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CCB apresenta plano de subcessão para construção de hotéis e espaços comerciais

Os módulos 4 e 5, que já faziam parte do plano inicial de construção de 1993 do Centro Cultural de Belém (CCB), têm agora um novo plano de subcessão do direito de superfície para construção e exploração. Nos 23.000 metros quadrados disponíveis está prevista a construção de um hotel de 161 quartos, um aparthotel com 126 unidades de alojamento e espaços para retalho e serviços.

Carla Nunes

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CCB apresenta plano de subcessão para construção de hotéis e espaços comerciais

Os módulos 4 e 5, que já faziam parte do plano inicial de construção de 1993 do Centro Cultural de Belém (CCB), têm agora um novo plano de subcessão do direito de superfície para construção e exploração. Nos 23.000 metros quadrados disponíveis está prevista a construção de um hotel de 161 quartos, um aparthotel com 126 unidades de alojamento e espaços para retalho e serviços.

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A Fundação Centro Cultural de Belém (FCCB) apresentou esta terça-feira, 10 de outubro, o procedimento público internacional onde se propõe a celebrar um contrato de subcessão do direito de superfície sobre os módulos 4 e 5 do Centro Cultural de Belém (CCB), o New Development.

Em causa estão 23.000 metros quadrados para construção, instalação e exploração de duas unidades hoteleiras, retalho e serviços, nomeadamente lojas e escritórios, por um período de 65 anos.

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Para as duas unidades hoteleiras vão ficar disponíveis 19.285 metros quadrados nos módulos 4 e 5, prevendo-se a construção de um hotel com 161 quartos duplos e um aparthotel com 126 unidades de alojamento, “privilegiando-se a gestão comum de ambos os espaços”, como indicado pela fundação em nota de imprensa. O mesmo documento indica que “o edifício a construir deverá seguir a linha arquitetónica dos três módulos já existentes”, podendo contemplar “espaços para a realização de eventos de cariz social”. É ainda referido que as unidades hoteleiras em questão deverão inserir-se nas categorias de quatro estrelas ou superior, num posicionamento upper midscale e respeitando os conceitos lean luxury e lifestyle.

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Já para a componente de comércio e atividades económicas estão reservados 3.715 metros quadrados de superfície no módulo 4, prevendo-se que a área de restauração ocupe 40% a 70% deste espaço. O projeto dos módulos 4 e 5 será suportado por um estacionamento subterrâneo com 220 lugares num único piso, que a fundação indica que estará “sensivelmente à cota da cave do museu CCB”.

Localização dos módulos 4 e 5 em relação ao edifício existente | Créditos: Fundação CCB

Período de concessão alargado para 65 anos

O projeto em questão já estava previsto desde 1993 no plano inicial de construção do CCB, a cargo dos projetistas Gregotti Associatti e Risco. Embora tenha sido retomado no final de 2018, com o lançamento do procedimento público internacional, a pandemia por COVID-19 veio pôr um travão no projeto. Os planos para os módulos 4 e 5 são agora retomados, no ano em que o CCB celebra 30 anos, com a abertura de um novo procedimento.

Para a construção destes módulos, Elísio Summavielle, presidente do conselho de administração da Fundação CCB, indicou aos jornalistas que entre 2018 e 2019 o valor “andava nos 67 a 70 milhões de euros”. Agora estima que “andará à volta dos 70 a 80 milhões de euros. Tudo depende dos projetos”.

Em relação ao procedimento de 2018, no qual a Monta-Engil era apresentada como a única concorrente, Elísio Summavielle, presidente do conselho de administração da FCCB, acredita que haverá alterações, “porque as condições foram adaptadas ao tempo, que é diferente de 2018, em que se estava em franca expansão”.

Em declarações aos jornalistas aponta que o facto de o período de concessão ter aumentado em relação ao que era estipulado em 2018, de 50 para 65 anos, prorrogáveis a 75 anos, é “mais favorável” para potenciais investidores.

“Para os investidores é muito melhor porque o crédito está caro e 65 anos é mais favorável para quem investe e para poder ressarcir daquilo que investiu. A própria geometria das prestações das rendas anuais do direito de superfície é mais ampla e variável, portanto, é mais favorável aos investidores”, refere o presidente do conselho de administração.

