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De 17 ficam 9. Pegões/Vendas Novas, Rio Frio e Poceirão entram em jogo para o novo aeroporto de Lisboa

A Comissão Técnica Independente (CTI) reduziu esta quinta-feira, 27 de abril, as opções que passam à fase seguinte para a futura localização do aeroporto de Lisboa. A somar às cinco “obrigatórias”, saídas da Resolução do Conselho de Ministros, juntam-se Portela + Alcochete, Pegões/Vendas Novas, Portela + Pegões/Vendas Novas, Rio Frio + Poceirão.

Victor Jorge
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De 17 ficam 9. Pegões/Vendas Novas, Rio Frio e Poceirão entram em jogo para o novo aeroporto de Lisboa

A Comissão Técnica Independente (CTI) reduziu esta quinta-feira, 27 de abril, as opções que passam à fase seguinte para a futura localização do aeroporto de Lisboa. A somar às cinco “obrigatórias”, saídas da Resolução do Conselho de Ministros, juntam-se Portela + Alcochete, Pegões/Vendas Novas, Portela + Pegões/Vendas Novas, Rio Frio + Poceirão.

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Das 17 localizações que estavam “em jogo” para a futura localização do aeroporto de Lisboa, a Comissão Técnica Independente (CTI) decidiu manter sete localizações em nove opções estratégicas. Assim, esta quinta-feira, 27 de abril, ficou-se a saber que às opções Portela +Montijo, Montijo + Portela, Alcochete, Portela + Santarém e Santarém, se juntam Portela + Alcochete, Pegões/Vendas Novas, Portela + Pegões/Vendas Novas e Rio Frio + Poceirão.

Esta lista final da CTI resulta da aplicação de 10 critérios de viabilidade técnico-científica. Assim, à cabeça surgem desde logo a proximidade (distância ao centro de Lisboa) média europeia 22 km); possuir infraestrutura rodo e ferroviária existente ou planeada; e ter uma área de expansão mínimo de 1.000 hectares.

Além disso, a CTI também teve em conta o facto a capacidade de movimentos /hora; conflitos com espaço aéreo militar; riscos naturais (inundáveis, sísmicos); população afetada (ruído); áreas naturais e corredores migratórios (avifauna); importância estratégica para a Força Aérea; e existência de Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Declaração do Impacto Ambiental (DIA).

As opções perdedoras
Das oito opções perdedoras, a CTI salienta que Beja não cumpre os critérios de proximidade, tratando-se de uma localização com uma intensa atividade militar que limita capacidade de operações civis. Requer ainda conciliação com os fluxos de tráfego de Faro, frisando que a capacidade máxima é de 30 movimentos/hora, mas é zero quando há exercícios militares. Além disso, Beja, constitui uma base aérea de enorme importância estratégica para as Força Aérea (FA) e para Portugal que tem tido significativos investimentos, considerando-se, contudo, que, apesar destas limitações justifica-se ser melhor aproveitada numa rede nacional aeroportuária.

Monte Real não cumpre critério de proximidade, encontrando-se dentro de uma área militar estratégica, com os F16 com operação 24 horas possuem grandes exigência de espaço aéreo, constituindo, por isso, uma base aérea de enorme importância estratégica para as FA e para Portugal.

E se Sintra está limitada em termos de capacidade de movimentos e área de expansão; em conflito com espaço aéreo do AHD, encontrando-se numa zona densamente povoada, Tancos não cumpre critério de proximidade; identificando-se funções muito relevantes no combate a incêndios, fogos e tropas paraquedistas, brigada de ação rápida e apoio a Santa Margarida. Exercendo ainda uma função estratégica do ponto de vista militar.

No que toca à solução Alverca + Portela, apesar de ser uma opção muito criativa, está próxima do centro da cidade e com acessibilidade rodo e ferroviária, tem condições operacionais difíceis, capacidade muito reduzida relativamente à que teoricamente se considera para aeroportos de uma só pista e não tem área de expansão mínima.

Já as soluções da Apostiça e Évora, no primeiro caso trata-se de uma opção com conflitos militares com paióis NATO, não possuindo ferrovia, enquanto no caso da cidade alentejana não cumpre critério de proximidade e não tem área de expansão.

Finalmente, a Ota – opção histórica -, já foi bastante estudada, é bem posicionada em termos de acessibilidades, mas é a sua única vantagem. Não tem área de expansão e os estudos demonstraram dificuldades em termos de segurança aérea, risco de inundação e custos elevados na remoção de obstáculos.

“Nunca existirá uma solução unanime”
No início da apresentação, Maria do Rosário Partidário, coordenadora-geral da CTI, começou por revelar “o problema da decisão a tomar”. Assim, a questão saída do Conselho de Ministro de 14 de outubro de 2022, estabeleceu que o problema passa pelo aumento da capacidade aeroportuária da região de Lisboa, em modelo dual ou único; evolução para um hub intercontinental; e desativar, ou não, o Aeroporto Humberto Delgado (Portela).

