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LATAM recebe primeiro A321neo encomenda mais 13

Esta é a primeira entrega de um pedido de 76 aviões A321neo, que fazem parte de um total de 111 da família A320.

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LATAM recebe primeiro A321neo encomenda mais 13

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O grupo LATAM Airlines recebeu o seu primeiro A321neo e efetuou um novo pedido adicional de 13 aviões A321neo para continuar a avançar no compromisso de ser mais eficiente e sustentável, tornando-se uma das frotas mais modernas e eficientes da América do Sul.

Para o voo de entrega, o avião foi abastecido com 49% de Combustível Sustentável para Aviação (SAF), misturado com combustível convencional. Esta é a primeira entrega de um pedido de 76 aviões A321neo, que fazem parte de um total de 111 da família A320, incluindo o primeiro A321XLR do grupo LATAM. Até o momento, o grupo de companhias aéreas possui 20 aviões da família A320neo e espera encerrar o ano com um total de 31 aviões deste modelo.

“A nossa estratégia de renovação e modernização da frota está alinhada com o nosso compromisso com a sustentabilidade e faz parte do objetivo de nos tornarmos um grupo neutro em carbono até 2050. Continuaremos a trabalhar para complementar a frota atual com aviões de última geração para melhorar ainda mais a conectividade do Grupo LATAM sem descuidar do cuidado com o meio ambiente”, refere Ramiro Alfonsín, CFO do Grupo LATAM Airlines.

Da parte da Airbus, Christian Scherer, diretor Comercial e chefe da Airbus International, admite que “este movimento estratégico também acelera o caminho da LATAM em direção à sua descarbonização, uma vez que o A321neo é pelo menos 20% mais eficiente em termos de combustível, emite 20% menos CO2 e gera 50% menos ruído em comparação com os modelos de aviões anteriores”.

O recém-entregue A321neo da LATAM é o maior modelo da família de aviões de corredor único A320 e pode acomodar até 224 passageiros. Além disso, é o primeiro na América do Sul a contar com os novos compartimentos de armazenamento no teto, chamados de compartimentos Airspace XL. Estes proporcionam um aumento de 40% no espaço de armazenamento e permitem 60% mais bagagem de mão, reduzindo a superlotação nos compartimentos e a necessidade de despachar a bagagem no portão, proporcionando uma melhor experiência de embarque tanto para os passageiros quanto para a tripulação de cabina.

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Governo destina 5M€ para empresas e projetos turísticos afetados pelos incêndios

A apoio vai chegar sob a forma de duas linhas de apoio financeiro, a Regenerar Empresas do Turismo – Incêndios 2023, com três milhões de euros, e a Regenerar Territórios – Incêndios 2023, com dois milhões.

O Governo destinou cinco milhões de euros às empresas e projetos turísticos dos concelhos de Odemira, Aljezur, Monchique, Proença-a-Nova e Castelo Branco que foram afetados pelos incêndios do último verão.

De acordo com um comunicado enviado à imprensa, o apoio vai chegar sob a forma de duas linhas de apoio financeiro, cujo lançamento foi feito pelo secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, no passado sábado, 4 de novembro, em Odemira.

Estas linhas de apoio “pretendem dar resposta às empresas do turismo e à promoção e valorização turística dos territórios, consequência dos incêndios florestais de agosto em 2023”.

Destes apoio, três milhões de euros destinam-se à tesouraria e ao investimento das empresas afetadas e vão estar disponíveis na linha Regenerar Empresas do Turismo – Incêndios 2023, enquanto a outra linha, denominada Regenerar Territórios – Incêndios 2023, conta com dois milhões de euros, visando a “regeneração, valorização turística e promoção dos territórios”.

Segundo a informação divulgada, a primeira linha está disponível para “todas as empresas de turismo localizadas nos territórios impactados, com o limite máximo de 400 mil euros por projeto e uma taxa de comparticipação de 90% podendo ter apenas a natureza de fundo perdido até aos 200 mil euros ou apresentar uma
dimensão compósita entre fundo perdido e incentivo reembolsável, à taxa zero, em montantes superiores aos 200 mil euros”.

Já a segunda linha “dirige-se a entidades públicas e entidades privadas sem fins lucrativos com o limite máximo absoluto de 400 mil euros por projeto, a fundo perdido, com uma taxa de comparticipação de 90%”.

As candidaturas devem ser formalizadas junto do Turismo de Portugal.

