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Bali vai cobrar 9€ de taxa turística aos turistas estrangeiros a partir de 2024

A taxa turística vai ser cobrada de uma única vez, estimando-se que venha a gerar cerca de 18 milhões de euros por ano, verba que vai reverter para a construção de infraestruturas e para a preservação da cultura local.

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Bali vai cobrar 9€ de taxa turística aos turistas estrangeiros a partir de 2024

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A ilha indonésia de Bali vai passar a cobrar, a partir do próximo ano, uma taxa turística de 150 mil rúpias (9 euros) aos visitantes estrangeiros, devendo a verba arrecadada com esta taxa reverter para a construção de infraestruturas e para a preservação da cultura local, avança a imprensa internacional.

O jornal espanhol Hosteltur avança que o Conselho de Turismo de Bali (BTB) solicitou ao governo regional que aprove imediatamente os regulamentos relativos a esta taxa turística, com o objetivo de começar a cobrá-la em janeiro de 2024.

Segundo Wayan Koster, governador de Bali, a taxa turística vai ser cobrada de uma única vez, estimando-se que venha a gerar cerca de 18 milhões de euros por ano, uma vez que, no ano passado, Bali recebeu mais de dois milhões de turistas estrangeiros.

A taxa deverá começar a ser cobrada no início do próximo ano, nos principais pontos de entrada de estrangeiros na ilha, a exemplo do Aeroporto Internacional Ngurah Rai.

Segundo Ida Bagus Agung Partha Adnyana, presidente do BTB, a verba arrecadada com a nova taxa deverá ser administrada por um órgão oficial que vai atuar de forma “transparente e responsável”.

Recorde-se que há alguns meses as autoridades de Bali chegaram a propor a limitação da entrada de turistas estrangeiros na ilha, através de um sistema de quotas, que previa o registo antecipado dos turistas.

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Tenerife acolhe Assembleia Geral de outono da ETC

Tenerife (Canárias) acolhe esta quarta e quinta-feira a European Travel Commission (ETC), que celebra na ilha a sua 106ª Assembleia Geral e o seu 110º Conselho de Administração, bem como o 75º aniversário da sua criação em 1948.

Durante dois dias, as autoridades das organizações nacionais de turismo europeias e representantes de empresas europeias relevantes associadas à organização irão debater a necessidade de promover a sustentabilidade desta indústria, o compromisso europeu com os destinos de longo curso, a inteligência turística aplicada à promoção, a intercâmbio de melhores práticas e relações institucionais entre destinos e o setor turístico internacional, entre outros temas.

Especialmente relevantes no âmbito desta assembleia serão dois painéis, um dedicado à liderança do turismo no futuro – com a presença de altas autoridades da Comissão Europeia, OMT, WTTC, ETOA e ETC – e outro centrado no domínio da sustentabilidade.

O encontro de Tenerife, que coincide com a presidência espanhola da União Europeia (UE), reunirá 33 países europeus e cerca de 100 personalidades do setor turístico do continente, bem como importantes empresas membros associados, incluindo MMGY Global, CrowdRiff, Google e Sojern.

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Consolidador.com encerra o ano com o “Bright Night” para agentes de viagens

O Consolidador.com promove um jantar especial para agentes de viagens – o “Bright Night”, que terá lugar no próximo dia 6 de dezembro, a partir das 19 horas na Ordem dos Médicos, em Lisboa.

O “Bright Night by Consolidador.com” será realizado no dia 6 de dezembro, das 19h às 23h30, na Ordem dos Médicos, em Lisboa. Este evento reunirá agentes de viagens de todo o país e contará com apresença das seguintes companhias aéreas: Air Europa, Air France KLM, Air Transat, Emirates, EuroAirlines, Latam, Royal Air Maroc e TAP Portugal.

Este será o último grande evento do ano e é exclusivo para clientes do Consolidador.com. A noite promete uma experiência única de confraternização entre agentes de viagens, companhias aéreas e profissionais do setor de viagens.

