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Transportes

Espanha recebe 53,5 milhões de passageiros internacionais até julho. Mercado português é o que mais cresce

Até julho deste ano passaram pelos aeroportos espanhóis perto de 53,5 milhões de passageiros internacionais. Portugal aparece em destaque no acumulado (janeiro-julho), com o maior crescimento entre os principais países, sendo que, no sétimo mês, só a subida da Polónia ultrapassa a nacional.

Victor Jorge
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Espanha recebe 53,5 milhões de passageiros internacionais até julho. Mercado português é o que mais cresce

Até julho deste ano passaram pelos aeroportos espanhóis perto de 53,5 milhões de passageiros internacionais. Portugal aparece em destaque no acumulado (janeiro-julho), com o maior crescimento entre os principais países, sendo que, no sétimo mês, só a subida da Polónia ultrapassa a nacional.

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Os aeroportos de Espanha receberam, nos primeiros sete meses do ano de 2023 (janeiro a julho), perto de 53,5 milhões de passageiros provenientes de outros aeroportos internacionais, revelou o Ministério da Indústria, Comércio e Turismo de Espanha através da Turespaña, correspondendo a uma subida de 21,6% face a igual período de 2022.

De acordo com os dados apresentados, Portugal é o mercado que mais cresceu neste período, indicando a Turespaña uma subida de 42,4% entre os principais mercados emissores de turistas para Espanha. Isto faz com que, nos primeiros sete meses de 2023, tenham saído de Portugal perto de 1,95 milhões de pessoas em direção a aeroportos espanhóis, atingindo Portugal uma quota de 3,6%.

O segundo país a registar o maior crescimento, de janeiro a julho, foi a Polónia, tendo subido 40,7% face a igual período de 2022, atingindo os 942 mil viajantes provenientes de aeroportos polacos uma representatividade de 1,8% dos passageiros internacionais entrados em Espanha via aérea.

Neste primeiros sete meses de 2023, o mercado que mais passageiros enviou para Espanha foi o Reino Unido, com 12,1 milhões, uma subida de 19,4% face a igual período de 2022, correspondendo a 22,8% do total. Seguem-se Alemanha e Itália, com 7,4 e 5 milhões de passageiros, respetivamente, correspondendo a subidas de 11,85 e 31% pela mesmo ordem.

Segundo os dados da Turespaña, 59,5% dos passageiros internacionais (31,8 milhões) chegaram a Espanha utilizando voos lowcost (+22,6% face a 2022), enquanto os voos tradicionais ou regulares transportaram 21,7 milhões de passageiros, uma subida de 20,2%, representando os restantes 40,5%.

Entre os aeroportos destinos, a liderança pertence a Madrid Barajas, com 12,4 milhões de passageiros internacionais, uma subida de 27,4% e com uma quota de 32,2% de todos os passageiros internacionais chegados a aeroportos espanhóis.

O segundo aeroporto espanhol mais utilizado por passageiros aéreos internacionais foi o de Barcelona, por onde passaram mais de 10 milhões de passageiros nestes primeiros sete meses de 2023, uma subida de 29,8% e uma quota de 19%.

Para fechar o pódio, Palma de Maiorca, com 6,4 milhões de passageiros (+8,6%) e 12% de quota ocupa o terceiro posto.

Já no mês de julho de 2023, os aeroportos de Espanha receberam 10,3 milhões de passageiros internacionais, uma subida de 11,5% face a igual período do ano passado, sendo que desses, 6,1 milhões chegaram via voos lowcost (59,5% de quota), numa subida de 12,4%, enquanto via voos tradicionais foram 4,2 milhões (40,5% de quota) e um crescimento de 10,3%.

Também aqui Portugal aparece em destaque, embora não lidere o ranking. Dos aeroportos nacionais viajaram até Espanha 340 mil passageiros, representando uma subida de 23,3% e uma quota de 3,3%. Portugal, nesta listagem, só fica atrás da subida da Polónia que cresceu 34,7% (quota de 1,8%), embora em número de passageiros o número não ultrapasse os 190 mil.

