Guestcentric regista “forte procura” por hotéis portugueses para o Natal e Ano Novo
De acordo com dados recolhidos pela Guestcentric até ao início de novembro de 2023, as pesquisas para estadias durante o período de Natal registaram um aumento de 45% em comparação com o ano anterior. Já para as estadias na véspera do Ano Novo, as pesquisas subiram 56% em relação a 2022.
Publituris
Azul já recebeu 4.º aparelho Airbus A330-200 para reforçar frota internacional
PLAY Airlines começa a voar para a Madeira na próxima terça-feira
Soltour lança charters para Cancún no Natal e Réveillon
Lusanova lança circuitos Ibéricos de Natal e Fim-de-Ano
Turismo indígena injecta 67 mil milhões de dólares na economia mundial, diz WTTC
Portugueses crescem nas visitas a Berlim e destacam-se pela estada média
Holiday Inn Braga já abriu
Tráfego aéreo nos aeroportos espanhóis cresce mais de 4% em setembro
Viagens de negócios atingem valor recorde de 1,5 biliões de dólares em 2024
CTP quer ver “redução de impostos” para as empresas do turismo refletida no OE2025
A Guestcentric registou ” um aumento significativo” no número de pesquisas de hotéis em Portugal para o Natal e Ano Novo de 2023.
Os dados recolhidos até ao início de novembro de 2023, revelados pela Guestcentric em nota de imprensa, dão conta de que as pesquisas para estadias durante o período de Natal registaram um aumento de 45% em comparação com o ano anterior. Também o preço médio dos alojamentos para esta data subiu, com um aumentou 26% comparativamente ao verificado em 2022.
Já para as estadias na véspera do Ano Novo, as pesquisas subiram 56% em relação às do ano passado, sendo que “a aceleração na atividade de pesquisa foi especialmente visível em outubro”. Os preços médios para estadias na véspera do Ano Novo estão 23% acima de 2022, atualmente.
“Os hotéis portugueses podem esperar uma época de Natal francamente positiva este ano, com procura muito elevada, tanto para o Natal como para o Ano Novo. Os nossos dados revelam um aumento substancial nas pesquisas e nas reservas por hotéis, refletindo o regresso definitivo na confiança dos viajantes. O desafio neste momento para os hotéis é como gerir o seu negócio de forma rentável, nestes tempos incertos, e gerir os picos súbitos na procura”, afirma Pedro Colaço, CEO da Guestcentric.
Para as datas específicas do Natal e Fim de Ano, a Guestcentric recomenda aos hotéis “focarem-se nos seus clientes diretos, passados e potenciais, enquanto segmento de mercado mais rentável para o hotel, e com menor custo de aquisição”. Deixa também a nota aos hoteleiros para “confirmarem todo o negócio potencial, com tarifas não-reembolsáveis e estadias mínimas mais longas”.
Em termos operacionais, a Gestcentric é da opinião de que “os hotéis devem orçamentar os custos de energia e de recursos humanos desta quadra natalícia, refletindo-os nos seus preços e programas”. Dada a atual “escassez de mão de obra na hotelaria e restauração, [os hotéis] podem investir numa estratégia de recursos humanos específica à época natalícia, que inclua outros benefícios, para além da remuneração adicional e variável, para atrair e reter colaboradores – sejam estes permanentes, temporários ou estudantes”.