Para este projeto o caderno de encargos pressupõe que durante os primeiros quatro anos de vigência do contrato o valor global de cada uma das rendas anuais não pode ser inferior a 350.000 euros sem IVA. Já nos seis anos seguintes, o valor global de cada uma das rendas anuais não pode ser inferior a 650.000 euros.

O valor aumenta nos 30 anos seguintes, ou seja, entre o 11.º e o 40.º ano de vigência do contrato, em que é estipulado que a renda anual não pode ser inferior a 1.000.000 euros. Já entre o 41.º e o 65.º ano de vigência do contrato, o valor global de cada uma das rendas anuais não pode ser inferior a 1.250.000 euros.

Novo procedimento abre portas a grupos hoteleiros sem experiência internacional

Outra alteração em relação ao procedimento de 2018 prende-se com o facto de agora não ser exigido aos grupos hoteleiros interessados que tenham experiência internacional para concorrer.

“No outro caderno de encargos os hotéis interessados teriam de ter uma experiência internacional. Sabemos que existem hotéis, cadeias portuguesas, que têm feito o seu percurso e atividade em Portugal, não no estrangeiro, e de elevadíssima qualidade. Nessa altura, com tristeza deles, viram-se excluídos do primeiro concurso. Neste momento o leque aumenta bastante, as condições parecem-me ser mais favoráveis. Por o que fui ouvindo de promotores, parece-me que o interesse é grande”, assegura Elísio Summavielle.

Planta dos Módulos 4 e 5 | Créditos: Fundação CCB

Refira-se que, de acordo com o caderno de encargos, é exigido aos hoteleiros interessados nesta subcessão “uma experiência mínima de cinco anos consecutivos na gestão, simultânea ou sucessiva de, pelo menos, dois estabelecimentos hoteleiros com posicionamento igual ou superior a Upper Midscale em linha com as tendências internacionais de Lean Luxury e Lifestyle”.

É também requerido que tenham “sob sua gestão, no momento da apresentação da candidatura, pelo menos, dois ou mais estabelecimentos hoteleiros com posicionamento igual ou superior a Upper Midscale e que, pelo menos, um desses estabelecimentos hoteleiros tenha um mínimo de 150 quartos”.

A apresentação pública do procedimento com vista à subcessão do direito de superfície para a construção e exploração dos módulos 4 e 5 contou com a presença do presidente do conselho de administração da Fundação CCB, Elísio Summavielle, do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e do Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.

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APECATE acusa CM Porto de criar “problema grave” ao proibir veículos  de animação turística na Baixa e Centro Histórico

Num comunicado enviado à imprensa, a APECATE acusa a autarquia de ter criado o novo regulamento sem ouvir parceiros, nem as associações do setor, o que cria um “problema grave” que “compromete o Porto como destino turístico”.

A Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE) veio esta quarta-feira, 2 de outubro, criticar a decisão da Câmara Municipal do Porto de proibir a circulação de veículos de animação turística na Baixa e Centro Histórico da cidade, considerando que se trata de uma medida “desadequada e imponderada”, que revela um “profundo desconhecimento da realidade da Operação Turística”.

Num comunicado enviado à imprensa, a associação acusa a autarquia de ter criado o novo regulamento sem ouvir parceiros, nem “construir a solução em conjunto com as Associações do setor”, o que cria um “problema grave” que “compromete o Porto como destino turístico”.

Segundo a APECATE, esta medida é também uma discriminação para os operadores de animação turística, uma vez que proíbe a sua atividade, nomeadamente a realizada por viaturas até nove lugares, enquanto permite “que outros setores continuem a operar no centro da cidade (sem ter apresentado qualquer argumento válido para essa discriminação)”.

A associação diz que, na região Norte, operam cerca de 360 empresas de Animação Turística, que têm o CAE 93293, muitas das quais “prestam serviços diários na cidade do Porto”, pelo que o impacto desta medida “coloca em causa cerca de 3.000 postos de trabalho”.

“A proibição de circulação destes veículos no centro compromete a sustentabilidade destas empresas e coloca em risco a subsistência de milhares de famílias de forma direta e indireta”, acusa a APECATE.