O segundo problema apontado resume-se à escala temporal, ou seja, se a solução será de curto ou longo prazo ou se a solução será de transição.

Certo é que nas palavras da coordenadora-geral da CTI, “não há que ter ilusões, já que nunca existirá uma solução unanime e com a qual todos concordem”, salientando ainda que “há imensas propostas e muitas expectativas”.

À pergunta “qual o conceito de aeroporto ideal”, Maria do Rosário Partidário respondeu que é um hub. Hub esse que deverá ser acessível, eficiente e inteligente, e sustentável e resiliente. Em si, o hub deverá deter alta conectividade; capacidade de movimentos; capacidade de expansão; flexível e adaptável (modular); economicamente viável; modelo de negócio forte e resiliente, receitas diversificadas; gerador de economias de aglomeração. No “ideal” acessível, as conclusões da CTI apontam para um hub eficiente e inteligente (próximo ao centro da cidade; rápido acesso; multi-modal e com múltiplos acessos alternativos (TP e TI); ferrovia). Na “eficiência e inteligência”, a infraestrutura deverá ter em conta os seguintes pontos: navegação aérea; pelo menos duas pistas com >= 3km, com saídas rápidas; layout interno e externo; serviços de handling (passageiros, bagagens, carga) e de fronteiras super eficientes; terminais de carga especializados; mais tecnológico (inteligência artificial) na gestão operacional e de segurança; áreas de segurança para novas energias (ex. hidrogénio); safety e security. Finalmente, na sustentabilidade e resiliência, foram apontadas questões como descarbonizado, uso de energias renováveis; edifícios neutros em carbono; economia circular, armazenamento e carregamento de energia; terminais de carga especializados; tecnologias inteligentes; áreas de segurança para novas energias (ex. Hidrogénio, SAF).

Procura aeroportuária
Nuno Marques da Costa, a quem coube a apresentação sobre a procura aeroportuária, começou por indicar que, se em 2019, a movimentação de passageiros no AHD se cifrava nos 31,2 milhões, descendo nos anos seguintes para 9,3 milhões e 12,2 milhões, no ano de 2022, essa procura já superou os 28,3 milhões de passageiros. Na evolução do número de movimentos de aeronaves no AHD, o crescendo que se vinha a manter desde 2012, fixando-se nos mais de 221 mil aviões, baixando para 90 mil, em 2020, subindo para 116 mil, em 2021, e para mais de 203 no ano passado.

Certo é que, segundo os dados da Eurocontrol, as projeções apontam para perto de 70 milhões de passageiros a movimentar em 2050, ou seja, dentro de pouco mais de 25 anos.

Nuno Marques da Costa destacou ainda o aumento do tráfego transatlântico que “cresceu exponencialmente”, admitindo que “continuamos dependentes do tráfego aéreo, já que existem condicionantes a nível europeu na ferrovia”.

Partindo da base de que o movimento sustentável de aeronaves no AHD é de 38/hora, Nuno Marques da Costa frisou que “esse limite já está a ser ultrapassado nos dias de hoje”.

Conectividade essencial para o crescimento
Na parte da análise económico-financeira, Fernando Alexandre começou por lembrar que Portugal está na extremidade da Europa e que, tal como Espanha, teve uma performance má, colocando esta realidade “enfâse na importância da conectividade”. Lembrado foi, igualmente, que as exportações cresceram acima dos 50% do PIB o que coloca Portugal em contraciclo, já que o crescimento da globalização abrandou a nível mundial.

Identificando a região de Lisboa como “macro-céfala”, tal como Londres ou Paris, Nuno Marques da Costa destacou que “é importante que a região de Lisboa cresça e para tal “a conectividade assume uma relevância vital”.

A capital espanhola foi apontada como “a única região considerada estrela” dentro do universo europeu, referindo o responsável pelo tema da “Economia e finanças” que “com a economia a crescer seria estranho mantermos o constrangimento relacionado com a conectividade”.

“Os países estrela são aqueles onde o número de passageiros mais cresce, mais ficam e mais gastam, tratando-se, igualmente, de mercados cujos visitantes mais rápida e melhor fazem um país sair da crise”.

Assim, a estratégia de desenvolvimento do aeroporto deverá servir para afirmar Portugal como um país periférico na Europa, mas central no Atlântico, onde a política externa portuguesa teve sempre três prioridades: a Atlântica, a Europeia e a Africana. Sendo a UE o nosso espaço privilegiado de integração económica, é, contudo, fundamental crescer mais no comércio extracomunitário, ganhando o novo aeroporto de Lisboa uma importância acrescida porque “vivemos numa era em que a economia europeia tem vindo a perder peso na economia mundial”, apontou Fernando Alexandre.

Além disso, a conectividade internacional é essencial para manter a dinâmica positiva entre turismo, exportações e atração de Investimento Direto Estrangeiro (IDE), permitindo também uma maior diversificação da estrutura produtiva da economia portuguesa.

