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Paulo Geisler reeleito presidente da RENA

A RENA – Associação das Companhias Aéreas em Portugal elegeu novos corpos sociais para o triénio 2023/25, numa Assembleia Geral que voltou a escolher Paulo Geisler, em representação da Lufthansa, para a presidência da associação.

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Paulo Geisler reeleito presidente da RENA

A RENA – Associação das Companhias Aéreas em Portugal elegeu novos corpos sociais para o triénio 2023/25, numa Assembleia Geral que voltou a escolher Paulo Geisler, em representação da Lufthansa, para a presidência da associação.

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A RENA – Associação das Companhias Aéreas em Portugal elegeu novos corpos sociais para o presente triénio, numa Assembleia Geral que voltou a escolher Paulo Geisler, em representação da Lufthansa, para a presidência da associação.

Além de Paulo Geisler, a nova Direção da RENA conta ainda com Ramiro Sequeira, em representação da TAP Air Portugal; Cristina Ferreira, que representa a euroAtlantic airways; Miguel Mota, da Air France/KLM; e Rui Apresentação, da SATA.

A Assembleia Geral da RENA serviu ainda para debater alguns dos principais desafios que se colocam ao setor da aviação em Portugal, assim como a importância da associação para a discussão desses mesmos desafios.

“A RENA tem desempenhado um papel relevante na defesa dos interesses das
companhias aéreas, junto de Governo, Regulador e Concessionária”, destaca o presidente reeleito da RENA, Paulo Geisler, num comunicado enviado à imprensa esta quinta-feira, 20 de abril.

De acordo com o responsável, a aviação é um setor altamente regulado e competitivo, pelo que seria importante que Portugal alinhasse “a sua política de aviação e aeroportuária com os demais países da União Europeia”.

“Sentimos que Portugal nem sempre tem dispensado a atenção e cuidados necessários com o setor – o tempo da pandemia foi um bom exemplo de como
não legislar, com medidas obtusas e sem qualquer benefício para o interesse público – e seria importante acabar com encargos, obstáculos e indecisões que apenas nos prejudicam em termos competitivos”, acrescenta Paulo Geisler.

Um dos temas em destaque foi a localização do novo aeroporto, com Paulo Geisler a frisar que também seria importante proceder a obras no Aeroporto Humberto Delgado, uma vez que esta infraestrutura vai continuar a servir a aviação até que haja um novo aeroporto.

“É com este aeroporto que teremos de viver nos próximos anos e por isso é decisivo que haja investimento para o rentabilizar e potenciar ao máximo. Portugal não se pode dar ao luxo de perder o que tem e de capitalizar o investimento que o setor do turismo tem feito”, lembrou o presidente reeleito da RENA.

CORPOS GERENTES DA RENA PARA O TRIÉNIO DE 2023/24/25

Assembleia Geral
Presidente: Emirates, representada por David Quito
1º Secretário: Air Europa, representada por José Minguez
2º Secretário: Lufthansa Cargo, representada por Mário Ferreira

Direção
Presidente: Lufthansa, representada por Paulo Geisler
Vogal: TAP Air Portugal, representada por Ramiro Sequeira
Vogal: Euroatlantic Airways, representada por Cristina Ferreira
Vogal: Air France, representada por Miguel Mota
Vogal: SATA, representada por Rui Apresentação

Conselho Fiscal
Presidente: TAAG, representada por Fátima Rodrigues
Vogal: United, representada por Lídia Assis
Vogal: British Airways, representada por Manuela Valério

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MSC Cruzeiros prepara verão 2024 com 22 navios em operação

Entre os destaques da MSC Cruzeiros para o verão de 2024 encontram-se os cruzeiros portugueses que a companhia vai promover e que incluem 18 cruzeiros de 10 noites com partida e chegada a Lisboa, entre abril e novembro, e cinco partidas do Funchal, a partir de outubro.

A MSC Cruzeiros anunciou esta quarta-feira, 30 de agosto, que no próximo verão vai contar com 22 navios em operação, num programa que inclui itinerários diversos, cuja duração varia entre as três e as 21 noites.