No sétimo mês de 2023, o país que mais passageiros enviou para Espanha foi o Reino Unido, com 2,5 milhões, um crescimento de 8,2% (quota de 24,1%), seguido da Alemanha, com 1,5 milhões (+6,6% e uma quota de 14,2%) e da Itália, com 962 mil (+18,8% e uma quota de 9,3%).

Também aqui, o Aeroporto Adolfo Suárez-Madrid-Barajas foi o mais utilizado, com mais de dois milhões de passageiros internacionais, uma subida de 12,2% face a julho de 2022 e uma quota de 19,4%.

Seguem-se Barcelona com 1,8 milhões de passageiros internacionais (subida de 13,7% e uma quota de 17,4%) e Palma de Maiorca, com 1,78 milhões de passageiros (crescimento de 6,2% e quota de 17,3%).

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Turismo do Centro apresentou sistema de monitorização para as rotas da região

O novo sistema de monitorização das Rotas Âncora do Centro de Portugal foi apresentado esta segunda-feira, 25 de setembro, e conta com “contadores de visitantes colocados em locais estratégicos de cinco grandes rotas turísticas”.

O Turismo Centro de Portugal apresentou esta segunda-feira, 25 de setembro, o sistema de monitorização para as principais rotas turísticas da região, que passa a incluir “contadores de visitantes colocados em locais estratégicos de cinco grandes rotas turísticas”.

O novo sistema de monitorização das Rotas Âncora do Centro de Portugal foi apresentado esta segunda-feira, 25 de setembro, numa conferência de imprensa na Aldeia do Poço, Condeixa-a-Nova, data em que se comemorou também o Dia Nacional da Sustentabilidade.

Segundo um comunicado do Turismo do Centro de Portugal, este novo sistema conta com “cinco contadores automáticos colocados em sítios estratégicos de cinco grandes rotas turísticas de Natureza e caminhos de peregrinação da região”, concretamente a Grande Rota do Vale do Côa, a Grande Rota do Zêzere, a Ecopista do Dão, o Eurovelo e a Rota Carmelita/Caminho de Santiago.

“Desta forma, passa a ser possível contabilizar os acessos por parte dos turistas que utilizam estes percursos, a pé e de bicicleta”, destaca o Turismo Centro de Portugal, explicando que os “dados recolhidos pelo sistema de monitorização serão integrados no Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal, contribuindo assim para a avaliação da sustentabilidade ambiental, social e económica da atividade turística”.

Um desses contadores foi instalado na Aldeia do Poço, uma vez que, explica o Turismo Centro de Portugal, “este pequeno lugar integra a Rota Carmelita, no sentido Norte-Sul, e o Caminho Português de Santiago, no sentido Sul-Norte”, tendo os participantes na apresentação tido a oportunidade de visitar o contador.

Além de Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal, a apresentação do novo sistema de monitorização contou com a participação de Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, e Sílvia Ribau, chefe do Núcleo de Estruturação, Planeamento e Promoção da Turismo Centro de Portugal, além dos representantes das empresas parceiras do projeto Pedro Pedrosa, da A2Z Consulting, empresa especializada em turismo outdoor ativo, e Nuno Lavrador, da UpNorth, especialista na monitorização de pedestres e ciclistas em espaços urbanos e áreas naturais.

Os contadores medem a direção do fluxo e transmitem os dados de forma ininterrupta e remota, existindo já, no território do Centro de Portugal, outros percursos com contadores de utilizadores já instalados, cujos dados serão também possíveis de ser integrados neste sistema de monitorização e avaliação.

Na sua intervenção, Raul Almeida lembrou que o turismo representou, no ano passado, 17,1% do PIB nacional, e afirmou que, pelos dados já disponíveis, este ano, o resultado da atividade turística “vai ser ainda maior”, num crescimento que “causa impactos nas populações e no meio ambiente”, que o Turismo Centro de Portugal pretende que sejam positivos.

“Garantir a sustentabilidade da atividade é um dos nossos desafios, pelo que temos de trabalhar na consciencialização de todos os players do setor”, salientou o responsável, garantindo que “os dados que vão resultar deste projeto vão ser muito importantes para o apoio das decisões”.