A associação diz que muitos dos serviços que passaram a estar proibidos eram de tomada ou largada de turistas para programas realizados em áreas de baixa densidade de toda a região Norte, como o Minho, Douro ou Trás-os-Montes, pelo que se torna ainda mais grave a existência deste “entrave a estas operações tão essenciais para estas regiões”.

“O Porto, como destino turístico de referência, beneficia amplamente das experiências proporcionadas pelas empresas de Animação Turística, que são parte integrante da oferta turística da cidade. Impedir a sua operação no centro não só limita a experiência dos visitantes como também coloca o Porto em desvantagem face a outros destinos concorrentes, defende a associação.

Por isso, a APECATE defende que a medida deve ser revista com urgência, apelando à “atribuição de licenças de circulação, em caráter excecional, a todas as empresas que já operavam regularmente na cidade do Porto”, o que permitiria “mitigar o impacto económico imediato e evitar a paralisação das atividades, salvaguardando assim os empregos e a vitalidade do setor”.

“Além disso, a APECATE manifesta total disponibilidade para colaborar com as autoridades municipais, à semelhança do que tem feito em outras cidades e espaços naturais que necessitam de ordenamento, contribuindo com ideias e soluções que possam resolver a situação dramática agora criada. O nosso objetivo é garantir que o equilíbrio entre a preservação do centro histórico e o dinamismo económico da cidade seja mantido, permitindo que o Porto continue a ser um destino turístico competitivo e atrativo”, refere ainda a associação.

 

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Grupo Altis vai abrir boutique hotel de luxo no antigo Petit Palais By Olivier

O futuro hotel localizado junto ao Museu Medeiros e Almeida, em Lisboa, será alvo de um investimento de sete milhões de euros por parte do grupo hoteleiro. A empresa tem ainda em vista a gestão de um resort na Madeira, além de planos de expansão para mais unidades no Porto e em Lisboa.

Carla Nunes

O grupo Altis Hotels vai abrir um novo boutique hotel de luxo no local do antigo Petit Palais By Olivier, na Rua Rosa Araújo, em Lisboa. A garantia foi dada pelo diretor-geral de operações dos Altis Hotels, Diogo Fonseca e Silva, que falou com a imprensa no âmbito de uma visita ao mais recente Altis Porto Hotel.

A futura unidade hoteleira, localizada junto ao Museu Medeiros e Almeida, será constituída por 23 quartos e tem data de abertura prevista para o início de 2026. O projeto encontra-se neste momento em fase de demolição, sendo que o edifício vai contar com a adição de mais dois pisos e com a assinatura do atelier de Frederico Valassina. Das valências do hotel farão parte um restaurante, bar, zona de piscina e um pequeno spa, após um investimento de sete milhões de euros.

Além deste hotel, Diogo Fonseca e Silva reforça que o grupo tem interesse em crescer com mais unidade hoteleiras em Lisboa, Porto e Madeira, sendo que neste último destino têm já assinado um contrato para a exploração de um hotel que ainda se encontra em projeto. De acordo com o diretor-geral de operações do grupo Altis este projeto, situado entre o Funchal e o aeroporto, será composto por um hotel de 100 quartos e 248 apartamentos.

“Temos neste momento um contrato assinado para a exploração de um hotel, mas é um projeto que tem demorado muito tempo porque houve alterações na parte societária. O promotor é uma empresa formada por uma pessoa da Madeira e por um dinamarquês. Neste momento o dinamarquês saiu, daí a alteração na parte societária. Tem havido mais a questão de conseguirem o financiamento, das autorizações da câmara. Ainda está em pé, temos o contrato assinado, e temos esperança que vá avançar”, explica.

Setembro trouxe 6M€ em faturação para o grupo

Sobre a operação dos hotéis que integram o grupo Altis, Diogo Fonseca e Silva dá conta de que em setembro deste ano conseguiram bater recordes de vendas em quatro hotéis, altura em que a totalidade do grupo rendeu seis milhões de euros em faturação – um crescimento de quase 20% face ao período homólogo.

A estratégia tem passado pela subida do preço médio para combater o decréscimo na procura em alguns meses do ano. Com este indicador a rondar os 260 euros por noite – tendo em conta que em algumas unidades do grupo Altis o preço médio é de 400 euros e, noutras, 140 euros – o objetivo passa por crescer 5% em preço médio.