No próximo verão, indica a companhia em comunicado, a MSC Cruzeiros vai contar com oito navios em operação no Mediterrâneo Ocidental, sete no Mediterrâneo Oriental, quatro nas Caraíbas e Antilhas e outros quatro navios no Norte da Europa, numa “grande variedade de navios e oferta para todo o tipo de passageiros”.

O programa de verão 2024 inclui os mais recentes navios da companhia de cruzeiros, como o MSC Euribia, que vai disponibilizar itinerários de sete noites para os fiordes noruegueses com partidas semanais de Kiel (Alemanha), incluindo escalas em pontos turísticos de renome como Copenhaga (Dinamarca), Hellesylt (Noruega), Molde (Noruega) e Flaam (Noruega).

No Mediterrâneo, vai estar também o MSC World Europa, que vai disponibilizar itinerários de sete noites com escalas em Génova, Nápoles e Messina, em Itália, Valetta, em Malta, Barcelona, em Espanha, e Marselha, em França, sendo possível embarcar em vários portos deste itinerário.

Já o MSC Seascape vai disponibilizar dois itinerários diferentes de sete noites desde Miami pelas Caraíbas Orientais e Ocidentais, estando incluídas escalas, no caso das Caraíbas Ocidentais, em Ocho Rios (Jamaica), George Town (Ilhas Caimão), Cozumel (México) e Ocean Cay MSC Marine Reserve, enquanto nas Caraíbas Orientais o navio fará escala em Nassau, San Juan (Porto Rico), Puerto Plata (República Dominicana) ou na Ocean Cay MSC Marine Reserve.

A MSC Cruzeiros destaca também os cruzeiros que vão permitir embarque em portos portugueses, com destaque para os 18 cruzeiros de 10 noites com partida e chegada a Lisboa que a companhia vai promover entre abril e novembro de 2024.

“O MSC Orchestra partirá de Lisboa e fará itinerários com passagens por Génova (Itália), Marselha (França), Málaga (Espanha), Cádiz (Espanha), Alicante, Mahón (Espanha), Olbia e Génova e fará ainda duas “empty legs” com partida de Génova e desembarque em Lisboa”, adianta a MSC Cruzeiros.

Além das partidas de Lisboa, a MSC Cruzeiros vai disponibilizar também partidas da Madeira, num total de cinco cruzeiros com embarque e desembarque no Funchal a partir de outubro de 2024.

“O navio passará por Málaga, Barcelona, Santa Cruz de Tenerife (Espanha), Marselha (França), Génova (Itália), Casablanca (Marrocos) e ainda duas “empty legs”, uma com partida de Génova e desembarque no Funchal e outra com embarque no Funchal e desembarque em Génova”, indica a companhia.

No próximo verão, a MSC Cruzeiros volta também a contar com pacotes especiais que incluem cruzeiro, transfers e ainda o voo para que os “viajantes saibam o custo exato das suas férias”.

“No Mediterrâneo Oriental, a MSC Cruzeiros terá um pacote especial com voos+transfers+cruzeiro de Lisboa para Veneza e com regresso à cidade de Lisboa. Este itinerário a bordo do MSC Armonia  ,entre 22 de abril de 2024 e 04 de novembro de 2024, terá a duração de sete noites e percorrerá cidades como Dubrovnik (Croácia), Kotor (Montenegro), Corfu (Grécia), Zakynthos (Grécia) e Bari (Itália), antes de realizar o desembarque em Veneza”, exemplifica a companhia.

Este pacote está também disponível com voos +transfers+cruzeiros nos itinerários realizados pelo MSC Lirica, de sete noites, entre 30 de março de 2024 e 19 de outubro de 2024, com partida de Veneza e com passagens por Kotor (Montenegro), Mykonos (Grécia), Santorini (Grécia), Ancona (Itália) e desembarque em Veneza.

Para o MSC Sinfonia, a MSC Cruzeiros também disponibiliza pacotes para as partidas de Veneza com passagens por Brindisi (Itália), Mykonos (Grécia), Pireus (Grécia), Split (Croácia), itinerário que também conta com pacotes especiais da MSC Cruzeiros de voos+transfers+cruzeiro de Lisboa para Veneza e regresso a Lisboa.