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Angola recebe Conferência Internacional da AASA

A 53.ª edição da Assembleia-geral da Airlines Association of Southern Africa (AASA) será realizada em Luanda (Angola), de 5 a 8 de outubro, reunindo várias delegações internacionais.

Angola é o país anfitrião da 53.ª edição da Assembleia-geral da Airlines Association of Southern Africa (AASA), um evento de referência no setor da aviação e que vai refletir sobre o desenvolvimento da aviação comercial em África.

Este certame, anual, que terá a TAAG – Linhas Aéreas de Angola como coorganizadora, realiza-se pela primeira vez em Angola, reunindo companhias aéreas, reguladores, fabricantes, provedores de serviços, investidores, representações diplomáticas e entidades governamentais.

Este evento é uma plataforma privilegiada de networking e de reforço de relações entre os players da indústria, proporcionando ao ecossistema da aviação angolana, e ao país, a oportunidade de promover as suas valências junto da comunidade internacional.

O dia 6 de outubro, em particular, está reservado para a realização do ciclo de conferências/debate que vai juntar mais de 200 delegados e decisores de topo da indústria da aviação, com várias temáticas em agenda, nomeadamente: ambiente concorrencial, conectividade, financiamento, supply chain, custos operacionais, aspetos regulatórios, crescimento e sustentabilidade das companhias aéreas africanas. A AASA é uma associação regional que agrega as companhias aéreas africanas baseadas a sul do Equador, atuando como representante junto do Comité da Aviação Civil da SADC (Southern Africa Development Community).

Atualmente, a AASA conta com 16 companhias aéreas como membros, nomeadamente: TAAG, Air Austral, Air Botswana, Airlink, Air Zimbabwe, Congo Airways, Eswatini Air, Federal Airlines, FlyCobra, FlySafair, LAM Mozambique Airlines, LIFT, Mango Airlines, Mozambique Express, Proflight Zambia e South African Airways.

Além das companhias aéreas, a AASA conta também com 35 membros associados de setores direta ou indiretamente ligados a aviação. A AASA tem participação regular e contribuições junto da ICAO (International Civil Aviation Organization) e IATA (International Air Transport Association) em torno das matérias relacionadas com a região da África Austral.

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Vila Galé assume gestão do Grande Hotel da Figueira em 2024

O grupo Vila Galé vai investir dois milhões de euros na renovação do Grande Hotel da Figueira, estando a abertura prevista para abril de 2024.

O grupo Vila Galé vai ter um hotel na Figueira da Foz a partir de abril de 2024, assumindo a gestão do emblemático Grande Hotel da Figueira, até agora integrado na Accor.

O grupo liderado por Jorge Rebelo de Almeida irá investir dois milhões de euros na renovação da unidade, incluindo os 102 quartos, bar, restaurante, lobby e receção.

Além disso, serão adicionados uma pizzaria Massa Fina, piscina exterior e lounge e uma área de spa com sauna, banho turco, duche Vichy, salas de massagens e ginásio.

Instalado na marginal e próximo da praia, trata-se de um ex-libris da cidade pela sua forte presença arquitetónica e estética pós-modernista dos anos 50, assinado pelo arquiteto Inácio Peres Fernandes.

Inaugurado em junho de 1953 como Grande Hotel da Figueira, está classificado como imóvel de interesse público desde 2002.

O Vila Galé Collection Figueira da Foz será um dos hotéis que a Vila Galé prevê abrir em 2024, ano em que inaugurará também o Vila Galé Isla Canela, um resort com tudo incluindo que marca a estreia do grupo em Espanha.

Atualmente com 41 hotéis – 31 em Portugal e dez no Brasil –, a Vila Galé anunciou recentemente também a sua entrada em Cuba, onde, já a partir de outubro próximo passará a gerir o Vila Galé Cayo Paredón, um resort com 638 quartos, em Cayo Paredón Grande.

De referir que este será o quinto projeto a entrar em funcionamento este ano, após a abertura de mais quatro hotéis em território nacional: o Vila Galé Collection Monte do Vilar, um agroturismo em Beja vocacionado para adultos; o Vila Galé Nep Kids, pensado para o público infantil onde os adultos só podem entrar se acompanhados por crianças; o Vila Galé Collection São Miguel, no centro de Ponta Delgada, Açores; e o Vila Galé Collection Tomar, unidade de charme na zona história da cidade.

