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Edição Digital: Especial WTM London, IPDAL, Ras Al Khaimah, Vietname e Camboja, MSC Cruzeiros e Mercados de Natal

A próxima edição do PUBLITURIS destaca a presença de Portugal no World Travel Market (WTM) London 2023. A vontade de Cuba atrair turistas e investimento portugueses, entrevista a um responsável pelo turismo de Ras Al Khaimah, a viagem ao Vietname e Camboja, entrevista a Eduardo Cabrita (MSC Cruzeiros) e o dossier dedicado aos Mercado de Natal fazem, igualmente, parte desta edição.

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A próxima edição do PUBLITURIS destaca a presença de Portugal no World Travel Market (WTM) London 2023. A vontade de Cuba atrair turistas e investimento portugueses, entrevista a um responsável pelo turismo de Ras Al Khaimah, a viagem ao Vietname e Camboja, entrevista a Eduardo Cabrita (MSC Cruzeiros) e o dossier dedicado aos Mercado de Natal fazem, igualmente, parte desta edição.

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A próxima edição do jornal PUBLITURIS a última do mês de outubro, faz capa com a presença de Portugal no World Travel Market (WTM) London 2023. 32 expositores que estarão de 6 a 8 de novembro no ExCel London dão conta da importância da presença no WTM, os objetivos dessa mesma presença, a relevância do mercado britânico para a operação, fazem uma antecipação do que poderá vir a ser o ano de 2024 e, finalmente, o que diferencia Portugal, enquanto destino turístico, dos restantes destinos concorrentes.

Tudo isto em inglês, já que esta edição do PUBLITURIS será distribuída ao longo dos três dias do WTM e para um mercado que é o 3.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial e o 2.º maior da Europa, concentrando uma quota de 7,9% do total da procura turística mundial.

Relativamente a Portugal, em 2022, o Reino Unido posicionou-se como o 1.º mercado turístico da procura externa para o destino Portugal aferido pelo indicador dormidas (quota 19,3%) e ocupou o 2.º lugar para o indicador hóspedes (quota 13,8%).

Nesse ano, as dormidas dos turistas provenientes do Reino Unido em Portugal registaram um acréscimo de 193,8% e os hóspedes um aumento de 205,0% face ao ano anterior, totalizando nove milhões de dormidas e 2,1 milhões de hóspedes, respetivamente.

No período de janeiro agosto de 2023, o Reino Unido foi o 1.º mercado turístico da procura externa para o destino Portugal aferido pelo indicador dormidas (quota 18,4%) e o 2.º mercado para o indicador hóspedes (quota 13,0%).

Nesse período, as dormidas dos turistas provenientes do Reino Unido em alojamento turístico em Portugal registaram um crescimento de 9,8% e os hóspedes terão aumentado 12%, face ao período homólogo de 2022, totalizando 6,7 milhões de dormidas e 1,6 milhões de hóspedes.

Analisando o período acumulado de janeiro agosto do ano de 2023, comparativamente aos 8 meses análogos anteriores reportado a 2019, antes da pandemia, observam-se que os valores registados nos indicadores hóspedes, dormidas e receitas turísticas foram superiores aos valores registados na pré-pandemia em 2019, com acréscimos de 9,3%, 5,0% e 18,1% respetivamente.

De 2023 a 2027, as partidas internacionais do Reino Unido devem crescer a um CAGR de 5,8% para chegar a um total de 111,4 milhões de partidas em 2027 (projeções da GlobalData). Os gastos dos turistas britânicos no estrangeiro deverão aumentar a um CRGR de 7,8% reportado ao período de 2023 a 2026 (previsões da GlobalData).

Mas há mais para ler nesta edição do PUBLITURIS. Cuba, que lançou este ano uma campanha de promoção turística com o mote de ser a “ÚNICA”, está de braços abertos para receber cada vez mais turistas portugueses, mas também quer ver a presença de mais empresas do nosso país a investirem no setor do turismo no destino, para além do grupo Vila Galé que acaba de abrir uma unidade hoteleira em Cayo Paderón, apelou o ministro cubano do Turismo, Juan Carlos García Granca.

