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TAP estabelece acordo com Teleperformance para melhorar serviço e atendimento ao cliente

A TAP estabeleceu um acordo com a Teleperformance que prevê que a empresa de serviços digitais integrados passe a ser responsável pelo atendimento ao cliente nas áreas de help desk, contact center, programa Miles&Go e apoio às redes sociais.

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A TAP estabeleceu um acordo com a Teleperformance que visa tornar “o processo de apoio ao cliente mais ágil, eficiente e rápido”, avança a companhia aérea de bandeira nacional em comunicado.

De acordo com a TAP, através deste acordo, a Teleperformance passa a ser a “responsável global pelo atendimento ao cliente da TAP nas áreas de help desk, contact center, programa Miles&Go e apoio às redes sociais”.

Paralelamente, a Teleperformance vai também operar “o novo centro de contacto da TAP para apoio a agências de viagens”, que vai funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana, a partir de julho de 2023.

“Este contrato traduz-se num investimento importante da TAP para melhorar o atendimento e o nível do serviço que prestamos aos nossos clientes e é um passo decisivo para aumentarmos a satisfação dos que confiam em nós para realizar as suas viagens, e um instrumento para a execução da estratégia da TAP, com o objetivo de estabelecer um negócio rentável a partir de 2025, o que não será possível sem melhorar o serviço que prestamos aos nossos clientes”, afirma Christine Ourmières-Widener, CEO da TAP, citada no comunicado divulgado.

Na informação enviada à imprensa, a TAP revela ainda que “pretende atingir elevados níveis de qualidade no serviço ao cliente, que lhe permitam ser reconhecida como uma marca de atendimento de excelência, aumentando a satisfação do cliente”.

Com este acordo, acrescenta a transportadora, a TAP “assegura uma estrutura de serviços consolidada em todos os mercados onde está presente e que conta com o contributo estável de 700 trabalhadores, que vão prestar serviço ao cliente em várias línguas, incluindo português de Portugal, português do Brasil, italiano, francês, inglês e alemão”.

Mais de 90%  dos operadores vão ficar baseados em Portugal e no Brasil, com sede em Portugal.

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Jet2.com abre nova base no aeroporto britânico de Bournemouth e anuncia voos para a Madeira e Faro

No caso da Madeira, a Jet2.com vai operar um voo por semana, às quintas-feiras, enquanto para Faro estão previstas até duas ligações aéreas por semana, às segundas e sextas-feiras, desde a nova base de Bournemouth, que abre no verão de 2025.

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A Jet2.com anunciou a abertura de uma nova base no aeroporto britânico de Bournemouth, a 12ª da companhia aérea em território do Reino Unido, que vai contar com novas rotas da transportadora para a Madeira e Faro no verão de 2025, de acordo com a Travel Weekly.

Os bilhetes para as rotas que a Jet2 vai operar a partir de Bournemouth foram esta terça-feira, 26 de março, colocados à venda e, além da Madeira e Faro, incluem mais 14 destinos na Europa, Ilhas Canárias e Mediterrâneo.

A Jet2.com vai operar 27 voos por semana desde Bournemoubth, com destaque para a Madeira e para Fuerteventura, nas Canárias, que são as duas rotas exclusivas que a Jet2 vai operar à partida da sua nova base.

No caso da Madeira, a Jet2.com vai operar um voo por semana, às quintas-feiras, enquanto para Faro estão previstas até duas ligações aéreas por semana, às segundas e sextas-feiras.

A companhia aérea vai basear dois aviões em Bournemouth, localidade no sul de Inglaterra onde há muito a indústria turística vinha a reclamar a existência de um maior número de voos e cuja nova base da Jet2 começa a operar a 1 de abril, na rota de Tenerife.

“Sabemos que os clientes e agentes de viagens independentes nos pedem há muito tempo para fazermos essa mudança e, por isso, estamos absolutamente encantados por anunciar hoje que o aeroporto de Bournemouth se tornará no nosso 12º aeroporto base no Reino Unido”, afirmou Steve Heapy, chief executive da Jet2.