O orçamento perspectivava-se de “crescimento fácil” para este ano. Contudo, julho e agosto não trouxeram a ocupação esperada, com Diogo Fonseca e Silva a apontar para a ocorrência dos Jogos Olímpicos e do europeu de futebol como uma possível influência para estes resultados.

“O que estamos a notar este ano é que o desafio maior tem a ver com a ocupação. Sentimos que nalguns meses do ano a cidade de Lisboa não teve a mesma procura que teve nos anos anteriores. Apesar das informações que vêm a público [darem conta de que] o número de entrada de turistas está a crescer, o que se nota, pelo menos na nossa realidade em Lisboa, é que apesar de dizerem que entram mais turistas, o tipo de turista que entra não é o turista que vai tanto para os hotéis de cinco estrelas. Entram turistas se calhar com menos capacidade financeira e por isso, apesar de se ver a cidade cheia, nota-se uma diminuição do consumo nestes segmentos mais elevados”, explica o diretor-geral de operações.

Neste sentido, também os próximos anos são vistos como “muito desafiantes” em termos de ocupação hoteleira por Diogo Fonseca e Silva, dada a capacidade limitada do aeroporto de Lisboa a par do ritmo de aberturas hoteleiras na capital, que indica que irá crescer “20% em quatro anos”.

“Os próximos anos vão ser muito desafiantes com este ritmo de aberturas, novos projetos e com a capacidade do aeroporto limitada. Estamos muito focados em pelo menos manter a ocupação que tínhamos – isso exige novas formas de vender, novos canais. Temos de ser agressivos e continuar a apostar muito no serviço”, afirma.

Se em 2023 a taxa de ocupação média do grupo se situava nos 76%, a perspetiva deste ano é a de que este indicador feche entre os 74% a 75%, com Diogo Fonseca e Silva a relembrar que embora seja “um bocadinho menos do que no ano passado, compensou com o aumento do preço médio”.

Aposta no mercado norte-americano

Quanto aos canais de reserva do grupo hoteleiro, a “grande percentagem” cabe aos “canais habituais da Booking e Expedia”, com o canal próprio a representar 25% das vendas totais. Para os próximos dois anos, o objetivo passa por atingir os 35% de vendas em canal direto.

Já relativamente aos mercados do grupo Altis, os Estados Unidos da América (EUA) continuam a liderar “de há dois anos para cá” de acordo com o diretor-geral de operações, que indica ainda que, dependendo das unidades, recebem muito “mercado inglês, alemão, francês e brasileiro”. Para a mais recente unidade hoteleira do Altis no Porto, perspetivam-se “mercados semelhantes aos de Lisboa”, também com a presença de mercado espanhol e nacional. Contudo, para este hotel, o grupo ainda está a estudar a soft brand que vai utilizar para “ajudar a promover [a unidade] nos mercados internacionais”.

“As duas marcas que estamos a ponderar são as duas muito fortes no mercado norte-americano, porque faz sentido. É um mercado muito forte que ainda tem possibilidade de crescer aqui no Porto”, termina Diogo Fonseca e Silva.

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Lisboa é o Melhor Destino Culinário da Europa

A capital portuguesa arrecadou o titulo de Melhor Destino Culinário da Europa nos World Culinary Awards, à frente de cidades como Barcelona, Copenhaga, Florença, Londres, Paris e Viena.

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A capital portuguesa foi eleita, pela primeira vez, como Melhor Destino Culinário da Europa, nos World Culinary Awards, prémios que foram entregues esta quarta-feira, 2 de outubro, numa cerimónia que decorreu no Dubai.

Barcelona, Copenhaga, Florença, Londres, Paris e Viena são algumas das cidades europeias que também disputavam este titulo, que foi atribuído a Lisboa pela “sua oferta diversificada e de qualidade” a nível gastronómico.

“É um enorme orgulho ver a identidade e tradições de Lisboa premiadas pela primeira vez neste setor e como a inovação se conjuga com estas tradições gastronómicas. É o reconhecimento da qualidade da gastronomia pela qual Lisboa tão bem se distingue e um prémio que incentiva todos os profissionais que a mantêm viva”, congratula-se Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Recorde-se que os World Culinary Awards são um evento “irmão” dos World Travel Awards (WTA), celebram este ano a quinta edição e têm com objetivo promover a cultura culinária global e incentivar o turismo gastronómico.

