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Barcelona limita número de cruzeiros

Barcelona vai limitar o número de navios de cruzeiro no porto central para reduzir o excesso de turismo e diminuir as emissões na cidade.

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Barcelona vai limitar o número de navios de cruzeiro no porto central para reduzir o excesso de turismo e diminuir as emissões na cidade.

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A cidade de Barcelona vai cortar em 30% a capacidade de atracagem de navios cruzeiros, implementando novas medidas que farão com que os terminais selecionados da cidade sejam completamente fechados. O acesso às docas norte de Muelle Barcelona e ao World Trade Center será restrito, o que significa que os navios terão de utilizar o porto sul da cidade. Os transferes realizados por autocarros dos cais abertos levarão os visitantes de e para o centro, com um tempo de viagem calculado em meia hora.

A medida será aplicada a partir de 22 de outubro próximo, com a mudança a estar prevista há algum tempo, após o lançamento de um Conselho de Sustentabilidade de Cruzeiros em 2018 e uma promessa de 2019 da então presidente da Câmara de Barcelona, Ada Colau, de tomar medidas relativamente à “sensação de colapso ”criada quando milhares de pessoas chegam à cidade ao mesmo tempo.

A cidade já introduziu regras que regem o comportamento e o fluxo de grandes grupos de turistas no seu centro, juntando-se a outras cidades em todo o mundo que lutam com o número de turistas e com a mudança para ofertas mais sustentáveis.

De referir que foram várias as cidades que tomaram medidas semelhantes durante a Covid devido aos receios de surtos entre os passageiros e subsequente propagação em terra. Mas à medida que alguns destinos reabriram gradualmente, a discussão sobre os benefícios e custos de receber os cruzeiros e os seus passageiros continuam.

“Se há algo que aprendemos com a pandemia é que esta ideia de turismo de baixo custo, ou turismo sem limites, acaba por ter um custo muito elevado para a cidade”, afirmou a vice-presidente da Câmara de Barcelona e vereadora responsável pela ecologia, urbanismo e mobilidade, Janet Sanz.

Antes da introdução das novas regras, Sanz observou na rede social “X” (antigo Twitter) que “Barcelona deve ser capaz de decidir que portos necessita. Somos uma cidade com porto, não um porto com cidade. Em 2018 concordamos em fechar dois terminais no centro para colocá-los todos no cais anexo e afastá-los da cidade. Em 2023 precisamos de menos terminais, navios de cruzeiro e desculpas”.

Refira-se ainda que a capital da Catalunha não é o primeiro destino a abordar a questão do excesso de turismo concentrando-se na questão dos cruzeiros. Dubrovnik, na Croácia, limitou a apenas dois navios de cruzeiro atracados em 2019, enquanto Veneza proibiu navios de cruzeiro com mais de 25.000 toneladas, em 2021, numa tentativa de proteger a icónica Praça de São Marcos e arredores.

Foto crédito: Depositphotos.com
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Dubai cada vez mais apetecível para escalas de cruzeiros

A nova temporada de cruzeiros no Dubai foi oficialmente assinalada a 28 de outubro e a cidade, cada vez mais apetecível, tem a expetativa de receber até 150 navios de cruzeiro.

O Dubai tem colaborado estreitamente com os principais portos de Abu Dhabi, Bahrein e Omã no âmbito da aliança Cruise Arabia para promover a região como um destino global para navios de cruzeiro.

A cidade do Dubai continua a atrair grandes companhias de cruzeiros, com a MSC Cruzeiros, a TUI Cruises, a Aida Cruises, a Costa Cruzeiros e a Ponant Cruises, entre outras, que a consideram como porto de embarque. Além disso, o Dubai vai também receber escalas de companhias de renome tais como a Cunard, P&O Cruises, Princess Cruises, Royal Caribbean Cruise Lines, Celebrity Cruises, Norwegian Cruises, Silversea Cruises e Cordelia Cruises.

O Dubai, refira-se, oferece terminais de classe mundial, capazes de receber os maiores navios de cruzeiro internacionais. A complementar a sua oferta está ainda a sua localização estratégica como porta de entrada para a região, ligada ao Aeroporto Internacional de Dubai e a dois terminais de cruzeiros.