A diretora geral do Consolidador.com, Anabela Almeida, destacou que “o evento é uma oportunidade especial para celebrar, agradecer e partilhar momentos únicos com todos aqueles que fizeram parte desta jornada incrível ao longo do ano”.

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Campanha Blue Weeks da TUI Portugal com descontos exclusivos

Com o mote ‘Há um destino para todos’, o operador turístico TUI Portugal propõe ofertas e descontos exclusivos, com destinos e preços para todos os estilos de viajantes.

A TUI Portugal está de volta com a oferta Blue Weeks, que inclui condições especiais para agentes de viagens e descontos até 55% para o cliente final.

Com início esta segunda-feira, serão duas semanas de campanha, que inclui uma seleção de produtos TUI – tanto dinâmico como regular – disponíveis para reserva nas agências de viagens parceiras até 3 de dezembro.

As mais recentes novidades do operador, como o Brasil, México e os EUA, também estarão incluídos na campanha Blue Weeks, assim como os best sellers Maldivas, Maurícia, Zanzibar e Seychelles, com preços especiais e descontos exclusivos.

Com ‘destinos para todos’, a TUI sugere uma seleção de destinos propostos por patamares de preço, com ofertas a partir de 150€ por pessoa, que reforçam o portefólio de ofertas do operador no mercado português. Com sugestões para férias até 500€, por exemplo, estão incluídos destinos como Cabo Verde, Marrocos, Croácia, Paris, Mercados de Natal na Europa e outros para consulta em pt.tui.com. Os restantes patamares incluem ofertas até 1.000€, 2.000€, 3.000€ e acima de 3.000€.

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Ryanair volta a pedir proteção dos sobrevoos durante greve de controladores aéreos franceses

A Ryanair lembra que, desde o início do ano, os controladores aéreos fizeram 65 dias de greves, mais de 13 do que em 2022, o que levou “as companhias aéreas a cancelar milhares de voos”, mesmo que essas ligações aéreas não tivessem como destino o país afetado pela greve.

A Ryanair voltou este domingo, 19 de novembro, a apelar à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para que tome medidas de proteção dos sobrevoos durante uma nova greve dos controladores aéreos franceses, que decorre esta segunda-feira, 20 de novembro.

Num comunicado enviado à imprensa, a Ryanair lembra que, desde o início do ano, os controladores aéreos fizeram 65 dias de greves, mais de 13 do que em 2022, o que levou “as companhias aéreas a cancelar milhares de voos”.

“Isto é injusto. A França (e todos os outros estados da União Europeia) devem proteger os sobrevoos durante greves ATC [Air Traffic Controllers] , como fazem em Espanha, Itália e Grécia, e cancelar voos de/para o Estado afetado”, defende a Ryanair.

Recorde-se que há vários meses que a Ryanair vem a pedir à Comissão Europeia para que tome medidas que permitam a realização de sobrevoos durante as greves dos controladores aéreos, tal como acontece em alguns países, em que estes voos são controlados pelo Eurocontrol.

Em França, denuncia a Ryanair, a prioridade vai para os serviços mínimos e voos domésticos, os que leva ao cancelamento dos voos que atravessam o espaço aéreo do país, sempre que existem greves dos controladores aéreos e mesmo que estas ligações aéreas não tenham território francês como destino.

Por isso, a Ryanair vem apelar “à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para que tome medidas urgentes para proteger os sobrevoos e a liberdade de circulação dos cidadãos da UE durante greves ATC”, ao mesmo tempo que apela aos passageiros para que assinem a petição “Proteger Passageiros: Manter Petição EU Skies Open”, que conta já com mais de dois milhões de assinaturas.

“É totalmente inaceitável que este ano tenham ocorrido 65 dias de greves dos ATC (13 vezes mais do que em todo o ano de 2022), que causaram o cancelamento de milhares de voos num curto espaço de tempo, perturbando injustamente os planos de viagem dos passageiros da UE”, denuncia um porta-voz da companhia aérea.

