Filmes de turismo da Nazaré, Marrocos e Pantanal foram os grandes vencedores do ART&TUR
Os filmes da Nazaré, Marrocos e Pantanal foram os grandes vencedores da 16.ª edição do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, que terminou este sábado, 28 de outubro, nas Caldas da Rainha.

Publituris
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
Barómetro do Turismo do IPDT antecipa uma Páscoa positiva
Turismo do Algarve e do Alentejo lançam campanha que reforça posicionamento do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
A 16.ª edição do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, que terminou este sábado, 28 de outubro, nas Caldas da Rainha, teve como grandes vencedores os filmes da Nazaré, Marrocos e Pantanal, informou a organização do festival, em comunicado.
O festival, que contou com 82 filmes em exibição na shortlist da competição, atribuiu o Grande Prémio ao filme que promove o crescimento de Marrocos enquanto destino turístico, denominado “Morocco Arise” e que pode ser visualizado aqui.
O filme “Nazaré – Maior do que a vida”, do Município da Nazaré e que mostra a multiplicidade de experiências que se podem usufruir na Nazaré, um dos destinos mais emblemáticos do Centro de Portugal, ganhou o Grande Prémio da Competição Nacional, estando disponível para visualização aqui.
Já o filme do Pantanal, denominado “Pantanal Gastronomic Route” e que mostra as muitas experiências gastronómicas do território do Pantanal, ganhou o Prémio de Melhor Filme Brasileiro, uma categoria em estreia este ano no ART&TUR e que pode ser visualizado aqui.
Além dos prémios para os filmes, o festival atribuiu ainda o prémio da iniciativa paralela ART&FACTORY a uma equipa brasileira, liderada por Marco Calábria, pelo filme “Caldas da Rainha magnífica”.
Esta iniciativa, explica a organização do festival, desafiou “realizadores internacionais a filmarem na região onde o festival se realiza, neste caso, nas Caldas da Rainha, na semana que antecede o festival”, tendo os filmes que resultaram da iniciativa sido exibidos e durante o evento.
Recorde-se que o ART&TUR integra a rede mundial do CIFFT – Comité Internacional dos Festivais de Filmes de Turismo, que elege anualmente o melhor filme de turismo a nível mundial, entre todos os filmes que percorrem o circuito internacional de festivais do género, tendo o festival português contado com a presença de Alexander Kammel e Hugo Marcos, respetivamente diretor e secretário-geral do CIFFT.
Presente no evento esteve também Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal, que, na sessão de encerramento, destacou “a importância que os audiovisuais assumem na promoção turística”.
“Festivais como o ART&TUR encorajam a indústria do turismo a procurar a excelência dos seus filmes, para promover o seu território e os seus mais importantes ativos turísticos. A Turismo Centro de Portugal tem consciência da importância desta promoção, há já vários anos, e congratula-se por esta começar a ser uma prática comum”, considerou o presidente da Turismo Centro de Portugal.