Ainda em “Destinos”, a viagem a Ras Al Khaimah, a convite da Solférias, Emirates, Sunlife Hotels e Visit Ras Al Khaimah, foi aproveitada para entrevistar Iyad Rasbey, vice-presidente de desenvolvimento do turismo de destino na Autoridade de Desenvolvimento do Turismo de Ras Al Khaimah.

Mais do que utilizar a natureza como um trunfo para atrair visitantes, o destino está também empenhado na captação do mercado de reuniões, incentivos, conferências e exposições (MICE), além de querer afirmar-se como destino internacional para casamentos, “como parte da estratégia de diversificação do Emirado”. O objetivo é claro: captar três milhões de visitantes anuais até 2030.

O PUBLITURIS foi, igualmente, o único meio convidado pela Vietnam Airlines para visitar o Vietname e o Camboja, destinos de sonho pelos quais nos apaixonámos através dos filmes e que misturam paisagens deslumbrantes, com culturas únicas e povos hospitaleiros, que sabem receber os estrangeiros.

Nos “Transportes”, o entrevistado desta edição do PUBLITURIS foi Eduardo Cabrita, diretor-geral da MSC Cruzeiros Portugal, que faz um balanço positivo de 2023 e espera chegar ao final do ano com números superiores aos do ano passado, apesar dos desafios. A ajudar ao balanço positivo estão as partidas de Lisboa, que voltaram a ser um sucesso, o que ditou um aumento da oferta já para 2024.

Para terminar, o “Dossier” desta edição e com o Natal a aproximar-se é dedicado, precisamente, aos Mercados de Natal. Com a chegada da época festiva, os Mercados de Natal continuam a registar uma forte procura por parte dos portugueses. Prova disso mesmo, são as ofertas disponibilizadas pelos diversos operadores ouvidos pelo PUBLITURIS que preveem uma “prenda” no sapatinho para este final de ano.

Falámos, também, com Leslie Bent, Manager Portugal, Turismo da Suíça, que salientou que os Mercados de Natal são “um produto forte da Suíça”. Por isso, admite, “não é de estranhar que os Mercados de Natal continuem a ser um produto procurado tanto por turistas internacionais como por turistas portugueses”.

A fechar o “Dossier”, damos a conhecer ainda os principais Mercados de Natal da Alemanha, país que consta na maioria dos programas dos operadores nacionais.

Além do Check-in, as opiniões desta edição pertencem a Jaime Quesado (economista e gestor, André Villa de Brito (sommelier e tour guide) e Pedro Valle Abrantes (managing partner da Trypor), Amaro Correia (docente na Atlântico Business School), Tiago Rodrigues (ISCE), e António Paquete (economista).

Leia a edição aqui.

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MSC Cruzeiros estende promoção “Black Friday” até 8 de dezembro

A MSC Cruzeiros anunciou que a sua promoção para a Black Friday, designada Promo Black Week, com descontos até 70% em partidas selecionadas nos Emirados Árabes Unidos, Caraíbas, Norte da Europa, Mediterrâneo Oriental e Mediterrâneo Ocidental, será estendida até ao dia 8 de dezembro.

A promoção da MSC Cruzeiros, a decorrer até dia 8 de dezembro, aplica-se a novas reservas para o inverno 2023/2024, e ainda a determinadas partidas da primavera 2024 nos meses de abril e maio, com preços desde 1.059 euros por pessoa com voos desde Lisboa para o Dubai e bebidas incluídas.

A bordo do MSC Virtuosa será possível realizar partidas do Dubai no inverno aos sábados em itinerários de sete noites que passarão por Doha, Bahrein, Abu Dhabi e Sir Bani Yas, com desembarque no Dubai.