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Fórum Consulting lança novo website e serviços

O Fórum Consulting, consultor turístico que une planeamento e operacionalização de estratégias no setor do Turismo, renovou o seu website e lançou novos serviços com foco no crescimento da marca.

O Fórum Consulting, consultor turístico que une planeamento e operacionalização de estratégias no setor do Turismo, renovou o seu website e lançou novos serviços com foco no crescimento da marca.

Num comunicado enviado à imprensa, António Marto, responsável do Fórum Consulting, explica que este consultor “foi criado para apoiar o desenvolvimento de planos estratégicos e de operacionalização” de entidades como Câmaras Municipais, Entidades Intermunicipais ou Comissões Vitivinícolas.

“Estas entidades procuravam estratégias adaptadas e soluções turísticas inovadoras”, explica o responsável, que considera que o know-how adquirido pela equipa do Fórum Consulting demonstrou que o consultor te “toda a capacidade necessária para embarcar neste novo desafio e apoiar as entidades que pretendem alcançar mais e melhores resultados”.

O Fórum Consulting oferece vários serviços em Implementação, Formação, Pesquisa, Investigação de estratégias, Produção de eventos, entre outros, contando, entre os projetos já realizados, a pesquisa, diagnóstico e promoção de “Viana Destino de Qualidade”, a criação e desenvolvimento da “Rota de Vinhos da Beira Interior” e, no campo do turismo literário, o envolvimento no projeto de dinamização turística da “Casa Museu Miguel Torga”.

O novo website do Fórum Consulting pode ser visitado aqui, apresentando todos os serviços disponibilizados pelo consultor turístico.

 

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Airbus tem novo CEO para o negócio de aviões comerciais

O novo cargo de CEO para o negócio de aviões comerciais passou a ser desempenhado por Christian Scherer, que vai reportar diretamente ao CEO do construtor aeronáutico europeu, Guillaume Faury.

A Airbus anunciou um novo CEO para o negócio de aviões comerciais, cargo que passou a ser desempenhado por Christian Scherer, que vai reportar diretamente ao CEO do construtor aeronáutico europeu, Guillaume Faury.

Num comunicado enviado à imprensa, a Airbus explica que, desde 2019, que as funções de liderança e do negócio de aviões comerciais estavam juntas, o que permitiu à empresa ter maior capacidade de decisão durante um período que foi marcado por “múltiplas crises e mudanças”.

Agora, a empresa decidiu separar ambas as funções e, segundo Guillaume Faury, CEO da Airbus, a nomeação de um CEO para o negócio dos aviões comerciais vai permitir à empresa “focar-se no sucesso de negócio de aeronaves comerciais”, libertando o CEO do construtor aeronáutico para liderar a empresa num “ambiente global complexo e em rápida evolução”.

“O Christian e eu temos trabalhado de mãos dadas nos últimos cinco anos e continuaremos a fazê-lo nesta nova configuração. Admiro a perspicácia empresarial de Christian e estou feliz em avançar com ele para cumprir as ambições da Airbus”, acrescenta o responsável.

Já Christian Scherer afirma que é “uma honra e uma emoção ser chamado para liderar” o negócio de aviões comerciais da Airbus, especialmente num “momento tão crítico” para a indústria aviação.

“Colocarei a minha paixão e a da equipa Airbus ao serviço dos nossos clientes para cumprir os nossos objetivos operacionais enquanto trabalhamos para consolidar o nosso sucesso, melhorar continuamente e preparar o futuro dos nossos produtos e serviços. Ao fazê-lo, trabalharemos em estreita colaboração com os nossos parceiros e fornecedores em todo o mundo no nosso roteiro comum para descarbonizar a aviação”, acrescenta o responsável.

A nova estrutura organizacional vai ser estabelecida nos próximos meses, com o objetivo de entrar em funcionamento em modo de projeto a partir de 1 de janeiro de 2024.

