Interesse em viajar mantém-se em alta, revela relatório ACI World
De acordo com a Airports Council International (ACI) World, 56% dos inquiridos para o “Airport Service Quality (ASQ) Global Traveller Survey” afirmaram estar a planear uma viagem nos próximos três meses.
![Publituris](https://backoffice.publituris.pt/app/uploads/2023/10/P_redes_sociais-120x120.jpg)
Publituris
Ávoris reafirma intenção de “fortalecer e expandir operações em Portugal”
Gonçalo Narciso dos Santos, delegado da Relais & Châteaux para Portugal e Espanha, é capa da Nova Edição da Publituris Hotelaria
EGYPTAIR regressa a Lisboa e abre dois voos semanais para o Cairo
Qatar Airways apresenta nova ‘Qsuite Next Gen’
Turismo de Portugal apoia formação em Angola
Airbus investe na LanzaJet para aumentar produção de SAF
Lusófona participa no projeto FUTOURWORK para promover bem-estar e melhores condições de trabalho no Turismo e Hospitalidade
Indústria global das viagens de negócios chega perto dos 1,4 biliões de euros, em 2024
Porto recebe “Prides” europeus
Quase 60% dos viajantes dizem sentir-se sobrecarregados pelo excesso de opções
O mais recente relatório do Airports Council International (ACI) World – “Airport Service Quality (ASQ) Global Traveller Survey” – revela que a incerteza económica e geopolítica está a ter influência na tomada de decisões dos viajantes.
Embora 54% dos mais de 4.000 inquiridos de 30 países admitam que esta realidade tem influência nas suas decisões, o relatório da ACI World destaca que são encontradas “poucas evidências sobre o impacto da economia nos seus comportamentos reais de viagem nos últimos 12 meses ou nos seus comportamentos previstos para os próximos 12 meses”.
Na realidade, os viajantes continuam a mostrar um forte interesse em viajar, sendo que 56% dos inquiridos estão a planear viajar nos próximos três meses, comparado com os 51% de período homólogo do ano passado.
Luis Felipe de Oliveira, diretor-geral da ACI World, refere que “as conclusões mostram que, embora os viajantes relatem um elevado impacto percebido da situação económica nos seus hábitos de viagem, nunca estiveram tão ansiosos por viajar. E apesar de a economia global continuar a enfrentar incertezas, a indústria das viagens aéreas está a avançar na direção certa, com os passageiros firmemente no centro das estratégias dos aeroportos.”
O relatório mostra, igualmente, as tendências que estão a influenciar mais os comportamentos e preferências dos viajantes relativamente aos aeroportos, colocando a personalização das experiências em primeiro lugar, com 74% dos inquiridos a admitir utilizar uma aplicação que forneça informação personalizada para tornar a jornada mais fluída.
A automatização também foi destacada (58%), sendo que os viajantes são favoráveis a contactos mais tecnológicos e automatizados para melhorar a experiência ao longo da viagem. Contudo, neste aspeto, a preferência ainda vai para as interações humanas em passos cruciais como o controlo de segurança e processos de imigração.
O trabalho remoto e híbrido levou a que passasse a existir uma mistura entre as viagens de negócio e de lazer, indicando 59% dos inquiridos que combinam mais do que uma razão para realizar uma só viagem.
A sustentabilidade não podia faltar, sendo que 72% das pessoas ouvidos para este relatório indicaram que esperam ver um “ambiente mais verde” nos aeroportos, sendo que somente 43% dos inquiridos já ouviu falar em “Sustainable Aviation Fuels” (SAF).