Por sua vez, o MSC Opera fará itinerários de sete noites com embarque no Dubai aos domingos, passando por cidades como Sir Bani Yas, Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), Muscat (Omã) e Al Fujayrah (Dubai), antes de desembarcar no Dubai, havendo itinerários alternativos que passarão pela cidade de Khasab (Omã) em vez de Al Fujayrah.

Nas partidas selecionadas em abril/maio, um dos principais destaques vai para o itinerário de sete noites do MSC Fantasia com partida de Valência e escalas em Livorno (Itália), Civitavecchia (Itália), Génova (Itália), Marselha (França), Tarragona (Espanha) e desembarque em Valência.

A promoção Black Week da MSC Cruzeiros é válida apenas para novas reservas em partidas selecionadas do inverno 2023/2024 e em partidas de abril/maio limitada à disponibilidade e não acumulável com outras ofertas e/ou promoções, não estando também disponível para grupos. Os preços não incluem taxas portuárias, taxa de serviço a bordo ou seguro. Os pacotes de voos + transferes (quando disponíveis) estão sujeitos a disponibilidade dos transportadores aéreos e necessitam de confirmação por parte da MSC Cruzeiros.

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Riade vai sediar Expo Mundial 2030

O Bureau International des Expositions (BIE), o órgão sancionador de exposições mundiais, anunciou que a capital da Arábia Saudita, Riade, sediará a Expo Mundial 2030.

Os Estados membros do Bureau International des Expositions (BIE) elegeram a Arábia Saudita como país anfitrião da Expo Mundial 2030 durante a 173ª Assembleia Geral da organização.

Uma maioria de dois terços dos Estados membros do BIE votou a favor do projeto da Arábia Saudita de acolher a Expo Mundial 2030 em Riade, sob o tema “A Era da Mudança: Juntos por um Amanhã Previsto”, entre 1 de outubro de 2030 e 31 de março de 2031.

Três países concorreram para sediar a Expo Mundial 2030. Além da Arábia Saudita, os outros candidatos foram a República da Coreia (Busan) com o tema “Transformando o Nosso Mundo, Navegando em Direção a um Futuro Melhor” e a Itália (Roma) com o tema “Pessoas e Territórios: Regeneração, Inclusão e Inovação”.

Riad triunfou na primeira volta das votações depois de obter 119 votos dos países membros, seguida pela cidade sul-coreana de Busan, com 29 votos, e pela capital italiana, Roma, que garantiu os 17 votos restantes.

A candidatura de Riad recrutou o futebolista português Cristiano Ronaldo, que joga no clube Al Nassr da capital, para persuadir os membros do BIE num vídeo exibido antes da votação.

O masterplan de 7,8 mil milhões de dólares para o evento estabelece um plano para uma exposição perto do Aeroporto Internacional King Salman de Riade, que está atualmente a ser desenvolvido, ligando-se a uma das três entradas da exposição e à moderna rede rodoviária.

Os 226 pavilhões de exposição previstos foram projetados em formato esférico, com uma linha do equador passando por eles com um tema que reflete o estilo urbano antigo, a história, a cultura e a natureza da cidade de Riade.

A Expo Mundial – cuja história remonta à Grande Exposição de 1851 em Londres e à Exposition Universelle de 1889 em Paris que viu a construção da Torre Eiffel – é um evento que atrai milhões de visitantes e que visa responder aos desafios específicos da era atual.

As Exposições Mundiais são encontros globais de nações que abordam os desafios universais do nosso tempo. Esses eventos globais ​​oferecem uma viagem à volta de um tema escolhido através de atividades envolventes e imersivas. Ocorrendo a cada cinco anos e com duração de até seis meses, as Exposições Mundiais recebem dezenas de milhões de visitantes, permitem que os países construam pavilhões extraordinários e transformem a cidade anfitriã nos próximos anos.