Já o MSC Divina vai realizar partidas de Civitavecchia, entre 10 de maio e 18 de outubro de 2024, para as quais também existem pacotes especiais da MSC Cruzeiros que incluem voos, transfers + cruzeiros de Lisboa para Civitavecchia e regresso a Lisboa.

O MSC Opera vai ter partidas de Pireus, de 20 de maio até 23 de setembro de 2024, e também neste caso há pacotes especiais da companhia, que incluem voos +transfers+cruzeiro de Lisboa para Pireus e regresso a Lisboa.

Finalmente, a MSC Cruzeiros disponibiliza também pacotes para o Norte da Europa, no MSC Euribia, que vai ter partidas desde Copenhaga, aos domingos, de 28 de abril de 2024 a 22 de setembro de 2024, e cujos pacotes incluem voos Lisboa-Copenhaga-Lisboa, a que acresce os transfers e o cruzeiro.

O programa da MSC Cruzeiros para o verão de 2024 já está disponível online e pode ser consultado aqui.

 

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airBaltic anuncia 11 novas rotas para o verão de 2024

No próximo verão, a airBaltic vai abrir 11 novas rotas com partida das capitais dos países Bálticos, Riga, Tallin e Vilnius, e destino a Alicante, Tirana, Sofia, Ljubljana, Skopje, Chisinau, Pristina, Billund, Malta, Krakow e Palanga/Amesterdão.

A airBaltic já divulgou o seu programa de voos para a época de verão do próximo ano, no qual se encontram 11 novas rotas, que vão contar com partida das capitais dos países Bálticos, Riga, Tallin e Vilnius, e destino a Alicante, Tirana, Sofia, Ljubljana, Skopje, Chisinau, Pristina, Billund, Malta, Krakow e Palanga/Amesterdão.

“A airBaltic continua a ser a companhia aérea líder na região e, com o lançamento de 11 novas rotas no próximo verão, reforçaremos a nossa posição e a nossa ambição de crescimento, melhorando a conetividade a partir dos Bálticos”, sublinha Martin Gauss, presidente e diretor executivo da airBaltic, companhia aérea que, em Portugal, é representada pela ATR – Atividades Turísticas e Representações.

A primeira rota a arrancar está prevista para 27 de fevereiro de 2024 e vai ligar Riga (Letónia) a Alicante (Espanha), com dois voos por semana, enquanto as restantes 10 novas rotas têm início previsto para maio.

A 2 de maio, começa a operar a rota entre Riga (Letónia) e Tirana (Albânia), com dois voos por semana, sendo que no mesmo dia arrancam também os voos Riga (Letónia) – Sofia (Bulgária), com três voos semanais; Riga (Letónia) – Ljubljana (Eslovénia), com duas ligações por semana; e Riga (Letónia) – Skopje (Macedónia do Norte), com dois voos semanais. No mesmo dia, arranca ainda a rota Tallinn (Estónia) – Billund (Denmark), com duas ligações por semana.

No dia 3 de maio, a airBaltic começa também a voar entre Vilnius (Lituânia) e Krakow (Polónia), rota que vai contar com duas ligações aéreas por semana.

No dia 4 de maio, será a vez de começarem os voos entre Riga (Letónia) – Chisinau (Moldávia), com dois voos semanais; e Riga (Letónia) – Pristina (Kosovo), com duas ligações aéreas por semana. Também a 4 de maio arrancam as ligações Tallinn (Estónia) – Malta, neste caso, com um voo semanal.

No dia 29 de maio, a airBaltic começa ainda a operar a rota triangular Riga (Letónia) – Palanga (Lituânia) – Amesterdão (Países Baixos), que vai ser servida por dois voos por semana.

“Quando preparamos a próxima época, avaliamos sempre cuidadosamente a conjuntura do mercado e a procura dos passageiros. Desta vez, identificámos uma oportunidade para alargar a nossa rede na Europa Central e Sudeste, com ligações aos Países Bálticos e Nórdicos. Por conseguinte, temos o prazer de alargar a oferta da airBaltic no próximo verão com voos diretos mais adequados de e para esta região”, acrescenta Martin Gauss.