Além do lançamento destas linhas, Nuno Fazenda participou ainda na assinatura de protocolo entre as Entidades Regionais de Turismo do Alentejo e do Algarve para uma campanha conjunta de promoção turística dedicada ao mercado interno e externo do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

“Depois de termos estado no terreno, no rescaldo do incêndio de agosto de 2023, a ouvir as empresas e as instituições, concretizamos agora duas linhas de apoio que respondem às necessidades dos empresários e do território. Estamos, assim, em proximidade, a concretizar e a apoiar a promoção turística de uma das mais belas regiões do nosso país”, considera o governante.

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Britânicos aumentam interesse em viajar para os próximos 12 meses

Depois de, em 2022, os britânicos terem mostrado um crescente interesse em viajar, dados da ABTA mostram que essa vontade é reforçada para os próximos 12 meses. Contudo, a análise também mostra que a Primavera ganha ao Verão nas intenções de viagens dos britânicos.

A ABTA – The Travel Association (Associação de Viagens e Operadores Turísticos do Reino Unido) divulgou uma análise referente às intenções de viagens dos britânicos para os próximos 12 meses.

Apesar da volatilidade do ambiente económico, os britânicos mantiveram-se resilientes no que toca as viagens, com 84% das pessoas a fazer férias nos últimos 12 meses, tirando, em média, 3,4 dias de férias por pessoa.

Segundo os dados, o número de britânicos a fazer férias no exterior passou de 45%, em 2022, para 52%, em 2023. Ao observar os padrões dos últimos 10 anos, o número de férias gozadas parece estar em linha com os níveis anteriores, embora ainda atrás dos números de 2019, revelam os dados da ABTA.

Assim, é possível registar um padrão semelhante com o número de férias no exterior (1,4 por pessoa em média), com pouco mais de dois terços (68%) das pessoas a tirarem férias domésticas quebrar, representando um aumento em relação ao ano passado, mas uma ligeira queda no número de férias no Reino Unido gozadas por pessoa. Ou seja, em vez das 2,4 férias por pessoa, em 202, no ano 2023 esse valor baixa para duas férias por pessoa, refletindo, dessa forma, o aumento das férias no Reino Unido tiradas durante a pandemia.

Os dados da ABTA mostram que foram os jovens (18-24 anos) e as famílias os viajantes mais prolíficos, indicando, também, um número crescente de viagens ao exterior, com um aumento particular entre os jovens e as famílias com crianças mais velhas.

60% dos jovens escolheram o estrangeiro para fazer férias nos últimos 12 meses (acima dos 56% do ano passado), e 58% das famílias jovens foram para o exterior (acima dos 56%), tal como fizeram 57% das famílias mais velhas (contra 50% em 2022).

Na realidade, os mais jovens (com idade entre 18 e 24 anos) também foram os que mais frequentemente passaram férias no exterior, tendo feito mais viagens que no ano anterior (até 2,7 viagens em média contra as 2,2 viagens de 2022).

Já as famílias, aquelas com filhos mais novos saíram de férias para o estrangeiro com mais frequência do que aquelas com crianças mais velhas. Assim, as famílias jovens fizeram, em média, 2,3 viagens, enquanto as famílias mais velhas fizeram, em média, 1,7 viagens nos últimos 12 meses.

Espanha foi, mais uma vez, o destino favorito dos viajantes do Reino Unido (33%), seguido por França (20%), Itália (16%) e EUA (15%), que trocam de lugar em relação ao ano passado, com o top 5 a ser completado pela Grécia (12%) que aparece com a mesma percentagem da Alemanha.

Portugal aparece em 7.º lugar, mantendo a posição do ano anterior, e com uma procura de 10% e à frente de destinos como a Turquia, Países Baixos e Chipre.

Nesta análise, a ABTA olhou, pela primeira vez, para os tipos de viagens mais populares realizadas por todos os viajantes e comparou-os com aqueles preferidos por pessoas que optaram por um pacote férias nos últimos 12 meses.

No geral, as city-breaks recuperaram o primeiro lugar aos destinos de praia como o tipo de viagem preferido dos britânicos, tendo crescido significativamente em popularidade nos últimos 12 meses.

Os viajantes que optaram por um pacote de férias nos últimos 12 meses foram quase o dobro dos que escolheram viagens com tudo incluído ou em cruzeiro, mostrando ainda os dados da ABTA que, no geral, as viagens para vários destinos e o aluguer de casas particular também estiveram em alta, quase duplicando em popularidade quando comparado ao ano passado.

