Portugal parte “À descoberta do Turismo Industrial”
De 08 a 14 deste mês de abril terão lugar uma série de atividades, um pouco por todo o país, que visam a descoberta do património industrial e da indústria viva, que caraterizam e diferenciam os territórios portugueses.
Publituris
Hoteleiros questionam aumento da taxa turística em Lisboa e pedem “transparência” na relação com o Turismo
Marriott International acrescenta 100 hotéis e 12.000 quartos ao portfólio europeu até 2026
Lufthansa revê resultados para 2024 em baixa
CoStar: Pipeline hoteleiro regista trajetória ascendente no continente americano
Depois dos hotéis, grupo Vila Galé também aposta na produção de vinho e azeite no Brasil
Novo MSC World America navega a partir de abril de 2025 com sete distritos distintos
Top Atlântico promove campanha para as viagens de verão
ERT do Alentejo dinamiza Estações Náuticas na Nauticampo
TAP escolhe filmes do Festival ART&TUR para exibição nos voos de longo curso
Universidade de Coimbra lança curso de Empreendedorismo em Desportos Aquáticos e Viagens
A iniciativa, “À descoberta do Turismo Industrial” é promovida pelo Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial, que diz tratar-se de uma oportunidade única para contactar com produtos e processos produtivos, distintos na tradição e na modernidade, contribuindo para a diversificação da oferta dos territórios e o estímulo da atividade turística em todo o país.
As atividades que integram esta agenda nacional, segundo o Turismo de Portugal, são dirigidas a todos, incluindo às famílias que, durante a semana em que a iniciativa decorre, têm a oportunidade de usufruir de experiências autênticas e originais relacionadas com o turismo industrial, durante as férias da Páscoa.
Refira-se que o Turismo Industrial tem vindo a consolidar-se em Portugal através do incremento de uma oferta suportada em visitas a fábricas em laboração, a equipamentos museológicos ligados a antigos complexos industriais e a um ‘saber fazer’, complementadas com diferentes experiências de contacto com os produtos e processos produtivos.
São já várias as empresas e municípios de todo o país que dinamizam iniciativas de Turismo Industrial, contribuindo para um melhor conhecimento da produção nacional, distinta na tradição e na modernidade, como são a chapelaria, calçado, ourivesaria, cerâmica, mármore, tapeçarias, ou património mineiro.
É nesta lógica que o Turismo de Portugal lançou em janeiro de 2020 o Programa de estruturação da oferta de Turismo Industrial, com o objetivo de desenvolver uma oferta turística diferenciadora, ancorada em ativos dos territórios
De lembrar também que este segmento foi uma das temáticas destacadas pelo Turismo de Portugal na BTL 2022, tendo sido realizado em colaboração com a Rede Portuguesa de Turismo Industrial um workshop também denominado “À descoberta do Turismo Industrial”, visando dar a conhecer a oferta nesta vertente, com a partilha de experiências e know-how nacionais que confirmem a pertinência e procura deste produto, assim como estimular o desenvolvimento de programas turísticos passíveis de promoção e venda junto de turistas nacionais e estrangeiros.