E se a conectividade internacional e a frequência de ligações ponto a ponto são essenciais para que os investidores considerem nas suas escolhas Lisboa/Portugal, os executivos em viagens de negócios precisam de ligações rápidas ao centro da cidade. Por isso, a estratégia do aeroporto tem de estar alinhada com a estratégia das companhias aéreas e os mercados de longa distância são prioritários para o turismo, cujo grande objetivo é diversificar os mercados.

Fernando Alexandre indicou ainda que, em 2004, um passageiro podia a partir de Lisboa e ligar-se diretamente a 87 aeroportos diferentes e 33 países. Em 2022, os números aumentaram para 175 (mais 101%) e 55 (mais 67%), respetivamente.

E se em 2004 o AHD encontrava se na última posição em termos de conectividade, em 2022 ocupava a quarta posição, apontando os números relativamente ao AHD para o maior crescimento na conectividade (+87%) entre 2004 e 2022.

Dualidade “green” ou “brown”
A questão da movimentação de passageiros/hora foi também levantada por Rosário Macário. Mas antes disso, colocou a questão sobre o conceito dual de uma infraestrutura aeroportuária, referindo que esta implica duas infraestruturas fisicamente separadas, mas que funcionam com uma gestão articulada.

Entre os problemas de ineficiência, destaque para a gestão da infraestrutura, ou seja, duplicação de serviços e equipamentos (falta de economias de escala); para as companhias aéreas que, mesmo não dividindo a sua operação, ficam limitadas na interação entre companhias, tanto da mesma aliança, como de alianças diferentes; além de, para os utilizadores individuais, dificultar, senão mesmo impossibilitar, o transfer entre voos que estejam em diferentes infraestruturas, por exemplo, transitar entre um voo ponto a ponto e um voo em hub.

Assim, uma opção dual pode ser feita com base em soluções’ greenfield’ (nova infraestrutura) ou ‘brownfield’ (aproveitamento de infraestruturas existentes), e com as seguintes soluções: duas infraestruturas ‘greenfield’ gestão ineficiente; uma ‘brownfield’ e outra ‘greenfield’ normalmente com limitações parciais de crescimento; ou duas ‘brownfield’ sempre com limitações de crescimento.

Já quanto à possibilidade de um hub em Lisboa, a análise da CTI concluiu que, além de ser uma entrada / saída para os nichos de mercados tradicionais de África, América Latina e América do Norte, potencia a conectividade com outros mercados, conferindo ao país maior capacidade competitiva em termos Ibéricos, Europeus e, fundamentalmente, Globais.

A terminar a sua intervenção Rosário Macário deixou uma certeza: a capacidade do AHD está próximo de esgotar e em 2030 será necessário acomodar pelo menos 50 movimento de aeronaves/hora. Considerando as previsões de procura, e a capacidade de 72 movimentos/hora (no projeto AHD + 1), não poderá responder para mais do ano 2040. Estima-se que a partir de 2050, o número requerido de movimentos possa ter um máximo de 115 movimentos/hora.

Finda a primeira fase, a segunda arranca em maio e servirá para “uma análise muito mais fina para se chegar a uma conclusão final”, segundo Maria do Rosário Partidário, o que se espera que aconteça até ao final deste ano de 2023.

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Turkish Airlines aumenta voos para Zanzibar

A partir de 14 de maio, a Turkish Airlines vai passar a operar um total de nove ligações aéreas diretas por semana entre Istambul e a ilha de Zanzibar, na Tanzânia.

A Turkish Airlines vai aumentar o número de voos semanais entre Istambul e Zanzibar, na Tanzânia, passando a realizar, a partir de 14 de maio, um total de nove ligações aéreas por semana.

Numa nota informativa enviada à imprensa, a companhia aérea de bandeira da Turquia indica que vai passar a disponibilizar mais dois voos por semana para a ilha da Tanzânia, que conta atualmente com sete voos por semana, passando a nove ligações a partir de 14 de maio.

Recorde-se que a Turkish Airlines começou a voar para esta ilha da Tanzânia em 2016, quando a companhia aérea da Turquia inaugurou voos diretos para Zanzibar, com três ligações aéreas por semana.

 

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Portos da Madeira lançam novo website em agosto

O lançamento do novo website institucional insere-se no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e representa um investimento de mais de 103 mil euros para reforçar a política de digitalização da empresa e estabelecer novos mecanismos de comunicação.

A APRAM – Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira vai lançar, em agosto, um novo website institucional que se insere “no reforço da política de digitalização da empresa e tem como objetivo melhorar a imagem institucional da APRAM e estabelecer mecanismos de comunicação com clientes e fornecedores, agilizando processos”.

