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“Portugal poderá funcionar como ligação importante não só para os portugueses, mas também para outros mercados europeus”

De visita a Portugal, Tasneem Motara, Membro do Conselho Executivo para o Desenvolvimento Económico de Gauteng (África do Sul) e responsável pelo setor do turismo, admitiu querer que o número de portugueses a visitar o país regresse ao período pré-pandémico. Para tal, a oferta de experiências várias é um dos pontos que destaca, embora reconheça que uma ligação direta feita pela TAP seria uma mais-valia.

Victor Jorge
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“Portugal poderá funcionar como ligação importante não só para os portugueses, mas também para outros mercados europeus”

De visita a Portugal, Tasneem Motara, Membro do Conselho Executivo para o Desenvolvimento Económico de Gauteng (África do Sul) e responsável pelo setor do turismo, admitiu querer que o número de portugueses a visitar o país regresse ao período pré-pandémico. Para tal, a oferta de experiências várias é um dos pontos que destaca, embora reconheça que uma ligação direta feita pela TAP seria uma mais-valia.

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Em 2019, foram 30.000 os portugueses que viajaram até à África do Sul, números que desceu nos anos da pandemia, registando-se já uma recuperação. A razão que leva os portugueses a viajar até à África do Sul são as pessoas. Contudo, Tasneem Motara reconhece que o país tem muito mais para oferecer, reconhecendo, contudo, que uma ligação aérea – com a TAP – acrescentaria mais turistas portugueses a visitar a África do Sul e sul-africanos a visitarem Portugal.

O interesse e importância da África do Sul é, de resto, confirmada pelo facto das comemorações Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas serem iniciadas pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, entre 4 e 8 de junho, para depois “viajarem” até Peso da Régua.

Como se comportou o turismo na África do Sul em 2022?
O ano de 2022 foi marcado pela recuperação. A COVID-19, naturalmente, tive um impacto forte no turismo do país, já que antes da pandemia tínhamos cerca de 10 milhões de visitantes, número que baixou para 5,7 milhões durante a pandemia. Atualmente, penso que conseguimos estabilizar o número acima dos seis milhões, mas a nossa intenção e objetivo é chegar, rápida e novamente, aos 10 milhões de turistas.

E o que irão fazer para atingir, novamente, esses 10 milhões?
Duas coisas. Primeiro, estamos com as baterias apontadas à organização de grandes eventos e mostrar a capacidade da África do Sul para a organização e realização dos mesmos. Por isso, a aposta está, claramente, virada para o MICE. Estamos, também, a olhar para os grandes eventos desportivos e estamos a trabalhar em duas iniciativas que, tendo sucesso, conseguiremos dar a volta nos próximos dois anos.

Nestes últimos tempos temo-nos dedicado a organizar eventos internacionais mais pequenos, de forma a ressuscitar a indústria, mas iremos apostar forte e agressivamente no MICE.

Quando diz eventos internacionais, são eventos globais ou africanos?
Globais, essa é a estratégia âncora. Para tal, apostamos num marketing agressivo e mostrar a nossa oferta local disponível.

Não nos podemos, contudo, esquecer que, tal como a maioria das economias, também a África do Sul foi impactada pela pandemia e, por isso, a capacidade dos consumidores gastarem foi restringida. Daí estarmos a promover a oferta local junto dos sul-africanos e dizer que, se não tiverem possibilidade de viajar no próximo ano ou dois, existe uma economia local para explorar e enriquecer.

O mercado português faz parte de um crescente centro de turismo europeu que impulsionou o crescimento de mais de 16% nas chegadas à África do Sul até o final de 2022

À (re)descoberta de um país
Em Portugal, durante a pandemia, muitos portugueses (re)descobriram o seu país. Isso também aconteceu na África do Sul?
Sim, o que a COVID fez foi dar uma maior perceção às pessoas do que o país, efetivamente, oferece, as possibilidades que têm em interagir com pessoas, natureza e experiências. E como diz, foi possível verificar que muitos descobriram ou redescobriram o seu próprio país.

Isto também ajudou, em muito, as Pequenas e Médias Empresas (PME) e a economia local. Fez com que as pessoas procurassem novas experiências e, fundamentalmente, experiências com sentido. É uma tendência, mas é uma boa tendência.

E essa procura é só nacional ou também continental?
Na verdade, a grande maioria dos 10 milhões de visitantes que tínhamos eram continentais. Conseguimos atrair muitos turistas durante o nosso verão que coincide com o inverno na Europa.

Os nossos principais mercados continuam a ser África, Europa, Américas, Australásia e Médio Oriente. Especificamente para os mercados europeus, registamos um aumento de mais de 16% no final de 2022, com destaque para o Reino Unido, Alemanha, França, Bélgica, entre outros.

É por isso que estamos em Portugal para, em primeiro lugar, registar a importância deste mercado e, em segundo lugar, incentivar os portugueses a visitar mais o nosso país e região, aumentar a estadia e, enquanto desfrutam da nossa hospitalidade, explorar as muitas oportunidades de investimento e de negócios, tornando a visita numa experiência “bleisure”.

É através das viagens de negócio que pretendem impulsionar o turismo na África do Sul?
Sim, mas não só. Notamos, de facto, que as pessoas nos visitam por motivos de negócio. Por isso, convidamos as pessoas a ficar mais um ou dois dias para conhecer as experiências sul-africanas.

O que registamos, também, é que as pessoas regressam e regressam com as famílias, já que a experiência foi agradável.

Também notamos que, com a pandemia, os investidores estão a olhar para novos mercados para fazer negócio, já que a pandemia forçou muita gente a reorientar os seus próprios negócios.

Sei que os portugueses adoram comida, apreciam vinhos. Por isso, oferecer uma boa experiência gastronómica é vital. Ligar essa experiência gastronómica à natureza, a cenários que só na África do Sul é possível ter, é importante

Criar, portanto, novas oportunidades?
Claro. E sendo a África do Sul um país em desenvolvimento, um dos BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – existem sempre novas oportunidades. Estamos sempre à procura de novas soluções para diversas crises e desafios. Temos uma grande população jovem e desempregada. Temos grandes oportunidades em diversas áreas como a agro-indústria, energia e, claro, turismo.