Recorde-se que a airBaltic opera mais de 100 rotas a partir de Riga, Tallinn, Vilnius e Tampere, oferecendo ligações e abrangendo uma rede alargada de destinos na Europa, Médio Oriente, Norte de África e região do Cáucaso.

 

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TAP passa de prejuízo a lucro de 22,9 M€ no 1.º semestre

No primeiro semestre de 2023, a TAP registou um resultado líquido positivo de 22,9 milhões de euros, numa melhoria de 225 milhões de euros em relação ao mesmo semestre do ano passado, e transportou um total de 7,6 milhões de passageiros, ficando a 96% dos níveis de 2019.

Pela primeira vez desde que passou a publicar resultados semestrais, a TAP alcançou um resultado líquido positivo de 22,9 milhões de euros no primeiro semestre do ano, montante que representa uma melhoria de 225 milhões de euros em relação ao mesmo semestre do ano passado, avança a companhia aérea, em comunicado.

De acordo com os resultados divulgados pela TAP esta quarta-feira, 30 de agosto, os 22,9 milhões de euros de lucro no primeiro semestre comparam com os 202,1 milhões de euros de resultado negativo que tinham sido apresentado em igual período do ano passado.

“Em relação a 2019, período pós pandémico, o aumento foi de 134,9 milhões de euros”, refere ainda a TAP na informação enviada à imprensa.

Para a companhia aérea, o bom resultado alcançado no primeiro semestre do ano deve-se ao “forte crescimento das receitas operacionais, que ascenderam a 1,9 mil milhões de euros, com um aumento relevante de 600 milhões euros (+44,3%) face ao mesmo período de 2022”.

“Este crescimento é revelador da abordagem equilibrada adotada pela TAP na capitalização de oportunidades de mercado”, congratula-se a companhia aérea de bandeira nacional.

Entre janeiro e junho, a TAP registou um EBITDA Recorrente de 361,7 milhões de euros, com uma margem de 19%, enquanto o EBIT Recorrente foi de 124,5 milhões de euros, com uma margem de 6,5%.

“O EBITDA Recorrente atingiu 361,7 milhões de euros no 1S23, com uma margem de 19,0%, aumentando em 131,2 milhões de euros, ou 56,9% em comparação com 1S22. O EBIT Recorrente totalizou 124,5 milhões de euros no 1S23, com uma margem de 6,5%, mais 123,1 milhões do que no 1S22”, lê-se na informação divulgada pela transportadora.

A TAP considera ainda que, no primeiro semestre do ano, manteve uma posição de Liquidez com “resiliência”, uma vez que, apesar do reembolso das Obrigações 2019-2023, no valor de 200 milhões de euros, foi capaz de manter uma “posição de liquidez forte de 899,7 milhões de euros”.

“Além disso, esta robustez financeira resultou numa melhoria significativa do rácio Dívida Financeira Líquida / EBITDA no final do primeiro semestre de 2023, atingindo um nível de 2,5x, uma melhoria notável em relação ao rácio de 3,5x registado no final de 2022. Este facto demonstra a gestão financeira disciplinada e a tomada de decisões prudentes da TAP, proporcionando também segurança aos investidores”, defende ainda a companhia aérea.

Para Luís Rodrigues, presidente executivo da TAP, “os resultados semestrais agora apresentados reforçam a tendência sustentada de melhoria comercial e financeira da TAP, atingindo um excelente desempenho com um resultado líquido positivo no primeiro semestre”.

“As margens operacionais e o trajeto de desalavancagem, acima das metas do plano de restruturação, provam a sustentabilidade financeira do Grupo num momento crítico da nossa história. No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer. Envolver cada vez mais os trabalhadores, gerir o histórico de reclamações e melhorar as operações têm sido a nossas principais prioridades, o que já nos permitiu capitalizar no período de verão”, afirma o responsável.

O presidente executivo da TAP revela ainda que a “procura continua forte, com as reservas para os próximos trimestres a atingirem valores consideráveis”, o que faz prever “um segundo semestre intenso, para o qual a TAP estará preparada”, garante.

No primeiro semestre de 2023, a TAP transportou um total de 7,6 milhões de passageiros, o que representa um aumento de 30,2% em relação ao ano anterior, atingindo 96% dos valores alcançados em 2019.

