Air France comemora 90 anos com coleção de vestidos que retratam história da companhia aérea
A Air France celebra, a 7 de outubro, 90 anos de história, aniversário que, segundo a companhia aérea francesa, vai ser assinalado com o lançamento de uma coleção de vestidos icónicos, que retratam a história da transportadora.
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A Air France celebra, a 7 de outubro, 90 anos de história, aniversário que, segundo a companhia aérea francesa, vai ser assinalado com o lançamento de uma coleção de vestidos icónicos, que pretendem retratar a história da transportadora.
“A Air France está a celebrar esta busca pela excelência e a ambição de permanecer na vanguarda das épocas e das tendências, mostrando a todos o seu savoir faire único. Através da criação de uma coleção de vestidos inéditos que retratam a sua lendária história, a Air France vai expor-se numa das montras das Galeries Lafayette em Paris de 28 de setembro a 10 de outubro de 2023”, lê-se num comunicado da Air France.
Composta por cinco vestidos, esta coleção, que foi desenhada por Xavier Ronze, responsável pelos ateliers de figurinos do ballet da Ópera de Paris, invoca os diferentes marcos da história da companhia aérea, como os aviões e a tecnologia; os uniformes e a moda; os cartazes icónicos que promoviam a vasta rede da companhia; a gastronomia e as artes de mesa e ainda o design e a arquitetura.
“Cada vestido é uma viagem através dos temas que permitiram à Air France oferecer continuamente o que há de melhor nas diferentes eras que testemunhou, e até mesmo abrir novos caminhos, muito à frente do seu tempo”, explica a companhia aérea.
Para criar esta coleção, Xavier Ronze partiu de peças icónicas que marcaram a história da companhia e de peças contemporâneas, que resultaram numa “ligação entre história e modernidade, uma interpretação forte que simboliza o melhor da Air France e o melhor que a França tem para oferecer nas suas áreas de exceção”.
A coleção que assinala o 90.º aniversário da Air France vai estar em exposição nas Galeries Lafayette, em Paris, entre 28 de setembro e 10 de outubro de 2023, numa mostra que vai inclui ainda alguns dos “melhores utensílios vintage da Air France e o melhor da oferta atual da companhia, para destacar os 90 anos de conforto a bordo, aviões míticos, uniformes de grandes estilistas, gastronomia e design a bordo”.
No interior das Galeries Lafayette, a Air France vai contar ainda com lojas pop-up com “uma gama de artigos criados ou reeditados especialmente para este aniversário” e que podem também ser adquiridos aqui.
“A Air France está a oferecer uma variedade de modelos produzidos em massa ou em edição limitada (premium) de aviões antigos e novos, bem como uma coleção de kits de conforto, postais, etiquetas de bagagem e notebooks com a assinatura dos 90 anos. A companhia também está a relançar artigos míticos, como a sua famosa bolsa de viagem vintage e posters icónicos”, adianta a companhia aérea.
No âmbito do 90.º aniversário, a Air France associou-se ainda a uma seleção de marcas francesas de luxo, como a Vanessa Bruno, Delsey, Bernardaud, Brun de Vian-Tiran e La parapluie de Cherbourg, para “continuar a promover o savoir faire francês”. Esta coleção está disponível em exclusivo nas Galeries Lafayette.
Pela primeira vez, a companhia aérea vai ainda oferecer aos visitantes a oportunidade de “adquirirem loiça original assinada pelo artista e pintor Jean Picart Le Doux e utilizada a bordo das suas cabines La Première e Business entre 1966 e os anos 2000”.
Segundo a companhia aérea, “o valor arrecadado com a venda destes artigos será doado à Fundação Air France, comprometida há 30 anos com associações e serviços de apoio a crianças em todo o mundo”.
Ao longo das comemorações do aniversário, a companhia aérea vai também promover desfiles de moda que retratam os 90 anos da transportadora e que vão decorrer, igualmente, nas Galeries Lafayette.
“Modelos vestidos com uniformes de pilotos, tripulantes de cabine, pessoal do aeroporto ou mecânicos desfilam num espaço dedicado do grande estabelecimento para reconstituir a lendária herança de uniformes da companhia, do passado ao presente. Desde os primeiros looks de “barman” até peças de alta costura assinadas por grandes estilistas como Christian Dior, Cristóbal Balenciaga ou Christian Lacroix, o desfile é uma viagem e uma imersão única aos estilos das diferentes épocas fundacionais da Air France”, refere ainda a transportadora.