Até à data, acrescenta o responsável da Ryanair, Ursula von der Leyen “não tomou qualquer medida nesse sentido”, apesar de milhares de passageiros europeus voltarem a ser afetados esta segunda-feira, 20 de novembro, pela nova greve dos controladores aéreos franceses, mesmo que os seus voos não tenham França como destino.

“Os passageiros da UE estão fartos de sofrer cancelamentos desnecessários de sobrevoos durante greves de ATC”, refere ainda o porta-voz da Ryanair, considerando que os mais de dois milhões de assinaturas que a petição lançada pela companhia aérea já contabiliza são a prova de que os passageiros estão fartos desta política.

“Não há desculpa para os passageiros da UE que não voam de/para o Estado-Membro afetado suportarem o fardo das greves do ATC que não lhes estão completamente relacionadas e Ursula von der Leyen deve pôr imediatamente termo a isto”, conclui o porta-voz da Ryanair.

 

 

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GEA faz balanço positivo das suas ações de formação certificada

O Grupo GEA faz um balanço positivo da sua ação de formação certificada, e diz que registou uma adesão massiva por parte das agências de viagens suas associadas, “tornando-se uma iniciativa de sucesso”.

O plano de formação apresentado pela Academia GEA, uma novidade que o grupo lançou em setembro, consiste num programa curricular extensivo de formação, adaptado aos resultados e à realidade das agências de viagens da rede.

A GEA Portugal sublinha, em nota de imprensa, que as agências de viagens suas associadas inscreveram-se e participaram, de forma ativa, nas sessões de formação planeadas, esgotando, em praticamente todos os conteúdos programáticos, as vagas existentes para cada sessão.

As formações abordaram os mais diversos assuntos, desde grandes viagens, cruzeiros, viagens de grupo, procedimentos TravelGEA, ao Marketing Digital.

Durante o mês de outubro e novembro, a Academia GEA realizou mais de onze sessões de formação certificada pela DGERT, ultrapassando os 250 formandos.

Para Pedro Gordon, CEO da GEA Portugal, “a formação sempre foi um dos eixos prioritários da sua estratégia corporativa da GEA e ficamos muito satisfeitos que o plano programático que apresentámos responde às expectativas das nossas agências associadas e resulta nesta participação massiva que acabam por esgotar as inscrições rapidamente”.

O responsável assegura que “continuaremos a criar valor e dotar as agências GEA de ferramentas e conteúdos formativos que lhes permitam estarem aptas para enfrentar as exigências e desafios do nosso sector de atividade.”

Brevemente a GEA Portugal irá anunciar o plano de formação para o primeiro trimestre de 2024, exclusivo aos associados do agrupamento, respondendo com mais vagas para os cursos que esgotaram neste período formativo bem como novos conteúdos programáticos.

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João Matias destacou “pioneirismo e inovação” como valores transversais à história da Go4Travel

Na sessão de abertura do Summit Go4Travel 2023, que juntou este fim de semana cerca de 230 profissionais e parceiros na região Oeste, João Matias, presidente do Conselho de Administração do agrupamento de viagens, assegurou que “estamos prontos para o amanhã, mas mantemos presentes os valores que têm acompanhado desde sempre este grupo: a união e a valorização do nosso capital maior que são as pessoas.

João Matias, presidente do Conselho de Administração da Go4Travel evidenciou, este sábado, na abertura da convenção anual do agrupamento de viagens, que teve como base Torres Vedras, mas que percorreu algumas zonas da região do Oeste, as 44 agências de viagens que compõem o grupo, referindo que “a paixão, a competência e o esforço contínuo destes que são os melhores profissionais do setor das agências de viagens em Portugal formam os pilares que sustentam a nossa posição de liderança no mercado”.

Na sua breve intervenção, João Matias não esquecer também “a colaboração estreita com os nossos parceiros de negócio que nos permite oferecer aos nossos acionistas as melhores soluções que entregam aos nossos clientes”.