“Durante este período, o número total de voos operados também aumentou em 17,9%, atingindo 89% dos níveis pré-crise”, indica também a companhia aérea nacional.

No que diz respeito à capacidade, também foram superados os níveis pré-pandemia, uma vez que este indicador atingiu os 104%, o que representa um aumento de 21,4% face ao primeiro semestre de 2022.

Já o load factor dos voos da TAP até junho foi de 80,2%, depois de um aumento de 5,5 p.p. face a período homólogo, assim como em comparação com o primeiro semestre de 2019.

Já as receitas operacionais da TAP somaram, até junho, 1.906,3 milhões de euros, o que representou um aumento de 44,3% face a igual período do ano passado, enquanto o PRASK foi de 6,86 cêntimos, o que revela um aumento de 22,6% (+EUR 1,27 cêntimos) quando comparado com o valor do mesmo período de 2022 e 29,0% (+EUR 1,54 cêntimos) quando comparado com 2019.

Os custos operacionais recorrentes, por sua vez, aumentaram 35,0% e atingiram os 1.781,8 milhões de euros, com o respetivo CASK a subir 11,2% para 7,12 cêntimos, face a igual período do ano passado. Excluindo os custos com o combustível, este valor passa para 4,95 cêntimos, num aumento de 12,1% quando comparado com o primeiro semestre do ano passado e de 1,6% face ao valor de 2019.

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LATAM Airlines eleita “South America’s Leading Airline 2023” nos WTA

Este foi o 8.º ano consecutivo em que a LATAM Airlines arrecadou este prémio nos World Travel Awards Caraíbas & Américas 2023, cuja cerimónia de entrega decorreu a 26 de agosto, na ilha de Santa Lúcia, nas Caraíbas.

A LATAM Airlines foi eleita “South America’s Leading Airline 2023” pelo oitavo ano consecutivo nos World Travel Awards Caraíbas & Américas 2023, cuja cerimónia de entrega decorreu a 26 de agosto, na ilha de Santa Lúcia, nas Caraíbas.

“As constantes atualizações da cabina, os assentos ergonômicos que priorizam o conforto, a integração de tecnologias e as novas e fantásticas opções de gastronomia foram apenas algumas das razões que motivaram os passageiros a eleger a LATAM Airlines como “South America’s Leading Airline 2023″ pelo oitavo ano consecutivo no World Travel Awards”, congratula-se a companhia aérea, em comunicado.

A LATAM Airlines acrescenta que também o sistema de entretenimento LATAM Play, com conteúdo exclusivo atualizado continuamente, e a digitalização da experiência do cliente, com ênfase nas tecnologias de autoatendimento dentro e fora do aeroporto, foram outras qualidades que contribuíram para a conquista do prémio.

“Além disso, as alterações na oferta gastronómica a bordo, incluindo o serviço de cortesia nas rotas domésticas e um programa de receitas exclusivo para os voos de longo curso, que celebra o património cultural e gastronómico da América do Sul, em colaboração com chef’s emergentes que representam as cozinhas regionais a bordo dos voos de longo curso”, considera ainda a companhia aérea.

Para Paulo Miranda, vice-presidente de Experiência do Cliente do Grupo LATAM Airlines, este reconhecimento é um “motivo de orgulho e celebração” para a companhia aérea, que continua focada em “melhorar a experiência de voo” oferecida aos passageiros.

Recorde-se que os WTA são considerados os Óscares da indústria do turismo e, este ano, os prémios celebram 30 anos de existência.

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Viajes InterRías aposta no mercado externo após voltar a números pré-COVID

Números de faturação e passageiros “semelhantes ou superiores aos anteriores à pandemia”

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Viajes InterRías fortalece a sua presença internacional consolidando os seus departamentos de incoming e outgoing, como resultado direto da sua participação em múltiplas feiras de turismo no estrangeiro nos últimos anos (Viajes InterRías cria mapas interativos dos seus circuitos culturais).

Embora o peso desses mercados nos resultados globais da empresa ainda seja pequeno, o Operador Turístico destaca que “a comercialização nos principais países emissores para a Península Ibérica apresenta um saldo muito satisfatório, validando o trabalho prévio de adaptação específica de cada produto ao que os potenciais turistas procuram”.