A mais recente Expo Mundial, Expo 2020 Dubai, decorreu sob o tema “Conectando Mentes, Criando o Futuro” e recebeu mais de 24 milhões de visitas. O próximo evento, antes de Riade 2030, terá lugar em Osaka Kansai (Japão) entre 13 de abril e 13 de outubro de 2025, sob o tema “Designing Future Society for Our Lives”.

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Transalpino, um grupo familiar com foco no futuro

O Grupo Transalpino Viagens está a celebrar o seu 40.º aniversário

Caros parceiros e amigos, o Grupo Transalpino Viagens está a celebrar o seu 40.º aniversário, a década da maturidade, serenidade e consolidação da experiência até aqui adquirida, estamos a renovar a estrutura da empresa, com vista à otimização dos serviços que prestamos aos nossos clientes.

Após 20 anos de liderança do departamento financeiro, Miguel Cerqueira dos Santos é agora indigitado como CEO da Transalpino, substituindo José Ferreira Bizarro. Elisa Carvalho, sócia maioritária e fundadora, mantém o seu cargo de Diretora Geral. Marta Costa Santos, responsável pela área norte há 30 anos, assume a coordenação nacional de balcões. Sofia Santos entra na estrutura como senior partner, trazendo importantes mais-valias na área dos eventos.

Estrategicamente, reforçam-se as apostas nas áreas do incoming, através da Transalpino DMC com a assessoria de João Carmelo e no segmento do turismo de luxo, através da Transalpino Premium Travel, dirigida por Celeste Ribeiro, pretendemos ser apontados como a referência em termos de serviço, perceção e imagem de excelência neste setor tão especial.

Saudando este refrescar da estrutura, que permitirá agilizar e articular os setores da empresa como um todo, simplificando procedimentos e potenciando sinergias, Miguel Cerqueira dos Santos aponta para um crescimento sustentado do grupo e promete surpresas interessantes para o segundo semestre de 2024. “Estamos a concluir um projeto iniciado há 6 meses que tem finalmente as condições necessárias para ver a luz do dia.”

Fique atento!

Por um Turismo de referência,

Viajamos Juntos!

 

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OMT promove seminário internacional sobre Direito do Turismo em Salamanca

O primeiro seminário internacional sobre Direito do Turismo, organizado pela OMT, conjuntamente com as universidades de Salamanca e Sorbonne, terá lugar esta quinta e sexta-feira em Salamanca.

Nesta primeira edição, o seminário analisará o período de dois anos desde a entrada em vigor do Código Internacional para a Proteção dos Turistas (CIPT), um instrumento jurídico criado sob a liderança da OMT durante a pandemia.

Desde a sua criação, o código tem sido promovido como um instrumento fundamental para restaurar a confiança nas viagens internacionais, por um lado, proporcionar um quadro seguro para os viajantes e proteger os seus direitos como consumidores, e, por outro lado, criar padrões de ação e resposta no setor do turismo em caso de qualquer emergência, não apenas em pandemias. Assim, o código apresenta-se como uma ferramenta para os governos, bem como para os atores públicos e privados, à qual já aderiram 22 países em todo o mundo.

O seminário reunirá especialistas nacionais e internacionais da academia, de instituições internacionais de turismo e das Nações Unidas para aprofundar os princípios e recomendações para ajudar os turistas internacionais. O evento contará com discussões sobre a proteção dos viajantes que utilizam serviços de turismo digital e apresentará estudos de caso de países que já aderiram ao código, como o Uruguai.

O evento pretende tornar-se anual para promover o Direito do Turismo como uma área de recente inclusão no direito internacional.

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Medline aposta no sistema Destinux para otimizar a gestão de viagens

A Consultia, empresa especializada na gestão integrada de viagens de negócios, através da sua plataforma Destinux, permite à Medline, multinacional do setor da saúde em Portugal, reduzir entre 13% a 24% de custos de gestão de viagens.