Já a percentagem de pessoas que reservaram as viagens numa agência manteve-se relativamente estável nos últimos anos, com mais de um terço das pessoas (35%) a reservar férias no exterior com um profissional de viagens nos últimos 12 meses. Este número aumenta significativamente entre famílias com crianças mais velhas (45%), aquelas que fizeram um pacote de férias no último ano (49%), e aquelas que viajaram de férias com tudo incluído (50%) ou cruzeiro (50%).

Ao inquirir os britânicos por que reservaram junto de uma agência de viagem, a ABTA diz ver “um foco muito mais forte no valor (dinheiro) em comparação com o ano passado (aumento de 12 pontos percentuais), o que talvez reflita as pressões sobre as finanças das pessoas, mas também uma maior apreciação pela facilidade de reserva nesta forma, tempo economizado e acesso à ajuda e aconselhamento especializado “.

Próximos 12 meses são animadores
Analisando os próximos 12 meses, apesar da situação económica, os dados obtidos pela ABTA indicam que há mais de pessoas a planear viajar para o exterior (64%, acima dos 61% do ano anterior), bem como fazer uma pausa doméstica (58%, acima dos 57% ano passado).

Olhando para os planos entre diferentes faixas etárias, enquanto os viajantes com mais de 55 anos têm a mesma probabilidade de ir para o exterior como tirar férias no Reino Unido, uma proporção mais alta de jovens de 18 a 24 anos planeiam fazer férias no estrangeiro do que férias domésticas.

Embora no top 5 não se registem mudanças, continuando a liderança a pertencer a Espanha, Itália passa a ocupar a 2.ª posição, trocando com França, ficando EUA e Grécia nas posições seguintes.

Contudo, denota-se uma quebra nas percentagens indicadas pelos turistas britânicos, com todos os países desse top 5 a registar descidas (Espanha -4p.p.; Itália -1 p.p.; França – 5 p.p.; EUA -1 p.p.; Grécia mantém igual).

Portugal sobe uma posição (de 7.º para 6.º), mas perde um ponto percentual nas indicações de escolha dos turistas britânicos (passa de 10% para 9%). A grande descida dá-se com a Alemanha, que ultrapassada por Portugal, vê ainda cair 5 p.p.. A Turquia também mantém o mesmo lugar, mas cai 4 p.p..

As maiores surpresas dão-se com o aparecimento da Irlanda e Japão neste top 10. A Irlanda aparece no 9.º lugar, com 4% de procura, enquanto o Japão subiu 23 lugares, para ocupar o último lugar do top 10 com 4% nas intenções de procura por parte dos britânicos, justificando a ABTA esta realidade com o facto do país nipónico ter estado fechado até há pouco tempo.

Uma das maiores surpresas está no período escolhido pelos britânicos para realizaram as suas ferias e viagens. Pela primeira vez nesta pesquisa, a ABTA perguntou aos britânicos quando planeiam fazer as suas férias no próximo ano, com a conclusão a indicar uma tendência para viagens durante todo o ano com números semelhantes de pessoas que planeiam viajar para o exterior durante o Outono e a Primavera como no Verão.

De facto, 48% dos britânicos indicaram a Primavera como estação preferida, seguida pelo 46% do Verão e 45% do Outono, com o Inverno a captar somente 28% do interesse.

“Se as intenções das pessoas se tornarem realidade, então maio e junho serão os meses mais populares para férias no exterior no próximo ano, apenas um pouco à frente do pico tradicional meses de julho e agosto”, salienta a ABTA.

Dito isto, julho é extremamente popular entre jovens de 18 a 24 anos, com quase um terço (30%) a planear viajar no sétimo mês. Outubro é também um dos meses mais populares para viajar, refletindo, talvez, a oportunidade de apanhar um pouco de sol tardio durante férias escolares.

Quanto aos gastos, metade das pessoas afirma que não haverá alterações nas suas férias, pretendendo gastar o mesmo que no ano anterior. No entanto, o número que planeia gastar mais (28%) está à frente dos que querem gastar menos (21%).

A principal razão para gastar mais, é tirar mais férias, garantindo mais tempo no destino preferido para comemorações especiais, ou fazer a viagem da sua vida.

As atuais pressões económicas são claramente na mente de muitas pessoas. Cerca de 34% das pessoas dizem que gastarão mais porque o custo das férias está a aumentar, enquanto 48% das pessoas concordam que gastarão menos por causa do aumento do custo de vida, e 29% planeiam gastar menos devido ao aumento do pagamento de hipotecas ou alugueres.