A empresa, que agora opera com números de faturação e passageiros “semelhantes ou superiores aos anteriores à pandemia”, está comprometida em continuar a reforçar a sua expansão. “Com um plano de negócios sólido e uma boa situação financeira, podemos continuar a avançar na nossa internacionalização, principalmente graças à nossa equipa de contratação especializada”, destaca o diretor comercial, Fabián Buezas.

O executivo explica que Viajes InterRías “adapta constantemente os programas às necessidades do momento, impactando nas principais temáticas, culturais, enoturísticas, de natureza ou turismo ativo, bem como outras mais singulares, como o turismo de golfe ou o Caminho de Santiago em formato de luxo”. “Tudo isso sempre com a premissa de um turismo sustentável e responsável com o destino”, conclui.

 

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Viajes InterRías disponibiliza aos seus clientes uma nova ferramenta digital, com mapas interativos

Eficaz comercialização de um dos seus principais produtos, os circuitos culturais

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Viajes InterRías disponibiliza aos seus clientes uma ferramenta digital para aprimorar a comercialização de um dos seus principais produtos, os circuitos culturais. Tratam-se de mapas interativos direcionados aos agentes de viagem, embora estejam acessíveis ao público em geral através do site do operador (www.interrias.com).
Esta ferramenta fornece todas as informações relevantes sobre cada um dos mais de 30 circuitos culturais oferecidos na Península, tais como serviços incluídos, extras, preço, itinerário detalhado, ou excursões já programadas e opcionais, entre outras informações.
É possível explorar os circuitos minuciosamente, tendo acesso a fotografias e descrições detalhadas de cada monumento, local ou cidade que o turista visitará durante o seu percurso. Essa oferta só pode ser reservada através das agências de viagens.
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Azores Airlines passa a ligar Lisboa e a Terceira diariamente a partir de outubro

Os voos diários entre Lisboa e a Terceira arrancam a 29 de setembro e representam um aumento de duas ligações aéreas por semana face à oferta da Azores Airlines em igual período do ano passado.

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A Azores Airlines vai reforçar a oferta para a ilha Terceira, nos Açores, a partir de outubro, passando a voar diariamente entre Lisboa e a Terceira, informou a companhia aérea do Grupo SATA.

O reforço entra em vigor a 29 de outubro e vem aumentar significativamente a oferta que a Azores Airlines disponibiliza atualmente na Terceira, de onde já disponibiliza dois voos por semana para o Porto, enquanto, durante o inverno, vai passar a oferece um voo semanal entre a Terceira e Boston, nos EUA.

“Este reforço de ligação ao Continente corresponde a um acréscimo de duas ligações semanais face ao período homólogo de 2022”, destaca a Azores Airlines, indicando que as partidas da capital decorrem pelas 16h15, chegando o voo à Terceira às 17h55.

Em sentido contrário, os voos da Azores Airlines entre a Terceira e Lisboa têm partida da ilha açoriana às 18h55, chegando à capital portuguesa às 22h15, sempre em horas locais.

Às ligações entre Lisboa e a Terceira, juntam-se ainda os voos da Azores Airlines entre a Terceira e o Porto, que têm lugar duas vezes por semana, designadamente, às quintas e domingos, com partidas do Porto às12h40 e chegada à ilha Terceira às 14h20. Em sentido contrário, a partida da Ilha Terceira decorre pelas 15h10 e a chegada ao Porto é às 18h35, também em horários locais.

No inverno, a Azores Airlines vai continuar a operar entre a Ilha Terceira (Aeroporto das Lajes) e a cidade de Boston (Aeroporto de Logan, Boston, EUA), com uma frequência semanal, todas as segundas-feiras, cujas partidas de Boston decorrem às 21h15 e a chegada à ilha Terceira está prevista para as 06h10 do dia seguinte. No sentido inverso, a partida da Ilha Terceira faz-se pelas às 17h55 e a chegada a Boston é às 20h05, igualmente em horas locais.

