Turismo russo vira-se para a Turquia, Médio Oriente e Ásia
Um recente estudo da Mabrian apurou que o turismo russo está a optar por novos destinos, a exemplo da Turquia, Emirados Árabes Unidos e Tailândia, em detrimento dos destinos europeus que, antes da guerra na Ucrânia, eram habituais para turistas provenientes da Rússia.

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Com a guerra na Ucrânia, os turistas russos têm vindo a mudar os seus destinos de férias e passaram a escolher países como a Turquia, nos Emirados Árabes Unidos ou na Ásia, em detrimento da Europa, de acordo com um estudo da Mabrian.
O estudo da Mabrian, que foi realizado através da plataforma Travel Intelligence, teve por base uma análise da procura hoteleira por parte do mercado russo, assim como do preço médio da hotelaria no ano passado face a 2019 em mais de 700 destino em todo o mundo, e apurou que, devido à guerra na Ucrânia, os turistas russos estão a mudar os seus destinos de férias.
Entre os principais destinos de férias atuais para o russos encontra-se a Turquia, que terá sido um dos destinos que maior aumento de turistas russos registou, mas também os Emirados Árabes Unidos e a Tailândia.
A Geórgia, Arménia e Cazaquistão também registaram um forte aumento de turistas russos devido à sua localização de proximidade à Rússia, tendo passado a integrar o Top20 de destinos preferidos para os turistas russos.
Pelo contrário, a Europa tem vindo a assistir a um forte declínio do número de turistas russos, o que está relacionados com as sanções derivadas da guerra e com o encerramento do espaço aéreo europeu a aeronaves russas.
Itália, Alemanha, França, Espanha e Grécia são os destinos europeus que mais têm sentido a descida da procura russa, com o estudo a Mabrian a indicar mesmo que, nestes destinos europeus, se tem assistido a uma “diminuição drástica” destes turistas, principalmente em Itália, que é o destino mais afetado em comparação com 2019.
Além das sanções derivadas da guerra e da dificuldade nos voos entre a Rússia e a Europa, o estudo da Mabrian aponta ainda a desvalorização do rublo (moeda russa) como um fator que está a contribuir para o afastamento dos turistas russos da Europa, uma vez que, nota o relatório, o preço médio dos hotéis em Itália é, em média, 46% superior ao preço médio da hotelaria na Turquia.
“O nosso estudo mostra que o mercado de viagens russo foi profundamente impactado com a situação atual. Muito menos viajantes e um perfil em mudança com turistas a explorar novos destinos no Oriente Médio, Ásia e países vizinhos, todos muito interessados em conquistar a participação deste mercado e receber viajantes russos”, afirma Carlos Cendra, diretor de Marketing e Vendas da Mabrian.
De acordo com o responsável, nos últimos 20 anos, o mercado russo afirmou-se como “um dos maiores mercados emissores de turismo internacional”, desempenhando “um papel crucial na indústria global de viagens” e tornando-se “essencial para destinos e empresas entenderem tendências e preferências em evolução”.
O estudo da Mabrian recorreu à análise de mais de 2 milhões de avaliações publicadas por turistas russos e aos preços de hotéis publicados nas principais OTA’s (Booking, Expedia e TripAdvisor), nos últimos dois anos.