NEST leva BOOST Building Better Future ao Porto pelo segundo ano consecutivo
A conferência vai ter lugar a 16 de janeiro, na Casa da Música, no Porto, e está estruturada em duas componentes, abrangendo palestras e painéis focados na digitalização, bem como uma componente tecnológica com experiências integradas no evento.
Publituris
Consolidador.com reforça equipa
TAP liga Lisboa a Los Angeles e Porto a Boston a partir de maio de 2025
LiterÁREA que ser ativo importante no turismo do Alentejo e Ribatejo
Aeroporto de Belgrado visa novos mercados com novo plano de incentivos
Odisseias reforça equipa com mais de 300 profissionais
Confirmada fusão asiática
Transavia lança promoção para visitar Mercados de Natal
Cathay Pacific passa a voar entre Munique e Hong Kong a partir de junho
Maioria das companhias aéreas falha na transição energética com TAP entre as piores
Autorização Eletrónica de viagem obrigatória a partir de janeiro em Israel
O NEST – Centro de Inovação do Turismo vai voltar a promover, a 16 de janeiro, o BOOST Building Better Future, uma conferência que conta com oradores de renome e que, pelo segundo ano consecutivo, vai decorrer no Porto. No dia seguinte, 17 de janeiro, decorre a BOOST Academy.
“O BOOST, Building Better Future é uma iniciativa do Nest – Centro de Inovação do Turismo, que junta entidades nacionais e internacionais de diversas áreas, para explorar as rápidas mudanças do setor e oportunidades que vêm com elas, e qual o seu impacto em campos como o da saúde e bem-estar, a mobilidade, a capacitação das pessoas, a sociedade e o meio ambiente”, explica o NEST, em comunicado.
A conferência vai ter lugar na Casa da Música, no Porto, e está estruturada em duas componentes, abrangendo palestras e painéis focados na digitalização, bem como uma componente tecnológica com experiências integradas no evento.
No total, o BOOST Building Better Future vai contar com 40 oradores, que se vão focar na qualidade da experiência do utilizador, com o objetivo de ajudar os participantes a “superar eventuais barreiras na adoção de inovações”.
“Entre as experiências oferecidas, destaca-se o Check-in biométrico, um Marketplace de restauração para facilitar refeições, o NEST no Metaverso, proporcionando conteúdos como estudos, webinares, relatórios e entrevistas com oradores, e a introdução de NFTs com códigos promocionais em equipamentos culturais no Porto e cartão Porto Card. O foco recai na exclusividade das experiências, acessíveis apenas para os participantes do evento”, acrescenta o comunicado do NEST.
Valérie De Bue, ministra de Turismo da Valónia (em formato virtual); Alan Vella, consultor de projetos na EISMEA; Maria Antónia Saldanha, country manager na Mastercard; Bernardo Trindade, presidente da AHP; Alessandra Priante, diretora para a Europa na OMT; Kristina Becker, gestora sénior de parcerias no Lufthansa Innovation Hub; Aaron Beeson, diretor de inovação da ANA Aeroportos de Portugal; Gavin Eckles, consultor na BAE Ventures; Frederico Costa, Google Travel; Paulo Vaz, diretor na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto; Mariela Silveira Pons, diretora no Kurotel; Jake Haupert, cofundador do Transformational Travel Council; António Lucena, Fábrica de Startups; e Elisabete Félix, diretora de Desenvolvimento de Negócios no Turismo de Portugal, são alguns dos oradores já confirmados.
O evento vai ter ainda como keynote speaker B. Joseph Pine II, autor do livro “The Experience Economy” e consultor de gestão.
“Com os olhos postos nas tendências atuais, o BOOST pretende, mais um ano, apoiar a recuperação do setor do turismo pela aceleração e reinvenção, discutir caminhos de crescimento e captar bons exemplos internacionais para aplicação no tecido empresarial português, afirmando-se como o maior fórum de discussão sobre inovação no setor alguma vez realizado em Portugal”, afirma Roberto Antunes, diretor executivo do NEST.
Todo o programa da conferência vai ser dedicado à inovação e inclui temas ligados à mobilidade em viagens e aviação, territórios turísticos inteligentes, gastronomia, entre outros, bem como um painel dedicado à cultura com a presença de Martim Sousa Tavares, maestro e diretor artístico e o projeto “Bendada Music Festival”.
Prevista está também uma apresentação de projetos de PME dos consórcios europeus Tourism4.0 – programa COSME – com a participação de empresas internacionais de 10 países do consórcio europeu, num dia que culmina com a cerimónia dos “BoostX, Scale Up Tourism Innovation Awards”, onde vão ser apresentadas as startups e empresas finalistas, que participaram no programa de Scale up do NEST.
No dia seguinte, 17 de janeiro, o evento continua com a BOOST Academy, que vai ter lugar em Matosinhos e que vai contar com “sessões de capacitação para o setor, que terão não apenas palestras mas também uma sessão de trabalho, uma masterclass sobre ecossistemas e empreendedorismo no turismo e um painel sobre a sustentabilidade e inovação na hotelaria e restauração”.
Segundo o NEST, na manhã do segundo dia está prevista uma sessão sobre os projetos NEST em curso e outra sessão sobre o tema “Next Generation Experiences”, que será voltada para decisores, gestores de inovação, planeadores estratégicos, desenvolvedores de negócios, designers e interessados em trabalhar estrategicamente o futuro, assim como uma masterclass sobre Ecossistema e Empreendedorismo no Turismo, direcionada a estudantes do ensino universitário.
Da parte da tarde destaca-se um painel sobre “Empresas 360” pelo Turismo de Portugal, conduzido por Elisabete Félix, diretora de Desenvolvimento de Negócios, destinado a empresas interessadas em iniciar relatórios de sustentabilidade e integrar fatores ESG na estratégia de negócio, bem como um “THINK TANK” sobre Inovação para Hotelaria sobre metodologias de Design Thinking com a Fábrica de Startups liderado por António Lucena, fundador e CEO da Fábrica de Startups.