Finalmente, as questões da sustentabilidade nas viagens são variadas – desde bem-estar animal aos direitos humanos, emissões de carbono para abordar a perda de biodiversidade. “O setor está a trabalhar para abordar essas questões essenciais, com a colaboração de toda a indústria, destinos e governos para poder para fazer progressos reais”, diz a ABTA.

Quando questionados sobre o que os preocupa sobre o impacto das suas férias, o bem-estar animal está novamente no topo, como tem acontecido desde que a ABTA colocou esta questão pela primeira vez aos consumidores em 2019. As seis principais respostas permanecem quase inalteradas: lixo com plásticos, preservação da cultura e património, conservação da natureza, impacto do overtourism, impacto das alterações climáticas, e a forma como as comunidades locais são impactadas.

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Governos africanos acreditam que África será “o próximo grande destino do turismo mundial”

Na abertura do 23.º Global Summit do World Travel & Tourism Council (WTTC), os presidentes do Ruanda e da Tanzânia e vice-presidente do Burundi deixaram a mensagem de que “África e turismo são inseparáveis” e que o continente será o “próximo grande destino do turismo mundial”.

Victor Jorge

África será o próximo grande destino do turismo mundial. Esta foi a conclusão retirada dos discursos dos presidentes e vice-presidente de três países africanos que abriram o 23.º Global Summit do World Travel & Tourism, a decorrer em Kigali, capital do Ruanda.

De acordo com os números avançados pelo WTTC no estudo que lançou sobre o mercado turístico em África, a economia do Continente deverá crescer para 168 mil milhões de dólares (cerca de 158 mil milhões de euros) nos próximos 10 anos, correspondendo a um crescimento de 6,5% anual na próxima década e criar mais de 18 milhões de novos empregos.

Segundo o relatório “Unlocking Opportunities for Travel & Tourism Growth in Africa” este crescimento do turismo em África depende de três políticas principais para obter uma contribuição de 350 mil milhões de dólares (cerca de 330 mil milhões de euros) para a economia global africana: infra-estruturas aeroportuárias, facilitação de vistos e marketing turístico.

Em 2019, África recebeu mais de 84 milhões de turistas internacionais, tendo proporcionado emprego e meios de subsistência a 25 milhões de pessoas, o que equivale a 5,6% de todos os empregos na região.

Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC, salientou que o setor do turismo e viagens em África testemunhou “uma extraordinária transformação. Em apenas duas décadas, o valor do setor mais do que duplicou, contribuindo significativamente para a economia do continente”.

Mas também referiu que “África precisa de processos de vistos simplificados, melhor conectividade aérea dentro do continente e campanhas de marketing para destacar a riqueza dos destinos neste continente”, referiu ainda Julia Simpson.

O presidente de Ruanda, Paul Kagame, frisou que “o turismo global já recuperou. Contudo, em África o custo das viagens para e dentro do país dificultam essa recuperação e constituem um desafio, penalizando o desenvolvimento de qualquer país no Continente”.

Samia Suluhu Hassan, presidente da Tanzânia

Já para o presidente da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan, “África e turismo são inseparáveis”. Com um peso de 17,2% no PIB do país, a governante admitiu que “o turismo será fundamental para reposicionar todo o Continente africano”.

Samia Suluhu Hassan apontou ainda que este desenvolvimento do turismo em África depende de três aspetos fundamentais: “branding e marketing estratégico, conservação da natureza e investigação e análise de dados”.

No que diz respeito ao branding e marketing, a presidente da Tanzânia referiu que “África terá de contar a sua história nas suas condições e não limitar-se ao que outros contam, além de ser necessário, igualmente, quebrar alguns preconceitos injustificados que ainda existem relativamente a África”.

Já relativamente à conservação da natureza, “pelo que herdamos, temos de ter a obrigação de deixar às gerações futuras”, referiu Samia Suluhu Hassan, destacando ainda que “a sustentabilidade ambiental é um ponto, mas não o único. Temos de apostar na sustentabilidade em diversos formatos: ambiental, social, económica, de modo a trazer uma melhor vida a todos”.

Finalmente, investigação e análise de dados são para a responsável do país algo que, “sem os quais não teremos capacidade de ir ao encontro dos objetivos a que nos propomos e fazer crescer o turismo em África”. Aqui Samia Suluhu Hassan salientou a colaboração que terá de existir entre os setores públicos e privados, deixando a seguinte mensagem: “não esperem para investir em África, porque podem perder grandes oportunidades”.

