Festival Nacional de Gastronomia regressa a Santarém com o tema “tradição com sabor a futuro’
Gastronomia, artesanato e diversos momentos de animação são alguns dos destaques da 42.ª edição do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, que decorre entre 27 de outubro e 5 de novembro sob o mote “Tradição com Sabor a Futuro”.
Publituris
3 milhões de hóspedes e 7,6 milhões de dormidas geram 644 milhões de euros de proveitos totais no turismo, em outubro
MSC Cruzeiros promove itinerários de verão de 2025 e destaca cruzeiros portugueses
TAP é a Melhor Companhia Aérea na Europa para os leitores da Global Traveler
17% dos portugueses vão viajar para o estrangeiro no Réveillon e maioria escolhe destinos na Europa
IAG participa no aumento de capital da Air Europa com 16 milhões de euros
TTS lança Certificação TTS Corporate Exclusiva para agências em Portugal
Brasil recebeu até novembro mais turistas estrangeiros do que em 2023
Aeroporto de Congonhas começa a receber obras de modernização
CP retoma Comboio Histórico do Douro a Vapor durante o Natal
TUI supera os 23 MM€ em receitas e aponta para crescimento até 10% para 2025
Esta edição do Festival de Gastronomia de Santarém pretende preservar e celebrar as tradições culinárias e gastronómicas do país, aliadas à inovação e modernidade na cozinha.
Inserido no programa Santarém Capital da Gastronomia e com a curadoria do chef Rodrigo Castelo, embaixador para a gastronomia de Santarém, o festival, que decorre de 27 de outubro a 5 de novembro na Casa do Campino, é considerado o evento gastronómico de maior representatividade nacional, estando inclusive representadas todas as regiões turísticas do país.
Trinta produtores agroalimentares, 20 doçarias, 18 stands comerciais e institucionais, 30 artesãos, oito restaurantes permanentes, diversas demonstrações gastronómicas, a presença de nove regiões de vinhos, a Praça Confagri, uma zona dedicada ao vinho (AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho), duas cozinhas para demonstrações gastronómicas, espaço de petiscos com chefs de renome e uma área de banquetes com conceituados chefs compõem a Casa do Campino que vai acolher mais uma edição deste festival.
O município apresentou um conjunto de iniciativas que vão permitir a consolidação do evento e a capacidade de atração de novos públicos. Destaque para a apresentação da Carta Gastronómica para o Concelho de Santarém, um documento estratégico para alavancar novas gastronomias que ‘bebam’ na fonte da tradição gastronómica do concelho; a qualificação das estruturas com um layout e condições de acolhimento premium para os visitantes; ações de formação promovidas pela AHRESP; um seminário promovido pela Escola Profissional do Vale do Tejo; experiências Gastronómicas de vanguarda com os mais conceituados chefes portugueses em jantares premium; duas zonas dedicadas à restauração com conceitos distintos que cruzam tradição e modernidade, uma zona com quatro restaurantes em que consagrados chefes de cozinha apresentam um novo olhar sobre a gastronomia portuguesa e outra onde voltam a apresentar-se alguns dos mais icónicos restaurantes de base tradicional do nosso país.
Reforço, ainda, para a presença de um elevado número de municípios (cerca de 47) com diversos produtores e expositores de vinho numa parceria com a AMPV, reforçando no festival uma componente indissociável da gastronomia e promovendo diversas mostras.
Refira-se que, no dia 30 de outubro, terá lugar a apresentação da proposta de candidatura da Doçaria Conventual a património imaterial e a 31 de outubro e 2 de novembro, irá realizar-se o Concurso Ovo d’Ouro. Destaque ainda para os sete municípios convidados, este ano, Borba, Portalegre, Boticas, Leiria, Fundão, Vila Verde e Sardoal que prometem surpreender o visitante com uma mostra do melhor que têm para oferecer em produtos, gastronomia, animação e promoção turística.