Por isso, dizemos, venham descobrir novas oportunidades de negócio e, depois, regressem e tragam as vossas famílias para viver experiências memoráveis e autênticas, interagir com os locais, com a natureza, com a cultura.

Mas durante a pandemia, quais foram os mercados com melhor performance?
Diria que continua a ser o africano, seguido do asiático e do europeu. Países como Portugal, Grécia, Bélgica e Itália possuem uma forte comunidade de expatriados. Lá está, é mais uma oportunidade a explorar.

O mercado português faz parte de um crescente centro de turismo europeu que impulsionou o crescimento de mais de 16% nas chegadas à África do Sul até o final de 2022. Gauteng tem uma forte comunidade portuguesa, facilitando o segmento de viagens para amigos e familiares. Este também é um incentivo para aqueles que desejam estabelecer os seus negócios e investimentos na África do Sul.

Nos últimos cinco anos, vimos um aumento nas viagens outbound da África do Sul para Portugal e destinos adjacentes, especificamente para turismo musical e atividades de intercâmbio cultural. Os nossos artistas de renome mundial estão constantemente nestes mercados, partilhando um pouco do excecionalismo sul-africano e do lifestyle de Gauteng.

Queremos fortalecer esses laços e garantir que milhões de grupos da geração Z e famílias possam visitar a África do Sul e Gauteng regularmente e interagir com o local original dessas ofertas musicais e culturais globais.

Os portugueses “africanos”
A África do Sul também beneficia do facto de existirem muitos portugueses em Angola e Moçambique. Qual a importância dessas comunidades para o turismo na África do Sul?
A África do Sul como líder de um grande bloco regional acredita no crescimento e desenvolvimento das economias regionais como forma de fortalecer a recuperação e integração económica continental.

Essas comunidades e países têm sido fundamentais no apoio e na luta contra o Apartheid e o domínio colonial. Lutámos lado a lado para conquistar a nossa independência e agora estamos juntos novamente na luta económica.

O turismo é aproximar pessoas e culturas. É sobre experiências partilhadas, momentos memoráveis e ligações e estes atributos têm sido uma constante nas nossas relações com as comunidades e povos de Moçambique e Angola.

Estas são as pessoas e os mercados que sustentam as nossas ofertas de compras, sempre presentes nos nossos eventos desportivos e musicais ao mesmo tempo que são um esteio para quem visita amigos e familiares.

Os dados mais recentes apontam para a existência de 150.000 portugueses a viver na África do Sul e na região da África Austral, de facto, existe uma das maiores comunidades de portugueses. Por isso, olhamos para estes dados com muita atenção, já que poderá representar um forte aliado na nossa estratégia.

Temos oferecido incentivos a outras companhias aéreas que também podemos apresentar à TAP. Mas o negócio terá de fazer sentido para ambos os lados

Mas a vossa intenção é levar os portugueses que moram nesses países à África do Sul ou os portugueses que moram em Portugal?
Ambos. Estamos a estudar o que, de facto, podemos oferecer, especialmente, à companhia aérea nacional, TAP. Temos reuniões marcadas que são sessões de follow-up e ver o que faz sentido para o negócio da TAP. Temos oferecido incentivos a outras companhias aéreas que também podemos apresentar à TAP. Mas o negócio terá de fazer sentido para ambos os lados. O que dizemos é, venham, testem a força da rota e do destino, analisem o comportamento da operação durante um ou dois anos com um voo direto. Portugal poderá funcionar como uma ligação importante não só para os portugueses, mas também para outros mercados europeus.

Mas a intenção é só levar portugueses a visitar a África do Sul ou também sul-africanos a visitar Portugal?
Claro que ambos. Portugal está a registar uma forte recuperação do turismo. Atualmente, e não está na época alta, Portugal está em alta. Por isso, nem quero imaginar na época alta. Mas na época baixa, a África do Sul é um destino com uma oferta muito vasta e rica a ser considerada pelos portugueses.

Se tivesse de apontar três fatores fundamentais para atrair turistas portugueses à África do Sul, quais seriam?
A África do Sul é um destino com uma boa relação custo-benefício que oferece diversos produtos e experiências de lazer e turismo de negócios à medida para diversos segmentos de mercado. Os turistas de hoje já não procuram o turismo tradicional. Já não procuram somente animais, montanhas, praia ou paisagens. Procuram momentos autênticos e memoráveis, procuram viagens com significado e propósito, esperam transformar a sua perspectiva por meio de experiências que mudam a vida.

Além disso, conectar e reconectar culturas e celebrar o triunfo da raça humana sobre adversidades e pandemias é o que todos nós precisamos fazer e a África do Sul está preparada para receber e oferecer esta jornada imersiva.

Denotam, portanto, novas tendências em quem vos visita?
Sim, claramente. Existe um muito maior interesse pela natureza, por experiências mais autênticas. Uma ligação maior com as comunidades locais que enrique quem nos visita.

Visitar somente as grandes cidades da África do Sul não é muito diferente de visitar as grandes capitais europeias como Paris, Londres ou Lisboa.

Não há experiência como ver as estrelas na natureza sul-africana ou dormir na selva. Isso é, na verdade, uma experiência única. Queremos afastar os turistas das grandes cidades e direcioná-los para outros locais, locais mais autênticos, onde poderão ter contacto com as comunidades locais, provar a gastronomia tradicional, viver a cultura, a história. E há muita coisa a acontecer nesses locais mais pequenos, distantes e diferentes.

A aposta está, claramente, virada para o MICE

Uma estratégia experiencial
Relativamente a Gauteng, a Entidade de Turismo tem um mandato duplo: posicionar Gauteng como um destino global através do marketing e promoção, bem como um destino competitivo, de valor, além de desenvolver produtos que respondem às exigências turísticas. Especificamente, o que Gauteng tem para oferecer? Quais são os principais atributos para atrair turistas?
A ‘Golden City Region’ de Gauteng é o principal centro industrial, empresarial, comercial e de entretenimento da África do Sul e de África, dotada de infraestrutura de classe mundial, turismo e ofertas de hospitalidade bem ancoradas na sua maior riqueza, os 15 milhões de residentes da província.

De safaris, a compras requintadas e de luxo, passeios em minas de diamantes, passeios inspirados na herança de Nelson Mandela, a um encontro com a sua ancestralidade humana e com o nosso Património Mundial, Gauteng continua a ser uma janela para as ofertas de turismo na África do Sul.