O lançamento do novo website institucional insere-se no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e representa um investimento de 103.015,45€, incluindo IVA, assim como a construção e manutenção técnica do portal, além da gestão técnica das redes sociais oficiais da APRAM

“Integrará um sistema de formulários de contacto e ticketing com ligação a plataformas internas em utilização e disponibilizará informação de ocupação de cais em tempo real, previsão de escalas e divulgação de dados meteo oceanográficos”, indica a APRAM, em comunicado.

Segundo Paula Cabaço, presidente do Conselho de Administração da APRAM, o lançamento do novo website insere-se na política de “digitalização, modernização e desmaterialização de processos” da APRAM e visa dar resposta à vontade de reforçar a sua “comunicação com a comunidade portuária e com o público em geral”.

“Sabemos da importância histórica, económica e social que os Portos da Madeira têm para a região, e os processos de digitalização em curso, como é o caso deste novo portal, vão contribuir para manter esse diálogo e proximidade entre a Autoridade Portuária e a sociedade”, acrescenta a responsável.

Segundo Paula Cabaço, a atividade da APRAM “está associada à economia e ao turismo da região”, pelo que se torna “essencial que a comunicação seja feita também globalmente” e “este portal eletrónico será uma ferramenta essencial nessa estratégia de comunicação e marketing”.

O novo website vai estar estruturado em três vertentes complementares entre si, nomeadamente, dimensão institucional, comunidade portuária e público em geral, dando a conhecer, entre outros temas, a marca Portos da Madeira, os principais projetos e a promoção dos diversos serviços comerciais.

 

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Air France aumenta capacidade de longo curso em 9% e mantém oferta estável em Portugal no verão

A maior aposta da Air France para o verão de 2024 destina-se ao longo curso, onde a companhia aérea vai contar com um aumento de capacidade de 9% entre 31 de março e 26 de outubro de 2024, operando para um total de 85 destinos.

A Air France vai aumentar a capacidade disponibilizada no longo curso para o verão em 9%, período ao longo do qual a companhia aérea vai operar para 189 destinos em 74 países, com a oferta em Portugal a manter-se estável face à época alta do ano passado, avança a transportadora francesa, em comunicado.

“A oferta da Air France mantém-se estável em Portugal no verão de 2024”, destaca o comunicado divulgado pela companhia aérea, que explica que, em território nacional, vai operar a partir de três aeroportos portugueses – Faro, Lisboa e Porto – numa oferta complementada pela da KLM, que mantém voos diretos de Lisboa e Porto para Amesterdão-Schiphol, assim como pelo codeshare com a Delta Air Lines para os EUA.

A maior aposta da Air France para o verão de 2024 destina-se ao longo curso, onde a companhia aérea vai contar com um aumento de capacidade de 9% entre 31 de março e 26 de outubro de 2024, operando para um total de 85 destinos.

No longo curso, a Air France vai continuar a reforçar as ligações à América do Norte e, por isso, vai retomar o serviço para Mineápolis (Minnesota) a 13 de maio com um voo diário e inaugurar uma nova ligação entre Paris-CDG e Phoenix (Arizona) a 23 de maio, que vai ser operada três vezes por semana num avião Boeing 787-9.

Na América do Norte, a Air France vai ainda reforçar as ligações aéreas entre Paris-CDG – Raleigh-Durham (Carolina do Norte), que foram inauguradas no inverno de 2023 com três ligações aéreas semanais e que, neste verão, vai conter com até sete voos/semana.

A Air France vai ainda, por ocasião do Festival de Cinema de Cannes, operar dois voos especiais entre Los Angeles (EUA) e Nice (França), num Airbus A350 equipado com cabines de viagem de última geração e prevê, durante o verão, oferecer mais de 210 voos por semana para 17 destinos nos Estados Unidos, além de quase 60 voos por semana para cinco destinos no Canadá.

No longo curso e além da América do Norte, a Air France vai também prolongar para o verão o serviço diário para Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) a partir de Paris-CDG, que foi inaugurado no inverno de 2023, assim como renovar o serviço para Dar Es Salam (Tanzânia), inaugurado no verão de 2023, com três voos semanais, em continuação de Zanzibar.

No Japão, a transportadora vai reforçar a oferta com dois voos diários entre Paris-CDG e Tóquio-Haneda, mantendo também  os voos para o Aeroporto Tóquio-Narita, com até quatro ligações semanais.

No caso de África, a Air France conta ainda adicionar “frequências para destinos-chave em África e no Oceano Índico”, a exemplo de Cotonou (Benim) e Antananarivo (Madagáscar), que vão ser servidos diariamente, enquanto os Camarões vão ter dois voos diários, repartidos entre Yaoundé e Douala, e as ligações a Brazzaville (República do Congo) vão passar a ser operadas em Airbus A350-900.

No curto e médio curso, a Air France vai voar para 102 destinos, disponibilizando 45 ligações sazonais em França e na Europa, incluindo a inauguração, a partir de Paris-CDG, de voos para Verona (Itália), que vai ter até três voos por semana a partir de 2 de abril, para Narvik Lofoten (Noruega), que vai contar com um voo todos os sábados, de 15 de junho a 31 de agosto, e Kalamata (Grécia), que terá um voo todos os sábados, de 6 de julho a 31 de agosto.

