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Emprego e Formação

Cabo Verde empenha-se na valorização dos profissionais de hotelaria e turismo

O governo de Cabo Verde acaba de oficializar a implementação da carteira profissional nas áreas de hotelaria, restauração e turismo, com vista a um novo modelo de governança no setor da formação profissional, para atingir a excelência dos profissionais no quadro da sua valorização.

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Cabo Verde empenha-se na valorização dos profissionais de hotelaria e turismo

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O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças de Cabo Verde, Olavo Correia, acaba de proceder à entrega simbólica das primeiras carteiras profissionais do setor, em cerimónia em que também enalteceu as parcerias internacionais neste processo.

Implementado pelo Sistema de Informação das Carteiras Profissionais (SICP), este serviço irá funcionar enquanto instrumento de gestão, cuja lei instituída estabelece o regime jurídico de acesso e exercício de profissões e atividades profissionais, sujeitas à carteira profissional, digital, nas áreas de hotelaria, restauração e turismo, de acordo com notícia publicada pela Inforpress.

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A carteira profissional passa a constituir uma condição necessária e indispensável para o acesso e exercício das profissões de pasteleiro, empregado de mesa e bar, rececionista de hotel, cozinheiro e guia de turismo em Cabo Verde, o que para o governante valoriza a formação profissional e garante direitos aos que exercem a profissão, assim como promove a qualidade.

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O governante sublinhou, segundo a mesma fonte, que a aquisição da carteira profissional implica aos contratadores a remuneração em consonância com o nível de qualificação, de modo que este instrumento consiga, efetivamente, valorizar as pessoas, os jovens, enquanto principal recurso de África e Cabo Verde.

A carteira profissional é vista, ainda, como uma medida implementada para a promoção da valorização da qualificação profissional e a melhoria da qualidade nos produtos e serviços prestados.

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Município de Albufeira volta a apostar na formação na área do turismo

No âmbito do programa “Formação + Próxima”, criado pelo Turismo de Portugal, com o qual o Município de Albufeira colabora, voltam a estar abertas inscrições para mais formações e, a primeira ação intitulada “Liderança e Gestão de Equipas” acontece nos dias 18, 19 e 25 de novembro, das 14h30 às 17h30, na sala de formação junto ao Auditório Municipal. A participação é gratuita, mas implica inscrição, pelo que os interessados devem fazê-lo online na Academia Digital do Turismo de Portugal.

Já estão abertas as inscrições para o curso no âmbito da “Formação + Próxima”, resultante de um levantamento de necessidades formativas, cujo objetivo é responder ao desafio de melhorar as competências dos profissionais do turismo, num contexto em que a excelência dos serviços prestados é cada vez mais determinante para o sucesso do destino.

O projeto, do Turismo de Portugal, ao qual o Município de Albufeira aderiu, arranca com uma formação sobre “Liderança e Gestão de Equipas”, focada em dotar os participantes de ferramentas indispensáveis para a organização e gestão eficaz de equipas, bem como para o desenvolvimento de competências de comunicação e liderança.

A formação é destinada a todos aqueles que pretendam adquirir conhecimentos na área, ou que pretendam ampliar as suas competências em liderança. Entre os temas abordados destacam-se a comunicação eficaz, os estilos de comportamento, a assertividade e a liderança de equipas, com particular ênfase nas dinâmicas próprias do trabalho em grupo e nos desafios que surgem em contexto real.

As sessões acontecem nos dias 18, 19 e 25 de novembro, das 14h30 às 17h30, na sala de formação junto ao Auditório Municipal de Albufeira e vão ser ministradas por especialistas do Turismo de Portugal. Os participantes que frequentem no mínimo 90% da ação de formação vão receber um certificado homologado pelo Turismo de Portugal.

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Portugal ultrapassa as 55 milhões de dormidas e 21 milhões de hóspedes nos oito meses de 2024

55,1 milhões de dormidas, mais de 21 milhões de hóspedes e proveitos totais superiores a 4,5 mil milhões de euros. Eis os números da atividade turística em Portugal nos primeiros oito meses de 2024.

