam uma sensação de rejuvenescimento ainda mais acentuada.

“Estes dados demonstram o impacto positivo das viagens no bem-estar físico e na saúde mental, reforçando o poder transformador de umas férias bem aproveitadas”, refere também a TUI.

Além deste estudo, a TUI invoca também um estudo da Universidade Edith Cowan, na Austrália, que confirma igualmente esta relação, apurando que “viajar melhora o humor e pode até retardar os sinais de envelhecimento”.

“Fatores como a atividade física, a interação social e a exposição a novos ambientes desempenham um papel essencial, fortalecendo o sistema imunitário e estimulando o metabolismo. Em suma, o sistema de autodefesa do organismo torna-se mais forte. Viajar não é apenas lazer: também contribui significativamente para a saúde física e mental”, explica Fangli Hu, diretor do estudo da Universidade Edith Cowan.

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Governo moçambicano autoriza venda de 91% da LAM a empresas estatais

O Governo moçambicano pretende investir o dinheiro arrecadado com a alienação da sua posição na companhia aérea em oito novos aviões para a LAM – Linhas Aéreas de Moçambique.

O Governo de Moçambique aprovou terça-feira, 4 de fevereiro, a venda de 91% da sua participação na LAM – Linhas Aéreas de Moçambique a empresas estatais e vai investir o montante arrecadado com a alienação na aquisição de novas aeronaves para a companhia aérea.

De acordo com a Lusa, a informação foi avançada pelo porta-voz do Conselho de Ministros de Moçambique, Inocêncio Impissa, que revelou também que o montante proveniente do negócio vai ser aplicado na aquisição de oito novos aviões para a LAM.

“O Governo aprovou a resolução que autoriza a alienação de 91% de ações do Estado na empresa LAM por negociação particular”, anunciou Inocêncio Impissa, após uma sessão deste órgão, em Maputo.

A resolução aprovada determina que apenas três empresas estatais – a Hidroelétrica de Cahora Bassa (HCB), os Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) e a Empresa Moçambicana de Seguros (Emose) – podem adquirir a participação do Estado na LAM.

A Lusa diz que a medida está a ser bem-recebida pelo setor privado moçambicano, que há vários anos pedia já reformas profundas para o parque empresarial público de Moçambique.

“Desde 2017 que nós apelamos para a necessidade de reformas profundas no parque empresarial do Estado e este é um primeiro sinal positivo a que estamos a assistir”, disse à Lusa Agostinho Vuma, presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique – CTA, durante uma conferência de imprensa em Maputo.

De acordo com o responsável, a medida vai ajudar o setor privado através da promoção do turismo, além de contribuir para uma melhor circulação de pessoas e bens em Moçambique e na região, esperando-se também que haja uma redução das tarifas.

“Esta é uma medida daquelas que nós esperávamos há muito tempo e acreditamos que nesses primeiros 100 dias pode ser uma lufada para nós como setor privado, mas sobretudo para todo um conjunto de sociedade que almejamos que a mobilidade seja cada vez mais fácil para nós como moçambicanos”, acrescentou Agostinho Vuma.

O Governo moçambicano pretende que as empresas estatais que venham a adquirir uma participação na LAM passem a prestar informação periódica, de forma a que seja possível “analisar os impactos da sua intervenção no plano da reestruturação da estatal aérea”.

A Lusa recorda que a LAM avançou, a 31 de janeiro, com um procedimento para tentar contratar o fornecimento de aeronaves Embraer ERJ190 e Boeing 737-700, num concurso que envolve a submissão de manifestações de interesse para o fornecimento de aeronaves por empresas ou consórcios nacionais ou estrangeiros e que decorre até esta sexta-feira, 7 de fevereiro.

A LAM opera, atualmente, 12 destinos no mercado doméstico, a nível regional voa regularmente para Joanesburgo, Dar es Salaam, Harare, Lusaca e Cidade do Cabo, sendo Lisboa o único destino intercontinental da companhia aérea, apesar de enfrentar sucessivos problemas operacionais.