Os resultados proporcionados pela plataforma Destinux levou a empresa a ampliar o serviço aos restantes países da Medline Europa.

A Consultia Business Travel proporciona uma solução ampla à Medline, através da digitalização dos processos, integração de dados e um serviço de assistência personalizado do sistema Destinux. A empresa dedicada à produção e distribuição de produtos médicos e cirúrgicos já conseguiu economizar mais de 300 mil euros em gastos de gestão de viagens corporativas, graças à implementação da solução Destinux.

A implementação dos serviços Destinux resultou numa poupança mínima de 238 mil euros e máxima de 432 mil euros à Medline, devido às melhores ofertas de viagens, uma vez que tudo está consolidado, mas também devido à poupança de tempo para o passageiro, para o aprovador e para a área administrativa/financeira.

A empresa multinacional recebe, assim, um sistema adaptado aos locais onde atua, algo que é possível devido aos conhecimentos sobre a gestão de viagens de negócios que a plataforma Destinux apresenta. A empresa multinacional de saúde confia na Consultia para gerir as suas viagens permitindo à mesma organizar reuniões com parceiros, membros da empresa e fornecedores.

Os serviços que a Consultia Business Travel fornece à Medline através do sistema Destinux são: Login de Acesso e Gestão de Reservas, que oferece aos utilizadores uma gestão de viagens rápida e eficaz. Desta forma, o serviço otimiza a experiência do utilizador e economiza o tempo despendido de toda a equipa; Conetividade ampla, proporciona à Medline, uma variedade de serviços para conseguir selecionar a reserva mais adequada e benéfica para as suas viagens de negócios; Personal Travel Assistant, este serviço disponibiliza aconselhamento, gestão de reservas, resolução de incidentes e um telefone de emergência disponível 24 horas pronto a assistir nas viagens.

Parametrização, através desta funcionalidade o sistema Destinux possibilita que a Medline verifique os gastos durante as viagens, com o intuito de gerir o orçamento estipulado pela empresa para as mesmas. Além disso, conta com uma automatização de autorizações; Relatórios Personalizados, os relatórios fornecem à Medline uma análise financeira focada nos estudos de custos, sempre disponíveis e atualizados no Destinux; Exportação e Revisão de Serviços Não Faturados, possibilita prever os possíveis gastos reais de cada mês e Faturas em Excel, a plataforma Destinux proporciona à Medline em tempo real os dados financeiros integrados, com uma estrutura consolidada no sistema.

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AHETA e Ageas Seguros alargam parceria

A AHETA e a Ageas Seguros decidiram continuar e reforçar o alargamento do âmbito de um protocolo de colaboração que vigora há vários anos cuja finalidade principal é proporcionar aos associados da AHETA condições preferenciais na área dos seguros.

Considerado um dos parceiros estratégicos da AHETA, a Ageas Seguros irá apresentar aos associados da Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve condições preferenciais em matéria de seguros. Para o efeito basta que as empresas associadas se desloquem a um agente Ageas Seguros, na região, confirmando a sua condição de associado e poderão solicitar as suas propostas de seguro.

Seguros como o multirriscos e acidentes de trabalho para as empresas estarão à disposição dos sócios da AHETA, a partir de agora.

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Nuno Fazenda vai dar aula inaugural do ISAG

O secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, vai proferir a aula inaugural 2023/2024 do ISAG – European Business School (ISAG-EBS), marcada para esta quinta-feira, às 19h00.

A aula que assinala o arranque oficial do novo ano letivo será subordinada ao tema “Turismo em Portugal: Desafios e Oportunidades”, num ano em que o setor voltou a bater recordes no nosso país.

