Embratur foi conhecer como se faz turismo em Braga
O município de Braga acolheu uma delegação do EmbraturLAB, centro de inovação em turismo da Embratur, e do CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial, com o objetivo de promover o intercâmbio de boas práticas no âmbito do empreendedorismo, inteligência de dados e promoção territorial.

Publituris
WTM: Recuperação dos EUA acontecerá, definitivamente, em 2024
Solférias junta-se à APM na promoção do destino Madeira no continente
WTM: Turistas abandonam praia e preferem novas experiências
Piauí (Brasil) dá-se a conhecer em Portugal
Terceiro trimestre de 2023 traz resultados “históricos” ao grupo Hotusa
Grupo SATA anuncia crescimento constante das receitas consolidadas nos nove meses de 2023
Futurismo Azores Adventures deixa de promover venda de natação com golfinhos
Nova SBE Westmont Institute of Tourism & Hospitality conta com nova direção académica
Viagens de lazer são mais importantes do que nunca para os consumidores
WTM: “Luxo acessível” cada vez mais popular, apesar de orçamentos mais reduzidos para férias
Os membros da direção de inovação e gestão da Embratur tiveram a oportunidade de conhecer propostas e soluções estruturantes no campo da inovação territorial, com foco no sector do turismo.
O EmbraturLAB, desenvolvido em parceria com universidades, investigadores e empreendedores, tem como missão promover iniciativas que estimulem a sustentabilidade, acelerem a inovação, melhorem a competitividade dos serviços e aprimorem a experiência dos turistas estrangeiros no Brasil.
“Estabelecer parcerias, estreitar laços e ter a possibilidade de partilhar boas práticas com um organismo da importância da Embratur é muito importante para Braga. Esta foi também uma oportunidade de estabelecer algumas iniciativas comuns a desenvolver como ações de promoção de Braga no Brasil”, explicou António Barroso, em representação da Câmara Municipal de Braga.
O Plano Estratégico de Desenvolvimento Económico de Braga, a estratégia de promoção turística desenhada em 2017 (e em atualização), o relatório de sustentabilidade municipal, a participação na rede Urbact “Tourism Friendly Cities”, a dinamização de programas de empreendedorismo na Startup Braga e toda a ação de articulação que o município desenvolve com os parceiros públicos e privados, foram o centro da reunião de intercâmbio, onde a Embratur, com a sua nova gestão, também partilhou ideias e projetos para a promoção turística do Brasil.
Segundo Cristóvão Monteiro, presidente executivo do CEIT, a decisão de incluir Braga nesta ação de ‘benchmarking’ é justificada pelo facto do concelho “se consolidar cada vez mais como um centro de referência em inovação e promoção territorial.”
Segundo o responsável, “Braga tem demonstrado um notável desempenho ao nível do ‘branding’ e do marketing territorial, tornando-se uma inspiração para outras cidades a nível nacional e internacional”.
Por seu turno, o diretor de Gestão e Inovação da Embratur, Roberto Gevaerd referiu que, para a agência brasileira, “é essencial conhecer diferentes realidades e as referências sobre Braga são tão relevantes no âmbito da promoção turística que conhecer e poder conversar sobre elas é muito determinante para o trabalho que pretendemos fazer pelo Brasil”.