Estes prémios destacam as melhores práticas e inovações no setor e abrangem várias categorias, incluindo restaurantes, chefs, hotéis e outros estabelecimentos relacionados com a culinária, sendo os vencedores escolhidos através de votação pública.

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Berlim vive “ano muito especial” e prepara 35.º aniversário da queda do muro

A capital alemã celebra, a 9 de novembro, o 35.º aniversário da queda do Muro de Berlim, um momento que continua a ser marcante para os alemães e que, segundo Christian Tänzler, porta-voz do visitBerlin, vai ser assinalado com um vasto calendário de atividades.

Inês de Matos

A capital alemã celebra, a 9 de novembro, o 35.º aniversário da queda do Muro de Berlim, um momento que continua a ser marcante para os alemães e que, segundo Christian Tänzler, porta-voz do visitBerlin, vai ser assinalado com um vasto calendário de atividades que leva a que a cidade esteja a viver “um ano muito especial”.

“Muitas pessoas vêm a Berlim para ver a nossa história e, mais do que isso, para sentir a nossa história. Este ano, temos um ano muito especial, é o 35.º aniversário da queda do muro e, como Berlim tanto gosta de celebrar, vamos celebrar esse aniversário”, disse o responsável esta quarta-feira, 2 de outubro, durante um encontro com a imprensa portuguesa, em Lisboa.

Segundo Christian Tänzler, a capital alemã tem vindo a celebrar a queda do Muro de Berlim a cada cinco anos com programas repletos de atividades, a exemplo do que aconteceu em 2009, 2014, 2019 e que vai acontecer também em 2024.

“Foi uma enorme celebração, muitas famílias puderam voltar a juntar-se novamente, e claro que celebramos este que continua a ser um dos maiores momentos de avanço e mudança na nossa história. Foi uma revolução pacifica e é por isso que a temos celebrado”, referiu.

Este ano, revelou o porta-voz do visitBerlin, o aniversário da queda do Muro de Berlim vai contar com uma instalação artística composta por cartazes em que os próprios alemães explicam o significado que atribuem a palavras como liberdade ou revolução, que continuam a estar associadas à data de 9 de novembro de 1989.

“Berlim é um exemplo na forma como lida com a história, até na parte mais sombria”, comentou Christian Tänzler, explicando que alguns dos destaque das celebrações do 35.º aniversário da queda do Muro de Berlim são as exposições que vão estar patentes no Museu Stasi, que retrata a antiga polícia politica da Alemanha Ocidental, ou no Tranenpalast, um antigo ponto de passagem fronteiriço, que ficou conhecido como o “Palácio das Lágrimas” pelas muitas famílias que ali se separaram.

Além das exposições alusivas à queda do Muro, a oferta de Berlim ganhou também novos protagonistas com a abertura de novos museus na Ilha dos Museus, mas também do Humboldt Forum, um espaço cultural dedicado à ciência, arte e história, ou ainda do Museu da Alemanha, que oferece uma viagem inovadora pela história alemã.

Além da oferta cultural, Christian Tänzler falou também da parte gastronómica de Berlim, cidade que conta com 28 estrelas Michelin em 21 restaurantes, e que leva a que, atualmente, a capital alemã seja considerada “um hotspot gastronómico”.

A terminar a apresentação, o porta-voz do visitBerlim lembrou ainda que, em 2025, o Festival de Cinema Berlinale assinala 75 anos e abordou os mercados de Natal, que normalmente ultrapassam as seis dezenas na capital alemã, com ofertas para todos os públicos, e que contribuem para levar um grande número de turistas a Berlim.

 

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Município de Albufeira retoma visitas guiadas ao centro antigo da cidade

O programa “À Descoberta do Centro Antigo de Albufeira” foi retomado pelo município e vai decorrer até 12 de junho do próximo ano. O objetivo é divulgar o património histórico e cultural do concelho e dinamizar o centro urbano da cidade fora da época alta.