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TAP é a companhia aérea oficial do World Aviation Festival 2023

A TAP é a companhia aérea oficial do World Aviation Festival 2023, iniciativa que arranca esta terça-feira, 26 de setembro, na FIL, em Lisboa, e que vai reunir os líderes das companhias aéreas e dos aeroportos de todo o mundo.

A TAP é a companhia aérea oficial do World Aviation Festival 2023, iniciativa que arranca esta terça-feira, 26 de setembro, na FIL, em Lisboa, informou a companhia aérea de bandeira nacional.

“O World Aviation Festival é uma conferência e uma exposição para os líderes das companhias aéreas e dos aeroportos de todo o mundo e para os seus responsáveis pelo software, serviços, marketing e distribuição”, explica a TAP, num comunicado enviado à imprensa.

Na edição deste ano, que decorre até quinta-feira, 28 de setembro, o World Aviation Festival conta com doze conferências diferentes distribuídas por três dias, incluindo temas como a experiência do cliente, retalho, IT, inteligência artificial, sustentabilidade, marketing, tecnologia aeroportuária, pagamentos, fidelização, gestão de receitas, distribuição, entre outros.

 

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Algarve participa em 11 ações de promoção externa em outubro

No próximo mês de outubro, a ATA – Associação Turismo do Algarve vai participar em 11 ações de promoção externa, incluindo a participação em feiras e certames internacionais, workshops e apoio a presstrips.

A ATA – Associação Turismo do Algarve anunciou que, no próximo mês de outubro, vai participar em 11 ações de promoção externa, incluindo a participação em feiras e certames internacionais, assim como através do apoio a presstrips e da participação em workshops.

“Aproximando-se o final do verão, a criação de novas motivações para visitar o Algarve ganha uma importância acrescida. Tornar o Algarve um destino apelativo ao longo de todo o ano continua a ser um dos grandes objetivos do Turismo do Algarve. As ações da ATA previstas para o próximo mês são exemplo desse esforço que temos vindo a empreender na procura permanente de novas formas e oportunidades para atrair mais visitantes à região, sobretudo nos meses fora da época alta”, refere André Gomes, presidente do Turismo do Algarve.

Entre 10 e 13 de outubro, a ATA vai marcar presença na feira de turismo dedicada a profissionais TTG Travel Experience, em Rimini, Itália, numa participação que “tem como objetivos apresentar o Algarve, enquanto destino turístico, ao trade italiano e aumentar os conhecimentos destes profissionais sobre a oferta diferenciadora da região”.

Entre 12 a 16 de outubro, a ATA vai apoiar uma Influencers Trip dos mercados italiano e dos EUA, no âmbito de uma parceria de colaboração entre a ATA e dois influencers italianos –  @edoardochuck & @melissamarello – , que se dedicam à criação de conteúdos digitais na área do lifestyle e travel inspo.

Já de 15 a 17 de outubro, a ATA vai participar na Routes World – Route Development Forum, em Istambul, considerado o “maior evento global dedicado ao desenvolvimento de rotas aéreas” e que vai contar com a participação de companhias de aviação, aeroportos e profissionais deste setor de todo o mundo.

“Em conjunto com o aeroporto de Faro, a ATA tem agendadas reuniões com mais de 20 companhias aéreas, com o objetivo de desenvolver e/ou criar novas ligações para a região. A expectativa passa por conseguir estabelecer rotas para mercados ainda não devidamente servidos (nomeadamente EUA, Brasil e países nórdicos) e reforçar outras já existentes com mais frequências ou através de uma extensão a year round”, indica a ATA, em comunicado.

De 15 a 22 de outubro, a ATA vai apoiar uma visita da Estonian National Broadcasting Television, produtora televisiva que colabora com o canal televisivo nacional da Estónia Kanal 2 e que vai realizar “um filme promocional que irá mostrar a beleza, a gastronomia e as tradições da região”.

Entre 16 a 19 de outubro, a ATA vai ainda participar na International Golf Travel Market (IGTM), em Lisboa, e que é uma das principais feiras direcionadas à comunidade internacional de viagens de golfe que junta, todos os anos, mais de mil profissionais ligados a este setor.