No período acumulado de janeiro a agosto de 2024, os proveitos totais cresceram 10,5% face a igual período de 2023, enquanto os relativos a aposento aumentaram 10,4%, em resultado do crescimento de 4,1% das dormidas neste período (+1,5% nos residentes e +5,2% nos não residentes). Em termos acumulados no ano, os proveitos totais atingiram 4,5 mil milhões de euros e os relativos a aposento ascenderam a 3,5 mil milhões de euros, mostram os números indicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Todas as regiões registaram crescimentos a duplo dígito nos proveitos totais, exceto o Algarve, destacando-se os Açores com um aumento de 20,3%. Em termos globais, a Grande Lisboa obteve 1,3 mil milhões de euros em proveitos (+10,3%), seguida pela Algarve com 1,2 mil milhões (+7,7%), sendo estas as duas únicas regiões que ultrapassaram a fasquia dos mil milhões.

No que diz respeito aos hóspedes, Portugal recebeu 21,3 milhões de turistas, correspondendo a 5,1% face aos primeiros meses de 2023. Nesta divisão, verifica-se que 8,2 milhões foram residentes (+2,6% face a período homólogo de 2023) e os não residentes totalizaram 13,1 milhões (+6,7% relativamente aos primeiros oito meses do ano passado).

A Grande Lisboa foi a região que mais hóspedes recebeu neste período (5,7 milhões, +5,3%), seguindo-se o Porto (4,9 milhões, +6,7%) e o Algarve (3,7 milhões, +2,4%). Acima da fasquia do milhão aparecem ainda a região Centro (quase 2 milhões, +5,9%), Madeira (1,4 milhões, +0,9%), Oeste e Vale do Tejo (1,3 milhões, +7,2%), e Alentejo (1,1 milhões, +5,3%). Todas as regiões também aumentaram o número de hóspedes, ficando, contudo, abaixo do milhão.

Espanha continuou a ser o principal mercado emissor, com mais de 1,7 milhões de hóspedes nos primeiros oito meses de 2024, seguindo-se o Reino Unido com quase 1,7 milhões, com os EUA a ocuparem a 3.ª posição com perto de 1,5 milhões de hóspedes. O Top 5 fecha com França (1,2 milhões) e Alemanha (1,1 milhões).

Já nas dormidas, Portugal registou mais um recorde ao ultrapassar as 55 milhões, um crescimento de 4,1% face a período homólogo de 2023. Aqui e também naturalmente, os residentes no estrangeiro contabilizaram mais do dobro das dormidas, com 38,7 milhões, um aumento de 5,2% face aos primeiros oito meses de 2023. Já as dormidas de residentes em Portugal aumentaram 1,5% quando comparado com o mesmo período do ano passado, fixando-se nas 16,5 milhões.

Por regiões, é o Algarve que surge na liderança das dormidas nos primeiros oito meses de 2024, com 14,7 milhões, representando um aumento de 2,1% face ao mesmo período de 2023. Na análise dos primeiros oito meses de 2024 vs 2023, a Grande Lisboa surge em 2.º lugar, com 13,1 milhões de dormidas (+4,2%), seguindo-se o Norte com 9,5 milhões de dormidas (+6,2%), ficando o 3.º lugar reservado para a Madeira com 6,4 milhões de dormidas (+2,2%).

Nas dormidas de estrangeiros em Portugal nos primeiros oito meses de 2024, é o Reino Unido que lidera destacado com mais de 7 milhões de dormidas, seguindo-se a Alemanha com 4,2 milhões, Espanha com quase 4 milhões, EUA com perto de 3,4 milhões e, finalmente, a França a fechar o Top 5 com 3,3 milhões de dormidas.

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Jolidey sugere fim de ano nas Caraíbas

O operador turístico do grupo Ávoris, Jolidey, apresenta a sua programação de fim de ano nas Caraíbas, designadamente na Riviera Maya (México) e Punta Cana (República Dominicana), com saídas via Madrid no dia 30 de dezembro.

Punta Cana e Riviera Maya, nas Caraíbas, são as propostas da Jolidey para a passagem de ano, em voos diretos à partida de Madrid a 30 de dezembro. No primeiro caso, o operador turístico disponibiliza estadas de 10 dias /oito noites, e no segundo, nove dias / sete noites, ambos em regime do tudo incluído.

Em Punta Cana, a Jolidey sugere apenas unidades de cinco estrelas, cujos preços vão de 2.380 euros por pessoa a 3.040 euros, enquanto o programa para a Riviera Maya propõe seis hotéis, também todos de cinco estrelas, com valores entre os 2.040 euros e os 3.020 euros por pessoa em ocupação dupla.