O executivo lembrou que, desde 2017 as convenções deste agrupamento de viagens têm sido plataformas para discussão, colaboração e networking entre as agências Go4Travel, os seus parceiros e vários stakeholders da indústria. “Ao longo das quatro edições passadas temos fomentado a ligação entre pessoas e empresas, partilhado conhecimentos e fortalecido os laços que unem o nosso grupo”, disse.

“Depois da Go4Travel ter feito um refrech da marca este ano, temos no centro da nossa identidade uma palavra pequena, mas de enorme significado, que deu o mote para a convenção do ano passado e que resume o espírito do nosso grupo – Together”, realçou João Matias.

E quando se fala em together, defendeu o presidente do Conselho de Administração da Go4Travel “juntos construímos uma posição de vanguarda na era digital com disponibilização de soluções tecnológicas de apoio às nossas agências de viagens, o 4Book é cada vez mais uma plataforma imprescindível no dia-a-dia das operações dos nossos acionistas, assegurando eficiência na prestação de serviço e disponibilizando uma oferta competitiva sem paralelo no mercado”, indicando que, este ano, novamente, “batemos o recorde de vendas dos anos anteriores com esta plataforma”.

João Matias apontou que “a tecnologia tem sido e continuará a ser um aliado crucial para gerar valor acrescentado e para assegurar que os serviços das agências Go4Travel estão alinhados com as necessidades e espectativas dos clientes, em constante evolução num tempo em que todos sabemos, de grande mudança”.

Mas também “juntos estabelecemos parcerias com os maiores e melhores players a nível global que nos permite garantir diariamente a melhor gestão de oferta no mercado nacional de agências de viagens, e juntos edificámos um corpo de acionistas notável, empresas que são sinónimo de confiança e segurança para qualquer viajante português ou estrangeiro”, evidenciou.

Prestes a assinalar os 16 anos de existência, é fundamental, para João Matias, “celebrar dois valores que me parecem transversais à história do Go4Travel: pioneirismo e inovação”, acrescentando que “à medida que olhamos para o futuro tenho a profunda convicção que a Go4Travel continuará a crescer de forma sustentada e a consolidar a liderança que assumimos no contexto nacional”.

E encerrou a sua intervenção sublinhando que “estamos prontos para o amanhã, mas mantemos presentes os valores que têm acompanhado desde sempre este grupo, a união e a valorização do nosso capital maior que são as pessoas”.

A sessão de abertura também contou com a presença do presidente da APAVT – Associação Portuguesa das Agência de Viagens e Turismo, Pedro Costa Ferreira, e do presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste, Pedro Folgado, que deixaram mensagens de otimismo sobre o desenvolvimento turístico do país e da região.

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Go4Travel homenageia Pedro Costa Ferreira

O presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, foi homenageado pela Go4Travel, durante a sua convenção anual que decorreu este fim de semana na região do Oeste, pelo seu papel no diálogo entre os vários agentes do turismo nacional e da defesa contínua dos interesses dos agentes de viagens, com especial relevância durante o período da pandemia.

Na homenagem, o presidente do Conselho de Administração, João Matias destacou que “nas nossas convenções tentamos estabelecer laços entre empresas e pessoas, mas também celebrar os profissionais que todos os dias fazem avançar o nosso setor”, assim, este ano, o agrupamento de viagens homenageou Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, “que tem desempenhado um papel fundamental no nosso coletivo”.

João Matias justificou, em cinco pontos, os fundamentos desta homenagem, que passam pelo compromisso de Pedro Costa Ferreira “com o desenvolvimento da mais antiga e representativa associação do turismo nacional, que lidera desde 2012, com profundo sentido de responsabilidade e paixão pela indústria do turismo e das viagens”, mas também pela liderança, pois “é nos momentos mais desafiantes e mais difíceis que os líderes mostram o caminho”.

O presidente do Conselho de Administração da Go4Travel recordou que “durante a pandemia, período de incertezas e dificuldades muito grandes que todos nós sentimos e que nunca tínhamos vivido antes, o presidente da APAVT assumiu o papel de liderança inestimável juntando a indústria e os mais diversos agentes económicos e políticos à mesa, fazendo uma defesa incansável dos agentes de viagens e do setor do turismo como um todo”.

