IATA alerta que regresso “prematuro” às regras dos ‘slots’ pode causar transtornos aos passageiros
A IATA considera que o regresso, já em outubro, às regras originais dos slots, que obrigam as companhias a usar 80% das suas faixas horárias para as manterem no ano seguinte, pode agravar ainda mais o caos que já se vive nos aeroportos.

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A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) considera que o regresso “prematuro” às regras que obrigam as companhias aéreas a utilizarem, pelo menos, 80% dos slots pode contribuir para aumentar os transtornos para os passageiros e agravar o caos que já se vive, este verão, em vários aeroportos europeus e dos EUA.
Em causa está a proposta apresentada terça-feira, 12 de julho, pela Comissão Europeia para que, passada a pior fase da COVID-19, as companhias aéreas voltem a ter de utilizar, pelo menos, 80% dos seus ‘slots’ para não perderem essas faixas horárias.
Para a IATA, o caos que os aeroportos estão a viver atualmente e numa altura em que as companhias aéreas apenas são obrigadas a utilizar 64% dos ‘slots’ deverá agravar-se se as regras originais voltarem a vigorar já a partir do final de outubro – quando começa o inverno IATA -, tal como pretende a Comissão Europeia, que prevê, contudo, algumas exceções, nomeadamente em caso de catástrofe, emergência epidemiológica ou agitação política e conflitos militares.
“Embora as companhias aéreas estejam ansiosas para reiniciar os serviços, o fracasso de vários aeroportos importantes para atender à procura, juntamente com o aumento dos atrasos no controlo de tráfego aéreo, significa que um retorno prematuro à regra 80-20 pode provocar mais perturbação aos passageiros”, defende a IATA, num comunicado enviado à imprensa esta quarta-feira, 13 de julho.
Para a IATA, o aumento das perturbações uma hipótese real, até porque as “evidências” deste verão mostram que, apesar dos aeroportos contarem com o horário de verão desde final de janeiro, não foi realizada uma avaliação para gerir o aumento de procura em tempo válido.
“Aeroportos que declaram que a capacidade total está disponível e, em seguida, exigem que as companhias aéreas façam cortes neste verão mostra que o sistema não está pronto para regressar ao uso “normal” de slots nesta temporada de inverno (que começa no final de outubro)”, considera a IATA.
Willie Walsh, diretor-geral da associação, receia mesmo que os aeroportos “não estejam prontos a tempo de atender a um limite de 80% até ao final de outubro” e pede, por isso, aos estados-membros da União Europeia para que “ajustem a proposta da Comissão a um nível realista e permitam a flexibilização das regras de utilização das faixas horárias”.