IATA alerta que regresso “prematuro” às regras dos ‘slots’ pode causar transtornos aos passageiros
A IATA considera que o regresso, já em outubro, às regras originais dos slots, que obrigam as companhias a usar 80% das suas faixas horárias para as manterem no ano seguinte, pode agravar ainda mais o caos que já se vive nos aeroportos.
Publituris
AHETA e CTP promovem encontro para debate do OE25 e relatório Mario Draghi
Provedor do Cliente das Agências de Viagens e Turismo renova identidade visual
Recife ganha rota direta com o Porto pela Azul
14.ª edição da formação ‘O Potencial Turístico de Faro’ vai decorrer durante o mês de fevereiro
Madeira: Turistas que não cumpram regras de segurança podem ter de pagar os custos do socorro
Portugal vai estar na Expo Osaka 2025 para reforçar imagem de destino de turismo responsável
Porto de Lisboa bate vários recordes nos cruzeiros em 2024
Catar, deixe-se surpreender
Companhias aéreas brasileiras Azul e Gol anunciam plano de fusão
Nova edição Publituris Hotelaria revela aberturas e remodelações de hotéis até 2027
A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) considera que o regresso “prematuro” às regras que obrigam as companhias aéreas a utilizarem, pelo menos, 80% dos slots pode contribuir para aumentar os transtornos para os passageiros e agravar o caos que já se vive, este verão, em vários aeroportos europeus e dos EUA.
Em causa está a proposta apresentada terça-feira, 12 de julho, pela Comissão Europeia para que, passada a pior fase da COVID-19, as companhias aéreas voltem a ter de utilizar, pelo menos, 80% dos seus ‘slots’ para não perderem essas faixas horárias.
Para a IATA, o caos que os aeroportos estão a viver atualmente e numa altura em que as companhias aéreas apenas são obrigadas a utilizar 64% dos ‘slots’ deverá agravar-se se as regras originais voltarem a vigorar já a partir do final de outubro – quando começa o inverno IATA -, tal como pretende a Comissão Europeia, que prevê, contudo, algumas exceções, nomeadamente em caso de catástrofe, emergência epidemiológica ou agitação política e conflitos militares.
“Embora as companhias aéreas estejam ansiosas para reiniciar os serviços, o fracasso de vários aeroportos importantes para atender à procura, juntamente com o aumento dos atrasos no controlo de tráfego aéreo, significa que um retorno prematuro à regra 80-20 pode provocar mais perturbação aos passageiros”, defende a IATA, num comunicado enviado à imprensa esta quarta-feira, 13 de julho.
Para a IATA, o aumento das perturbações uma hipótese real, até porque as “evidências” deste verão mostram que, apesar dos aeroportos contarem com o horário de verão desde final de janeiro, não foi realizada uma avaliação para gerir o aumento de procura em tempo válido.
“Aeroportos que declaram que a capacidade total está disponível e, em seguida, exigem que as companhias aéreas façam cortes neste verão mostra que o sistema não está pronto para regressar ao uso “normal” de slots nesta temporada de inverno (que começa no final de outubro)”, considera a IATA.
Willie Walsh, diretor-geral da associação, receia mesmo que os aeroportos “não estejam prontos a tempo de atender a um limite de 80% até ao final de outubro” e pede, por isso, aos estados-membros da União Europeia para que “ajustem a proposta da Comissão a um nível realista e permitam a flexibilização das regras de utilização das faixas horárias”.