Espanhóis planeiam aumentar os seus gastos com viagens em 2024
Apesar do aumento dos preços e da situação incerta, as viagens continuam a ser uma prioridade. De facto, quatro em cada dez viajantes espanhóis planeiam aumentar os seus gastos com viagens em 2024 em comparação com o ano em curso e 34% afirmam que gastarão o mesmo, revela um relatório do Skyscanner sobre as tendências de viagens para o próximo ano.
![Publituris](https://backoffice.publituris.pt/app/uploads/2023/10/P_redes_sociais-120x120.jpg)
Publituris
Ávoris reafirma intenção de “fortalecer e expandir operações em Portugal”
Gonçalo Narciso dos Santos, delegado da Relais & Châteaux para Portugal e Espanha, é capa da Nova Edição da Publituris Hotelaria
EGYPTAIR regressa a Lisboa e abre dois voos semanais para o Cairo
Qatar Airways apresenta nova ‘Qsuite Next Gen’
Turismo de Portugal apoia formação em Angola
Airbus investe na LanzaJet para aumentar produção de SAF
Lusófona participa no projeto FUTOURWORK para promover bem-estar e melhores condições de trabalho no Turismo e Hospitalidade
Indústria global das viagens de negócios chega perto dos 1,4 biliões de euros, em 2024
Porto recebe “Prides” europeus
Quase 60% dos viajantes dizem sentir-se sobrecarregados pelo excesso de opções
O estudo do site de pesquisa de viagens, citado pelo jornal espanhol especializado em turism Hosteltur, indica que a relação qualidade/preço é um fator chave para os viajantes espanhóis. O custo do alojamento (28%) e do voo (36%) continuam a ser os critérios que mais determinam a escolha do destino. No entanto, o relatório do Skyscanner “Travel Trends 2024: redefinindo valor através da experiência” aponta que a forma como os consumidores atribuem valor às viagens será diferente em 2024, e que o preço, embora continue a ser importante, não será o único fator decisivo na escolha. O relatório baseia-se em dados da própria plataforma sobre hotéis e voos, e comentários de alguns especialistas.
Os viajantes estão cada vez mais concentrados na exploração cultural e em experiências personalizadas. Assim, as tendências para 2024 que mais os inspiram, segundo este relatório, são: 61% dos espanhóis afirmam que considerariam viajar para o estrangeiro em 2024 para ver o concerto do seu artista favorito se isso pudesse poupar dinheiro. 48% admitem que fariam um voo curto para ver ao vivo o seu artista preferido, enquanto 13% afirmam que até fariam um voo de longa distância.
Por outro lado, 24% dos utilizadores analisados inspiram-se no cinema e na televisão na hora de escolher o destino de férias, enquanto 28% dos espanhóis reconhecem que reservariam uma viagem apenas para ir a um restaurante específico e quase metade (48%) reconhece que é algo que gostariam de fazer. Poder desfrutar da autêntica cozinha local é a atividade mais popular entre os espanhóis que viajam ao exterior, especificamente para 57% dos utilizadores do site.
Embora 91% considerem importante desligar-se durante as férias, 41% reconhecem que costumam consultar as redes sociais, 37% planeiam as próximas férias e 29% fazem compras online para quando regressarem a casa.
Embora o custo de vida continue elevado para muitas pessoas, cada vez mais viajantes optam por experiências de luxo que não ultrapassam o orçamento. 15% planeiam viajar em classe executiva ou primeira classe em 2024, enquanto 10% prevê adquirir acesso à sala VIP do aeroporto.
O Japão, que está entre os três principais destinos da moda, reapareceu com força desde a sua reabertura às viagens internacionais, combinado com a ascensão de destinos menos conhecidos. Em Portugal, as escolas recaem sobre Ponta Delgada (Açores) e Faro (Algarve).