Mas Gauteng é um ponto turístico atraente per si ou representa mais um destino de stop-over?
Gauteng representa mais de 40% das chegadas internacionais na África do Sul e um dos três principais destinos de turismo doméstico. A qualidade de vida é excecional, património de classe mundial, condições climáticas excecionais, ofertas de valor para o turismo, com atrações, desportos e circuito de entretenimento internacionalmente aclamados que a tornam um destino preferido para visitantes internacionais e regionais.

Ao longo dos anos, vimos um forte aumento nos números de permanência na província, variando de nove a 12 dias no final de 2020. Os turistas prolongam a sua estadia em Gauteng porque podem associar a natureza autêntica do destino, à ampla variedade de ofertas turísticas, pois a região da cidade representa um caldeirão de culturas e nacionalidades em África.

Temos fortes comunidades chinesas, portuguesas, italianas, indianas, etíopes, a viver lado a lado, formando uma base sólida de mais de 15 milhões de residentes na província. Tudo isso torna-nos um destino atraente.

Quanto representa o setor do turismo de Gauteng em termos de PIB?
O turismo contribui com pouco mais de 4,8% em termos do PIB de Gauteng. O setor representa mais de 280.000 empregos diretos na província, com muitos outros empregos nos subsetores da cadeia de valor. Em termos de contribuição do turismo para a economia nacional, o setor é responsável por pouco menos de 4% do PIB total. Esta contribuição é superior à dos setores da agricultura e da construção, daí a centralidade da economia no Plano de Reconstrução e Recuperação do país.

E como é que o Turismo de Gauteng se alinha com a agenda do turismo nacional?
A agenda do turismo na África do Sul é guiada pela Estratégia Nacional do Setor de Turismo (National Tourism Sector Strategy – NTSS) com objetivos específicos de criar crescimento sustentável do PIB, criação sustentável de empregos, crescimento económico inclusivo e transformador, esforços para aumentar os gastos com chegadas (volume) de turismo, duração das estadias, dispersão geográfica, contenção da sazonalidade e promoção da transformação.

Esta agenda está interligada com a visão “Growing Gauteng Together” (GGT2030) e, especificamente, para Gauteng, a integração dos municípios como foco de recuperação económica e principais beneficiários do crescimento da economia.

Gauteng serve como principal ponto de entrada internacional para o país, abriga a segunda maior capital diplomática do mundo, a maior bolsa de valores de África, o aeroporto mais movimentado e a sede do governo nacional. Com sua enorme contribuição de 33% para o PIB do país, Gauteng é parte central no plano nacional de crescimento do turismo.

E no que difere esta nova estratégia da anterior?
A ‘Gauteng Tourism’ faz parte do plano de recuperação do turismo sul-africano, com o objetivo de garantir 30 milhões de chegadas ao país até 2030, conforme indicado pelo Presidente.

Da parte da província de Gauteng, o plano passa pela recuperação económica, criar empregos sustentáveis, pela reindustrialização e estar em pé de igualdade com a procura da economia partilhada.

Por isso, comunicar é fundamental. Compreender que uma abordagem única não funciona. Queremos que as pessoas entrem em África através da África do Sul e que permaneçam no nosso país. Por isso, desenvolvemos pacotes com outras províncias, de forma a que possam experienciar um dia na Cidade do Cabo, visitem e provem os nossos vinhos, que percebam que, num raio de 45 minutos de carro, podem, de facto, ter experiências enriquecedoras.

E existe capacidade hoteleira para tal?
Ainda possuímos muita oferta tradicional e, de facto, é algo em que o governo está a trabalhar para criar mais alternativas. Mas também é essa oferta tradicional que cria as experiências mais autênticas.

Daí darmos apoio a essa oferta tradicional para se promover, vender diversos pacotes, dar incentivos.

Como disse, uma abordagem única não funciona, temos de perceber o que é que um turista britânico, alemão, norte-americano, português procura quando nos quer visitar e tentar dar uma resposta apropriada. E queremos que essa resposta seja dada de forma que, quem nos visita, regresse.

E no caso português, por onde poderá passar essa oferta?
Sei que os portugueses adoram comida, apreciam vinhos. Por isso, oferecer uma boa experiência gastronómica é vital. Ligar essa experiência gastronómica à natureza, a cenários que só na África do Sul é possível ter, é importante.

Além disso, os portugueses gostam de se relacionar com os locais, conhecer a história, a cultura. Aliar tudo isto é o nosso desafio.

E quantos portugueses querem que visitem a África do Sul por ano?
O nosso objetivo é regressar aos 30.000 por ano de antes da pandemia. Naturalmente, que a isso acrescentamos os portugueses que vivem e trabalham em países como Angola e Moçambique e que, por razões familiares ou de negócio, viajam até à África do Sul.

 

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Turismo halal valerá 350 mil milhões de dólares até 2030

O turismo halal está a tornar-se uma tendência global, e especialistas estimam que, até 2030, esse tipo de turismo contribuirá com 350 mil milhões de dólares para o setor a nível global.

Após a pandemia da COVID-19, o número de turistas muçulmanos a viajar aumentou rapidamente, especialmente no segmento de luxo, prevendo-se que em 2024 o número tenha alcançado os 160 milhões, contribuído com 276 mil milhões de dólares para a indústria do turismo a nível mundial, e possa chegar a 350 mil milhões de dólares até 2030.

Atualmente, muitos países têm planeado políticas, desenvolvendo programas de ação e investindo no desenvolvimento do turismo halal para atrair essa fonte potencial de clientes, lembram os especialistas.

O turismo favorável aos muçulmanos exige próprios critérios próprios como comida halal, locais de oração, serviços relacionados ao Ramadão (refeições de jejum), privacidade em atividades de entretenimento e visitas familiares. Em termos de alojamento, os hotéis devem ter pelo menos um restaurante certificado como Halal, placas de oração muçulmana no teto, tapetes de oração e o Alcorão, informações atualizadas sobre os horários das orações e piscinas e ginásios separadas. Além disso, os hotéis devem ter um buffet para refeições na altura do Ramadão, refeições antes do amanhecer para se preparar para os dias de jejum, salas de oração privadas e um inspetor Halal.