No final e indo ao encontro do que disse a presidente da Tanzânia, o vice-presidente do Burundi frisou que “não podem existir certezas individuais, mas sim certezas globais”.

Prosper Bazombanza, vice-presidente do Burundi

Todos sabemos que para o desenvolvimento do turismo em África, é fundamental termos infraestruturas para receber bem quem nos quer visitar, porque as pessoas e a amabilidade para bem receber já cá estão”, disse Prosper Bazombanza.

E concluiu: “uma coisa é certa, África está aberta ao investimento externo e internacional nos mais diversos campos. Por isso, aproveitem esta oportunidade”.

*O jornal Publituris está a acompanhar o Global Summit, em Kigali (Ruanda), a convite no World Travel & Tourism Council (WTTC)

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NCL abre vendas para o navio que chega em 2025

O Norwegian Aqua tem inauguração prevista para março de 2025 e vai ser o primeiro navio da nova classe da Norwegian Cruise Line (NCL), a Prima Plus.

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A Norwegian Cruise Line (NCL) já abriu as vendas para o Norwegian Aqua, novo navio da companhia de cruzeiros norte-americana e o primeiro da classe Prima Plus, que chega em março de 2025.

A NCL revela que os primeiros itinerários do Norwegian Aqua já se encontram disponíveis para venda, incluindo uma viagem transatlântica de sete noites entre Southampton, no Reino Unido, e Boston, nos EUA.

Além do transatlântico, a NCL também já colocou à venda itinerários de cinco e de sete noites pelas Bermudas, com partida de Nova Iorque e também de Miami, assim como pelas Caraíbas, à partida de Orlando, na Florida, e também de Miami.

O Norwegian Aqua é um navio inovador e disponibiliza mais 10% de capacidade que os anteriores navios da NCL, contando com 321 metros de comprimento, 156 mil toneladas e capacidade para 3.500 passageiros.

“O Norwegian Aqua é um verdadeiro testemunho da fusão do que representa o futuro da nossa marca como o primeiro navio da classe Prima Plus e do nosso compromisso de ultrapassar os limites nas experiências a que os nossos hóspedes dão prioridade”, afirma David J. Herrera, presidente da NCL.

O navio distingue-se também por contar com mais espaço exterior e oferecer novas experiências, a exemplo da Aqua Slidecoaster, a primeira montanha-russa aquática do mundo, que tem tobogãs duplos e dois percursos diferentes.

O navio conta ainda com o novo Glow Court, um complexo desportivo digital que vai oferecer atividades interativas durante o dia, enquanto, à noite, se transforma em discoteca.

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MSC Cruzeiros lança novo programa de inverno com partidas de Valência

O novo itinerário do MSC Orchestra pelo Mediterrâneo Ocidental, conta com partidas de Valência e substitui os itinerários do Mar Vermelho que foram cancelados devido ao conflito entre Israel e Gaza.

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A MSC Cruzeiros lançou um novo programa para o inverno, a bordo do navio MSC Orchestra, e que vai contar com partidas desde Valência, em Espanha, informou a companhia de cruzeiros, explicando, em comunicado, que este itinerário substitui os itinerários do Mar Vermelho que foram cancelados devido ao conflito entre Israel e Gaza.

Entre 16 de dezembro de 2023 a 19 de abril de 2024, o MSC Orchestra vai realizar itinerários de sete noites pelo Mediterrâneo Ocidental, cujas partidas decorrem de Valência e que vai contar com escalas em Cagliari, Sardenha; Civitavecchia para Roma, Livorno para Pisa e Florença, Itália; Marselha, França; e Palma de Mallorca antes de regressar a Valência.

“Este novo programa foi introduzido para substituir os itinerários do Mar Vermelho que tinham sido cancelados devido à proximidade de alguns dos portos de escala de Israel e às restrições em vigor em alguns países limítrofes”, explica a MSC Cruzeiros, num comunicado enviado à imprensa.

A companhia de cruzeiros sublinha que “a segurança dos seus passageiros e tripulação é sempre a sua maior prioridade” e garante que, durante uma situação em evolução, “continuará a monitorizá-la e a alterar os itinerários dos navios, se necessário”.

O novo itinerário está abrangido pela Promoção Mar de Inverno da MSC Cruzeiros, que dá aos passageiros a possibilidade de fazerem a sua reserva com bebidas e beneficiarem do pacote Easy a preço promocional.