Esta homenagem tem haver também, segundo João Matias, com “empenho de Pedro Costa Ferreira na defesa dos interesses das agências de viagens e na afirmação do valor económico da nossa profissão”, bem como com orgulho, sendo que “a iniciativa do Dia Nacional do Agente de Viagens, que esperamos comemorar em breve, é apenas um exemplo disso”.

Finalmente, referiu-se à inspiração, reconhecendo que, ao longo dos mandatos de Costa Ferreira “o setor do turismo e das viagens floresceu e cresceu significativamente. Não temos dúvidas que a sua liderança, visão e compromisso foram uma peça importante para o desenvolvimento turístico e para o crescimento económico do país”, defendeu João Matias.

Por sua vez, Pedro Costa Ferreira, agradeceu a homenagem que dedicou a todos os agentes de viagens em Portugal e realçou o papel da Go4Travel na história recente deste setor, uma história com o qual ele próprio cresceu, enquanto profissional das viagens e, nos últimos anos, como empresário.

 

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Go4Travel e Grupo Ávoris estabelecem alicerces para uma parceria estratégica

A Go4Travel e o Grupo Ávoris rubricaram, este domingo, um acordo de intenções para uma parceria estratégica, que pretende estabelecer os alicerces para uma parceria mutuamente benéfica, designadamente a nível do acesso ao produto de ambos os grupos, da criação de condições de competitividade mais robustas e da colaboração na área dos sistemas de informação.

O acordo assinado no âmbito do Summit Go4Travel que teve lugar, este fim de semana, na região Oeste, e que reuniu cerca de 230 participantes para encontros de negócio, atividades de grupo, entretenimento e experiências de imersão na cultura e gastronomia regionais, é segundo Vasco Pinheiro, CEO da Go4Travel, uma nova oportunidade que abre caminho para o fortalecimento do agrupamento como um todo, convidando todos os acionistas a participarem neste processo.

Vasco Pinheiro realçou o facto de o grupo Ávoris ter demonstrado interesse em estabelecer os alicerces de uma parceria estratégica com a Go4Travel, e reconheceu a “reputação notável e o sucesso global” do grupo espanhol, que “se assumiu como um player incontornável da indústria das viagens”. Atualmente a Ávoris transporta quase 10 milhões de passageiros por ano, conta com uma equipa de 5.800 profissionais, 1.600 balcões de venda e um volume de faturação anual de 3.200 milhões de euros.

O CEO do agrupamento de viagens referiu ainda que este acordo, rubricado por João Matias, presidente do Conselho de Administração da Go4Travel, e por Endika Ormaeche, diretor geral de Associados e Projetos Estratégicos de Distribuição da Ávoris, abre portas para o crescimento do agrupamento de viagens em várias frentes. “Em primeiro lugar porque nos coloca numa boa posição para o caminho da internacionalização, com grande potencial de reforçar a nossa oferta de valor para as agências da Go4Travel. Ao mesmo tempo, poderá fortalecer a nossa ferramenta de reservas, a 4Book, permitindo oferecer aos nossos acionistas uma gama de produtos ainda mais ampla e competitiva”.

O executivo destacou, por outro lado, que o acordo agora rubricado será “um caminho para criar energias de acesso ao produto de ambos os grupos, promovendo condições excecionalmente competitivas e assegurando opções vantajosas, diferenciadas e com maior valor acrescentado”.

Com este acordo, acrescentou que “queremos lançar a primeira pedra de uma colaboração na área de sistemas de informação”, apontando que “ambas as empresas possuem estruturas robustas, sistemas de informação altamente desenvolvidos e otimizados”, por isso, “acreditamos que, ao unirmos forças seremos capazes de criar sinergias e de otimizar a eficiência dos nossos processos internos, para benefício da operação comercial e da experiência dos nossos clientes, criando assim mais valor”.