O turismo halal pode ser entendido como turismo islâmico ou turismo voltado para muçulmanos, e os serviços oferecidos são adaptados às exigências específicas do islamismo.

 

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“O que o turismo precisa e quer hoje é celeridade na avaliação, rapidez na execução, cumprimento de metas e objetivos”, diz SET

Partindo da premissa que o Turismo do Centro de Portugal “tem uma marca muito forte”, o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, salientou, durante a tomada de posse do novo presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, Rui Ventura, que, “o que o turismo precisa e quer hoje é celeridade na avaliação, rapidez na execução, cumprimento de metas e objetivos”. Em resposta ao desafio e/ou recado deixado por Rui Ventura relativamente à Lei 33, Pedro Machado considerou que o “quem me suceder à frente da Secretaria de Estado do Turismo pode e deve ir mais longe”.

Victor Jorge

Na cerimónia de tomada de posse do novo presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, Rui Ventura, realizada esta terça-feira, 15 de abril, em Aveiro, Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo (SET), começou por destacar os três pilares fundamentais para o sucesso da Turismo Centro de Portugal: “a equipa, o território e a comissão executiva”.

Pedro Machado também aproveitou a ocasião para referir que “o caminho que estávamos a trilhar reforçava não só o peso do crescimento da indústria do turismo em Portugal, mas procurava também responder a três grandes desafios: o desafio da qualidade e da qualificação da experiência, o desafio do crescimento, bem como o desafio da capacidade que temos de podermos alimentar e alavancar o grau de felicidade daqueles e daquelas que recebem turistas”.

Enumerando as diversas medidas lançadas ao longo do último ano por parte do XXIV Governo, Pedro Machado considerou que “estávamos, no fundo, a procurar acrescentar valor à oferta, a corresponder à expectativa de um crescimento que o país está a ter, mas que, cada vez mais e todos os dias, somos desafiados a responder ao que é esperado por aqueles que recebemos”.

E numa região que ultrapassou a fasquia das oito milhões de dormidas, em 2024, Pedro Machado admitiu que “essa mesma região tem todas as condições para continuar esse caminho do crescimento. Não só porque se posicionou, mas porque tem hoje o seu ADN, tem a sua estrutura base nessa ligação território-empresa, tem diversificação, singularidade, oferta, tem todos os ingredientes para poder continuar o caminho do crescimento, tendo presente aquilo que são as expectativas criadas, nomeadamente com nos novos mercados”.

O SET lembrou, igualmente, o tema da sustentabilidade, assumindo que “esta merece atenção redobrada, do ponto de vista daquilo que é a pressão que temos sobre os nossos recursos e que precisamos de lidar e gerir com parcimónia, mas sobretudo aquilo que ela pode e deve influenciar, nomeadamente, a procura dos mercados emissores”.

Por isso, considerou que “temos um conjunto de fluxos turísticos em que o tema da sustentabilidade já não é apenas uma preocupação à chegada, é uma preocupação à partida” e, por isso, “define muitas vezes aquilo como, onde e o que os turistas querem pagar”.

Ainda no tema da sustentabilidade e, fundamentalmente, na questão das alterações climáticas, Pedro Machado referiu ainda que “o país, a região, os municípios em que vivemos, pedimos emprestados aos nossos filhos. Se tivermos essa consciência de que pedimos aos nossos filhos aquilo que é hoje o ecossistema que todos os dias utilizamos, provavelmente muitos mudariam alguma das suas atitudes”.

Pedro Machado juntou às alterações climáticas as migrações, considerando-as “absolutamente cruciais”. “Os emigrantes representam, hoje, praticamente a 17% da nossa população”, disse o SET, admitindo que “precisamos saber quem são e, mais do que isso, criarmos as condições para termos cidadãos plenos de direitos”, saudando as medidas tomadas pela Confederação do Turismo de Portugal, Turismo de Portugal e AIMA com o plano de formação colocado no terreno.

Outro tema preocupante salientado por Pedro Machado foi o do “envelhecimento da população nos nossos territórios”. “Os números são estrondosos”, considerou o SET, referindo que, “em 2050, teremos 297 idosos por cada 100 jovens ativos”, considerando esta “uma cifra absolutamente crítica do ponto de vista daquilo que é o processo de envelhecimento desta Europa e da própria necessidade de olharmos também para os migrantes como fator decisivo e crítico para que a Europa também ela possa regenerar-se”.

Pedro Machado salientou, também, a necessidade da “valorização das profissões do turismo”, reforçando a “confiança nas empresas, nos empresários e nas pessoas”. E respondendo a algumas vozes que entendem que existe turismo a mais, Pedro Machado disse: “basta pensarmos nesta região e percebermos aquilo que são as taxas de ocupação numa indústria que representa hoje 14,4% do nosso Produto Interno [Bruto] em termos de exportações”, comparando-as com o 9% da indústria automóvel ou os 9,8% da maquinaria e equipamentos.

Para o final ficou a resposta ao desafio deixado por Rui Ventura, para a revisão da Lei 33. “Há, de facto, dossiers que não foram cumpridos e um deles foi a revisão da Lei 33”, recordando o único ano que o Governo esteve em funções. “Fui sempre adepto da Lei 33, no sentido de que dava mais capacitação ao território, a empresas e empresários, nos dava uma visão diferente, porque não ficávamos tão divididos, sobretudo no campeonato da internacionalização”, admitindo que “cada vez mais temos consciência que precisamos de músculo”.

“A lei não ficou perfeita”, disse Pedro Machado, “desde logo porque as universidades e os politécnicos nem sequer se podiam associar”, admitindo que “pensar numa estratégia de desenvolvimento regional ou local sem conhecimento, sem transferência de conhecimento, sem capacitação foi sempre uma aberração”.

Por isso, Pedro Machado admitiu, salientando o cuidado a ter com as palavras: “tenho consciência de que estamos, nesta data, às portas de eleições, mas o trabalho não fica perdido. Eventualmente temos este intervalo de tempo para nos ajudar a ir mais longe do que aquilo que já teria sido feito na revisão da [Lei] 33”.

E, em conclusão, o SET considerou que “a própria proposta da revisão da Lei 33, à data de hoje, pode ficar aquém daquilo que é a expectativa criada e parece-me quem me suceder à frente da Secretaria de Estado do Turismo pode e deve ir mais longe”, reforçando que “o que o turismo precisa e quer hoje é celeridade na avaliação, rapidez na execução, cumprimento de metas e objetivos”.