Os detalhes do novo itinerário estão já publicados online e podem ser consultados aqui.

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Cabo Verde: Projeto turístico “Litlle Africa Maio” vai finalmente arrancar

O projeto turístico “Litlle Africa Maio”, que prevê construir dois mil quartos naquela ilha cabo-verdiana, vai arrancar no próximo mês de dezembro. A garantia foi dada pelo promotor do projeto, Henrique Banuellos.

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Os trabalhos da primeira fase da construção do empreendimento turístico na ilha de Maio (Cabo Verde), há muito aguardado, que englobar dois mil quartos, deverão arrancar no início do próximo mês de dezembro, afiançou o promotor do projeto, Henrique Banuellos, citado pela agência cabo-verdiana de notícias, Inforpress.

Henrique Banuellos adiantou que tudo está a postos por parte da empresa CV Imobiliária para o arranque dos trabalhos, faltando somente a aprovação por parte do governo e da Câmara Municipal do plano de estudo de impacto ambiental, que já foi elaborado e apresentado há algum tempo.

O promotor do “Little Africa Maio” defendeu, segundo a mesma fonte, que o projeto não foi reduzido para metade, assim como foi propalado recentemente, advogando que o mesmo está delineado para duas ou mais fases, dependendo da dinâmica que isto venha a seguir.

Quando o projeto foi apresentado, no início de 2021, falava-se num investimento no valor de 500 milhões de euros, que visava criar cerca de quatro mil empregos no setor do turismo, e a construção de um centro turístico, residencial, cultural e de negócios.

O complexo deveria contar com área de entretenimento, museus e salas de exposições, teatro, casino, lojas, centro de congressos/exibições e negócios, centro internacional de negócios, hospital, colégio internacional e habitações, além de aeroporto.

O investimento é assegurado pela Internacional Holding Cabo Verde (IHCV), um consórcio que integra vários investidores africanos, e visa acelerar o desenvolvimento e promoção turística da ilha do Maio.

O governo de Cabo Verde classificou o projeto como uma iniciativa de “interesse excecional” e de “enorme interesse nacional”, que vai dotar a ilha de “infraestruturas de primeiro nível, edificadas em conformidade com parâmetros ambientais e de sustentabilidade definidos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

 

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República Dominicana com aumento de 23% nos turistas recebidos até outubro

Segundo David Collado, ministro do Turismo da República Dominicana, os números apurados em outubro mostram que o objetivo de “atingir os 10 milhões de turistas está cada vez mais próximo”.

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A República Dominicana está no bom caminho para atingir a meta de 10 milhões de turistas estabelecida para 2023, uma vez que, até outubro, o país já recebeu 8,2 milhões de turistas, aumentos de 23% face a igual período de 2022 e de 33% em comparação com os mesmos meses de 2019.

Segundo David Collado, ministro do Turismo da República Dominicana, os números apurados em outubro mostram que o objetivo de “atingir os 10 milhões de turistas está cada vez mais próximo”.

“Com os números deste mês de 531.017 chegadas de turistas não residentes, por via aérea, e um ano que até à data teve 8.245.189 visitantes, o nosso objetivo de atingir os 10 milhões de turistas está cada vez mais próximo”, afirmou o governante, numa publicação na rede social X, antigo Twitter.

Em outubro, o país das Caraíbas recebeu 531.017 turistas não residentes por via aérea, 8% acima de 2022, aos quais se juntam ainda 88.187 cruzeiristas, o que totaliza 619.204 turistas contabilizados em outubro.

Para impulsionar o turismo nos meses que ainda restam de 2023, a República Dominicana lançou uma nova campanha de promoção turística, denominada “Change the Season” e que é dirigida aos EUA, o principal mercado emissor de turistas para o país.

Recorde-se que, no ano passado, a República Dominicana tinha recebido 8,5 milhões de turistas, 7,1 milhões dos quais chegaram ao país por via aérea, num resultado que foi um novo recorde para este destino das Caraíbas.

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Abreu online marca presença na WTM

A Abreu online vai estar representada na World Travel Market (WTM) que começa segunda-feira em Londres, em stand próprio localizado no novo espaço criado pela organização da feira: Accomodation & Wholesalers.

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A Abreu online volta a marcar presença na World Travel Market, evento que decorrerá entre 6 e 8 de novembro, no ExCel London.

A plataforma global de reservas B2B vai estar disponível no stand N10-507. A equipa dará a conhecer todas as novidades, apresentar as funcionalidades, bem como os destinos e o produto disponível, além de esclarecer qualquer dúvida sobre tecnologia, sistema ou tarifas.

