Enoturismo do Dão vai estar de “Portas Abertas” entre 13 e 15 de outubro
De 13 a 15 de outubro, a região de Viseu Dão Lafões convida à exploração do território a partir do vinho, da gastronomia e dos produtos locais, na iniciativa “Portas Abertas”, a primeira edição de um evento que se pretende anual e que potencie o posicionamento do território enquanto destino de enoturismo de excelência.

Publituris
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
Barómetro do Turismo do IPDT antecipa uma Páscoa positiva
Turismo do Algarve e do Alentejo lançam campanha que reforça posicionamento do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
O conceito de “Portas Abertas”, à semelhança do que acontece noutras regiões vitivinícolas de referência, é um convite à vivência de experiências diversificadas, que inclui um roteiro de visitas, provas, passeios, atividades sensoriais e desafios proporcionados pelos produtores locais, tendo como ponto de partida o vinho, a cultura, a gastronomia e os produtos autóctones.
Nesta edição de estreia, o evento conta com a participação da Casa da Ínsua (Penalva do Castelo), Magnum Wines (Carregal do Sal), Quinta de Lemos (Silgueiros – Viseu), Quinta da Taboadella (Silvã de Cima – Sátão), Paço dos Cunhas de Santar (Santar – Nelas) e Soito Wines (Mangualde).
Os produtores participantes irão proporcionar experiências variadas, desde provas de vinhos (de colheitas atuais e edições antigas), a sessões de showcooking com harmonizações, almoços e jantares temáticos com animação musical com um denominador comum: os vinhos da Região Demarcada do Dão.
A ação é promovida pela Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, tendo por parceiro a Comissão Vitivinícola Regional do Dão, e financiado pelo Turismo de Portugal.
A organização pretende que o número de produtores aderentes à iniciativa venha a aumentar nos próximos anos, de forma a garantir aos visitantes um acolhimento ainda mas generalizado de “Portas Abertas”.
Como apoio à promoção, a organização promoverá uma presstrip e uma famtrip, com a participação de profissionais das respetivas áreas, de modo a atrair a atenção mediática e de operadores turísticos.