A Travel Weekly recorda que a notícia da abertura da nova base em Bournemouth chega quando faltam poucos dias para a transportadora aérea iniciar operações na nova base de Liverpool, que também conta com voos para Portugal, uma vez que a Jet2 também vai passar a ligar o Aeroporto John Lennon à Madeira e a Faro.

Os voos na nova base da Jet2.com em Liverpool arrancam a 28 de março de 2024 e incluem uma ligação por semana exclusiva para a Madeira e quatro voos semanais para Faro, Algarve.

Além da Madeira e Faro, a Jet2.com vai abrir também rotas para Tenerife, Fuerteventura, Gran Canaria, Lanzarote, Alicante, Palma, Ibiza, Menorca, Antalya, Dalaman, Creta, Corfu, Rodes e Zante desde a nova base de Bournemouth.

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Emirates volta a recrutar tripulantes de cabine em Portugal em abril

A Emirates vai voltar a promover os seus Assessment Days em Portugal para recrutar tripulantes de cabine e, em abril, tem previstas ações em Faro, Braga e Coimbra.

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A Emirates vai voltar a promover os seus Assessment Days em Portugal para recrutar tripulantes de cabine e, em abril, tem previstas ações em Faro, Braga e Coimbra, a decorrer entre 1 e 9 de abril.

Num comunicado enviado à imprensa, a companhia aérea do Dubai indica que, para participarem nesta fase de candidaturas, os interessados devem realizar previamente a sua candidatura online aqui, onde é também possível conhecer todos os requisitos de candidatura, e submeter o seu curriculum vitae atualizado em inglês e com uma fotografia recente.

Esta nova ação de recrutamento da Emirates arranca em Faro, a 1 de abril, enquanto no dia 3 do mesmo mês a sessão de recrutamento da companhia aérea vai ter lugar em Braga, terminando no dia 9 de abril, em Coimbra.

“Os candidatos terão a oportunidade de trabalhar na maior companhia aérea internacional do mundo, que emprega atualmente mais de 20.000 tripulantes de cabine, incluindo portugueses”, destaca a Emirates, indicando que oferece “excelentes oportunidades de carreira, com excelentes instalações de formação e uma vasta gama de programas de desenvolvimento para os seus funcionários”.

Segundo a Emirates, “todos os candidatos selecionados que iniciem a sua carreira de tripulante de cabine serão submetidos a uma intensa formação de oito semanas nos mais elevados padrões de hospitalidade, segurança e prestação de serviços, nas modernas instalações da Emirates no Dubai”.

A tripulação da Emirates, acrescenta a transportadora aérea do Dubai, “beneficia de um pacote salarial distinto no mercado que inclui uma variedade de benefícios, tais como um salário isento de impostos, alojamento gratuito fornecido pela empresa, transporte gratuito de e para o trabalho, excelente cobertura médica, bem como descontos exclusivos em compras e atividades de lazer no Dubai”.

Além das condições salariais e outros benefícios, os tripulantes da Emirates gozam ainda de condições especiais de viagem para si e para os seus familiares e amigos para todos os destinos para onde a companhia aérea voa.

Recorde-se que a Emirates voa para Portugal há 11 anos e oferece atualmente 14 voos semanais a partir de Lisboa para o Dubai, a partir de onde é possível ter acesso à rede de mais de 140 destinos em todo o mundo da companhia aérea.

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airBaltic abre nova rota para a Madeira e mantém voos para Lisboa no inverno

Depois de ter anunciado que vai abrir uma nova rota entre a Madeira e Riga, na Letónia, a 28 de outubro, a airBaltic confirmou esta terça-feira, 26 de março, que também os voos entre Lisboa e Vilnius, na Letónia, vão voltar a ser operados durante a próxima temporada de inverno.

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Depois de ter anunciado que vai abrir uma nova rota entre a Madeira e Riga, na Letónia, a 28 de outubro, a airBaltic confirmou esta terça-feira, 26 de março, que também os voos entre Lisboa e Vilnius, na Lituânia, vão voltar a ser operados durante a próxima temporada de inverno.

“A companhia aérea continuará a operar algumas de suas rotas sazonais durante a temporada de inverno, incluindo Riga-Ljubljana, Riga-Baku (novembro), Tallinn-Malta (novembro), Vilnius-Lisboa e Vilnius-Hamburgo”, lê-se num comunicado divulgado pela airBaltic, que em Portugal é representada pela ATR.