Já o serviço para Tromsø (Noruega), que anteriormente era operado pela Air France apenas no inverno, vai ser alargado à época de verão, contando com até dois voos semanais em Airbus A319.

A oferta da Air France para o curto e médio curso é ainda complementada pela da Transavia, a companhia aérea low cost do grupo Air France/KLM, que vai contar com voos para 116 destinos em 33 países neste verão, num total de 206 rotas, e que vai ser a primeira companhia aérea low-cost à partida dos aeroportos de Paris.

Este verão, a Air France conta ainda continuar a introduzir as novas cabines de longo curso nos seus aviões Boeing 777-300ER e nos Airbus A350-900, num novo produto que vai chegar às classes Business, Premium Economy e Economy e que “constitui o novo padrão de viagem da companhia”.

“Depois de Nova Iorque-JFK, Nova Iorque-Newark, Washington DC, Boston, Houston, Rio de Janeiro, Banguecoque, Dakar, Tóquio-Haneda, Hong Kong, Seul Incheon, Xangai e Joanesburgo, estas novas cabines vão ser implementadas este verão em Toronto, Chicago, Vancouver, São Francisco, Los Angeles, Papeete, México e Tóquio-Narita”, refere a Air France, no comunicado divulgado.

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Comissão Europeia envia comunicação de objeções relativamente à compra da ITA Airways pela Lufthansa

Com o processo negocial a decorrer já há anos, a Comissão Europeia veio colocar mais um entrave à compra da ITA Airways por parte da Lufthansa, indicando que “os clientes podem ser confrontados com um aumento dos preços ou uma diminuição da qualidade dos serviços após a operação”. 

A Comissão Europeia (CE) informou a Deutsche Lufthansa AG e o Ministério da Economia e das Finanças (MEF) italiano da sua opinião preliminar de que a proposta de aquisição do controlo conjunto da ITA Airways pode restringir a concorrência em determinadas rotas no mercado dos serviços de transporte aéreo de passageiros com origem e destino em Itália.

Em nota publicada no site, a Comissão “receia que os clientes possam ser confrontados com um aumento dos preços ou uma diminuição da qualidade dos serviços após a operação”.

Recorde-se que a Lufthansa e a ITA exploram uma extensa rede de rotas a partir dos seus respetivos aeroportos centrais na Áustria, Bélgica, Alemanha, Suíça e Itália. A Lufthansa tem empresas comuns com a United Airlines e a Air Canada para as rotas transatlânticas, bem como com a All Nippon Airways para as rotas para o Japão. Os parceiros das empresas comuns coordenam os preços, a capacidade, a programação e partilham as receitas.

A comunicação de objeções
Em 23 de janeiro de 2024, a CE deu início a uma investigação aprofundada para avaliar se a aquisição pela Lufthansa de uma participação na ITA poderia restringir a concorrência na prestação de serviços de transporte aéreo de passageiros dentro e fora de Itália.

A Comissão efetuou uma investigação alargada para compreender o impacto potencial da operação. Esta investigação incluiu, nomeadamente, a análise de documentos internos e de informações pormenorizadas fornecidas pelas partes, bem como a recolha de informações e opiniões de companhias aéreas concorrentes, aeroportos, coordenadores de faixas horárias e clientes.

A Comissão teve, igualmente, em conta as observações proactivas dos consumidores individuais, das organizações representativas dos consumidores, dos aeroportos, das companhias aéreas concorrentes e dos sindicatos que exprimiram os seus pontos de vista a favor ou contra a operação.

Na sequência desta investigação aprofundada, a Comissão receia que a operação possa (i) reduzir a concorrência num certo número de rotas de curta distância que ligam a Itália a países da Europa Central. Nessas rotas, a Lufthansa e a ITA concorrem ou concorrerão entre si principalmente com voos diretos, mas também com voos indiretos. A concorrência nestas rotas parece limitada e provém principalmente de transportadoras de baixo custo, como a Ryanair, que em muitos casos operam a partir de aeroportos mais remotos; (ii) reduzir a concorrência num certo número de rotas de longo curso entre a Itália e os EUA, o Canadá e o Japão. Nessas rotas, a ITA, por um lado, e a Lufthansa e os seus parceiros de empresas comuns, por outro, concorrem entre si com voos diretos ou indiretos. A concorrência de outras companhias aéreas parece ser insuficiente nessas rotas. Na sua avaliação, a Comissão considera as atividades da ITA, da Lufthansa e dos seus parceiros de empresas comuns como as de uma única entidade após a concentração; (iii) criar ou reforçar a posição dominante da ITA no aeroporto de Milão-Linate, o que poderá dificultar a prestação de serviços de transporte aéreo de passageiros de e para Milão-Linate por parte de concorrentes.