Ao longo deste Summit falou-se sempre da nova referência de imagem da Go4Travel – “Together”, como o ADN do agrupamento. Neste sentido, Vasco Pinheiro considerou que “estamos convictos de que este é o primeiro passo, e poderá abrir um novo capítulo na nossa história, com potencial para crescer e gerar novas oportunidades”.

O CEO da Go4Travel salientou que “identificámos pontos de convergência, e vamos continuar a trabalhar para desenvolver as oportunidades que existem e lançadas por este acordo”.

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Receitas turísticas sobem 16,7% e voltam a atingir novo máximo em setembro

Em setembro, as receitas turísticas somaram 2.789,01 milhões de euros e cresceram 399,32 milhões de euros em comparação com setembro de 2022 e 762,03 milhões de euros face ao mesmo mês de 2019. No acumulado desde janeiro, este indicador também bate recordes e, pela primeira vez, soma mais de 20 mil milhões de euros até setembro.

Inês de Matos

As receitas turísticas de setembro somaram 2.789,01 milhões de euros e subiram 16,7% face ao mesmo mês do ano passado, atingindo o valor mais elevado de sempre para o nono mês do ano, segundo os dados revelados esta sexta-feira, 17 de novembro, pelo Banco de Portugal (BdP).

Os dados divulgados esta sexta-feira mostram que as receitas turísticas de setembro, que se encontram pelos gastos dos turistas estrangeiros em Portugal, ficaram também acima do registado no mesmo mês de 2019, crescendo 37,6% face ao apurado em setembro do último ano antes da pandemia da COVID-19.

Ou seja, as receitas turísticas cresceram 399,32 milhões de euros em comparação com setembro de 2022 e 762,03 milhões de euros face ao mesmo mês do último ano antes da pandemia e que foi considerado um ano de recordes para o turismo nacional.

No comunicado que acompanha os números divulgados esta sexta-feira, o BdP realça que as exportações da rubrica Viagens e Turismo somaram “2789 milhões de euros, o valor mais elevado da série para um mês de setembro”, contribuindo decisivamente para que as exportações da Balança de Serviços tenham subido, em setembro, 11,7%.

Os resultados de setembro são históricos e tornam-se ainda mais positivos porque se seguem aos tradicionais meses de verão, nomeadamente julho e agosto, em que as receitas turísticas chegaram, respetivamente, aos 3092,00 e aos 3923,91 milhões de euros, evidenciando crescimentos de 9,2% e 10,7% face ao ano anterior. Em comparação com os mesmos meses de 2019, estes indicadores aumentaram 35,4% e 31,5%, respetivamente.

Tal como as exportações do turismo, também as importações, que correspondem aos gastos dos turistas portugueses no estrangeiro, registaram um aumento, somando 685,36 milhões de euros, com um crescimento de 11,2% face aos 616,60 milhões de euros apurados no mesmo mês do ano passado.

Em comparação com setembro de 2019, antes da pandemia, o resultado é ainda mais positivo e traduz um aumento de 34,9%, uma vez que, nessa altura, este indicador estava nos 508,08 milhões de euros.

Tendência idêntica regista o saldo da rubrica Viagens e Turismo, que somou, em setembro, 2.103,65 milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 18,6% face ao mesmo mês do ano passado e de 38,5% em comparação com setembro de 2019.

Acumulado até setembro já ultrapassa 20MM€

As receitas turísticas de setembro vêm também contribuir para o acumulado desde janeiro, montante que está já nos 20.187,64 milhões de euros, ultrapassando, pela primeira vez, o valor dos este  de euros no mês de setembro.

Face a 2022, as receitas turísticas acumuladas desde janeiro cresceram 20,3%, ou seja, subiram mais de 3,4 mil milhões de euros, enquanto numa comparação com o mesmo período de 2019 a subida vai já nos 37,5%, o que corresponde a um aumento de mais de 5,5 mil milhões de euros.

No que diz respeito às importações turísticas acumuladas, o resultado até setembro soma 4.855,61 milhões de euros, o que traduz um aumento de 14,5% face ao mesmo período do ano passado, enquanto em comparação com o acumulado de 2019 há um crescimento de 21,9%.