Apesar de ainda não serem conhecido mais detalhes sobre a operação de Lisboa no inverno, a airBaltic indica que, para a Madeira, os voos arrancam a 28 de outubro de 2024, contando com três ligações aéreas por semana e os preços começam nos 199 em classe económica e nos 429 euros em classe executiva.

Além da Madeira, a airBaltic vai abrir outras duas novas rotas no próximo inverno, passando a ligar também Tallinn, na Estónia, a Kittilä, na Finlândia, e Vilnius a Oslo Torp, na Noruega, ambas operadas em aviões Airbus A220-300.

“Temos o prazer de anunciar a expansão da nossa rede, a partir dos Países Bálticos, com o lançamento destas novas rotas. A Madeira é um destino único na nossa rede e oferece uma experiência de lazer fantástica com sua magnífica paisagem e natureza de cortar a respiração. Além disso, as novas rotas – de Tallinn e Vilnius para Kittilä e Oslo, são destinos tanto para viagens de lazer como de negócios”, explica Martin Gauss, presidente e CEO da AirBaltic.

A rota Tallinn-Kittilä arranca a 21 de dezembro de 2024 e vai ter até dois voos por semana, enquanto a operação entre Vilnius e Oslo Torp começa a 29 de outubro e vai contar com dois voos por semana.

“Ao prepararmo-nos para a próxima temporada, estamos constantemente a avaliar o mercado e comprometidos em melhorar ainda mais as conexões de e para a região. Em 2024, operaremos um número recorde de rotas a partir das nossas bases, mais do que nunca, reforçando a conectividade global, o que está a gerar um interesse significativo e estamos assim prontos para oferecer aos passageiros uma ampla variedade de opções de viagens”, acrescenta Martin Gauss.

Recorde-se que a airBaltic opera mais de 130 rotas de Riga, Tallinn, Vilnius, Tampere e, sazonalmente, Gran Canária, oferecendo ligações para uma ampla variedade de destinos na Europa, Médio Oriente, Norte da África e na região do Cáucaso.

Os bilhetes para a temporada de inverno já estão disponíveis para reserva aqui.

 

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MSC Cruzeiros inclui voos de Lisboa para Hamburgo e Copenhaga nos itinerários do Norte da Europa

A MSC Cruzeiros acaba de lançar pacotes com voos incluídos de Lisboa para Hamburgo e para Copenhaga para os itinerários do Norte da Europa do MSC Euribia e MSC Poesia no verão de 2024.

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Para o verão 2024, nos itinerários realizados pelo MSC Euribia, a MSC Cruzeiros disponibilizará voos a partir de Lisboa para Hamburgo e regresso à capital portuguesa, para além dos transferes disponibilizados pela companhia de Hamburgo para Kiel e de regresso à cidade alemã.

Assim, a companhia de cruzeiros dá a possibilidade aos passageiros de quando realizarem a sua reserva beneficiarem da possibilidade de terem tudo incluído a bordo.

O mais recente navio da frota da MSC Cruzeiros realizará itinerários de sete noites a partir de Kiel (Alemanha), escalando em cidades como Copenhaga (Dinamarca), Hellesylt (Noruega), Molde (Noruega) e Flaam (Noruega), com desembarque em Kiel.

Por sua vez, o MSC Poesia, que estará a navegar também no Norte da Europa, disponibilizará pacotes com voos incluídos para Copenhaga e regresso a Lisboa, a que acresce os transferes e o cruzeiro.

Com embarque a partir de Copenhaga, o MSC Poesia, realizará itinerários de sete noites que escalarão Warnemude (Alemanha), Bergen (Noruega), Eidfjord (Noruega), Kristiansand (Noruega) e Oslo (Noruega), para terminar na capital dinamarquesa.

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Turkish Airlines aumenta voos para Zanzibar

A partir de 14 de maio, a Turkish Airlines vai passar a operar um total de nove ligações aéreas diretas por semana entre Istambul e a ilha de Zanzibar, na Tanzânia.

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A Turkish Airlines vai aumentar o número de voos semanais entre Istambul e Zanzibar, na Tanzânia, passando a realizar, a partir de 14 de maio, um total de nove ligações aéreas por semana.