O ExCel London recebe mais esta edição da World Travel Market, apresentando um espaço de exibição reformulado e onde a Abreu online passa a integrar, o Accomodation & Wholesalers, ocupando 35 metros quadrados de área.

O Managing Director da Abreu online, Diogo Julião, refere que, pela importância desta Feira, “voltamos sempre com o intuito de reforçar a estratégia e dar a conhecer o nosso produto a clientes e potenciais parceiros”.

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Turismo do Algarve mostra-se um pouco por todo o mundo durante este mês

Durante este mês de novembro, o Algarve vai acolher três importantes eventos de caráter profissional, cuja captação para a região contou com o apoio e o empenho do Turismo do Algarve: Global Incentive Summit, Portugal in Love, e (Annual Hays Retail Managers Conference).

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Entretanto, as ações que visam promover o turismo algarvio nos vários segmentos, não se ficam por aqui. Também este mês, e ao nível do turismo de negócios, a região vai estar presente em eventos estratégicos como o m&i VIP Connect Europe e a IBTM.

A ATA apoia ainda a famtrip Algarve Nature, que decorre até ao próximo dia 11 de novembro, para um conjunto de operadores turísticos do Canadá exclusivamente dedicados a este segmento.

Durante a sua estadia, os participantes terão a oportunidade de conhecer diversos locais na região que se assumem como referência para os amantes da natureza, entre os quais o Parque Natural da Ria Formosa, a serra de Monchique, a Via Algarviana, Sagres, o Parque Natural da Costa Vicentina e o sítio de paisagem protegida da Fonte da Benémola. O programa é diversificado e inclui a realização de caminhadas, passeios de barco e de bicicleta, para que a beleza das paisagens naturais da região possa ser contemplada de diferentes perspetivas. Os operadores serão ainda convidados a experienciar a autenticidade da oferta do destino, através da interação com a gastronomia, o artesanato e alguns produtores locais. Esta iniciativa conta com o apoio da companhia aérea Canadiana Air Transat na oferta dos voos dos participantes.

Por sua vez, 6 a 8 de novembro, o Turismo do Algarve estará presente em mais uma edição do World Travel Market, este ano com a maior representação nacional com 29 empresas associadas da ATA, neste que é um dos mais importantes eventos na agenda anual da indústria do turismo. A decorrer em Londres, esta feira reúne profissionais do setor de viagens de todo o mundo, contando com mais de 51 mil participantes.

Pretende-se, através desta presença, promover a oferta da região, apresentar novidades do destino e dar a conhecer novas formas de vivenciar o Algarve.

Na edição deste ano, entre os novos argumentos em destaque vão estar exemplos como o projeto Art Reef – a primeira exposição subaquática da costa portuguesa, organizada ao largo de Albufeira com base em peças do conceituado artista nacional Vhils; a edição do primeiro Guia Michelin para Portugal, cuja apresentação será feita numa gala comemorativa que irá acontecer no Algarve e onde estarão representados vários restaurantes que colocam a região entre os destinos gastronómicos de referência da Europa; ou ainda o mais recente prémio internacional que o Algarve conquistou, eleito pela décima vez (e quinto ano consecutivo) como ‘Melhor Destino de Praia da Europa’.

Além disso, de 8 a 11 de novembro o Algarve vai ser o destino anfitrião da Global Incentive Summit, uma iniciativa de referência para os profissionais ligados à organização de programas de incentivo nos mais diversos setores de atividade.

Realizando-se pela primeira vez em Portugal, a cimeira terá lugar no Carvoeiro e vai reunir um grupo exclusivo de especialistas em viagens de incentivos, juntamente com hosted buyers internacionais deste segmento.

O investimento na captação do Global Incentive Summit dará ao Turismo do Algarve a oportunidade de fazer um show case da oferta do destino, tendo como plateia um grupo de valiosos potenciais clientes e de reconhecidos líderes de opinião.

A Festuris – Festival de Turismo de Gramado (Porto Alegre), o maior evento da região sul do Brasil dedicado aos profissionais deste setor, vai igualmente contar com a participação do Algarve. Esta feira reúne um público composto por profissionais influentes das organizações mais relevantes do mercado brasileiro, como CEOs, diretores e colaboradores qualificados.

Juntamente com o Turismo de Portugal, a presença do Turismo do Algarve estará integrada no Espaço Luxury, uma área exclusivamente dedicada ao turismo de luxo, estando já confirmadas mais de 30 reuniões com buyers focados neste segmento.