“Todos os anos, milhões de passageiros viajam nessas rotas, com uma despesa anual total superior a 3 mil milhões de euros”, refere a Comissão, adiantando que os seus responsáveis que “o objetivo consiste em garantir que a operação não terá efeitos adversos para os clientes – tanto consumidores como empresas – em termos de aumento dos preços ou de diminuição da qualidade dos serviços”.

A Comissão receia que, “na ausência de medidas de correção adequadas, a supressão da ITA como companhia aérea independente possa ter efeitos negativos sobre a concorrência nestes mercados já concentrados”. As rotas que suscitam potenciais preocupações representam “uma pequena parte do total das rotas de curto e longo curso e dos passageiros servidos por ambas as partes e pelos seus parceiros de empresas comuns, e as potenciais preocupações não afetam a grande maioria das rotas exploradas pela ITA”.

A comunicação de objeções constitui uma etapa formal de uma investigação, em que a Comissão informa por escrito as empresas em causa das objeções que lhes são imputadas. O envio de uma comunicação de objeções não prejudica o resultado da investigação. A Lufthansa e o Ministério da Economia e das Finanças italiano têm agora a oportunidade de responder à comunicação de objeções da Comissão, de consultar o processo da Comissão e de solicitar uma audição oral.

A Lufthansa e o MEF têm, igualmente, a possibilidade de apresentar medidas de correção para resolver os problemas de concorrência preliminares identificados pela Comissão. Podem decidir apresentar medidas de correção em qualquer momento do processo até ao termo do prazo para a apresentação de medidas de correção, que termina atualmente em 26 de abril de 2024.

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Royal Caribbean vai operar no terminal de cruzeiros G em Barcelona a partir de 2027

O Conselho de Administração do Porto de Barcelona acaba de aprovar a adjudicação da construção e operação do futuro terminal de cruzeiros G do cais de Adossat ao Catalonia Cruise Terminal G, SL, uma joint venture do Grupo Royal Caribbean e da Cruise Terminals International, CTI.

O Porto de Barcelona refere, na sua página oficial que, apesar de ter sido a única proposta apresentada neste concurso público, o projeto foi classificado como excelente pelos técnicos responsáveis ​​pelo concurso: destacaram o seu compromisso com a sustentabilidade energética e ambiental, que incorpora uma reserva de espaços para os sistemas de fornecimento de energia terrestre (OPS) atualmente instalados no cais de Adossat, que permitirão que os navios de cruzeiro se conectem à rede elétrica uma vez atracados, eliminando assim as emissões.

O Terminal de Cruzeiros G da Catalunha prevê um investimento superior a 85 milhões de euros e espera-se que entre em operação na primavera de 2027, quando o Terminal Sul do WTC for fechado em 2026. Este é o último terminal a ser instalado no cais de Adossat, que cumpre os acordos alcançados pelo Porto de Barcelona e pela Câmara Municipal em 2018 limitando o número de terminais a sete.

O terminal foi concebido para maximizar a eficiência energética e incorpora soluções de energia renovável para minimizar o seu impacto na área circundante. O projeto inclui a geração de energia através de painéis fotovoltaicos e outros tipos de instalações, o que permitirá que o terminal seja um edifício com emissões zero.

Um aspeto digno de nota do projeto, segundo o Porto de Barcelona, é a configuração de uma mobilidade eficiente, confortável e sustentável para os passageiros, tanto dentro do terminal como na sua conectividade com a cidade/aeroporto/comboio.

Os espaços do futuro Terminal G foram projetados para garantir um bom funcionamento aos passageiros. Este aspeto é particularmente importante para um terminal pensado para os passageiros do porto de origem, que embarcam e desembarcam em Barcelona, ​​estratégia em que a Royal Caribbean aposta na capital catalã.

 

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easyJet lança programação de inverno com dois milhões de lugares em Portugal e Natal já incluído

Entre 2 de dezembro de 2024 e 2 de março de 2025, a easyJet vai disponibilizar mais de 18 milhões de lugares em mais de 100 mil voos para toda a sua rede, incluindo Portugal, cujas reservas já se encontram a decorrer.

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A easyJet já lançou a sua programação para o inverno 2024/2025, que já inclui o período festivo do Natal e que conta com mais de 18 milhões de lugares para toda a rede da companhia aérea low cost, dos quais cerca de dois milhões se destinam às rotas portuguesas da transportadora.

Num comunicado enviado à imprensa, a easyJet revela que, entre 2 de dezembro de 2024 e 2 de março de 2025, vai disponibilizar mais de 18 milhões de lugares em mais de 100 mil voos para toda a sua rede, incluindo Portugal, cujas reservas já se encontram a decorrer.

“Estes números incluem quase dois milhões de lugares, em mais de 10 mil voos de e para Portugal, que estão agora à venda, o que significa que os clientes conseguem excelentes preços reservando antecipadamente em easyJet.com ou através da aplicação móvel”, lê-se no comunicado divulgado pela companhia aérea.