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Turismo da Alemanha está satisfeito com “muito boa recuperação” do mercado português

Segundo Ulrike Bohnet, diretora do Turismo da Alemanha para Portugal e Espanha, o mercado nacional apresentou, em 2024, “uma muito boa recuperação, com um crescimento de 105% face a 2019” e, apesar de uma pequena quebra nas dormidas depois de um “crescimento explosivo” em 2023, continua a dar bons indicadores, com a descoberta de novos destinos no país.

Inês de Matos

O Turismo da Alemanha está satisfeito com a “muito boa recuperação” do mercado português, uma vez que o número de turistas lusos no país já ultrapassou por completo o período pré-pandemia e, apesar de uma pequena descida nas dormidas em 2024, está a descobrir novos destinos no país, segundo Ulrike Bohnet, diretora do Turismo da Alemanha para Portugal e Espanha.

“O mercado português na Alemanha apresentou uma muito boa recuperação, com um crescimento de 105% face a 2019, apesar de termos tido uma pequena descida de 0,2% no ano passado”, afirmou a responsável esta terça-feira, durante o habitual almoço com a imprensa nacional que o Turismo da Alemanha promove anualmente, em Lisboa.

Ulrike Bohnet desvaloriza a pequena descida de 0,2% nas dormidas, que totalizaram 544,282 no ano passado, considerando que 2024 foi um “ano de ajustamento”, depois do “crescimento explosivo” que as dormidas do mercado português tinham apresentado em 2023.

“Em 2023 tínhamos tido um crescimento explosivo, houve um crescimento vertiginoso em 2023 e, por isso, penso que 2024 foi um ano de ajustamento. Foi um resultado muito positivo, com 544.282 mil dormidas”, defendeu.

A diretora do Turismo da Alemanha para Portugal e Espanha considerou também que positivo é o facto dos portugueses estarem a descobrir novos destinos na Alemanha, uma vez que, apesar da Bavária e da sua capital de Munique continuarem a liderar as preferências, seguidas de Berlim e da Renânia do Norte e Vestefália, onde se localizam cidades como Dusseldorf ou Colónia, há “crescimentos muito interessante” do mercado português também noutros estados alemães.

“Há performances muito positivas de Hamburgo (+12,8%) e da Saxónia (+17,1%), que têm um crescimento muito interessante, em especial a Saxónia-Anhalt (+51,1%), que é um destino muito cultural que parte de um nível baixo mas mostra como é interessante que as pessoas estejam a escolher este destino que é menos conhecido”, congratulou-se a responsável.

Ulrike Bohnet revelou ainda que, entre os portugueses, a estada-média no país ronda as sete noites, sendo 91% os turistas nacionais que ficam, pelo menos, quatro noites quando visitam a Alemanha.

Fundamental para o crescimento que o mercado português tem apresentado na Alemanha é o aumento das ligações aéreas, facto que a responsável salientou, considerando que “qualquer nova conexão que venha aumentar a capacidade para os passageiros é interessante”.

A diretora do Turismo da Alemanha para Portugal e Espanha destacou as novas rotas que vão ligar Lisboa a Hannover, assim como o Porto a Colónia/Bona, e Faro a Berlim, que considerou “muito interessantes” para o aumento dos fluxos turísticos entre os dois países.

Ulrike Bohnet referiu-se particularmente à Lufthansa que, este ano, conta com um total de 182 voos por semana ou 26 voos por dia entre Portugal e a Alemanha, num aumento de 13% face ao ano anterior, e que, por isso, passou a ser a companhia aérea preferencial do Turismo da Alemanha.

Mais promoção e eventos variados

Durante a apresentação para a imprensa portuguesa, Ulrike Bohnet falou também sobre as campanhas promocionais que o Turismo da Alemanha vai ter em vigor este ano, assim como sobre os muitos eventos que vão marcar a oferta turística alemã em 2025.

Quanto a campanhas, este ano, o Turismo da Alemanha tem previstas quatro campanhas promocionais que focam segmentos e ofertas distintas, concretamente o regresso da campanha Cultureland Germany, dedicada ao turismo cultural; a Embrace Germany Nature, para promover a oferta de natureza; e a manutenção da campanha Simply Feel Good, dedicada ao turismo sustentável; prevendo ainda lançar a Season’s Greetings from Germany na segunda metade do ano, para promover a oferta de Mercados de Natal.

Além das campanhas, 2025 vai ficar também marcado por diversas celebrações na Alemanha, a exemplo do 275.º aniversário do falecimento de Johann Sebastian Bach, que vai ser assinalado um pouco por todo o país, a exemplo da Bachfest, que decorre em junho e que vai contar com concertos e coros internacionais que vão interpretar obras do famoso compositor clássico.

Destaque também para o 50.º aniversário da Rota dos Contos de Fadas, que é inspirada na obra dos irmãos Grimm, ou para o 75.º aniversário da Rota Romântica, que também vão ser assinalados de diversas formas e que, segundo a responsável, constituem um bom pretexto para visitar a Alemanha em 2025.

 

 

 

 

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Promoção e apoio à qualificação da oferta são destaques no relatório de atividades de 2024 da RTA

O relatório de atividades da Região do Turismo do Algarve (RTA), que acaba de ser aprovado, juntamente com o de gestão e contas de 2024, destaca a concretização de dezenas de ações promocionais, a participação em feiras nacionais e internacionais no mercado interno alargado, campanhas de comunicação e ações conjuntas com parceiros regionais e nacionais.

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A Assembleia Geral da Região de Turismo do Algarve (RTA) aprovou por unanimidade, na reunião ordinária realizada esta terça-feira, 15 de abril, o Relatório de Atividades, o Relatório de Gestão e a Prestação de Contas relativos ao exercício de 2024.

Apesar de constrangimentos relacionados com as cativações orçamentais e pelas exigências legais aplicáveis às entidades públicas integradas no perímetro da Administração Central, a RTA assegurou a execução do seu plano de atividades, com foco na promoção do destino, no apoio à qualificação da oferta turística e no desenvolvimento de projetos estratégicos para a região.