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Setores ligados ao Turismo acompanham “recuo significativo” na criação de empresas no arranque de 2025

A descida, segundo a consultora Informa D&B, foi comum à “maior parte dos setores e distritos” e incluiu também os setores ligados ao Turismo, como o Alojamento e Restauração, onde a constituição de novas empresas caiu 17%, e os Transportes, que registou uma “descida significativa” de 25%, em janeiro.

O arranque de 2025 ficou marcado por um “recuo significativo na criação de empresas”, avança a Informa D&B, que diz que esta quebra foi identificada “na maior parte dos setores e distritos”, incluindo os setores ligados ao Turismo, como o Alojamento e Restauração e os Transportes.

Os dados do relatório Informa Business by Data, divulgado esta sexta-feira, 7 de fevereiro, revelam que, em janeiro, foram criadas 4 716 novas empresas em Portugal, o que representa uma queda de 16% ou menos 893 constituições face a janeiro de 2024.

A descida, acrescenta a Informa D&B, foi comum à “maior parte dos setores e distritos” e incluiu também os setores ligados ao Turismo, como é o caso do Alojamento e Restauração e dos Transportes.

No caso do Alojamento e Restauração, a descida registada em janeiro na constituição de novas empresas chegou aos 17%, num total de 463 novas empresas criadas, enquanto nos Transportes foi registada uma quebra de 25%, registando-se a constituição de 394 novas empresas.

“Pelo segundo ano consecutivo, o setor dos Transportes regista uma descida significativa no mês de janeiro (-25%; -128 constituições), provocada pela queda na criação de empresas de ‘Atividades de serviços de transporte de passageiros, a pedido, em veículo com condutor’ (-37%; -144 constituições)”, lê-se na informação divulgada.

No entanto, a Informa D&B diz que “os setores que registam as maiores descidas são também os que habitualmente concentram o maior número de novas empresas”, como é o caso dos Serviços gerais (-24%; -214 constituições) e dos Serviços empresariais (-15%; -135 constituições).

“A quebra nestes dois setores foi transversal a quase todos os seus subsetores, destacando-se o subsetor de ‘Saúde, desporto e bem-estar’ (-22%; -111 constituições) dos Serviços gerais e o subsetor de ‘Apoio às empresas’ (-16%; -117 constituições) dos Serviços empresariais”, acrescenta a Informa D&B.

As únicas exceções às quebras registadas em janeiro foram os setores da Agricultura e outros recursos naturais (+8,9%; +14 constituições) e das Atividades imobiliárias (+9,2%; +45 constituições).

“No primeiro, o aumento registou-se exclusivamente na atividade de ‘Agricultura e pecuária’ (+20%; +26 constituições), já que nos restantes subsetores este indicador desceu. Nas Atividades imobiliárias, quase todos os seus subsetores registam crescimento nas constituições de empresas”, explica a Informa D&B.

A nível geográfico, a Informa D&B realça que “os únicos distritos a registar crescimento na criação de empresas, ainda que ligeiro, foram Viana do Castelo (+3,1%; +3 constituições), Viseu (+2,2%; +3 constituições) e Açores (+40%; +6 constituições)”.

Encerramentos e insolvências descem

Apesar do menor número de empresas criadas no primeiro mês do ano, Janeiro também trouxe notícias positivas, uma vez que se registou o encerramento de 656 empresas, o que representa “um registo abaixo do mês homólogo”, ainda que o setor dos Transportes tenha sido uma exceção.

“Analisando o acumulado dos últimos 12 meses, este indicador atinge os 13 359 encerramentos de empresas, o que corresponde a -13% encerramentos face aos 12 meses anteriores. Neste mesmo período, o setor dos Transportes (+7,6%; +59 encerramentos de empresas) é o único que regista um aumento no número de encerramentos de empresas face ao período homólogo”, explica a consultora.