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Novo aeroporto internacional de Luanda com capacidade para 15 milhões de passageiros por ano

A nova infraestrutura aeroportuária de Luanda é inaugurada esta sexta-feira, 10 de novembro, e terá capacidade servir 15 milhões e passageiros por ano e pretende ser um hub na sub-região da África Austral.

O novo Aeroporto Internacional Agostinho Neto, em Luanda, vai ser inaugurado esta sexta-feira, 10 de novembro, num investimento global de 2,5 mil milhões de euros.

A nova infraestrutura aeroportuária que servirá a capital de Angola terá capacidade para acolher 15 milhões de passageiros por ano e promete ser um hub para servir mais de 400 milhões de pessoas na sub-região da África Austral.

O Aeroporto Internacional Agostinho Neto começou a ser projetado há 26 anos, na sequência de um estudo desenvolvido pelo Banco Mundial que apontava a necessidade de um novo aeroporto. Em 2005 foi apresentado um estudo de viabilidade, elaborado pela empresa norte-americana ‘Penkins & Will’ e, no ano seguinte, o Governo angolano procedeu à reserva dos terrenos destinados à construção do aeroporto. As obras de construção, a cargo do consórcio chinês para a aviação, a ‘Commercial Aircraft Company’, tiveram início em 2013, com o custo global da nova infraestrutura aeroportuária a ser totalmente suportados por fundos públicos.

O novo aeroporto fica a cerca de 40 quilómetros do centro de Luanda e está inserido numa área de 75 quilómetros quadrados que contempla a construção de uma cidade aeroportuária e possui duas pistas paralelas com capacidade para receber aeronaves do tipo B747 e A380, atualmente os maiores aviões comerciais. A pista Sul tem 4 mil metros de comprimento, por 60 de largura e já recebeu um voo experimental, um Boeing 777 da transportadora aérea angolana, TAAG.

O Ministério dos Transportes de Angola estima que dos 15 milhões de passageiros anuais, 10 milhões sejam passageiros internacionais. A placa de estacionamento tem 31 posições em manga, das quais 20 servirão voos internacionais e as restantes voos domésticos. Os passageiros vão dispor de seis ilhas com 94 balcões de check-in, 32 destinados aos voos domésticos.

Com o novo aeroporto, o Executivo angolano espera que Luanda se torne num hub que poderá servir várias ligações aéreas internacionais que beneficiam, aproximadamente, 415 milhões de habitantes da sub-região africana.

Para o Ministério dos Transportes de Angola, o novo aeroporto terá um “papel fundamental no aumento do turismo e na promoção de Angola junto de potenciais investidores internacionais”.

Os voos comerciais de passageiros no Aeroporto Internacional Agostinho Neto só terão, previsivelmente, início no 1.º trimestre de 2024, sendo que, nesta primeira fase, a infraestrutura só servirá voos de carga.

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Aviação

TAAG estima que isenção de vistos fará aumentar o fluxo de passageiros portugueses para Angola

Com a decisão do governo angolano de isentar os vistos de entrada no país a cidadãos portugueses, a TAAG – Linhas Aéreas de Angola, estima que o movimento de passageiros oriundos de Portugal poderá crescer progressivamente, representando uma mais-valia para a companhia e para a expansão das suas operações.

Desde outubro, os turistas oriundos de Portugal e de mais 97 países não necessitam de apresentar visto para visitar Angola. Esta iniciativa do governo angolano pretende gerar sinergias positivas para diversos setores, nomeadamente através do fomento do turismo e da aceleração da economia. A decisão teve em consideração, entre outros fatores, a facilitação de viagens de prospeção de negócios e mobilidade VFR (Visit Friends and Relatives), dada a estreita ligação entre as comunidades portuguesa e angolana ao nível da estrutura familiar e dos laços sociais.

De janeiro a outubro deste ano, a TAAG transportou aproximadamente 237 mil viajantes através da rota Lisboa – Luanda, com um total de 1.164 voos operados. A companhia registou um load factor médio de 75%.

Refira-se que, atualmente, a TAAG disponibiliza dois voos diários, todos os dias da semana, com partida do Aeroporto Humberto Delgado em Lisboa, e do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro em Luanda.