O Relatório de Atividades destaca a concretização de dezenas de ações promocionais, a participação em feiras nacionais e internacionais no mercado interno alargado, campanhas de comunicação e ações conjuntas com parceiros regionais e nacionais, em linha com os objetivos definidos para o turismo na região.

Em termos de resultados, a RTA voltou a registar um desempenho financeiro equilibrado e sustentável, o que permitiu cumprir os compromissos assumidos com o Turismo de Portugal, nomeadamente no âmbito da execução do contrato-programa e do plano de marketing da agência regional de promoção turística.

“O ano de 2024 foi de continuidade e consolidação”, afirmou André Gomes, presidente da RTA, que destaca que, “apesar das limitações impostas à gestão da entidade, conseguimos manter o foco estratégico, executar com eficiência e reforçar a valorização do destino Algarve em Portugal e Espanha”.

No período de “Antes da ordem do dia”, foi ainda aprovado por unanimidade e aclamação um voto de louvor e congratulação a Reinaldo Teixeira, atual presidente da Assembleia Geral da RTA em representação da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), pela sua recente eleição como presidente da Liga Portugal.

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Rui Ventura toma posse como presidente da Turismo do Centro de Portugal assumindo “compromissos” e “ambição”

Rui Ventura tomou posse como presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, numa cerimónia realizada em Aveiro, assumindo um “inabalável compromisso de continuar ligado ao que nos une, o Turismo do Centro de Portugal”. Como desafio e/ou recado à tutela, dirigindo-se ao secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, presente no ato de tomada de posse, Rui Ventura deixou “a revisão da Lei 33” que considera “ultrapassada”.

Victor Jorge

A Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (TCP) tem um novo presidente a partir desta terça-feira, 15 de abril. Rui Ventura tomou posse, numa cerimónia realizada em Aveiro, sucedendo, assim, a Raul Almeida, cuja memória e trabalho foi lembrado durante o evento.

Assumindo “um inabalável compromisso de continuar ligado ao que nos une, o Turismo do Centro de Portugal”, Rui Ventura começou por recordar “a eleição expressiva”, tendo ficado apenas nove dos 159 associados por exercer o seu voto, salientando o “amplo envolvimento das duas candidaturas”, bem como “o interesse dos associados em querer estar presente na vida ativa da Entidade de Turismo do Centro de Portugal”.

“A partir de hoje”, frisou o novo presidente da Turismo do Centro, “é agarrar as oportunidades para atrair e agregar todos aqueles que se reveem na nossa diversidade turística, que é única”. “Este é um território ímpar, de mulheres e de homens notáveis”.

De resto, as pessoas estiveram sempre presentes ao longo do discurso de tomada de posse de Rui Ventura, admitindo que “não há turismo sem pessoas, não há turismo sem empresários, não há turismo sem o cuidado de cada autarca, em cada um dos seus conselhos, em conservar o melhor que existe em cada um desses territórios”.

“O setor mede-se pela sua capacidade de saber receber bem e ter competência para intermediar com sucesso, produtos, espaços e experiências”, sem esquecer que “o sucesso destas interações humanas tem impactos positivos nos ambientes económico, social e cultural”.

Não deixando de lado o fator segurança, Rui Ventura afirmou que “temos de ter a força e a coragem de continuar a trabalhar sem descanso no turismo de sustentabilidade ambiental. Temos de saber acompanhar os novos tempos e a necessária prosperidade com a inegável e importante agenda da descarbonização”.

Salientando ainda o compromisso “em tudo fazer para manter a identidade deste território, criando plataformas intermédias, onde, de forma regular, teremos de discutir, temos de nos complementar, criando âncoras que sejam sedutoras o suficiente para fazer despertar a curiosidade e, como consequência, proporcionar uma permanência mais prolongada do turista”.

No discurso de tomada de posse de Rui Ventura também houve tempo para alguns recados à tutela, nomeadamente, no “desafio para a criação do Hotel Escola, dando uma resposta especializada para que as diversas áreas do turismo não se percam, dotando o território de recursos humanos qualificados, atraindo-os para o território ou fazer com que permaneçam no nosso território”.

Além disso, Rui Ventura expressou a vontade de “alterar velhos paradigmas na mobilidade dentro do território e para o território”, até porque considera que “o Centro de Portugal tem condições únicas para ser uma alavanca de desenvolvimento para todo Portugal”, destacando a “aposta no nosso mercado principal [Espanha]”.

Por isso, o novo presidente da Turismo do Centro de Portugal deixou a pergunta: “Tentem descobrir qual é o país que os nossos irmãos espanhóis mais gostam de conhecer”. A resposta surgiu de seguida: “Asseguro-vos que vão deparar-se com a resposta e o desejo de conhecer Portugal e aí o Turismo do Centro ganhou um renovável reconhecimento nacional e internacional e tem sabido aproveitar as oportunidades para explorar e dar a conhecer o seu potencial de desenvolvimento turístico”.

Com a plena convicção que “este projeto ainda pode e deve ir muito mais além”, Rui Ventura destacou ainda “a articulação que deve existir entre a Entidade e a Agência [de Promoção Externa], sob pena de estarmos a duplicar recursos humanos e financeiros”. O presidente da TCP salientou ainda que “a estratégia de posicionamento da marca turística associada à região, tem diferentes variáveis sobre as quais importa refletir”, apontando a “comunicação do destino” como uma delas e, neste caso, “podemos e devemos centrar a nossa atenção numa das ferramentas em que tem assentado essa comunicação, o mapa turístico para o mercado nacional e internacional”.

Resumindo, nas palavras de Rui Ventura “a Entidade e a Agência devem estar mais articuladas”, considerando ser “importante e decisivo, pois garante a uniformidade e a redução na duplicação de trabalho e esforços entre as duas organizações”.

No final e dirigindo-se ao secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, Rui Ventura afirmou que “precisamos trabalhar na reforma da Lei 33, bem como o regime jurídico das organizações e funcionamentos das Entidades Regionais de Turismo”, considerando que “é uma lei ultrapassada”.

Até porque, considerou Rui Ventura, “as regiões têm provado que podem percorrer um caminho de maior autonomia administrativa e financeira, sem colocar em risco o alinhamento com a tutela do Turismo de Portugal”, concluindo que “todas as regiões, sem exceção, já provaram que sabem assegurar e manter esse alinhamento. Sabemos que juntos somos mais fortes e que há uma marca que a todos nos une, a marca Portugal”.