Numa nota informativa enviada à imprensa, a companhia aérea de bandeira da Turquia indica que vai passar a disponibilizar mais dois voos por semana para a ilha da Tanzânia, que conta atualmente com sete voos por semana, passando a nove ligações a partir de 14 de maio.

Recorde-se que a Turkish Airlines começou a voar para esta ilha da Tanzânia em 2016, quando a companhia aérea da Turquia inaugurou voos diretos para Zanzibar, com três ligações aéreas por semana.

 

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Portos da Madeira lançam novo website em agosto

O lançamento do novo website institucional insere-se no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e representa um investimento de mais de 103 mil euros para reforçar a política de digitalização da empresa e estabelecer novos mecanismos de comunicação.

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A APRAM – Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira vai lançar, em agosto, um novo website institucional que se insere “no reforço da política de digitalização da empresa e tem como objetivo melhorar a imagem institucional da APRAM e estabelecer mecanismos de comunicação com clientes e fornecedores, agilizando processos”.

O lançamento do novo website institucional insere-se no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e representa um investimento de 103.015,45€, incluindo IVA, assim como a construção e manutenção técnica do portal, além da gestão técnica das redes sociais oficiais da APRAM

“Integrará um sistema de formulários de contacto e ticketing com ligação a plataformas internas em utilização e disponibilizará informação de ocupação de cais em tempo real, previsão de escalas e divulgação de dados meteo oceanográficos”, indica a APRAM, em comunicado.

Segundo Paula Cabaço, presidente do Conselho de Administração da APRAM, o lançamento do novo website insere-se na política de “digitalização, modernização e desmaterialização de processos” da APRAM e visa dar resposta à vontade de reforçar a sua “comunicação com a comunidade portuária e com o público em geral”.

“Sabemos da importância histórica, económica e social que os Portos da Madeira têm para a região, e os processos de digitalização em curso, como é o caso deste novo portal, vão contribuir para manter esse diálogo e proximidade entre a Autoridade Portuária e a sociedade”, acrescenta a responsável.

Segundo Paula Cabaço, a atividade da APRAM “está associada à economia e ao turismo da região”, pelo que se torna “essencial que a comunicação seja feita também globalmente” e “este portal eletrónico será uma ferramenta essencial nessa estratégia de comunicação e marketing”.

O novo website vai estar estruturado em três vertentes complementares entre si, nomeadamente, dimensão institucional, comunidade portuária e público em geral, dando a conhecer, entre outros temas, a marca Portos da Madeira, os principais projetos e a promoção dos diversos serviços comerciais.

 

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Air France aumenta capacidade de longo curso em 9% e mantém oferta estável em Portugal no verão

A maior aposta da Air France para o verão de 2024 destina-se ao longo curso, onde a companhia aérea vai contar com um aumento de capacidade de 9% entre 31 de março e 26 de outubro de 2024, operando para um total de 85 destinos.

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A Air France vai aumentar a capacidade disponibilizada no longo curso para o verão em 9%, período ao longo do qual a companhia aérea vai operar para 189 destinos em 74 países, com a oferta em Portugal a manter-se estável face à época alta do ano passado, avança a transportadora francesa, em comunicado.

“A oferta da Air France mantém-se estável em Portugal no verão de 2024”, destaca o comunicado divulgado pela companhia aérea, que explica que, em território nacional, vai operar a partir de três aeroportos portugueses – Faro, Lisboa e Porto – numa oferta complementada pela da KLM, que mantém voos diretos de Lisboa e Porto para Amesterdão-Schiphol, assim como pelo codeshare com a Delta Air Lines para os EUA.

A maior aposta da Air France para o verão de 2024 destina-se ao longo curso, onde a companhia aérea vai contar com um aumento de capacidade de 9% entre 31 de março e 26 de outubro de 2024, operando para um total de 85 destinos.

No longo curso, a Air France vai continuar a reforçar as ligações à América do Norte e, por isso, vai retomar o serviço para Mineápolis (Minnesota) a 13 de maio com um voo diário e inaugurar uma nova ligação entre Paris-CDG e Phoenix (Arizona) a 23 de maio, que vai ser operada três vezes por semana num avião Boeing 787-9.

