Algarve é um dos melhores destinos da Europa para o surf de iniciantes
Segundo um estudo da agência de viagens online weloveholidays, o Algarve é o 13.º melhor destino de surf da Europa para iniciantes, com 4.35 pontos, num ranking que é liderado pelas ilhas Canárias, em Espanha.

Publituris
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
Barómetro do Turismo do IPDT antecipa uma Páscoa positiva
Turismo do Algarve e do Alentejo lançam campanha que reforça posicionamento do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
A agência de viagens online alemã weloveholidays analisou vários destinos de surf europeus e concluiu que o Algarve é um dos melhores para o surf de iniciantes, ficando na 13.ª posição entre 15 destinos de surf europeus analisados.
De acordo com a agência de viagens online, o surf é uma das principais motivações de viagem e, no ano passado, as procuras por destinos para a prática da modalidade por parte de iniciantes cresceram 175%.
No entanto, para escolher um destino, os surfistas procuram determinadas condições, o que levou a weloveholidays a realizar este estudo, que procurou analisar vários fatores que contribuem para tornar os destinos ideais para a prática do surf.
O número de praias existentes e de praias com Bandeira Azul são dois dos principais fatores que contribuem para a escolha de um destino para a prática do surf, assim como a velocidade média do vento, a temperatura média da água ou o número de horas de sol.
Com base nestes fatores, a weloveholidays concluiu que, na Europa, o melhor destino de surf para iniciantes são as ilhas Canárias, em Espanha, com uma pontuação de 6.12 pontos, seguindo-se a ilha de Creta, na Grécia, com 6.05 pontos, bem como a Sardenha, em Itália, que obteve uma pontuação de 6.00 pontos.
O Algarve surge no 13.º lugar, com uma pontuação de 4.35 pontos, destacando-se no número de horas de sol, com 3.051 horas de sol por ano, sendo mesmo o destino europeu deste ranking que apresenta o valor mais alto neste indicador.
Já a temperatura média da água no Algarve chega aos 20,5 °C e a velocidade do vento é baixa, atingindo os 3,97 m/s, o que, diz a weloveholidays, resulta “em ondas mais estáveis, ideais para um bom surf, principalmente para iniciantes”.
A weloveholidays deixa ainda algumas dicas sobre aspectos a que os surfistas iniciantes devem estar atentos, a exemplo das condições meteorológicas no mês em que planeiam viajar e se são adequadas para iniciantes, ou as previsões de surf para cada dia. Os surfistas que pretenderem ter aulas de surf, devem também fazer uma pesquisa prévia sobre as escolas existentes nos destinos para onde se vão deslocar.
“O nosso guia para o melhor surf da Europa foi projetado para ajudar a escolher o destino de surf certo para cada pessoa. E depois de escolher o destino, por que não começar reservando uma aula numa das escolas de surf locais?”, aconselha Jan Kuklinski, general manager da weloveholidays.