A TAAG indica, em nota de imprensa que, a isenção do visto representa uma oportunidade e uma forma mais cómoda para os viajantes portugueses descobrirem Angola, país de diversos atrativos e belezas naturais., e lembra que oferece uma elevada cobertura territorial, ligando Luanda a 11 províncias angolanas: Catumbela (Benguela), Lubango (Huíla), Luena (Moxico), Ondjiva (Cunene), Namibe (Namibe), Menongue (Cuando-Cubango), Soyo (Zaire), Saurimo (Lunda Sul), Cabinda (Cabinda), Huambo (Huambo) e Dundo (Lunda-Norte).

Recorde-se que, ao desembarcar em Angola, os visitantes deverão apenas apresentar um passaporte com validade superior à estadia e um certificado internacional de vacinação. O período da isenção do visto é de 30 dias seguidos ou 90 dias anuais.

Para aqueles cujo destino final não seja Angola, é possível fazer escala antes de seguir viagem para os demais destinos da TAAG em África e na Europa, uma vez que a transportadora aérea voa também para destinos como Cidade do Cabo, Joanesburgo (África do Sul), São Tomé (São Tomé e Príncipe), Windhoek (Namíbia), Maputo (Moçambique), Kinshasa (República Democrática do Congo), Ponta Negra (República do Congo) e Lagos (Nigéria).

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Destinos

Grupo Terras & Terroir celebra Dia Mundial do Enoturismo

A Quinta da Pacheca, Caminhos Cruzados, Ribafreixo e Herdade da Rocha, propriedades do Grupo Terras & Terroir, vão brindar os visitantes no próximo domingo, dia 12, com visitas guiadas e provas de vinhos, como forma de celebrar o Dia Mundial do Enoturismo.

O Grupo Terras & Terroir, detentor de quatro unidades de enoturismo em três diferentes regiões vinícolas do país, vai assinalar o Dia Mundial do Enoturismo de portas abertas para quem quiser assinalar a data dedicada a um segmento turístico com cada vez mais adeptos.

Provas de três vinhos e visitas guiadas gratuitas pelas quintas e herdades podem ser usufruídas pelos amantes do mundo enófilo, e não só, pelas 11h00, ou pelas 15h00. A oportunidade permite conhecer uma série de atividades, roteiros e experiências que estas quatro localizações proporcionam aos visitantes

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Primeiros voos da Emirates já descolaram com SAF a partir do Dubai

Os primeiros voos da Emirates a operar com combustível de aviação sustentável (SAF) fornecido pela Shell Aviation já descolaram do Aeroporto Internacional do Dubai.

A Shell forneceu mais de um milhão de litros de SAF misturado para utilização no hub da companhia aérea no Dubai. Este primeiro fornecimento de SAF à Emirates no Dubai permitiu que a companhia aérea realizasse uma série de missões ao longo das últimas semanas.

A mistura de SAF fornecida pela Shell ao sistema de abastecimento do aeroporto do Dubai era composta por um rácio de 40% de SAF puro e 60% de combustível Jet A-1 convencional. As características químicas desta proporção são idênticas às do combustível convencional para aviões a jato e podem ser integradas sem problemas na infraestrutura de combustível existente no aeroporto, bem como nos motores de toda a frota da Emirates, sem necessidade de modificações.

 

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Distribuição

O que as empresas precisam saber para poupar 20% nas viagens de negócios

Digitalizar, automatizar e integrar todos os processos de gestão e gastos de viagens de negócios num único sistema permite às empresas reduzir o tempo gasto e economizar custos, assegura a Consultia Business Travel.

A empresa que atua no mercado da gestão integral de viagens de negócios, identifica 10 fatores a implementar nas empresas para economizar até 20% do orçamento dedicado às viagens de negócios.

A Consultia Business Travel considera que o novo panorama empresarial está a mudar e, consequentemente, a gestão de gastos nas viagens de negócios é um desafio para muitas empresas, sendo que, as organizações enfrentam cada vez mais a necessidade de tornarem os processos de gestão das viagens corporativas mais eficientes e economizarem custos com isso.