Na América do Norte, a Air France vai ainda reforçar as ligações aéreas entre Paris-CDG – Raleigh-Durham (Carolina do Norte), que foram inauguradas no inverno de 2023 com três ligações aéreas semanais e que, neste verão, vai conter com até sete voos/semana.

A Air France vai ainda, por ocasião do Festival de Cinema de Cannes, operar dois voos especiais entre Los Angeles (EUA) e Nice (França), num Airbus A350 equipado com cabines de viagem de última geração e prevê, durante o verão, oferecer mais de 210 voos por semana para 17 destinos nos Estados Unidos, além de quase 60 voos por semana para cinco destinos no Canadá.

No longo curso e além da América do Norte, a Air France vai também prolongar para o verão o serviço diário para Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) a partir de Paris-CDG, que foi inaugurado no inverno de 2023, assim como renovar o serviço para Dar Es Salam (Tanzânia), inaugurado no verão de 2023, com três voos semanais, em continuação de Zanzibar.

No Japão, a transportadora vai reforçar a oferta com dois voos diários entre Paris-CDG e Tóquio-Haneda, mantendo também  os voos para o Aeroporto Tóquio-Narita, com até quatro ligações semanais.

No caso de África, a Air France conta ainda adicionar “frequências para destinos-chave em África e no Oceano Índico”, a exemplo de Cotonou (Benim) e Antananarivo (Madagáscar), que vão ser servidos diariamente, enquanto os Camarões vão ter dois voos diários, repartidos entre Yaoundé e Douala, e as ligações a Brazzaville (República do Congo) vão passar a ser operadas em Airbus A350-900.

No curto e médio curso, a Air France vai voar para 102 destinos, disponibilizando 45 ligações sazonais em França e na Europa, incluindo a inauguração, a partir de Paris-CDG, de voos para Verona (Itália), que vai ter até três voos por semana a partir de 2 de abril, para Narvik Lofoten (Noruega), que vai contar com um voo todos os sábados, de 15 de junho a 31 de agosto, e Kalamata (Grécia), que terá um voo todos os sábados, de 6 de julho a 31 de agosto.

Já o serviço para Tromsø (Noruega), que anteriormente era operado pela Air France apenas no inverno, vai ser alargado à época de verão, contando com até dois voos semanais em Airbus A319.

A oferta da Air France para o curto e médio curso é ainda complementada pela da Transavia, a companhia aérea low cost do grupo Air France/KLM, que vai contar com voos para 116 destinos em 33 países neste verão, num total de 206 rotas, e que vai ser a primeira companhia aérea low-cost à partida dos aeroportos de Paris.

Este verão, a Air France conta ainda continuar a introduzir as novas cabines de longo curso nos seus aviões Boeing 777-300ER e nos Airbus A350-900, num novo produto que vai chegar às classes Business, Premium Economy e Economy e que “constitui o novo padrão de viagem da companhia”.

“Depois de Nova Iorque-JFK, Nova Iorque-Newark, Washington DC, Boston, Houston, Rio de Janeiro, Banguecoque, Dakar, Tóquio-Haneda, Hong Kong, Seul Incheon, Xangai e Joanesburgo, estas novas cabines vão ser implementadas este verão em Toronto, Chicago, Vancouver, São Francisco, Los Angeles, Papeete, México e Tóquio-Narita”, refere a Air France, no comunicado divulgado.

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Comissão Europeia envia comunicação de objeções relativamente à compra da ITA Airways pela Lufthansa

Com o processo negocial a decorrer já há anos, a Comissão Europeia veio colocar mais um entrave à compra da ITA Airways por parte da Lufthansa, indicando que “os clientes podem ser confrontados com um aumento dos preços ou uma diminuição da qualidade dos serviços após a operação”. 

Victor Jorge

A Comissão Europeia (CE) informou a Deutsche Lufthansa AG e o Ministério da Economia e das Finanças (MEF) italiano da sua opinião preliminar de que a proposta de aquisição do controlo conjunto da ITA Airways pode restringir a concorrência em determinadas rotas no mercado dos serviços de transporte aéreo de passageiros com origem e destino em Itália.