Para além dos voos diretos de Madrid, em classe económica e o alojamento em tudo incluído, o pacote inclui transferes, seguro básico de viagem e taxas tanto de aeroporto como governamentais.

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Agosto coloca atividade turística novamente em máximos históricos

Em agosto de 2024, o setor do alojamento turístico registou 3,8 milhões de hóspedes e 10,5 milhões de dormidas, gerando 948,1 milhões de euros de proveitos totais e 765,5 milhões de euros de proveitos de aposento.

Em agosto de 2024, o setor do alojamento turístico registou 3,8 milhões de hóspedes (+5,9%) e 10,5 milhões de dormidas (+3,8%), correspondendo, segundo dados avançados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a subidas de 5,9% e 3,8%, respetivamente

Isto faz com que os proveitos totais gerados, em agosto deste ano, ultrapassem os 948 milhões de euros, representando um aumento de 7,8% face a igual mês de 2023, e 765,5 milhões de euros de proveitos de aposentos, correspondendo a uma subida de 7,7% relativamente ao mês homólogo do ano passado.

Porto e Norte lidera nos hóspedes e Algarve nas dormidas
Dos quase 3,8 milhões de hóspedes, 1,488 milhões foram residentes em Portugal (+6,8%) e 2,270 milhões não residentes (+5,3%).

A liderar no número total de hóspedes aparece a região do Porto e Norte que, no mês de agosto, somou 889,5 mil, correspondendo a uma subida de 7,1% face a igual mês de 2023. Em segundo lugar, analisando o oitavo mês do ano, aparece a região de Lisboa, com 842,5 mil hóspedes (+7,9%), seguindo-se o Algarve com 747 mil (+3,7%), Centro com 390 mil (+7%), Oeste e Vale do Tejo com 243 mil (+0,9%), Alentejo com 221 mil (+4,7%), Madeira com 202 mil (+3,8%), Açores com 138 mil (+8,7%), e, finalmente, a Península de Setúbal com 85 mil (+7,8%).

Relativamente aos hóspedes não residentes, a liderança pertence a Lisboa que concentrou perto de 674 mil, seguindo-se o Porto e Norte com 518 mil e o Algarve com 478 mil.

Já na quantificação de hóspedes residentes, é a região do Porto e Norte que lidera, com perto de 372 mil, seguindo-se o Algarve com 269 mil, o Centro com 258 mil, Lisboa com 169 mil, Alentejo com 159 mil, sendo a última região acima dos 100 mil hóspedes, a região do Oeste e Vale do Tejo (136 mil).

Dos 2,270 milhões de hóspedes não residentes que Portugal recebeu no oitavo mês de 2024, Espanha continua a liderar com mais de 424 mil turistas, seguindo-se França (264 mil), Reino Unido (263 mil), EUA (210 mil), Alemanha (169 mil) e Itália (160 mil).

Nas dormidas registas em agosto de 2024, a liderança pertence ao Algarve com mais de 3,2 milhões (+1,1%), seguindo-se Lisboa com 2 milhões (+5%), Porto e Norte com 1,86 milhões (+7,1%), Madeira com 979 mil (-0,3%), Centro com 775 mil (+5,9%), Alentejo com 527 mil (+7,1%), Oeste e Vale do Tejo com 498 mil (+1,6%), Açores com 439 mil (+7,5%), e Península de Setúbal com 214 mil (+8,1%).

Na análise das dormidas realizadas por residentes, é o Algarve que lidera com mais de 1,1 milhões de dormidas, seguindo-se o Porto e Norte com mais de 690 mil e Lisboa com perto de 506 mil.

Já nas dormidas de não residentes, também é o Algarve que surge na liderança com quase 2,1 milhões de dormidas, seguido de Lisboa com 1,7 milhões, Porto e Norte com quase 1,2 milhões.

No capítulo das dormidas de não residentes, é o Reino Unido que aparece na frente com 1,18 milhões, seguindo-se Espanha com 1,1 milhões, destacando-se ainda a França com 776 mil, Alemanha com 631 mil e EUA muito perto das 500 mil.

Por município, Lisboa concentrou 15% do total de dormidas (5,4% do total de dormidas de residentes e 20% de não residentes), registando um acréscimo de 5,2% (+4,5% nos residentes e +5,3% nos não residentes). Entre os municípios com maior número de dormidas em agosto, o Porto (6,7% do total de dormidas) e Ponta Delgada (1,9% do total) destacaram-se com os maiores crescimentos (+6,9% e +6,5%, respetivamente).