O Turismo do Algarve apoiou a captação do Portugal in Love, fórum internacional exclusivamente dedicado ao segmento dos casamentos, que, pela primeira vez, vai realizar-se na região, de 13 a 15 de novembro.  Com este investimento a ATA espera aumentar o número de celebrações de casamentos internacionais no destino, assim como as luas-de-mel e outras comemorações familiares na região.

Na edição mais participada até ao momento, o Portugal in Love conta, este ano, conta 35 expositores e wedding planners de 13 mercados distintos (Emirados Árabes Unidos, Brasil, EUA, Reino Unido, Espanha, Líbano, França, Itália, Suíça, Suécia, Alemanha, Áustria e Portugal).

Marcando igualmente presença no evento, que irá decorrer em Albufeira, a equipa da ATA terá a oportunidade de reunir com cerca de 30 influentes wedding planners, nacionais e internacionais.

O maior agente de viagens independente do Reino Unido – Hays Travel – escolheu novamente o Algarve como palco para a realização da sua conferência anual, momento de reunião de todos os colaboradores do grupo.

Este evento conta com o apoio do Turismo do Algarve, sendo esperada a vinda de cerca de 650 participantes (entre colaboradores do grupo, parceiros, operadores de viagens e imprensa especializada), que terão a oportunidade de ficar a par dos mais recentes desenvolvimentos na indústria de viagens e de conhecer in loco tudo o que o destino tem para oferecer a quem o visita.

Já, de 17 a 20 deste mês, o Algarve fará uma ação de charme no Golfbreaks,. Foi o destino escolhido por um dos maiores operadores de golfe internacionais – a Golfbreaks – para o encerramento das festividades associadas ao 25º aniversário da empresa.

A celebração desta efeméride vai contar com o apoio do Turismo do Algarve na organização de um programa especificamente desenhado para receber cerca de 30 colaboradores de topo da empresa, onde os participantes terão a oportunidade de conhecer alguma da oferta mais exclusiva da região e de comprovar os motivos que fazem com que o Algarve seja reconhecido como um dos melhores destinos de golfe do mundo.

Refira-se que, de 19 a 23 de novembro, o Turismo do Algarve vai participar no evento m&i VIP Connect Europe, em Amã , que proporciona quatro dias de networking exclusivo com cerca de 100 buyers selecionados de empresas com elevado poder de investimento. A decisão de marcar presença nesta ação tem como objetivo reforçar a promoção do Algarve, junto de um público qualificado, como um destino atrativo e diferenciador para acolher eventos profissionais e viagens em contexto de trabalho.

Finalmente, o mês de novembro termina (28 a 30) com a presença algarvia na IBTM, em Barcelona, uma das mais importantes feiras da Meetings Industry. Estão previstos três dias de agenda cheia, preenchidos com várias reuniões com potenciais clientes finais e influenciadores de decisão.

Pretende-se com esta participação aumentar a visibilidade do destino neste segmento e a captação de eventos associativos e corporativos para o Algarve. Neste evento, marcam igualmente presença 11 associados da ATA.

 

 

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WTTC tem novo chairman

Dois anos e meio depois de assumir o cargo de chairman do World Travel & Tourism Council (WTTC), Arnold Donald dá lugar a Greg O’Hara.

Victor Jorge

Greg O’Hara é o senhor que se segue como chairman do World Travel & Tourism Council (WTTC), substituindo Arnold Donald, ex-presidente e CEO da Carnival Corporation, que ocupava o lugar desde a Primavera de 2021.

Fundador e Senior Managing Director da Certares Management LLC (“Certares”), O’Hara já pertencia à Comissão Exectuiva do WTTC desde 2019 e era vice-chairman desde 2021.

Antes da Certares, O’Hara desempenhou o cargo de Chief Investment Officer no JPMorgan Chase’s Special Investments Group. Além disso, é chairman da American Express Global Business Travel e pertence ao Conselho de Administração da TripAdvisor.

Numa mensagem final com chairman, Arnold Donald frisou que Greg O’Hara “trará uma vasta experiência e um profundo conhecimento do setor do turismo e viagens, e acredito que sob a sua liderança, o WTTC alcançará novos patamares num setor que está a crescer mais rapidamente do que a economia global.”

*O jornal Publituris está a acompanhar o Global Summit, em Kigali (Ruanda), a convite no World Travel & Tourism Council (WTTC)

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