Em nota publicada no site, a Comissão “receia que os clientes possam ser confrontados com um aumento dos preços ou uma diminuição da qualidade dos serviços após a operação”.

Recorde-se que a Lufthansa e a ITA exploram uma extensa rede de rotas a partir dos seus respetivos aeroportos centrais na Áustria, Bélgica, Alemanha, Suíça e Itália. A Lufthansa tem empresas comuns com a United Airlines e a Air Canada para as rotas transatlânticas, bem como com a All Nippon Airways para as rotas para o Japão. Os parceiros das empresas comuns coordenam os preços, a capacidade, a programação e partilham as receitas.

A comunicação de objeções
Em 23 de janeiro de 2024, a CE deu início a uma investigação aprofundada para avaliar se a aquisição pela Lufthansa de uma participação na ITA poderia restringir a concorrência na prestação de serviços de transporte aéreo de passageiros dentro e fora de Itália.

A Comissão efetuou uma investigação alargada para compreender o impacto potencial da operação. Esta investigação incluiu, nomeadamente, a análise de documentos internos e de informações pormenorizadas fornecidas pelas partes, bem como a recolha de informações e opiniões de companhias aéreas concorrentes, aeroportos, coordenadores de faixas horárias e clientes.

A Comissão teve, igualmente, em conta as observações proactivas dos consumidores individuais, das organizações representativas dos consumidores, dos aeroportos, das companhias aéreas concorrentes e dos sindicatos que exprimiram os seus pontos de vista a favor ou contra a operação.

Na sequência desta investigação aprofundada, a Comissão receia que a operação possa (i) reduzir a concorrência num certo número de rotas de curta distância que ligam a Itália a países da Europa Central. Nessas rotas, a Lufthansa e a ITA concorrem ou concorrerão entre si principalmente com voos diretos, mas também com voos indiretos. A concorrência nestas rotas parece limitada e provém principalmente de transportadoras de baixo custo, como a Ryanair, que em muitos casos operam a partir de aeroportos mais remotos; (ii) reduzir a concorrência num certo número de rotas de longo curso entre a Itália e os EUA, o Canadá e o Japão. Nessas rotas, a ITA, por um lado, e a Lufthansa e os seus parceiros de empresas comuns, por outro, concorrem entre si com voos diretos ou indiretos. A concorrência de outras companhias aéreas parece ser insuficiente nessas rotas. Na sua avaliação, a Comissão considera as atividades da ITA, da Lufthansa e dos seus parceiros de empresas comuns como as de uma única entidade após a concentração; (iii) criar ou reforçar a posição dominante da ITA no aeroporto de Milão-Linate, o que poderá dificultar a prestação de serviços de transporte aéreo de passageiros de e para Milão-Linate por parte de concorrentes.

“Todos os anos, milhões de passageiros viajam nessas rotas, com uma despesa anual total superior a 3 mil milhões de euros”, refere a Comissão, adiantando que os seus responsáveis que “o objetivo consiste em garantir que a operação não terá efeitos adversos para os clientes – tanto consumidores como empresas – em termos de aumento dos preços ou de diminuição da qualidade dos serviços”.

A Comissão receia que, “na ausência de medidas de correção adequadas, a supressão da ITA como companhia aérea independente possa ter efeitos negativos sobre a concorrência nestes mercados já concentrados”. As rotas que suscitam potenciais preocupações representam “uma pequena parte do total das rotas de curto e longo curso e dos passageiros servidos por ambas as partes e pelos seus parceiros de empresas comuns, e as potenciais preocupações não afetam a grande maioria das rotas exploradas pela ITA”.

A comunicação de objeções constitui uma etapa formal de uma investigação, em que a Comissão informa por escrito as empresas em causa das objeções que lhes são imputadas. O envio de uma comunicação de objeções não prejudica o resultado da investigação. A Lufthansa e o Ministério da Economia e das Finanças italiano têm agora a oportunidade de responder à comunicação de objeções da Comissão, de consultar o processo da Comissão e de solicitar uma audição oral.