Albufeira foi o segundo município em que se registaram mais dormidas (1,2 milhões de dormidas, peso de 11,4%) e registou um decréscimo de 0,3% (+0,2% em julho). As dormidas de residentes aumentaram 9,6% e as dos não residentes diminuíram 4,5%. Este município concentrou 10,8% do total de dormidas de residentes e 11,8% do total de dormidas de não residentes em agosto.

No Porto, as dormidas totalizaram 702,4 mil (6,7% do total), tendo-se observado um crescimento de 6,9% (+8,4% em julho), com o contributo das dormidas dos residentes (+11,8%) e dos não residentes (+6,3%).

O Funchal (623,1 mil dormidas, peso de 5,9%) apresentou um crescimento de 0,5% (+1,3% em julho), para o qual contribuíram as dormidas de não residentes (+4,7%), tendo em conta que as dormidas de residentes diminuíram 21,8%.

Para além de Lisboa e do Porto, o município de Cascais (1,9% do total) também apresentou crescimentos, quer das dormidas de residentes (+9,2%) quer das de não residentes (+3,1%), o que se traduziu num crescimento de 4,1% em agosto.

O município de Lagoa (2,6% do total) registou um decréscimo de 3% e foi, entre os principais, o único a registar diminuição, quer das dormidas de residentes (-0,1%) quer das de não residentes (-4,0%).

Em todos os 10 municípios com maior número de dormidas em agosto, as dormidas de não residentes superaram as dos residentes.

Todos a ganhar
Os valores de proveitos alcançaram máximos históricos mensais em agosto, tendo os proveitos totais interrompido a trajetória de abrandamento com um aumento de 7,8% (+7,5% em julho), atingindo 948,1 milhões de euros. Os proveitos de aposento aumentaram 7,7% (+8,1% em julho), ascendendo a 765,5 milhões de euros.

O Algarve foi a região que mais contribuiu para a globalidade dos proveitos (36,6% dos proveitos totais e 36,4% dos proveitos de aposento), seguido da Grande Lisboa (20,2% e 20,9%, respetivamente) e do Norte (14,4% e 14,5%, pela mesma ordem).

Todas as regiões registaram crescimentos nos proveitos, com os maiores aumentos a ocorrerem nos Açores (+23,4% nos proveitos totais e +24,7% nos de aposento) e no Alentejo (+12,6% e +13,3%, respetivamente).

De resto, o crescimento dos proveitos foi transversal aos três segmentos de alojamento no mês de agosto. Na hotelaria, os proveitos totais e de aposento (pesos de 84,7% e 83,1% no total do alojamento turístico, respetivamente) aumentaram 7,0% e 6,8%, pela mesma ordem.

Nos estabelecimentos de alojamento local, registaram-se aumentos de 11,7% nos proveitos totais e 11,8% nos proveitos de aposento (quotas de 10,1% e 11,5%, respetivamente).

No turismo no espaço rural e de habitação (representatividade de 5,2% nos proveitos totais e de 5,4% nos relativos a aposento), os aumentos foram de 14,1% e 13,8%, respetivamente.

No conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico, o rendimento médio por quarto disponível (RevPAR) atingiu 113,8 euros em agosto, registando um aumento de 5,0% (+5,2% em julho).

O valor de RevPAR mais elevado foi registado no Algarve (168,3 euros), seguindo-se a RA Açores (124,6 euros) e a Grande Lisboa (122,2 euros). Os maiores crescimentos ocorreram nas RA Açores (+17,3%) e no Alentejo (+10,1%). O Oeste e Vale do Tejo e a Grande Lisboa foram as únicas regiões onde se registaram diminuições neste indicador (-1,4% e -0,4%, respetivamente).

Em agosto, este indicador cresceu 5,2% na hotelaria (+6,1% em julho). No alojamento local e no turismo no espaço rural e de habitação, registaram-se crescimentos de, respetivamente, 4,8% e 9,3% (+2,9% e +4,8%, em julho, pela mesma ordem).

No conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico, o rendimento médio por quarto ocupado (ADR) atingiu 153,3 euros (+4,1%, após +5,6% em julho).