Segundo José Lopes, country manager da easyJet em Portugal, a companhia aérea decidiu lançar já a sua programação para o próximo inverno para que os seus clientes “possam reservar com antecedência e desfrutar de tarifas de grande valor em voos para a época do Natal, na sua próxima escapadela de ski ou para perseguir o sol de inverno”.

“Ao colocar milhões de lugares à venda até 2 de março de 2025 em mais de 500 rotas para mais de 130 aeroportos em toda a Europa e não só, temos o prazer de oferecer mais opções e diversidade aos nossos clientes e estamos ansiosos para recebê-los a bordo”, acrescenta o responsável.

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Les Roches e Silversea estabelecem parceria para Pós-Graduação em Gestão de Cruzeiros de Luxo

A Pós-Graduação em Gestão de Cruzeiros de Luxo da Les Roches é a primeira do género a ser lançada e permite obter competências para gerir e supervisionar várias áreas a bordo de navios de cruzeiro~.

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A Les Roches e a Silversea estabeleceram uma parceria no âmbito de uma Pós-Graduação em Gestão de Cruzeiros de Luxo, numa formação pioneira, que se destaca por ser a primeira do género, informou a instituição de ensino superior, em comunicado.

“O primeiro do seu género, este programa inovador – oferecido no campus da Les Roches em Marbella, Espanha – fornece aos estudantes os conhecimentos e as competências necessárias para gerir e supervisionar várias áreas a bordo de navios de cruzeiro, para além de aspetos de marketing, gestão de receitas e outras funções comerciais relacionadas com a indústria dos cruzeiros”, explica a Les Roches, na informação divulgada.

Além das competências alcançadas, os alunos desta Pós-Graduação vão também poder usufruir de bolsas de estudo entre ambas as entidades, bem como da oportunidade de obter um emprego a bordo da frota da Silversea, companhia de cruzeiros do luxo do Grupo Royal Caribbean.

“A parceria com a marca de cruzeiros ultra-luxuosos líder mundial é um motivo de orgulho para a Les Roches. A dedicação e a ambição que a Silversea impõe no seu modelo de negócio estão em sintonia com a nossa metodologia de formação. O setor de cruzeiros de luxo é uma área ainda não totalmente explorada academicamente, e a promoção deste diploma posiciona-nos na vanguarda, de uma especialização que continua a crescer ano após ano”, destaca Carlos Díez de la Lastra, CEO da Les Roches.

Já Barbara Muckermann, presidente da Silversea, considera que esta parceria é importante, uma vez que a “educação e a formação são fundamentais nesta indústria orientada para o serviço, que está a crescer rapidamente”.

“Desde que passou a fazer parte do Grupo Royal Caribbean, a Silversea recebeu seis navios na sua frota em apenas três anos, o que torna a atração de profissionais talentosos mais importante do que nunca. Estamos muito satisfeitos com a parceria com Les Roches, uma instituição académica de referência, para garantir que o nosso serviço continua a ser o melhor do setor”, acrescenta a responsável.

No primeiro semestre desta formação, vão estar em destaque temáticas como as operações de cruzeiros, o desenvolvimento de experiências de luxo para os hóspedes, o alojamento de luxo e a gestão de alimentos e bebidas a bordo, além das vendas, receitas e direito marítimo.

“Durante este período, Les Roches oferece também uma viagem de negócios ao Mónaco e a Miami, onde se encontra o maior porto de passageiros do mundo. Após a conclusão desta primeira parte do programa, os estudantes podem optar por um período de imersão na indústria de cruzeiros com a Silversea”, acrescenta a entidade de ensino.

Toda a informação sobre a Pós-Graduação em Gestão de Cruzeiros de Luxo da Les Roches pode ser consultada aqui.

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Mundomar Cruzeiros com crescimento de mais de 300% nas vendas da Princess Cruises para 2025

No verão de 2025, a Princess Cruises vai ter sete navios em operação no Mediterrâneo, incluindo o Sun Princess, o novo navio da companhia de cruzeiros, que foi inaugurado a 29 de fevereiro de 2024.

Inês de Matos

A Mundomar Cruzeiros está a registar um forte crescimento nas vendas para os cruzeiros da Princess Cruises para 2025, com António Pinto da Silva, diretor comercial da Mundomar Cruzeiros, a revelar que o “early-booking para 2025 está mais de 300% acima do ano passado”.

“Estamos com um crescimento substancial no early-booking para 2025 – para se ter uma ideia, para 2025, estamos mais de 300% acima do que estávamos no ano passado. Isto acontece mesmo sem termos ainda começado a comunicar a programação para 2025”, disse o responsável ao Publituris, durante um cruzeiro a bordo do Sun Princess, o novo navio de cruzeiros da companhia norte-americana, que vai ficar colocado no Mediterrâneo ao longo do verão de 2024.

