Programa Revive ganha prémio europeu
O Programa Revive foi reconhecido como exemplo de sustentabilidade cultural a nível europeu pela European Cultural Tourism Network.

Publituris
APECATE alerta: empresas de Animação Turística correm o risco e não poder operar na floresta no próximo Verão
Grupo SATA voa alto no 3.º trimestre e fica acima de 2019
Subsidiária da Turkish Airlines inicia voos em março de 2024
Indústria da aviação europeia saúda acordo CAAF/3 sobre SAF
Quinta da Marinha celebra Ano Novo com duas festas distintas, alojamento e muito fogo de artifício
Solférias renova e reforça aposta no Egito para Verão 2024
Portugal figura em 7.º no ranking de países mais seguros do mundo
Nordeste do Brasil capta cada vez mais turistas portugueses
Visitar Amesterdão vai ficar muito mais caro a partir de 1 de janeiro
Excelência de Portugal lança agenda de Marketing 2024 com conjunto de ações
O programa Revive foi um dos vencedores dos prémios ‘Destinos Turísticos Culturais Sustentáveis’, um selo de qualidade atribuído pela European Cultural Tourism Network (ECTN) que visa dar visibilidade aos aspetos relacionados com o património material e imaterial e da promoção de um turismo cultural inteligente e sustentável. Distinguido na categoria ‘História e Património’, o Revive demonstrou resultados mensuráveis, capacidade para atrair visitantes para zonas menos conhecidas, carácter inovador e envolvimento com a comunidade local.
Coordenada pela ECTN, em parceria com Europa Nostra, European Travel Comission (ETC) e NescTour, e no âmbito da ‘European Capital of Smart Tourism Pafos 2023’ e da ‘RelnHerit Horizon 2020 CSA’, a edição de 2023 do prémio, entregue durante a 16.ª Conferência Internacional de Turismo Cultural realizada em Pafos, Chipre, teve também como objetivo a criação de uma plataforma para partilha de experiência e conhecimento e também para promoção de redes de networking entre destinos.
Portugal apresentou a candidatura “REVIVE: Revitalização do património público para um turismo sustentável em Portugal”, um programa conjunto das áreas governativas da economia, da cultura, das finanças e da defesa, desenvolvido em estreita articulação com as autarquias locais e que tem por principal objetivo recuperar e valorizar património público devoluto e reforçar a atratividade dos destinos regionais.
Atualmente, o Programa REVIVE integra 65 imóveis, dos quais 29 foram objeto de concursos públicos, resultando em 21 concessões adjudicadas, 21 contratos assinados e 2 explorações em funcionamento. Os contratos em execução representam um investimento de 142,5 milhões de euros na recuperação de património público, com rendas anuais a rondar os 2,5 milhões de euros.
Estão em pleno funcionamento duas explorações, o ‘Vila Galé Collection Elvas – Historic Hotel, Conference & Spa’, de 4 estrelas, instalado no antigo Convento de São Paulo em Elvas, inaugurado em 2019; e o ‘Vila Galé Collection Alter Real – Resort Equestre, Conference & Spa’, também de 4 estrelas, integrado na Coudelaria de Alter, em Alter do Chão, inaugurado em 2020.
Atualmente, estão em curso as obras de reabilitação de mais três imóveis: o Convento de Santa Clara (em Vila do Conde) cuja abertura está prevista para breve, o Mosteiro de Arouca (em Arouca) em fase avançada de obra, e o Palacete dos Condes Dias Garcia (em São João da Madeira).