De 22 a 24 de outubro, a ATA participa também na MCE South Europe, em Sevilha, Espanha, que consiste num “workshop anual direcionado ao segmento do Turismo de Negócios, onde se reúnem representantes de destinos da Europa do Sul e vários profissionais europeus ligados à organização de eventos associativos e corporativos internacionais”.

Entre 26 a 30 de outubro, a ATA vai apoiar também uma presstrip da autora do blog Lillies Diary, que é dedicado à área das viagens e do lifestyle no mercado alemão, e, entre 27 a 29 de outubro, participa, pela primeira vez, no workshop All About People, em Cascais, evento B2B dedicado ao Turismo de Negócios, com o objetivo de reunir com potenciais clientes deste segmento, como agências, empresas e associações sediadas no Reino Unido e em França.

No final do mês, entre 27 a 29 de outubro, a ATA vai apoiar ainda uma educational tour sobre o Algarve para a Travels with Evelyne, que vai contar com a participação de uma equipa composta por cinco Luxury Travel Advisors, com larga experiência profissional no mercado dos EUA.

Entre 29 de outubro a 2 de novembro, a ATA vai ainda marcar presença no evento de luxo Loop Leisure Autumn e que é considerado o “principal Luxury Travel Show dirigido aos mercados de língua alemã”,  concretamente Alemanha, Áustria e Suíça.

Nos últimos dias do mês, entre 30 de outubro e 2 de novembro, a ATA apoia ainda a presstrip  “Algarves diversity”, que consiste numa visita de imprensa do Reino Unido ao Algarve, que terá como objetivo dar a conhecer a diversidade da oferta do destino, com destaque para o turismo de luxo, a gastronomia e a natureza.

Segundo André Gomes, “o golfe, o turismo de luxo, os eventos profissionais e a captação de novas ligações aéreas ao Algarve são alguns dos eixos fundamentais” da estratégia do Algarve para se tornar num “destino apelativo ao longo de todo o ano”.

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Ribeira Grande lança roteiro turístico inspirado em série da Netflix em outubro

O objetivo é potenciar a economia local da vila piscatória através de um roteiro turístico que vai identificar os principais locais de filmagem da série da Netflix ‘Rabo de Peixe’.

A Câmara Municipal da Ribeira Grande, em São Miguel, Açores, vai lançar, em outubro, um roteiro turístico inspirado na série da Netflix ‘Rabo de Peixe’, avançou à Lusa o presidente da autarquia, Alexandre Gaudêncio.

“Estamos neste momento a carregar alguns conteúdos com alguma animação para que este roteiro não seja monótono, mas que seja um guia interativo. Posso adiantar que provavelmente até final do mês de outubro este roteiro turístico será apresentado”, revelou o autarca.

O objetivo é potenciar a economia local da vila piscatória através de um roteiro turístico que vai identificar os principais locais de filmagem da série ‘Rabo de Peixe’, que é inspirada num caso real, ocorrido em 2001, quando a região foi inundada pela cocaína que estava a ser transportada numa embarcação que naufragou ao largo de Rabo de Peixe, uma das freguesias da Ribeira Grande.

Segundo Alexandre Gaudêncio, a plataforma que vai suportar este roteiro turístico “já está a funcionar” e a ser submetida a alguns testes, prevendo-se que este roteiro possa estar disponível já no próximo mês de outubro.

O autarca da Ribeira Grande explica que, “atendendo ao sucesso que teve e ao impacto mediático, principalmente através da plataforma de ‘streaming’, a autarquia decidiu trabalhar num roteiro turístico para que o guia possa também ter impacto na economia local”.

Este roteiro vai contar com uma aplicação para telemóvel que o utilizador poderá usar para percorrer, a pé ou nas suas viaturas, os sítios onde foi rodada a série, incluindo zonas de restauração e lazer onde foram filmados os episódios e que ficam, “na sua maioria, no concelho da Ribeira Grande”.

“No nosso entender, e também devido ao facto de já se falar numa segunda temporada, julgamos que este roteiro será sempre um beneficio”, acrescenta o autarca, defendendo que os visitantes “vão ter a curiosidade” e irão visitar o concelho e os locais que estão identificados na rodagem da série.