Para este ano, acrescentou o responsável, as vendas da Princess Cruises em Portugal foram favoráveis, principalmente para o novo navio Sun Princess, para o qual a Mundomar Cruzeiros tem ainda em vigor algumas promoções.

“A verdade é que a venda para este navio está a correr de vento em poupa e, por isso, os preços já subiram um bocadinho. Os navios novos, normalmente, têm mais procura e, por isso, já não há preços muito baixos, mas ainda há cabines disponíveis e lançámos recentemente – está válida até ao final de abril – uma promoção para terceiras e quartas cabines gratuitas e também com uma redução de até 40%”, indicou António Pinto da Silva.

No verão de 2025, a Princess Cruises vai ter sete navios em operação no Mediterrâneo, incluindo o Sun Princess, pelo que a Mundomar Cruzeiros, que representa em exclusivo a companhia norte-americana em Portugal, está confiante de que as vendas no mercado português também possam acompanhar o aumento da oferta.

“Vamos ter uma oferta muito variada e, com isso, esperamos atingir e aumentar a nossa fasquia de mercado. É essa a intenção que temos para 2025”, acrescentou o responsável.

Recorde-se que o Sun Princess foi inaugurado a 29 de fevereiro e é o maior navio da frota da Princess Cruises, com capacidade para transportar 4.300 passageiros, sendo também o primeiro movido a Gás Natural Liquefeito (GNL).

O navio encontra-se atualmente a realizar cruzeiros no Mediterrâneo, disponibilizando partidas de Barcelona, Atenas e Civitavecchia.

 

*Leia a reportagem completa sobre o Sun Princess, novo navio da Princess Cruises, nas próximas edições do jornal Publituris.

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Aviação

airBaltic voa para a Madeira no próximo inverno

Pela primeira vez, a companhia aérea dos Países Bálticos vai abrir uma rota para a Madeira, passando a ligar a região portuguesa a Riga três vezes por semana, a partir de 28 de outubro de 2024.

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A airBaltic vai passar a voar para a Madeira no próximo inverno, anunciou a companhia aérea da Letónia, que tem prevista a abertura de uma rota entre a Madeira e Riga, na Letónia, a partir de 28 de outubro de 2024.

“Esta será a primeira vez que a companhia aérea realiza voos regulares de e para o Aeroporto da Madeira (FNC)”, lê-se num comunicado enviado à imprensa pela airBaltic.

A companhia aérea da Letónia tem prevista a realização de três voos por semana entre a Madeira e Riga, cujos preços começam nos 205 euros por pessoa, bem como nos 429 euros em classe executiva.

“Estamos entusiasmados por anunciar esta nova rota e em breve conectar a Madeira à vibrante cidade de Riga – a casa da airBaltic. Vemos um grande potencial nesta rota e temos o prazer de oferecer aos viajantes locais a oportunidade de visitar e experimentar esta joia do Báltico”, congratula-se Thomas Ramdahl, vice-presidente sénior de gestão de rede da airBaltic.

Já Francisco Pita, CCO da ANA – Aeroportos de Portugal, considera que esta nova rota “reforça a posição da Madeira como destino turístico durante todo o ano”, sendo o resultado do trabalho que a empresa que gere os aeroportos nacionais tem vindo a fazer com vários parceiros para “desenvolver a conectividade da região”.

Os voos da airBaltic entre a Madeira e Riga vão ser operados num avião Airbus A220-300, aparelho que oferece maior conforto aos passageiros e permite maior eficiência de combustível.

Recorde-se que a airBaltic tem sede em Riga, na Letónia, e opera 130 rotas a partir de Riga mas também das cidades bálticas de Tallinn e Vilnius, assim como de Tampere,  na Finlândia, e ainda da Gran Canaria, em Espanha, de forma sazonal, para vários destinos na Europa, Médio Oriente, Norte de África e região do Cáucaso.

Os bilhetes para a nova rota da Madeira já se encontram disponíveis para venda e podem ser adquiridos aqui.

 

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TAAG lança promoção com descontos até 40% para assinalar a Páscoa

A campanha da TAAG é válida para compras entre esta quarta-feira, 20 de março, e o próximo domingo, dia 24, e oferece descontos até 40% em classe económica ou um bilhete grátis para primeira classe ou classe executiva.

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A TAAG lançou uma promoção especial para assinalar a Páscoa e está a oferecer descontos até 40% em classe económica ou o segundo bilhete em classe executiva, numa oferta que está em vigor para compra de bilhetes até ao próximo domingo, 24 de março.

“Económica ou Premium? A escolha é sua” é o mote da nova promoção da companhia aérea de bandeira angolana, que oferece um bilhete grátis na compra de outro para classe executiva ou primeira classe, enquanto para a classe económica há descontos até 40%.

A campanha da TAAG é válida para compras entre esta quarta-feira, 20 de março, e o próximo domingo, dia 24, e está sujeita a termos e condições especiais. Os preços dos bilhetes também não incluem taxas.

Mais informações aqui.

 

 

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