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Loft Marvila: Lisboa ganha novo espaço de eventos

O Loft Marvila promete ser um palco para experiências inesquecíveis. Com a assinatura, “A warehouse of possibilities”, o novo espaço com 1500m2, situado no centro de Marvila, em Lisboa, é um convite aberto à inovação, à versatilidade e à liberdade criativa.

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Construído em 1891 e com um passado ligado ao património comercial da cidade, o espaço manteve o seu espírito industrial, agora reinventado para acolher os mais diversos tipos de eventos — desde lançamentos de produto a convenções, festas corporativas, ativações de marca, ou eventos de música, um espaço com identidade, flexível e onde os eventos se podem efetivamente tornar únicos.

Com arcos laterais imponentes, com cerca de 14m2 cada, que conferem identidade ao espaço e reforçam o seu charme industrial, o Loft Marvila conta ainda com um palco estruturado, infraestrutura elétrica de elevada qualidade, acessos facilitados, zonas de apoio para catering e estacionamento nas imediações.

“Lisboa está a viver um momento único e sentimos que Marvila é o reflexo disso — um ponto de encontro entre tradição e inovação”, explica Tomás Mendes dos Santos, um dos responsáveis do Loft Marvila, para avançar que o projeto nasce precisamente dessa energia e pensado como um espaço onde cada evento pode ganhar uma identidade própria. Assim, “queremos ser o palco de experiências únicas que espelhem o dinamismo desta cidade,”, realça.

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HBX Group lança nova solução de pagamento B2B para o setor das viagens

A nova solução foi desenvolvida em parceria com a FinPay e consiste numa plataforma que vai estar disponível em Espanha já a partir de abril de 2025, chegando posteriormente aos restantes mercados da OCDE, a partir de junho.

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O HBX Group, o grupo que detém a Bedsonline, Hotelbeds e Roiback, lançou a HBX Group eWallet, uma nova solução de pagamentos B2B, que se destaca pela inovação e que foi “projetada especificamente para o setor de viagens”.

Num comunicado enviado à imprensa, o grupo explica que a nova solução foi desenvolvida em parceria com a FinPay e consiste numa plataforma que vai estar disponível em Espanha já a partir de abril de 2025, chegando posteriormente aos restantes mercados da OCDE, a partir de junho.

A nova solução é, segundo o HBX Group, “semelhante a uma carteira digital para consumidores”, consistindo numa “solução digital que permite às empresas armazenar e gerir pagamentos com segurança, rapidez e eficiência”.

“Projetada para facilitar transações instantâneas e internacionais entre empresas”, a HBX Group eWallet foi “desenvolvida especificamente para o setor de viagens” e integra “recursos avançados, como financiamento integrado, acesso a faturas e rastreabilidade completa de transações”.

“O seu objetivo é digitalizar e automatizar pagamentos B2B, reduzir custos de transação e melhorar a escalabilidade operacional do ecossistema das viagens”, acrescenta o grupo, explicando que para se registarem na plataforma, os utilizadores devem aceitar os termos e condições da FinPay, que é a entidade responsável pelos serviços de pagamento e financiamento integrados na solução.

“A carteira eletrónica do HBX Group representa um passo decisivo para a modernização dos pagamentos B2B no ecossistema de viagens. Queremos estabelecer um novo padrão de eficiência e segurança no setor, e esta parceria com a FinPay permite-nos alcançar isso com uma solução adaptada às necessidades do setor”, afirma Daniel Nordholm, diretor de Produtos e Novos Negócios do HBX Group.

 

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Já é oficial: São 6 os candidatos à liderança da ONU Turismo

Seis candidatos estão oficialmente a concorrer ao cargo de Secretário-Geral da ONU Turismo, de acordo com comunicação irigida aos estados-membros da organização: Muhammad Adam do Gana, Shaikha Al Nowais dos Emirados Árabes Unidos, Habib Ammar da Tunísia, Gloria Guevara do México, Harry Theoharis da Grécia e o atual Secretário-Geral, Zurab Pololikashvili da Geórgia.

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O Conselho Executivo da ONU Turismo fará a sua recomendação à Assembleia Geral de novembro, após a seleção que terá lugar nos dias 29 e 30 de maio durante a sua reunião na sede da organização em Madrid. O sucesso do novo mandato a Secretário-Geral para o período de 2026-2029 exige o apoio de 18 dos 35 países votantes.

O atual líder, Zurab Pololikashvili, que concorre a um terceiro mandato consecutivo, enfrenta fortes candidatos, incluindo o ex-ministro grego do Turismo, Haris Theocharis, e a ex-ministra mexicana do Turismo, Gloria Guevara, atual presidente e CEO do WTTC, que conquistou o apoio público de mais de 100 representantes de grandes cadeias hoteleiras internacionais, como Hilton e Hyatt. Os outros três são o tunisiano Habib Ammar, ex-ministro do Turismo, o diplomata ganês Mohammed Adam e Saiha Al Nowais, dos Emirados Árabes Unidos, que vem do setor privado e cuja família é proprietária de hotéis.

Antes de assumir o comando da agência especializada das Nações Unidas, em janeiro de 2018, Zurab Pololiskashvili ocupou diversos cargos de liderança nos setores público e privado. Formado em direito bancário, adquiriu vasta experiência no setor privado, ocupando um cargo de destaque num dos maiores bancos da Geórgia e como CEO do principal clube de futebol do país, o FC Dinamo Tbilisi.

As suas propostas para a ONU Turismo nos próximos quatro anos incluem – além de aprofundar os programas já em andamento, como ‘Melhores Vilas Turísticas’ ou Concurso de Startups – aplicar medidas para o desenvolvimento sustentável de ambientes rurais e naturais; promover e estabelecer novas áreas de desenvolvimento, como turismo urbano, de compras e ‘setorial’; abrir novas Academias em África e na Ásia; promover novos Guias de Investimento de diferentes países; abrir novos escritórios regionais em África e na Ásia; e continuar a promover congressos sobre turismo enoturístico, desportivo e gastronómico, que estão a produzir excelentes resultados.

Gloria Guevara, secretária de Turismo do governo mexicano durante o mandato de Felipe Calderón, é formada em Ciência da Computação pela Universidade Anáhuac e possui MBA pela Kellogg School of Management da Universidade Northwestern. Em 2017, assumiu a presidência do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC).