Realça que, através da implementação da digitalização em todas as áreas de negócio é possível otimizar processos, evitar erros e tornar a experiência de gestão das viagens muito mais eficiente para toda a equipa.

Os 10 fatores apontados pela Consultia Business Travel e que devem ser tidos em conta passam, nomeadamente, por cumprir as políticas da empresa e poupar entre 5-15% do orçamento disponível para as viagens de negócios, pois através deste método uma empresa com um volume anual de viagens de 200 mil euros pode poupar até 30 mil euros.

Por outro lado, automatizar os processos de autorização e aprovação das viagens permite economizar até 70% do tempo da equipa nesta área, enquanto é necessário atribuir digitalmente as despesas de viagem aos projetos ou unidades correspondentes.

Eliminar despesas de integração entre fornecedores com a integração de uma solução única para a empresa, é outro fator importante. A empresa que atua no mercado da gestão integral de viagens de negócios, destaca também que a tecnologia avançada do sistema de gestão SaaS, software como serviço, juntamente com o serviço personalizado de um profissional especializado, permite às empresas e às equipas reduzir recursos, custos, ganhar em transparência e eliminar as tradicionais taxas de gestão, ao mesmo tempo que, reunir toda a documentação de viagem na agenda online do colaborador, permite reduzir perdas de tempo de reclamação e extravio.

É, igualmente primordial contar com um sistema de informação que permita ter o histórico e preparar facilmente os orçamentos anuais, poupando, assim, 75% do tempo gasto.

A integração de processos de gestão de viagens com diversos sistemas internos da empresa (ERP), permite eliminar ilhas de informação na empresa e acelerar a tomada de decisões diariamente.  Digitalizar despesas e subsídios é um fator que possibilita também reduzir o tempo e eliminar erros manuais ao integrar todas as despesas de viagem num único sistema.

Finalmente, contar com um Personal Travel Assistant dedicado e pronto a ajudar a equipa da empresa com quaisquer dificuldades que possam surgir, poupa recursos e tempo ao cliente e o passageiro concentra-se no motivo da sua viagem.

Para aumentar o volume de negócios e conseguir economizar nas viagens corporativas, as empresas devem ajustar os critérios da empresa, implementar sistemas que se adaptem aos critérios organizacionais e que forneçam aos passageiros ferramentas para planear e personalizar a experiência de viagem com custos reduzidos, trazendo eficiência a todo o processo, defende ainda a Consultia Business Travel.

Refira-se que a Destinux, solução digital e humana que disponibiliza a gestão de forma eficiente das viagens de negócios desenvolvida pela Consultia Business Travel, permite otimizar os 10 processos através dos quais as empresas conseguem poupar até 20% no orçamento total.

Graças ao Destinux, muitas empresas podem deixar de perder tempo e dinheiro na gestão das suas viagens corporativas e melhorar a experiência da sua equipa e, consequentemente, o ambiente no escritório. É a solução que digitaliza e automatiza a gestão das viagens corporativas e se integra com os sistemas dos clientes, sem perder a atenção humana através de um Personal Travel Assistant, que assiste os passageiros durante todo o processo e em qualquer imprevisto e emergência.

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Tarifa Simple disponível em todas as rotas da Azores Airlines

O Grupo SATA anunciou que a tarifa Simple, a preço reduzido e com direito a bagagem de cabine, vai passar a estar disponível em todas as rotas operadas pela Azores Airlines.

A companhia aérea Azores Airlines passa a disponibilizar a tarifa Simple em todas as suas rotas, com vista à oferta de bilhetes a preços reduzidos e mais apelativos para os seus passageiros, independentemente do seu destino de viagem.

A Simple representa os bilhetes com o valor de aquisição mais baixo da classe económica da Azores Airlines e inclui o transporte de uma bagagem de mão até 8kg, tendo sido concebida para quem pretende viajar apenas com bagagem de cabine. A companhia aérea refere que esta tarifa concorre num segmento de mercado que dá primazia ao preço, em detrimento de outros atributos, e que tem sido alvo de crescente procura”.

A tarifa Simple integra-se no modelo tarifário lançado, pela Azores Airlines, no início do corrente ano, que assenta numa estrutura idealizada para colocar no passageiro a decisão do produto que necessita para a sua viagem de longa, média ou curta duração, em trabalho, em lazer ou em família.

