Embratur foi conhecer como se faz turismo em Braga
O município de Braga acolheu uma delegação do EmbraturLAB, centro de inovação em turismo da Embratur, e do CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial, com o objetivo de promover o intercâmbio de boas práticas no âmbito do empreendedorismo, inteligência de dados e promoção territorial.

Publituris
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
Barómetro do Turismo do IPDT antecipa uma Páscoa positiva
Turismo do Algarve e do Alentejo lançam campanha que reforça posicionamento do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
Os membros da direção de inovação e gestão da Embratur tiveram a oportunidade de conhecer propostas e soluções estruturantes no campo da inovação territorial, com foco no sector do turismo.
O EmbraturLAB, desenvolvido em parceria com universidades, investigadores e empreendedores, tem como missão promover iniciativas que estimulem a sustentabilidade, acelerem a inovação, melhorem a competitividade dos serviços e aprimorem a experiência dos turistas estrangeiros no Brasil.
“Estabelecer parcerias, estreitar laços e ter a possibilidade de partilhar boas práticas com um organismo da importância da Embratur é muito importante para Braga. Esta foi também uma oportunidade de estabelecer algumas iniciativas comuns a desenvolver como ações de promoção de Braga no Brasil”, explicou António Barroso, em representação da Câmara Municipal de Braga.
O Plano Estratégico de Desenvolvimento Económico de Braga, a estratégia de promoção turística desenhada em 2017 (e em atualização), o relatório de sustentabilidade municipal, a participação na rede Urbact “Tourism Friendly Cities”, a dinamização de programas de empreendedorismo na Startup Braga e toda a ação de articulação que o município desenvolve com os parceiros públicos e privados, foram o centro da reunião de intercâmbio, onde a Embratur, com a sua nova gestão, também partilhou ideias e projetos para a promoção turística do Brasil.
Segundo Cristóvão Monteiro, presidente executivo do CEIT, a decisão de incluir Braga nesta ação de ‘benchmarking’ é justificada pelo facto do concelho “se consolidar cada vez mais como um centro de referência em inovação e promoção territorial.”
Segundo o responsável, “Braga tem demonstrado um notável desempenho ao nível do ‘branding’ e do marketing territorial, tornando-se uma inspiração para outras cidades a nível nacional e internacional”.
Por seu turno, o diretor de Gestão e Inovação da Embratur, Roberto Gevaerd referiu que, para a agência brasileira, “é essencial conhecer diferentes realidades e as referências sobre Braga são tão relevantes no âmbito da promoção turística que conhecer e poder conversar sobre elas é muito determinante para o trabalho que pretendemos fazer pelo Brasil”.