A descer estiveram ainda as insolvências, uma vez que, em janeiro, “195 empresas iniciaram um processo de insolvência, o que corresponde a uma descida de 8,0% (-17 empresas) face a janeiro do ano passado”.

“Esta descida verifica-se em mais de metade dos setores de atividade, com destaque para as Indústrias (-33%; -21 empresas), o setor que concentra o maior número de empresas com processos de insolvência no mês”, conclui a Informa D&B.

 

 

 

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Feira Ambiente volta a contar com Mostra de Produtos Portugueses

A Feira Ambiente, que arranca esta sexta-feira, 7 de fevereiro, em Frankfurt, na Alemanha, vai contar, pela quarta vez, com a Mostra de Produtos Portugueses, iniciativa que reúne 65 empresas nacionais e uma exposição de 300 peças, sob o lema “Made In Portugal Naturally”.

A Feira Ambiente, que arranca esta sexta-feira, 7 de fevereiro, em Frankfurt, na Alemanha, vai contar, pela quarta vez, com a Mostra de Produtos Portugueses, iniciativa que reúne 65 empresas nacionais e uma exposição de 300 peças, sob o lema “Made In Portugal Naturally”.

A iniciativa conta com um stand conjunto que pretende “destacar o nome de Portugal e o potencial da Fileira Casa”, o cluster de design e decoração de interiores nacional, que fica localizado no Hall 12.0 C50 do recinto do certame.

Organizado pela NERLEI CCI – Associação Empresarial da Região de Leiria/Câmara de Comércio e Indústria, em parceria com a AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), este espaço “pretende reforçar a qualidade, inovação e versatilidade das empresas nos mercados externos” e apresenta um conceito que, “através dos cinco sentidos, leva um pouco de Portugal à maior e mais importante feira mundial de bens de consumo”.

Segundo a NERLEI, a “insígnia “Made In Portugal Naturally” nasceu da necessidade de criar um conceito que refletisse, no mercado global, a identidade do país e das indústrias nacionais, destacando ainda a importância de um futuro mais sustentável”.

“Transversal às diferentes fileiras acompanhadas pela AICEP, este é também o mote da Mostra de Produtos Portugueses, onde ficará patente, além da qualidade e diversidade da produção, a aposta crescente em soluções que garantam um futuro sustentável para as indústrias nacionais”, lê-se num comunicado enviado à imprensa.

O stand conjunto de Portugal e da Fileira Casa apresenta uma “imagem identitária comum” e pretende “proporcionar uma experiência imersiva a todos os visitantes, envolvendo-os, através dos cinco sentidos, na tradição portuguesa”.

“Da diversidade de formas e texturas das cerca de 300 peças em exposição, aos sabores e aromas de produtos típicos, como os pastéis de nata, o vinho e o queijo da Região de Leiria, o espaço complementa-se ainda com a melancolia do fado, abrindo as portas de Portugal a potenciais parceiros de negócio”, acrescenta a informação divulgada.

Segundo Henrique Carvalho, diretor executivo da NERLEI, “para muitas empresas, este é o único palco internacional para apresentarem o seu trabalho e novas coleções”, pelo que a presença “na Feira Ambiente, e em particular a Mostra de Produtos Portugueses enquanto espaço agregador do potencial da produção nacional, é um elemento-chave de uma estratégia de internacionalização que tem dado frutos”.

Como prioridades estratégicas para a participação na Ambiente 2025, a NERLEI CCI destaca a expansão das exportações, associada à exploração de novos mercados. Neste sentido, aumentar a visibilidade das marcas, estabelecer e consolidar parcerias e fechar negócios são objetivos comuns a todos os participantes.