A aula inaugural vai decorrer no Auditório Consuelo Viera da Costa, no campus do ISAG-EBS, no Porto, e tem início às 19h00, com a mensagem de boas-vindas do subdiretor da instituição de ensino superior politécnico particular, Henrique Pires. Seguir-se-á a intervenção de Nuno Fazenda, após a qual está reservada uma sessão de perguntas e respostas, que terá a moderação da coordenadora da licenciatura em Turismo do ISAG-EBS, Susana Mesquita.

Recorde-se que, fundado no Porto, em 1979, o ISAG – European Business School ministra atualmente cinco licenciaturas, dois mestrados e sete cursos técnicos superiores profissionais. Atua também na área da formação executiva, com programas de pós-graduação, MBA, cursos de especialização e formação in-company.

 

 

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Associação dos Municípios do Douro e Tâmega lança site e app para guiar “amantes da natureza”

A Associação dos Município do Douro e Tâmega acaba de lançar um site e uma aplicação com o melhor do território para guiar os “amantes da natureza”.

O Guided By Nature é o novo projeto desenvolvido pela Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT), com o apoio de várias entidades locais e regionais, de forma a promover o turismo de natureza no território.

Assim, a página reúne a natureza do Douro, Tâmega e Sousa e promete ser um guia precioso para os turistas, sobretudo para aqueles que são fãs de desportos radicais, segundo informa a AMDT nas redes sociais.

De acordo ainda com a AMDR, “são 13 os municípios envolvidos no projeto que junta experiências que ajudam à conservação e valorização do património natural e ambiental, de forma sustentável, em respeito pela biodiversidade, identidade e bem-estar das populações”.

Além do site, foi lançada uma app com o mesmo nome e com os mesmos conteúdos, disponível na App Store e Google Play.

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Puglia na Itália é novidade da programação verão 2024 da Viajar Tours

O operador turístico Viajar Tours vai ter um novo destino em charter no verão de 2024, trata-se de Puglia, na Itália, com um voo especial direto semanal do Porto às terças-feiras para Brindisi, de 11 de junho a 9 de setembro.

Puglia, situada no famoso “tacão da bota” da Itália, é uma região ensolarada de praias douradas banhada pelas águas cristalinas de dois mares (Jónico e Adriático), de sabores intensos e destinos fascinantes, uma combinação mágica de artefactos, história, arte e natureza intacta, no meio de belas costas e paisagens. É, sem dúvida, o segredo mais bem guardado do Sul de Itália, assegura a Viajar Tours na sua nota de imprensa.

Os seis hotéis de quatro e cinco estrelas que farão parte da programação, e que estará disponível no site do operador, em viajartours.pt, dividem-se entre as duas costas.

A propósito desta operação, Álvaro Vilhena, diretor geral da Viajar Tours, refere que “este é um destino que queríamos programar há já algum tempo, e que vem fortalecer a nossa programação em Itália que já contava com a Costa Esmeralda, no norte da Sardenha”.

O responsável sublinha que, “pelo feedback que temos recebido, estamos certos de que será uma operação que reforçará a diferenciação de produto a que a Viajar Tours já habituou o mercado.”

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Check In Viagens assinala 25º aniversário com campanha de descontos e prémios

A Check In Viagens assinala os 25 anos de existência no próximo dia 2 de dezembro a olhar para os seus clientes, com descontos até 25% e sorteios de diversas estadias e uma viagem de prémio final.

A Check In, agência de viagens especializada em viagens corporate e tailor made, com uma vasta carteira de clientes, celebra o seu 25º aniversário no próximo dia 2 de dezembro, e pretende assinalar a data com todos os seus clientes que poderão acompanhar e beneficiar de descontos até 25%, que serão divulgados nas redes Facebook e Instagram da empresa, bem como participar nas campanhas de Giveaway, sorteios de diversas estadias e uma viagem de prémio final.

A agência de viagem assegura que “o nosso atendimento 24 horas permite-nos o acompanhamento real da viagem e desta forma proporcionamos uma segurança extra ao cliente, que se sente acompanhado em todas as fases da sua viagem”.

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