Rabo de Peixe é a segunda série de ficção portuguesa produzida para a Netflix e foi realizada por Augusto Fraga e Patrícia Sequeira. Em junho, a Netflix anunciou que a série portuguesa iria ter uma segunda temporada.

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Turismo do Porto e Norte empenha-se em “Movimento para a Sustentabilidade”

Está em marcha o “Movimento para a Sustentabilidade”, que pretende sensibilizar e apoiar todos os agentes do setor do turismo da região Porto e Norte a empreender uma mudança de atitude nos domínios ambiental, social, cultural e económico.

O Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) está fortemente empenhado em ver o destino certificado como “Destino Sustentável”, admitindo que “o caminho da sustentabilidade é incontornável e um desígnio assumido por todo o setor, cada vez mais ciente de que esse é o trilho que vai garantir o futuro próspero da atividade turística”.

Luís Pedro Martins, o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, entende que “num futuro próximo os destinos que mais se destacarão serão aqueles socialmente responsáveis, que colocam no topo das prioridades da sua ação a preservação dos seus recursos naturais, a valorização da sua identidade patrimonial e que adotem comportamentos irrepreensíveis”. E é com especial agrado que sinaliza a filiação do Turismo do Porto e Norte na Global Sustainable Tourism Council (CGCT), entidade de referência mundial nesta matéria, e que apoiará a região rumo ao processo de certificação”.

Para atingir esse objetivo no turismo da região, foi criado o “Movimento para a Sustentabilidade”, que está a fazer um trabalho que qualifique e promova o setor privado do destino nos domínios ambiental, social, cultural e económico.

Luís Pedro Martins regista ainda “uma crescente preocupação dos agentes do setor em abraçar esta temática, diminuindo ao máximo a pegada turística e os seus impactos ambientais, económicos e sociais e reestruturando a sua oferta para ir ao encontro destas preocupações, que são cada vez mais levadas em conta pelos turistas para tomar a decisão quanto ao destino a visitar”.

Por isso, o presidente e toda a equipa do TPNP propõem-se fazer este trabalho, combatendo qualquer tentativa de green washing, porque “o pior que podemos fazer nesta temática é vender uma falsa promessa”. Por isso, diz Luís Pedro Martins, “o Movimento é também um momento de responsabilização, e um primeiro passo para uma verdadeira e séria Certificação”. Uma mudança de mindset em toda a cadeia de valor, que pode ser ainda visível em questões como “a transição energética, a agenda para a economia circular, a digitalização e a formação dos recursos humanos”.

De resto, esta alteração de comportamentos é já visível na forma como muitas empresas de turismo colocam no topo das suas prioridades as questões da sustentabilidade, nomeadamente na baixa densidade, sabendo-se o quanto é importante o setor para o desenvolvimento económico e social das regiões.

O “Movimento para a Sustentabilidade” é uma iniciativa alargada que envolve todos os parceiros ligados à fileira turística para que percorram um caminho sustentável estratégico, através do programa “Ser Turismo Sustentável”, que resultou de um aturado trabalho de auscultação de alguns players que, mesmo tendo a noção e vontade de se juntarem a este compromisso, tinham uma série de dificuldades em dar esse passo.

As empresas que queiram assumir este compromisso com o destino devem então demonstrar esse interesse através do micro-site https://sustentabilidade.onortelaemcima.pt/

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NEST dinamiza webinar “Como a inteligência artificial está a revolucionar a indústria de viagens?”

A NEST Centro de Inovação do Turismo vai dinamizar, esta quarta-feira, dia 27 de setembro, um webinar sobre a influência da IA na indústria das viagens.

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A forma como a Inteligência Artificial (IA) está a revolucionar todas as áreas de negócios, incluindo no setor do Turismo, é o mote de um webinar promovido pela NEST, no âmbito do Tourism4.0, esta quarta-feira, dia 27 de setembro, entre as 11 horas e o meio-dia, com a participação de João Freitas,  Director of Growth & Partnerships em Host Hotel Systems.

Inscrições e mais informações em: https://lnkd.in/emYWJ82t

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