O Algarve destacou-se com o valor mais elevado de ADR (205,7 euros), seguido do Alentejo (162,5 euros). Os crescimentos mais expressivos ocorreram nas Regiões Autónomas dos Açores (+14,2%) e da Madeira (+11,8%). Em sentido contrário, o Oeste e Vale do Tejo e a Grande Lisboa registaram os únicos decréscimos neste indicador (-1,6% e -1,4%, respetivamente).

Todas as regiões, com exceção do Oeste e Vale do Tejo e da Grande Lisboa, registaram máximos históricos de RevPAR e de ADR em agosto.

Em agosto, o ADR cresceu em todos os segmentos, +4,1% na hotelaria (+5,4% em julho), +3,8% no alojamento local (+6,1% em julho) e +7,7% no turismo no espaço rural e de habitação (+8,8% em julho).

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TTS anuncia TMA 5.0 com um conjunto de funcionalidades

A TTS – Travel Technology & Solutions acaba de anunciar o lançamento do Travelport Mobile Agent (TMA) 5.0, com um conjunto de funcionalidades, especificamente desenvolvidas para reduzir o trabalho manual e otimizar processos rotineiros dos agentes de viagens.

Por mais de 13 anos, o Travelport Mobile Agent (TMA) tem proporcionado aos agentes de viagens a mobilidade e flexibilidade necessárias para se manterem produtivos onde quer que estejam. Ao oferecer aos agentes acesso total ao terminal do GDS, o TMA permite-lhes gerir reservas, verificar disponibilidades e tratar de PNRs com a mesma facilidade como se estivessem no escritório.

No entanto, o papel de um agente de viagens vai muito além da gestão de reservas e da organização de detalhes logísticos. Assim, para enfrentar esses desafios, o TMA 5.0 apresenta um conjunto de novas funcionalidades, especificamente desenvolvidas para reduzir o trabalho manual e otimizar processos rotineiros: Refund Tracker; Send Quotes; Send itineraries; City Guide; e Markups.

“Entendemos que os agentes de viagens fazem muito mais do que gerir reservas e tratar da logística. As tarefas rotineiras muitas vezes interferem no seu trabalho, e é por isso que o TMA 5.0 foi concebido para ajudar os agentes a serem mais eficientes, rentáveis e a prestarem um serviço ainda melhor,” disse João Santos, CEO da TTS, para acrescentar que “esta atualização gratuita inclui novas ferramentas que proporcionam aos agentes mais controlo, flexibilidade e rapidez nas operações diárias.”

Para os agentes de viagens que pretendem elevar o seu serviço e otimizar o fluxo de trabalho, o TMA 5.0 representa um grande avanço, indica a TTS em nota de imprensa. A integração destas novas funcionalidades no Travelport Mobile Agent faz dele a ferramenta definitiva para os profissionais de viagens, combinando potência, flexibilidade e facilidade de utilização numa solução abrangente.

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Nortravel já promove a Festa da Flor na Madeira 2025

Com partidas de Lisboa e do Porto a 30 de abril e de 1 a 4 de maio, o operador turístico Nortravel já promove no mercado um programa especial para a Festa da Flor 2025 na Madeira, em pacotes de quatro noites.

Com a chegada da primavera, os jardins madeirenses tornam-se ainda mais coloridos e exuberantes, e é quando tem lugar a Festa da Flor que celebra a vitalidade da Natureza.

Contando com um programa diversificado, com claro destaque para o Cortejo Alegórico da Flor, esta celebração simboliza a renovação e a esperança. A Festa da Flor enche a Madeira de cores, decorações e perfumes inesquecíveis.

A edição 2025 terá lugar entre os dias 1 e 25 de maio, e o operador turístico Nortravel já lançou no mercado um programa especial de cinco dias/quatro noites, com saídas de Lisboa e do Porto nos dias 30 de abril e de 1 a 4 de maio.

O operador turístico promove quatro hotéis em regime de alojamento e pequeno-almoço: o Dom Pedro Garajau (três estrelas) com preços por pessoa em duplo desde 603 euros; The Views Baía (quatro estrelas só para adultos), desde 835 euros; o Turism Santa Maria, também de quatro estrelas com valores a começar nos 863 euros por pessoa em alojamento duplo; e o The Vine, de cinco estrelas, com valores a partir dos 904 euros.