A Lufthansa e o MEF têm, igualmente, a possibilidade de apresentar medidas de correção para resolver os problemas de concorrência preliminares identificados pela Comissão. Podem decidir apresentar medidas de correção em qualquer momento do processo até ao termo do prazo para a apresentação de medidas de correção, que termina atualmente em 26 de abril de 2024.

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Royal Caribbean vai operar no terminal de cruzeiros G em Barcelona a partir de 2027

O Conselho de Administração do Porto de Barcelona acaba de aprovar a adjudicação da construção e operação do futuro terminal de cruzeiros G do cais de Adossat ao Catalonia Cruise Terminal G, SL, uma joint venture do Grupo Royal Caribbean e da Cruise Terminals International, CTI.

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O Porto de Barcelona refere, na sua página oficial que, apesar de ter sido a única proposta apresentada neste concurso público, o projeto foi classificado como excelente pelos técnicos responsáveis ​​pelo concurso: destacaram o seu compromisso com a sustentabilidade energética e ambiental, que incorpora uma reserva de espaços para os sistemas de fornecimento de energia terrestre (OPS) atualmente instalados no cais de Adossat, que permitirão que os navios de cruzeiro se conectem à rede elétrica uma vez atracados, eliminando assim as emissões.

O Terminal de Cruzeiros G da Catalunha prevê um investimento superior a 85 milhões de euros e espera-se que entre em operação na primavera de 2027, quando o Terminal Sul do WTC for fechado em 2026. Este é o último terminal a ser instalado no cais de Adossat, que cumpre os acordos alcançados pelo Porto de Barcelona e pela Câmara Municipal em 2018 limitando o número de terminais a sete.

O terminal foi concebido para maximizar a eficiência energética e incorpora soluções de energia renovável para minimizar o seu impacto na área circundante. O projeto inclui a geração de energia através de painéis fotovoltaicos e outros tipos de instalações, o que permitirá que o terminal seja um edifício com emissões zero.

Um aspeto digno de nota do projeto, segundo o Porto de Barcelona, é a configuração de uma mobilidade eficiente, confortável e sustentável para os passageiros, tanto dentro do terminal como na sua conectividade com a cidade/aeroporto/comboio.

Os espaços do futuro Terminal G foram projetados para garantir um bom funcionamento aos passageiros. Este aspeto é particularmente importante para um terminal pensado para os passageiros do porto de origem, que embarcam e desembarcam em Barcelona, ​​estratégia em que a Royal Caribbean aposta na capital catalã.

 

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easyJet lança programação de inverno com dois milhões de lugares em Portugal e Natal já incluído

Entre 2 de dezembro de 2024 e 2 de março de 2025, a easyJet vai disponibilizar mais de 18 milhões de lugares em mais de 100 mil voos para toda a sua rede, incluindo Portugal, cujas reservas já se encontram a decorrer.

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A easyJet já lançou a sua programação para o inverno 2024/2025, que já inclui o período festivo do Natal e que conta com mais de 18 milhões de lugares para toda a rede da companhia aérea low cost, dos quais cerca de dois milhões se destinam às rotas portuguesas da transportadora.

Num comunicado enviado à imprensa, a easyJet revela que, entre 2 de dezembro de 2024 e 2 de março de 2025, vai disponibilizar mais de 18 milhões de lugares em mais de 100 mil voos para toda a sua rede, incluindo Portugal, cujas reservas já se encontram a decorrer.

“Estes números incluem quase dois milhões de lugares, em mais de 10 mil voos de e para Portugal, que estão agora à venda, o que significa que os clientes conseguem excelentes preços reservando antecipadamente em easyJet.com ou através da aplicação móvel”, lê-se no comunicado divulgado pela companhia aérea.

Segundo José Lopes, country manager da easyJet em Portugal, a companhia aérea decidiu lançar já a sua programação para o próximo inverno para que os seus clientes “possam reservar com antecedência e desfrutar de tarifas de grande valor em voos para a época do Natal, na sua próxima escapadela de ski ou para perseguir o sol de inverno”.

“Ao colocar milhões de lugares à venda até 2 de março de 2025 em mais de 500 rotas para mais de 130 aeroportos em toda a Europa e não só, temos o prazer de oferecer mais opções e diversidade aos nossos clientes e estamos ansiosos para recebê-los a bordo”, acrescenta o responsável.

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