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As visitas, que se realizam todas as quintas-feiras (exceto aos feriados), em português e inglês, visam divulgar o património histórico e cultural do concelho e dinamizar o centro urbano da cidade fora da época alta. A participação é gratuita, mas carece de inscrição prévia, até dois dias antes da data pretendida para a visita. Têm duração aproximadamente de duas horas, e são conduzidas sob a orientação de uma técnica de turismo da autarquia.

O presidente da Câmara Municipal sublinha que “Albufeira é mais que sol e praia, temos muito mais para oferecer em termos de história, cultura, tradições e gastronomia, bem como uma temperatura amena que nos permite ter turismo ao longo de todo o ano”.

José Carlos Rolo frisa que “é fundamental diversificar a oferta, sobretudo durante a época baixa do turismo, pelo que para além das visitas ao centro antigo da cidade, a autarquia aposta nos percursos pedestres na zona urbana e no interior do concelho, visitas ao Castelo de Paderne, desportos náuticos, golfe, grandes eventos desportivos a nível nacional e internacional, eventos gastronómicos e de enoturismo e programas culturais que dão a conhecer as raízes e a identidade do nosso povo. Desta forma conseguimos atrair mais turistas ao concelho e combater a sazonalidade, conclui.

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Lusanova promove formação online sobre a Madeira

O operador turístico Lusanova promove um webinar no próximo dia 11 de outubro, pelas 11h00, para apresentar e explicar a programação especial que dispõe para o destino Madeira.

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A formação, em parceria com a Associação de Promoção da Madeira, vai decorrer online e os agentes de viagens interessados podem efetuar a sua inscrição para o email [email protected]

Recorde-se que a Lusanova apresenta uma diversificada oferta pacotes turísticos para a Madeira, com durações entre duas a cinco noites. Além das opções de ‘Fly and Drive’ e de “Aventura”, que são válidos para viagens durante todo o ano, a Lusanova disponibiliza pacotes para os Mercados de Natal no Funchal, assim como para receber o Novo Ano na ilha.

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Grande evento de BTT nas Montanhas Mágicas adiado

Uma vez que uma boa parte do território abrangido pela Grande Rota das Montanhas Mágicas foi particularmente afetado pelos incêndios de setembro, a primeira edição do “Montanhas Mágicas – eMTB Grand Tour”, cuja realização estava agendada para os dias 18, 19 e 20 de outubro, foi adiada para datar a determinar.

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Estava previsto realizar-se entre os dias 18 e 20 de outubro, mas alguns trilhos foram muito afetados pelos fogos. Nova data será anunciada oportunamente, mal estejam repostas todas as condições para que o evento decorra normalmente

João Carlos Pinho, coordenador da Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira (ADRIMAG), explica que a decisão foi tomada em sintonia entre o organismo e os autarcas dos sete municípios que integram a rota e teve como base “a destruição de alguns trilhos e de muita sinalética”, acrescentando ainda que “há troços em que a paisagem ficou muito afetada e o próprio estado dos solos, em risco de derrocada caso chova com alguma intensidade, é um fator crítico que podia colocar em risco a segurança dos participantes”.

No entanto, a organização continua fortemente empenhada em levar o evento por diante e mal estejam reunidas todas as condições será anunciada nova data para a realização do evento.

“Montanhas Mágicas – eMTB Grand Tour” é uma realização que visa a promoção da travessia de 280Km da Grande Rota 60, a das Montanhas Mágicas (GR60). Um percurso circular que abraça ainda quatro Zonas Especiais de Conservação da Rede Natura 2000 e um Geoparque Mundial da UNESCO. Passa por sete municípios (Vale de Cambra, Arouca, Castelo de Paiva, São Pedro do Sul, Castro Daire, Sever do Vouga e Cinfães), atravessando quatro serras (Freita, Arada, Arestal e Montemuro) e os vales de sete rios (Douro, Vouga, Paiva, Bestança, Caima e Teixeira).

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Comboio Presidencial: Próxima paragem é no Museu do Vinho de São João da Pesqueira

A próxima viagem do Comboio Presidencial será já este sábado, dia 5 de outubro, e a paragem é no Museu do Vinho de São João da Pesqueira. Este é um convite da CP que permite viver uma viagem única a bordo de uma peça de museu sobre carris, repleta de tradição e elegância.