Na edição deste ano, a Feira Ambiente, considerada um dos maiores certames sobre bens de consumo, é dedicada ao tema “Rhythms of Lifestyle”, decorrendo entre 7 e 11 de fevereiro. Na edição de 2024, a Feira Ambiente recebeu 96 mil visitantes, oriundos de 171 países.

 

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Emirates atualiza datas dos próximos Open Days em Portugal

A Emirates atualizou as datas dos próximos Open Days que vão decorrer em território nacional e que incluem agora duas sessões de recrutamento de tripulantes de cabine em Lisboa, assim como uma no Porto e outra em Faro, a decorrer entre 9 e 28 de fevereiro.

A Emirates atualizou as datas dos próximos Open Days que vão decorrer em território nacional e que incluem agora duas sessões de recrutamento de tripulantes de cabine em Lisboa, assim como uma no Porto e outra em Faro, a decorrer entre 9 e 28 de fevereiro.

O primeiro Open Day decorre já este domingo, 9 de fevereiro, e vai ter lugar em Lisboa, no Lisbon Marriott Hotel, enquanto no dia 11 de fevereiro a sessão de recrutamento da Emirates muda-se para o Porto, tendo lugar no NH Collection Porto.

A 26 de fevereiro, a Emirates volta a recrutar tripulantes de cabine em Lisboa, novamente no Lisbon Marriott Hotel, com a iniciativa a chegar ao fim a 28 de fevereiro, em Faro, no Eva Senses Hotel. Todas as sessões começam pelas 09h00.

Os Open Days da Emirates têm entrada livre e não requerem registo prévio, ainda que seja aconselhável que os interessados leiam atentamente os requisitos antes de comparecerem, o que pode ser feito aqui.

“A Emirates oferece aos seus colaboradores excelentes oportunidades de carreira, com instalações de formação de alta qualidade e uma vasta gama de programas de desenvolvimento para os seus funcionários. Todos os que iniciem a sua carreira de tripulante de cabine serão submetidos a uma intensa formação de oito semanas nos mais elevados padrões de hospitalidade, segurança e prestação de serviços, nas modernas instalações da Emirates no Dubai”, explica a companhia aérea, no comunicado divulgado.

A transportadora sublinha que a sua tripulação tem direito a uma “variedade de benefícios”, o que inclui, desde logo, “salário isento de impostos, alojamento gratuito fornecido pela empresa, transporte gratuito de e para o trabalho, excelente cobertura médica, bem como descontos exclusivos em compras e atividades de lazer no Dubai”.

Recorde-se que a Emirates opera em Portugal há 12 anos e disponibiliza atualmente 14 voos semanais desde Lisboa para o Dubai, a partir de onde é possível aceder aos  mais de 140 destinos em seis continentes da rede da transportadora, que é também a maior operadora mundial dos aviões Boeing 777 e Airbus A380.

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ONU Turismo abre candidaturas para Melhores Vilas Turísticas 2025

A ONU Turismo abriu inscrições para a edição de 2025 de sua iniciativa Best Tourism Villages, um compromisso contínuo da Organização com o avanço do turismo rural como catalisador para oportunidades, desenvolvimento sustentável e inclusão, preservação cultural e crescimento sustentável. As candidaturas encerram a 19 de maio de 2025.

Desde o seu início em 2021, a iniciativa ganhou reconhecimento global. Nas quatro edições anteriores, a ONU Turismo recebeu mais de 800 inscrições de mais de 100 países. Hoje, a Rede das Melhores Vilas Turísticas da ONU Turismo inclui 254 membros em todo o mundo: mais de 180 vilas reconhecidas como Melhores Vilas Turísticas e 70 participantes do Programa de Atualização, representando quase 60 países em cinco regiões do mundo.

As Melhores Vilas Turísticas da ONU Turismo celebram destinos rurais onde o turismo serve como um catalisador para oportunidades, preservação cultural e crescimento sustentável

Referindo-se a esta iniciativa, o Secretário-Geral do Turismo da ONU, Zurab Pololikashvili, sublinha que “ao aproveitar os seus ativos únicos, essas vilas criam oportunidades para crescimento económico, salvaguardam tradições locais e promovem uma melhor qualidade de vida para as suas comunidades”.