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Costa Cruzeiros lança tour anti-máfia em Palermo

O novo tour da Costa Cruzeiros está disponível para os passageiros do Costa Smeralda todas as quintas-feiras e visita o centro histórico de Palermo, com destaque para locais associados à luta contra a máfia.

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A Costa Cruzeiros lançou um novo tour em Palermo, Itália, que visa promover o turismo ético e responsável e que consiste  num passeio a pé pelos locais de resistência cívica anti-máfia e de luta contra o crime organizado, promovido pela Addiopizzo Travel.

De acordo com a companhia de cruzeiros, este novo tour está disponível todas as quintas-feiras para os passageiros do navio Costa Smeralda e visita o centro histórico de Palermo.

“O passeio, designado “Palermo No Mafia Tour”, é organizado pela Addiopizzo Travel, uma cooperativa social e operadora turística criada pelo movimento Addiopizzo, que oferece turismo ético para dizer não à Máfia”, explica a Costa Cruzeiros, em comunicado.

Segundo a Costa Cruzeiros, depois de recebidos no porto, os passageiros do Costa Smeralda iniciam o passeio a partir do Teatro Massimo, local que está ligado ao filme “O Padrinho”, seguindo para o Muro da Legalidade, um mural com mais de 60 metros de altura no qual estão representados os rostos daqueles que caíram na luta contra a Máfia, mas também personalidades da literatura e da cultura siciliana que “sempre estiveram na linha da frente na luta pela legalidade”.

O passeio continua em direção à Piazza Beati Paoli, para focar a ligação entre a seita do romance I Beati Paoli, de Luigi Natoli, e Cosa Nostra, passando pelo famoso Mercato del Capo e pela Piazza della Memoria, onde se encontra um monumento dedicado aos magistrados mortos pela Máfia nas traseiras do Tribunal.

A Catedral de Palermo é a paragem seguinte, onde é abordada a questão das relações entre a Máfia e a Igreja e o compromisso anti-máfia dos mártires, terminando o tour na Câmara Municipal da cidade, que durante muitos anos foi o símbolo da união entre a máfia e a política.

O tour inclui ainda a paragem numa das empresas que exibem o logotipo da campanha “Pago chi non paga”, que declararam publicamente que não querem mais pagar à máfia pela sua proteção.

A Costa Cruzeiros explica ainda que a Comissão Addiopizzo é um movimento anti-máfia fundado em 2004 por um grupo de jovens em torno do lema: “uma cidade inteira que paga “pizzo” é uma cidade sem dignidade”.

Recorde-se que o Costa Smeralda é um navio de última geração, que é movido a gás natural liquefeito (GNL), a tecnologia mais avançada atualmente disponível na indústria marítima para reduzir as emissões.

Até 14 de março de 2024, navio vai fazer escala em Palermo todas as quintas-feiras
no âmbito de um itinerário de uma semana no Mediterrâneo Ocidental que inclui Civitavecchia, Savona, Marselha, Barcelona e Palma de Maiorca.

A partir de 23 de março de 2024 e até ao final do ano, o navio será substituído pelo Costa Toscana, navio irmão do Costa Smeralda, que fará escala em Palermo
todas as semanas.

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Airbus desenvolve e financia Pós-Graduação em Controlling e Pós-Graduação em Procurement

Segundo a Airbus GBS – Global Business Services, estas pós-graduações “foram desenvolvidas para dar resposta às lacunas detectadas nestas áreas de formação e, simultaneamente, integrar colaboradores altamente qualificados em controlo financeiro e na área de Procurement”.

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A Airbus GBS – Global Business Services desenvolveu, em parceria com a Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE), do Instituto Politécnico de Setúbal, a Pós-Graduação em Controlling e a Pós-Graduação em Procurement, formações que são totalmente financiadas pelo construtor aeronáutico europeu, que pretende integrar na sua equipa os formandos que concluírem estas pós-graduações.

“Estas pós-graduações serão integralmente financiadas pela Airbus e têm por objetivo a incorporação posterior na empresa dos formandos que concluírem com sucesso a pós-graduação. As formações são realizadas online, com exceção da primeira e da última aula, e decorrem em horário pós-laboral, o que permite maior flexibilidade e abrangência geográfica para os alunos”, explica a Airbus, em comunicado.