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Desta vez, os participantes na viagem no Comboio Presidencial vão visitar o Museu do Vinho de São João da Pesqueira, um dos mais emblemáticos museus da região do Douro. Este museu oferece uma viagem ao passado com uma exposição dedicada à história, cultura e tradição do vinho do Porto, desde a sua produção até à exportação para os quatro cantos do mundo.

Para além da visita guiada, os passageiros terão a oportunidade de participar numa degustação de vinhos que vai proporcionar uma experiência completa, unindo a riqueza histórica do local aos sabores genuínos da região.

Refira-se que, no passado sábado, o Comboio Presidencial partiu numa experiência rumo à Quinta de Vale Meão. Os passageiros tiveram a oportunidade de visitar a famosa quinta que é um verdadeiro ícone na produção do vinho Barca Velha, considerado um dos melhores vinhos portugueses. A bordo, o Chef Chakall surpreendeu a todos com os seus pratos inspirados nos sabores tradicionais do Douro, completando esta viagem de requinte e sabor.

 

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Airmet e W2M reúnem 40 agências de viagens na República Dominicana em evento de formação

A Airmet, em parceria com a W2M, vai reunir 40 agências de viagens num evento de formação e convívio, entre os dias 28 de outubro e 5 de novembro, na República Dominicana.

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A primeira edição do Airmet Summit está desenhada para capacitar e inspirar os principais diretores das agências da rede, com um programa que combina formação especializada, networking e momentos de lazer.

O objetivo do evento é fornecer capacitação e formação na área de gestão de agências de viagens, através de palestras e sessões de trabalho. No entanto, pretende-se aliar o conhecimento ao lazer, oferecendo aos participantes momentos de descontração num ambiente descontraído.

Para Luís Henriques, diretor geral da Airmet, este evento marca um novo passo na evolução do grupo, avançando que “é mais do que uma oportunidade de formação, é uma celebração da excelência das nossas agências e da parceria que temos com o Grupo W2M”, para sublinhar ainda que “queremos proporcionar aos participantes um ambiente onde possam não só desenvolver as suas capacidades de gestão, mas também inspirar-se para elevar ainda mais a qualidade dos seus serviços”.

A W2M, como parceiro de relevância, reconhece o valor deste evento em prol do fortalecimento das competências e da inovação no setor. Duarte Correia, diretor geral para Portugal da W2M, aponta que “acreditamos que esta colaboração é um verdadeiro exemplo de como, juntos, podemos elevar o padrão da excelência e proporcionar novas oportunidades para o crescimento e sucesso de todos os parceiros”.

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Dreams Madeira Resort, Spa & Marina da marca Inclusive Collection by Hyatt já abriu

A cadeia hoteleira Hyatt amplia sua oferta de Inclusive Collection na Europa com a abertura do Dreams Madeira Resort, Spa & Marina, unidade com 366 quartos em regime do tudo incluído, localizado na ilha da Madeira.

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A Hyatt Hotels Corporation acaba de anunciar a abertura do Dreams Madeira Resort, Spa & Marina, um resort familiar all inclusive de luxo que marca a entrada da Inclusive Collection by Hyatt em Portugal. Este novo hotel faz parte do plano de crescimento estratégico da Hyatt, focado em adicionar novos destinos e hotéis que ofereçam opções mais distintas para hóspedes e membros em busca de experiências únicas.

A inauguração deste resort “reforça as nossas ofertas all inclusive na Europa, atendendo à crescente procura dos viajantes e proporcionando uma experiência autêntica de all inclusive na região”, afirma Manuel Melenchón, diretor geral da Região Sul de EAME para a Hyatt.

Situado num ambiente tranquilo adjacente a um cais e uma marina, o Dreams Madeira Resort, Spa & Marina oferece acesso fácil a atrações locais como mergulho, aluguer de iates de luxo, observação de baleias e golfinhos, e pesca esportiva, entre outras experiências.

Eric Schumann, diretor geral da unidade hoteleira sublinha que “este novo resort oferece serviços all inclusive únicos, como opções culinárias de alto nível que combinam a cozinha local e internacional, quatro piscinas, um parque aquático para crianças e uma piscina de água doce, tudo isso complementando o charme da pitoresca vila costeira que o rodeia.”

