Workshop de Turismo Religioso regressa a Fátima em fevereiro de 2024
Com a realização, este ano, da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa e Fátima, a ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima decidiu adiar a realização do XI Workshop Internacional de Turismo Religioso, que devia acontecer em outubro de 2023, mas que foi reagendado para fevereiro do próximo ano.

Inês de Matos
Ávoris e BCD Travel expandem parceria estratégica a Portugal
APAVT diz que quanto mais tardar o aeroporto mais difícil será esconder anemia da economia
O que Portugal precisa para avançar?
Portugal conquista 12 “Óscares” de turismo nos World Travel Awards
ANAV avalia como positiva proposta da nova diretiva de viagens combinadas
Associação Alojamento Local Porto e Norte apresentada publicamente
Verão 2024: Soltour lança operação para Djerba à saída do Porto
Aeroporto de Hamburgo junta-se à rede “”Hydrogen Hub at Airport”
Qualificação e formação são cruciais para o futuro do turismo, destacou Nuno Fazenda
A4E pede “equilíbrio” na revisão da Diretiva sobre Viagens Organizadas e teme impacto negativo no turismo europeu
Habitualmente organizado a cada ano, o Workshop Internacional de Turismo Religioso (WITR), que decorre em Fátima e conta com uma vertente dedicada à herança judaica na Guarda, não vai ter lugar este ano, passando para os dias 22 e 23 de fevereiro de 2024, confirmou ao Publituris Purificação Reis, presidente da ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima, que anualmente organiza os eventos.
Ao Publituris, a responsável explica que a decisão de não realizar a iniciativa este ano se ficou a dever a “diversos fatores”, com destaque, desde logo, para a realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que vai passar por Lisboa e Fátima, entre 1 e 6 de agosto. “A realização, em agosto de 2023, da Jornada Mundial da Juventude e a vinda do Papa Francisco a Fátima, absorvem as atenções dos empresários do setor e também dos operadores turísticos, que ficam mais envolvidos na operação turística e com menos disponibilidade para participação em ações de promoção e venda”, explica a responsável.
Por outro lado, acrescenta Purificação Reis, a JMJ vai motivar uma forte “divulgação e promoção”, nomeadamente por parte dos media nacionais e estrangeiros que vão marcar presença no evento, da qual Fátima também vai tirar partido, pelo que não se justificava a realização deste Workshop num ano em que os olhos já vão estar postos na oferta de turismo religioso nacional.
Adiamento para coincidir com congresso
Mas há mais motivos que explicam o adiamento do XI Workshop Internacional de Turismo Religioso para fevereiro de 2024. De acordo com a responsável, a passagem da iniciativa para o segundo mês do próximo ano permite também o regresso ao “calendário pré-pandemia, no qual o WITR se realizava na semana imediatamente anterior à BTL, permitindo otimizar as viagens dos operadores que, assim, podem ainda participar na BTL”. Desta forma, explica a presidente da ACISO, “todos os Hosted Buyers presentes no WITR, terão oportunidade, caso assim o desejem, de participar na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL)”.
Por outro lado, o adiamento do evento para fevereiro de 2024 permite que o WITR venha a coincidir com o Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, que a ACISO, o Município de Ourém e a Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal estão apostados em captar para Fátima no próximo ano. “O adiamento do XI Workshop Internacional de Turismo Religioso veio permitir a realização conjunta dos dois eventos, aumentando a duração e o impacto dos mesmos”, sublinha também Purificação Reis, sem adiantar, por enquanto, mais pormenores sobre os planos para a realização simultânea dos eventos.
Depois, acrescentou ainda a responsável, houve também outras questões que pesaram na decisão de adiar a iniciativa, a exemplo da “dificuldade de acesso a financiamento”, uma vez que, explica ainda a responsável da ACISO, este é “um ano de mudança de quadro comunitário de apoio”, pelo que também estes argumentos “pesaram para este adiamento”.
Certo é que, em 2024, o XI Workshop Internacional de Turismo Religioso vai estar de regresso a Fátima e à Guarda, estando o site do evento já online com a nova data, mas sem mais informações sobre o programa previsto.
Curiosidades
JMJ – A realização, em Lisboa e Fátima, da Jornada Mundial da Juventude, entre 1 e 6 de agosto, foi um dos motivos que levaram ao adiamento do XI Workshop Internacional de Turismo Religioso.
Congresso – Outro dos motivos apontados para o adiamento da iniciativa é a realização, em simultâneo, do Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, que a ACISO, o Município de Ourém e a ARPT do Centro de Portugal estão apostados em captar para Fátima.
Financiamento – Este ano, o quadro comunitário de apoio mudou, pelo que este também é um dos motivos que levaram ao adiamento do Workshop Internacional de Turismo Religioso.