Este modelo, constituído por seis famílias tarifárias distintas, distribuídas em duas classes de serviço – Classe Económica e Classe Conforto (comumente apelidada de Classe Executiva), responde às tendências de consumo dos viajantes que indicam que, cada vez mais, as necessidades, expetativas e prioridades dos passageiros diferem de acordo com o propósito e o momento em que realizam a viagem.

 

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AHETA: Ocupação por quarto no Algarve em outubro acima do 2022, mas ainda abaixo do 2019

Em outubro as unidades de alojamento no Algarve registaram uma subida de 4,8 pontos percentuais na taxa de ocupação quarto face ao mesmo mês do ano anterior, anuncia a AHETA.

Os dados provisórios da AHETA, referentes a outubro, indicam que, no Algarve, a taxa de ocupação quarto nas unidades de alojamento foi de 72,7%, 4,8pp (pontos percentuais) acima da verificada no mesmo mês de 2022, mas ainda 2,3pp abaixo da registada em outubro de 2019.

A Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve revela ainda que os mercados que mais contribuíram para a subida homóloga verificada foram o alemão, com +1,7pp, o irlandês, com +0,6pp, e o norte americano, com +0,5pp.

Já por zonas geográficas, no mês em análise, as maiores subidas face ao outubro do ano anterior tiveram lugar nas zonas de Monte Gordo / Vila Real de Santo António (+13,7pp), Carvoeiro / Armação de Pêra (+12,6pp) e Tavira (+8,0pp).

Quanto à estadia média, foi contabilizada 4,5 noites, 0,6 acima da ocorrida no mês homólogo de 2022. Por sua vez, as estadias médias mais prolongadas foram as dos mercados dinamarquês, com 7,1 noites e neerlandês, com 6,5, refere a AHETA.

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Finnair volta a Faro com voos de Helsínquia no próximo inverno

A Finnair acabar de anunciar que no próximo inverno o Algarve é um dos seus novos destinos. O Aeroporto de Faro volta assim a receber a companhia aérea finlandesa, com voos diretos de Helsínquia, duas vezes por semana.

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A companhia aérea finlandesa, Finnair, anunciou nas redes sociais que a partir de outubro de 2024 vai iniciar dois voos regulares por semana para Faro, um dos seus antigos destinos charter.

Tanto o Aeroporto de Faro como a Região de Turismo do Algarve já reagiram, também nas redes sociais, a volta da companhia aérea a Faro.

A companhia aérea finlandesa comemorou no dia 1 de novembro o seu 100.º aniversário, “o que nos torna uma das companhias aéreas mais antigas ainda em operação no mundo. 100 anos unindo pessoas, 100 anos de lembranças maravilhosas. Um grande obrigado a todos que fizeram parte da nossa jornada”, destaca a Finnair numa publicação no Facebook.

A localização geográfica do seu hub de Helsínquia confere à transportadora aérea uma vantagem competitiva, uma vez que as ligações mais rápidas entre muitos destinos europeus e mega cidades asiáticas sobrevoam a Finlândia, refere ainda a Finnair.

 

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Pinto da Costa, Rita Marques e Ribau Esteves à conversa dia 30 de novembro no Congresso da APAVT

O presidente do Futebol Clube do Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, o presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, e a Codiretora da Pós-Graduação em Tourism Management da Porto Business School e ex-secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, vão estar “À conversa…” durante o Congresso da APAVT, dia 30 de novembro.

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O presidente do Futebol Clube do Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa e a Codiretora da Pós-Graduação em Tourism Management da Porto Business School e ex-secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, vão partilhar um momento e o palco do 48º Congresso da APAVT, no Porto, num diálogo que será dirigido pelo presidente da Câmara de Aveiro, José Ribau Esteves logo no primeiro dia, a 30 de novembro, naquilo a que no programa se designa “Conversas improváveis”.

Este é o mais recente acréscimo ao programa do congresso da APAVT, que começou a ser divulgado a semana passada, que este ano decorre na Alfândega do Porto, de 30 de novembro a 2 de dezembro, subordinado ao tema central “Inteligência Artificial: A Revolução do Século XXI”.

 

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