A sua visão para a ONU Turismo centra-se em fortalecer a organização e maximizar o valor para os seus países-membros, promovendo o turismo como ferramenta para o crescimento sustentável e a criação de empregos, tendo declarado em entrevista recente que deseja resgatar o legado do ex-Secretário-Geral Taleb Rifai.

Harry Theoharis foi vice-ministro das Finanças da Grécia de junho de 2023 a junho de 2024. Anteriormente, de 2019 a 2021, foi ministro do Turismo, e entre 2013 e 2014, foi secretário-geral da Receita Pública no Ministério das Finanças grego. A sua proposta para o cargo de Secretário-Geral do organismo das Nações Unidas que trata de turismo, sob o lema “Reforma para a Transformação, Unidade para o Desenvolvimento”, inclui a incorporação de vários estados à organização – Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia e países nórdicos -, o fortalecimento de políticas de turismo sustentável, o fomento da cooperação entre os países-membros e a promoção da digitalização e da inovação como ferramentas essenciais para enfrentar os desafios do setor.

Já Muhammad Adam foi, de 2020 até dezembro passado, embaixador de Gana em Espanha. Diplomata de carreira, foi cônsul-geral do seu país na Arábia Saudita e conselheiro na Embaixada em Espanha. Embora sua visão específica para a ONU Turismo ainda não tenha sido amplamente divulgada, o forte apoio do Gana sugere uma campanha focada em ampliar o potencial turístico da África no cenário global.

A candidata dos Emirados Árabes Unidos, Shaikha Nasser Al Nowais é atualmente diretora de Auditoria Interna da Rotana Management Corporation PJSC (Rotana), trabalhou anteriormente, e durante três anos, na KPMG em Abu Dhabi, e é formada em Administração de Empresas pela Universidade Zayed. Embora a sua experiência específica em turismo seja limitada em comparação a outros candidatos, a sua perspicácia financeira pode trazer uma nova dimensão à estratégia da organização, com foco em investimento e responsabilidade.

Habib Ammar é um especialista em turismo da Tunísia, e tem sido fundamental no desenvolvimento da indústria de viagens no seu país. Ex-ministro do Turismo da Tunísia, antes de presidir o Departamento de Cultura e depois de ter presidido os destinos do Escritório Nacional de Turismo da Tunísia, anunciou na sua página profissional na rede social LinkedIn, que através desta candidatura, “desejo transmitir uma visão comprometida de turismo responsável, um impulsionador do crescimento económico, do desenvolvimento inclusivo e da sustentabilidade ambiental”. Espera-se que sua campanha se concentre no crescimento sustentável do turismo, no aumento da cooperação entre os países africanos e mediterrâneos e no fomento da inovação digital no setor.

O candidato tunisino formou-se no Ciclo Superior da Escola Nacional de Administração de Tuness, Seção de Administração Geral (fevereiro de 1995) e possui mestrado em Ciências da Administração (opção Finanças Internacionais) — Universidade Paris IX Dauphine (1991) e diploma universitário geral em Economia — Universidade Paris IX Dauphine (1989).

 

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Turismo de Portugal lança campanha internacional para promover país junto dos amantes de música

A sessão de lançamento da nova campanha internacional do Turismo de Portugal para promover o país junto dos amantes de música decorre no MusicBox, esta quarta-feira, 16 de abril, a partir das 17h30.

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O Turismo de Portugal vai lançar esta quarta-feira, 16 de abril, uma nova campanha internacional que visa promover o país como destino de eleição para os amantes de música e que é inspirada nos cartazes dos festivais de música.

Numa nota informativa enviada à imprensa, o Turismo de Portugal indica que a campanha vai ser lançada durante um evento a decorrer no MusicBox, esta quarta-feira, 16 de abril, a partir das 17h30.

“Com um conceito visual e narrativo inspirado nos cartazes de festivais, a campanha destaca os verdadeiros «cabeças de cartaz» de Portugal: o Sol, a Natureza, o Oceano, o Património, a Cultura, os Sabores, a Diversidade e o Bem-estar”, explica o Turismo de Portugal, na informação divulgada.

A sessão de lançamento da campanha vai ser conduzida pela apresentadora Filomena Cautela, contando com a participação de Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, que intervém na sessão de abertura, assim como de Lídia Monteiro, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, e de Tomás Froes, CEO da Dentsu Creative Iberia.

Já o encerramento desta sessão de lançamento vai ser assegurado pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, seguindo-se um momento de networking com música de um DJ convidado.

 

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Turismo de Portugal recebe galardão de Melhor Destino nos prémios Routes Europe 2025
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Turismo de Portugal recebe galardão de “Melhor Destino” nos prémios Routes Europe 2025

Pelo segundo ano consecutivo, o Turismo de Portugal ganhou o prémio de “Melhor Destino” nos prémios Routes Europe 2025.

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O Turismo de Portugal venceu, pelo segundo ano consecutivo, o galardão de Melhor Destino nos prémios Routes Europe 2025, numa cerimónia que teve lugar em Sevilha, Espanha – um prémio que celebra a excelência no marketing dos destinos, reconhecendo as entidades que impulsionam o crescimento da conectividade aérea.
Este reconhecimento destaca o trabalho realizado pelas companhias aéreas, aeroportos e destinos, juntamente com a sua estratégia contínua para 2025.
Através de esforços concertados, que incluem a criação de incentivos, a identificação de oportunidades de mercado e o envolvimento em campanhas de marketing conjuntas, o Turismo de Portugal alcançou um sucesso significativo no desenvolvimento de rotas e no crescimento sustentado da conectividade. Este prémio reconhece, assim, o esforço e o trabalho desenvolvido na última década, em estreita colaboração com as companhias aéreas parceiras, no sentido de oferecer rotas sustentáveis.
Os finalistas na categoria “Destino”, foram avaliados por um painel de juízes de companhias aéreas que pontuaram os destinos que consideram ter oferecido o melhor apoio de marketing nos últimos doze meses.
Com este prémio, reforça-se, também, a importância do papel do Turismo de Portugal no apoio à tomada de decisão e na dinamização das políticas públicas de turismo que promovam a conectividade aérea internacional para Portugal, e reforçando a competitividade do país.
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