Já o saldo acumulado da rubrica Viagens e Turismo soma, no acumulado até setembro, 15.332,04 milhões de euros, o que equivale a um aumento de 22,3% face a igual período do ano passado e de 43,2% em comparação com o acumulado até setembro de 2019.

 

 

 

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Air France-KLM em cooperação estratégica com produtor de SAF DG Fuels

O Grupo Air France-KLM adquiriu uma opção de compra de até 75.000 toneladas de SAF por ano durante um período multianual a partir de 2029. Esta opção surge por acréscimo ao contrato de aquisição a longo prazo anunciado pela Air France-KLM e pela DG Fuels o ano passado.

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O Grupo Air France-KLM anunciou mais um passo na sua cooperação com a DG Fuels, com a Air France a investir 4,7 milhões de dólares neste produtor de combustível de aviação sustentável (Sustainable Aviation Fuel, SAF sigla em inglês).

Este investimento da Air France-KLM corresponde a um desenvolvimento fundamental no reforço da parceria entre o Grupo Air France-KLM e a DG Fuels e vai apoiar a conclusão do trabalho de desenvolvimento necessário para chegar à Decisão Final de Investimento (FID, da sigla em inglês) da primeira fábrica de combustível de aviação sustentável da DG Fuels, que se vai situar no Louisiana (EUA).

O investimento agora anunciado confirma a ambição do Grupo de participar no financiamento de estudos de projetos que permitam o desenvolvimento de capacidades de produção de SAF a nível mundial, com o objetivo de estabelecer gradualmente uma rede diversificada capaz de satisfazer a procura mundial.

Além deste investimento, a Air France-KLM adquiriu uma nova opção de compra de até 75.000 toneladas de SAF por ano à DG Fuels, com entregas previstas para começar já em 2029.

O Grupo Air France-KLM tem como objetivo reduzir as suas emissões de CO2 por passageiro/km em 30% até 2030, face a 2019. A sua trajetória de descarbonização prevê a incorporação de um mínimo de 10% de SAF até 2030, bem como a renovação da frota e a eco-pilotagem.

“A Air France-KLM congratula-se com esta cooperação alargada com a DG Fuels. Apoiar a expansão da tecnologia avançada de conversão de resíduos em combustível de aviação é um passo crucial para o crescimento da indústria de SAF. É a primeira vez que a Air France-KLM faz um investimento financeiro num produtor de SAF e esperamos reforçar ainda mais a nossa parceria a longo prazo com a DG Fuels”, refere Constance Thio, vice-presidente executiva de Recursos Humanos e Sustentabilidade da Air France-KLM.

De referir que o pilar “ambiente do Grupo pretende desenvolver uma estratégia de descarbonização que visa reduzir as suas emissões por passageiro/quilómetro em 30% até 2030 – face aos níveis de 2019, o ano de referência. Para atingir este objetivo, a Air France-KLM está a ativar todas as ferramentas de descarbonização à sua disposição.

Entre essas medidas está a renovação da frota com aviões de última geração: Airbus A220, Airbus A350, Boeing 787, aeronaves mais eficientes em termos de combustível, produzindo até menos 25% de emissões de CO2, e com uma redução do nível de ruído de 33% em média. Até 2028, estes aviões vão representar 64% da frota do Grupo Air France-KLM, graças a um investimento anual de dois mil milhões de euros.

O aumento da utilização de combustível de aviação sustentável (SAF), que reduz as emissões de CO2 em pelo menos 75%, em média, durante o ciclo de vida do combustível e não compete com a cadeia alimentar, é outro dos pilares. Até 2030, o Grupo tem como objetivo incorporar pelo menos 10% de SAF em todos os seus voos, e 63% até 2050.

Quanto às medidas operacionais, as operações em terra, as medidas de eco-pilotagem e outras iniciativas possibilitadas pelas ações das tripulações da Air France-KLM e do pessoal de terra formado nestas práticas permitem uma redução média entre 4 a 5% das emissões de CO2.

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