De acordo com a Airbus, estas pós-graduações “foram desenvolvidas para dar resposta às lacunas detectadas nestas áreas de formação e, simultaneamente, integrar colaboradores altamente qualificados em controlo financeiro e na área de Procurement, contribuindo para o desenvolvimento da atividade da Airbus GBS em Portugal”.

Os interessados nestas pós-graduações podem apresentar candidatura entre 31 de agosto e 11 de setembro, sendo que, para mais informações, estão disponíveis websites dedicados à pós-graduação em Controlling, bem como para a pós-graduação em Procurement.

Recorde-se que a Airbus GBS – Global Business Services conta, em Portugal, com escritórios em Lisboa e Coimbra, que integram atualmente com 700 colaboradores de 43 nacionalidades diferentes, prevendo-se que chegue aos 900 colaboradores até ao final do ano.

A Airbus GBS em Portugal garante o controlo e a segurança dos dados e processos críticos da Airbus, estruturando os standards a nível global, conectando processos em toda a cadeia e coordenando ferramentas para melhorar a eficiência dos serviços de suporte. Além deste centro de serviços partilhados, a Airbus em Portugal tem ainda mais de 100 colaboradores na Airbus Atlantic, a unidade industrial inaugurada em Santo Tirso em 2022.

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Aviação

Qatar Airways lança pacotes para o Grande Prémio do Qatar de MotoGP

Os pacotes para o Grande Prémio MotoGP do Qatar, que decorre entre 17 e 19 de novembro, incluem voos de ida e volta, alojamento e bilhete para assistir à prova, sendo ainda possível acrescentar experiências únicas aos pacotes.

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A Qatar Airways lançou pacotes de viagem para o Grande Prémio do Qatar de MotoGP, que vai ter lugar no país entre 17 e 19 de novembro de 2023, informou a companhia aérea, em comunicado.

Os pacotes incluem voos de ida e volta, alojamento e bilhete para assistir ao Grande Prémio do Qatar de MotoGP, sendo ainda possível acrescentar experiências únicas aos pacotes.

“Os fãs podem escolher entre a experiência “Main Grandstand Qatar MotoGP™” e a experiência “Qatar Airways MotoGP™ VIP Village””, indica a companhia aérea, explicando, contudo, que, atualmente, apenas estão a ser disponibilizados bilhetes para o Main Grandstand Qatar MotoGP™ para os três dias de corrida.

“É um grande orgulho para a Qatar Airways apoiar o MotoGP™ e ajudar os fãs a viajar até à nossa bela casa no Qatar. O Qatar Airways Grand Prix do Qatar 2023 dá aos fãs a oportunidade exclusiva de experienciar o distinto Circuito Internacional de Lusail, uma pista que consolidou-se como um dos locais de corrida mais cobiçados para as principais corridas de estrada de motociclismo. É um evento que os apaixonados pelos desportos motorizados não vão querer perder”, afirma Akbar Al Baker, CEO da Qatar Airways.

Os pacotes “Main Grandstand Qatar MotoGP” incluem voos de ida e volta; alojamento em hotel; entrada para os três dias do evento; acesso aos lugares livres na bancada principal; acesso à MotoGP™ Fan Zone, que inclui entretenimento ao vivo, atividades para adultos e crianças, e zona de restauração; acesso ao merchandising do MotoGP™ e a outros pontos de venda de merchandising, bem como fácil acesso ao parque de estacionamento gratuito.

Disponível está ainda a versão “VIP Village Qatar MotoGP”, que também inclui voos de ida e volta; alojamento; acesso à VIP Village no sábado e domingo; acesso à bancada na sexta-feira; lugares de observação privilegiados e assentos confortáveis; cobertura da corrida em direto nos ecrãs de televisão; passeio pelas boxes no sábado e no domingo; Meet & Greet e sessão de perguntas e respostas com pilotos de classe mundial; programa oficial no domingo e oferta de bebidas durante todo o dia no bar.

Os pacotes já se encontram disponíveis e as reservas podem ser realizadas aqui ou, para os pacotes “Main Grandstand Qatar MotoGP™”, aqui.

 

 

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