Por sua vez, Elwin Meijvis, diretor de Operações do Okami Hospitality Group comenta que “o que começou há três anos como um projeto transformou-se em algo verdadeiramente excecional. Ampliamos o resort de 250 para 366 quartos, acrescentámos uma ampla variedade de opções gastronómicas, criamos várias áreas de entretenimento para famílias e instalámos novas piscinas. Com essas melhorias e a inigualável excelência operacional da Hyatt, a abertura do Dreams Madeira marcará um novo padrão para os hotéis de luxo neste encantador destino.”

O Dreams Madeira Resort, Spa & Marina conta homenageia a arquitetura e o estilo tradicionais da ilha, com uma decoração quente, luminosa e fresca que evoca o encanto de uma pitoresca vila costeira. Todos os edifícios da propriedade estão pintados em cores diferentes para criar uma atmosfera de aldeia, enquanto todos os quartos e suites possuem um terraço ou varanda mobiliados. Além disso, os hóspedes podem desfrutar dos serviços Unlimited-Luxury, que incluem receção e concierge 24 horas, minibares nos quartos reabastecidos diariamente, acesso ilimitado a restaurantes e bares gourmet e muito mais.

Para aqueles que pretendem uma experiência superior, o Preferred Club oferece alojamentos aprimorados, como o Preferred Club Townhouse, uma casa geminada de dois andares ideal para famílias e amigos que desejam uma experiência de férias mais íntima, com três quartos, dois grandes terraços e uma piscina privada. Todos os hóspedes do Preferred Club podem aceder a serviços adicionais, que incluem check-in e check-out personalizados, serviços de concierge exclusivos, acesso ao lounge Preferred Club e comodidades exclusivas no quarto.

Os hóspedes do Dreams Madeira Resort, Spa & Marina podem desfrutar de uma experiência culinária nos sete restaurantes e cinco bares que oferecem cozinha local e internacional. Entre eles está o Carvão, que convida os hóspedes a experimentar as carnes e especialidades grelhadas mais deliciosas, e o Clube de Fado, um restaurante emblemático do destino, que serve especialidades regionais que mostram a essência da culinária mediterrânea. A abertura da Nouvelle Brasserie está prevista para novembro. Trata-se de uma brasserie francesa localizada num antigo farol à beira do oceano Atlântico, onde será servida uma seleção de pratos à la carte harmonizados com uma cuidadosa seleção de vinhos.

O resort oferece ainda quatro piscinas, incluindo uma principal de três níveis com vista para o oceano Atlântico; uma piscina Splash Park, projetada para os mais pequenos, com toboáguas onde toda a família pode se divertir; e uma piscina somente para adultos, que proporcionará um espaço tranquilo com um bar. Além disso, a nova unidade também conta com uma piscina de água doce com vistas para o oceano Atlântico.

O Dreams Spa, com 900 metros quadrados, cuja inauguração está prevista para janeiro de 2025, oferecerá experiências de saúde, beleza e bem-estar. Projetado com uma paleta de texturas e combinações de cores variadas para transmitir serenidade, o Spa vai disponibilizar uma variedade de tratamentos e serviços, como uma piscina coberta climatizada, banheira de hidromassagem, banho turco, sauna, imersão em água fria, duchas diatérmicas e sete cabines de tratamento.

Cada espaço para eventos no Dreams Madeira Resort, Spa & Marina é projetado para oferecer funcionalidade e versatilidade, adaptando-se às necessidades de grupos de negócios e lazer, com instalações de última tecnologia e espaços flexíveis que se ajustam a cada ocasião.

A abertura do Dreams Madeira Resort, Spa & Marina complementa a crescente presença da marca Hyatt na região EAME, após as recentes inaugurações do me and all Berlin East Side e do Grand Hyatt Barcelona. Espera-se que a expansão da marca Hyatt em toda a região continue durante 2024 e 2025, com outras aberturas já anunciadas, como AluaSoul Costa Adeje, Hyatt Centric Cairo West, Andaz Doha, Thompson Roma e Thompson Sevilla. O portfólio de hotéis da marca Dreams Resorts & Spas continua a crescer com a recente abertura do Dreams Estrella del Mar Mazatlán Golf & Spa Resort e as futuras inaugurações do Dreams Grand Island e do Dreams Playa Esmeralda Resort & Spa.

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