Os Estados-membros da ONU Turismo são convidados a enviar até oito vilas candidatas por através das suas respetivas administrações nacionais de turismo, e as reconhecidas como Melhores Vilas Turísticas de 2025 serão anunciadas no terceiro trimestre do ano, por ocasião de um evento da ONU Turismo.

Um Conselho Consultivo externo composto por especialistas globais avaliará as inscrições com base em nove áreas principais: Recursos Culturais e Naturais; Promoção e Conservação de Recursos Culturais; Sustentabilidade Económica; Sustentabilidade Social; Sustentabilidade Ambiental; Desenvolvimento do Turismo e Integração da Cadeia de Valor; Governança e Priorização do Turismo; Infraestrutura e Conectividade; Saúde, Segurança e Proteção.

Ao combinar esforços para valorizar e preservar paisagens rurais, diversidade cultural e sistemas de conhecimento, a iniciativa promove estratégias inovadoras de turismo alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

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Ponte da Barca vai contar com dois novos trilhos pedestres

A freguesia de Oleiros, em Ponte da Barca (Alto Minho), vai contar com dois novos percursos pedestres que unem história, natureza e património, num passo que a Junta considera importante para a valorização do turismo sustentável na região.

Os visitantes poderão explorar o PR8 PTB – Trilho de Santo Adrião e o PR7 PTB – Trilho Românico de Oleiros, pensados para proporcionar uma experiência única entre património e natureza.

Os trilhos foram desenvolvidos pela Junta de Freguesia de Oleiros e, como indica, representam um passo importante na valorização do património local e na dinamização do turismo sustentável na região. Ambos os percursos foram homologados pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, são circulares e de dificuldade fácil, convidando todos, desde caminhantes experientes a famílias, a descobrir a riqueza histórica e natural da freguesia.

O PR8 PTB – Trilho de Santo Adrião, com 5,38 km de extensão, leva os visitantes a percorrer um trajeto repleto de referências culturais e arquitetónicas, incluindo casas e fontes centenárias, monumentos históricos e culturais, além de paisagens naturais.

Já o PR7 PTB – Trilho Românico de Oleiros, com cerca de 8 km, explora a herança medieval da região, passando por pontes de origem medieval e antigos centros de produção que marcaram o desenvolvimento da localidade.

Ao longo de ambos os trilhos, os caminhantes poderão contemplar uma biodiversidade rica, com fauna e flora típicas da região.

Além da caminhada inaugural, que decorre no próximo dia 22 de fevereiro, a Junta de Freguesia prevê organizar caminhadas guiadas a partir de março, permitindo aos visitantes aprofundar os seus conhecimentos sobre a história local e o património preservado.

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Quem disse que não há turistas em Moscovo?

Moscovo está a registar um aumento significativo do turismo internacional, recebendo cerca de 26 milhões de visitantes anualmente, e o governo da capital russa estima que este número ultrapasse 50 milhões até 2030, com ênfase no incentivo ao turismo proveniente dos Emirados Árabes Unidos.

De acordo com Bulat Nurmujanov, vice-presidente do Comité de Turismo da cidade de Moscovo, citado Emirates News Agency, a região do Golfo, especialmente os EAU, está a tornar-se um mercado essencial para a capital da Rússia.

As visitas turísticas dos EAU a Moscou passaram de cinco mil em 2022 para mais de 40 mil nos primeiros nove meses de 2024, o que evidencia o crescente interesse da região pela cidade.

O comité de turismo da capital russa está, ainda segundo a Emirates News Agency, a trabalhar de forma estreita com empresas árabes e operadores turísticos daquela região do Golfo para fortalecer os laços e desenvolver benefícios mútuos para ambas as partes.

 

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