O pacote inclui passagem aérea em classe económica, com direito ao transporte de uma peça de bagagem até 23kg, transferes, quatro noites de hotel em regime selecionado, seguro de viagens, taxas, serviço e IVA.

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easyJet nomeia novo diretor Financeiro

Jan De Raeymaeker, atual diretor Financeiro do operador ferroviário Lineas, junta-se à easyJet a 20 de janeiro de 2025, em substituição de Kenton Jarvis, que se vai tornar CEO da companhia aérea logo no arranque do ano.

A easyJet anunciou a nomeação de Jan De Raeymaeker para o cargo de diretor Financeiro, profissional que entra em funções a 20 de janeiro de 2025, em substituição de Kenton Jarvis, que vai suceder  a Johan Lundgren como CEO a 1 de janeiro de 2025.

Segundo a easyJet, “Jan De Raeymaeker é atualmente diretor Financeiro da Lineas, o maior operador privado de transporte ferroviário de mercadorias na Europa, onde supervisiona as equipas financeira, jurídica e de compras”.

Antes deste cargo, o responsável passou também pela Brussels Airlines como diretor Financeiro, onde desempenhou “um papel fundamental na transformação da função financeira da empresa, enquanto conseguiu um crescimento significativo do número de passageiros no âmbito do reposicionamento comercial da companhia aérea”.

No início da sua carreira, Jan De Raeymaeker desempenhou ainda funções de gestão na Arthur D. Little e na De Valck Consultants, centrando-se na estratégia empresarial e na tecnologia.

“Estamos muito satisfeitos por nomear Jan De Raeymaeker como nosso Diretor Financeiro. Jan tem uma boa experiência nos sectores das companhias aéreas e dos transportes, bem como fortes pontos de referência na Europa continental. Aguardo com expetativa a oportunidade de trabalhar com Jan e Kenton na concretização da nossa ambição de ser a companhia aérea mais amada da Europa, conquistando clientes, acionistas e os nossos colaboradores”, afirma Stephen Hester, presidente da easyJet.

Já Kenton Jarvis, diretor Executivo designado da easyJet, sublinha que o novo diretor financeiro da companhia aérea “traz consigo um profundo conhecimento do setor dos transportes e das companhias aéreas”, o que será “um benefício significativo para a easyJet no futuro”, até porque Jan De Raeymaeker  tem uma “perspicácia financeira e comercial” que será fundamental para que a easyJet atinja os seus objetivos a médio prazo.

O próprio Jan De Raeymaeker mostra-se “entusiasmado” com o novo desafio profissional e por se juntar à equipa da easyJet “nesta fase importante do seu percurso de crescimento”.

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Filme “Not Strangers by Lisbon Marriott Hotel” premiado no Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival

O filme do Lisbon Marriott Hotel foi premiado enquanto melhor filme promocional na 12.ª edição do Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival, que decorreu em Sesimbra, entre 7 e 10 de outubro.

O filme “Not Strangers by Lisbon Marriott Hotel”, produzido pela produtora The New Light Pictures em colaboração com o Lisbon Marriott Hotel, foi distinguido na 12.ª edição do Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival, que decorreu entre 7 e 10 de outubro, enquanto melhor filme promocional.

De acordo com uma nota informativa do Lisbon Marriott Hotel, este festival, que decorreu em Sesimbra, contou com a participação de 103 produções audiovisuais do setor turístico e hoteleiro, provenientes de 25 países, distinguindo o filme “Not Strangers by Lisbon Marriott Hotel” pelo “impacto visual e emocional da produção”.

“A narrativa de “Not Strangers” explora a profunda ligação entre o Marriott Lisboa e a cidade de Lisboa, mostrando como o hotel reflete a riqueza cultural e a diversidade da capital portuguesa”, realça a unidade hoteleira, em comunicado.

Segundo Pedro Matos, realizados do filme, o objetivo era mostrar que o “Marriott Lisboa é muito mais do que um local de estadia”, já que esta unidade funciona como “uma extensão viva da cidade, onde as texturas, cores e sons de Lisboa se unem, permitindo que cada visitante tenha uma experiência única e emocional”.

Já João Viegas, diretor criativo da New Light Pictures e responsável pelo conceito do filme, explica que o objetivo passou por “transmitir a verdadeira essência de Lisboa através do Marriott, um local onde o comum se torna extraordinário”.

“Viver em diferentes países ensinou-me a importância das memórias e das emoções. Foi com essa visão que quisemos mostrar o Lisbon Marriott Hotel, focando nas emoções que proporcionamos aos nossos hóspedes. Agraço ao realizador Pedro Matos e equipa The New Light Pictures por transformarem uma ideia em um projeto que dá vida à nossa história”, afirma Diana Michelli, directora de Vendas & Marketing do Lisbon Marriott Hotel.

O Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival, que é visto como um promotor da região da Arrábida para o mundo do cinema, é organizado pela Arrábida Film Commission com o apoio das autarquias de Sesimbra e de Palmela, sob a direção de Carlos Sargedas.

A cerimónia de entrega de prémios contou com a presença de alguns dos realizadores portugueses premiados, tendo sido também entregues alguns dos prémios da edição deste ano do Finisterra Brasil aos premiados que por motivos profissionais não se puderam deslocar ao Brasil.

O filme pode ser visualizado aqui.

 

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Boeing 737-700

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TAAG opera dois voos especiais para Havana em outubro

A TAAG vai realizar dois voos especiais entre as capitais angolana e cubana em outubro, cujas partidas de Luanda decorrem a 17 e 29 de outubro, enquanto os voos de regresso acontecem a 19 e 31 de outubro.

A TAAG vai operar dois voos especiais entre Luanda e Havana, em Cuba, no mês de outubro, cujas partidas da capital angolana decorrem a 17 e 29 de outubro, informou a TAAG, numa nota enviada à imprensa.

“Em outubro teremos dois voos especiais para si entre Luanda e Havana”, informa uma nota da companhia aérea, que revela que os voos de regresso à capital angolana têm partida de Havana nos dias 19 e 31 de outubro.

A TAAG lembra que estes voos são também indicados para os passageiros que tenham conexão a outros destinos africanos, como Maputo, em Moçambique; São Tomé ou Joanesburgo, na África do Sul.

Os bilhetes para estes voos especiais da TAAG para Havana, em outubro, já se encontram disponíveis para reserva através das lojas da companhia aérea, pela linha de atendimento +244 923 190 000 ou ainda através do website da companhia aérea, que pode ser consultado aqui.

 

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O GDS: Um canal de distribuição valioso que muitos hotéis não conseguem aproveitar

D – EDGE

Qual é a importância de estar listado no GDS (Sistemas de Distribuição Globais) e como se comparam com outros canais de distribuição? Enquanto CRS global, a D-EDGE ajuda os hotéis a maximizar as vendas em diversos canais, mas observa que o GDS é frequentemente subutilizado.

Com base em dados de reservas abrangentes e entrevistas com hoteleiros na Europa e Ásia-Pacífico, a pesquisa da D-EDGE revela que as reservas GDS superam consistentemente outros canais em áreas chave, como a tarifa média diária (ADR), duração da estadia e taxas de cancelamento. Ao analisar estes dados e incorporar o feedback dos seus clientes hoteleiros, a D-EDGE descobriu que as comissões líquidas nas reservas via GDS variam entre 18% e 20% — significativamente mais baixas do que as comissões de muitas Agências de Viagens Online (OTAs), que podem atingir até 28%.

Custos médios de distribuição (%) para hotéis por canal

Os resultados completos do inquérito podem ser consultados aqui.

 

Benefícios adicionais do GDS

 

  • Gestão fácil de tarifas e disponibilidade: O GDS permite a gestão de tarifas e disponibilidade em tempo real. Os hoteleiros têm a flexibilidade de abrir, fechar, criar e alterar seus preços sempre que necessário.
  • Alcance de novos mercados: Com o GDS, podem alcançar imediatamente agências de viagens em novas áreas e aceder a novos mercados.
  • Equilíbrio de ocupação ao longo do ano: As reservas via GDS atraem viajantes corporativos durante as épocas mais calmas. Com mais viajantes de negócios a prolongar as suas estadias até ao fim de semana, a procura é distribuída de forma mais equilibrada ao longo da semana.
  • Acesso a listagens preferenciais: As listagens preferenciais podem ser dispendiosas, mas dão acesso a agências de viagens que, de outra forma, não fariam reservas num hotel que não esteja na sua lista preferencial.

 

Quer saber se o seu hotel é elegível para o GDS? Solicite uma auditoria GDS ou contacte hoje mesmo um especialista em distribuição da D-EDGE.

 

 

 

 

 

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