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Transportes

Ryanair atinge 8,7 milhões de passageiros em fevereiro e anuncia 14 novas rotas a partir de Londres para este verão

A Ryanair aumentou o número de passageiros transportados em fevereiro de 2022. Depois de anunciadas 14 novas rotas a partir dos três aeroportos de Londres, Michael O’Leary critica o Governo britânico por não abolir as taxas.

Victor Jorge
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Ryanair atinge 8,7 milhões de passageiros em fevereiro e anuncia 14 novas rotas a partir de Londres para este verão

A Ryanair aumentou o número de passageiros transportados em fevereiro de 2022. Depois de anunciadas 14 novas rotas a partir dos três aeroportos de Londres, Michael O’Leary critica o Governo britânico por não abolir as taxas.

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A Ryanair transportou, em fevereiro de 2022, 8,7 milhões de passageiros, o que contrasta com os 500 mil do mesmo mês de 2021, correspondendo à operação de 53.660 voos, com um fator de carga de 86%, referindo, em comunicado, que “o tráfego dos meses de dezembro 2021, janeiro e fevereiro de 2022 foi altamente afetado pelas restrições de viagem causadas pela variante Ómicron”.

Os indicadores do mês de fevereiro de 2022, mostram que é o melhor do presente ano, mas está longe do segundo semestre de 2021. Nos últimos seis meses do ano passado, a Ryanair teve o seu pico de passageiros transportados em outubro, com 11,3 milhões de passageiros transportados. Os meses de julho, agosto e setembro mostram um número de passageiros de 9,3 milhões, 11,1 milhões e 10,6 milhões, respetivamente. Depois do pico indicado, os números voltaram a cair, revelando a companhia irlandesa 10,2 milhões de passageiros para novembro e 9,5 milhões para o último mês de 2021.

Já o primeiro mês de 2022, mostra uma quebra abrupta no número de passageiros transportados: sete milhões.

Novas rotas para o verão incluem a Madeira
Para o verão de 2022, a Ryanair anunciou esta quarta-feira, 14 novas rotas a partir dos aeroportos de Londres (Gatwick, Luton, and Stansted), totalizando 181 rotas para este período do ano.

Entre as novas rotas anunciadas encontra-se a Madeira, além de Nápoles, Estocolmo, Helsínquia, Maastricht, Menorca ou Tanger, entre outros.

Com mais de 100 aeronaves estacionadas em Londres para o verão de 2022, o investimento total da Ryanair no Reino Unido chega a mais de 10 mil milhões de dólares (perto de nove mil milhões de euros), permitindo “mais de 3.000 empregos na aviação e mais de 35.000 empregos indiretos em 19 aeroportos do Reino Unido, impulsionando o turismo pós COVID do Reino Unido e a recuperação de empregos”, diz a Ryanair.

Apesar do maior investimento de sempre da Ryanair, a companhia expões que “o Governo [britânico] perdeu a oportunidade de acelerar a recuperação do turismo e do emprego para o verão de 2022, adiando a redução do ‘Air Passenger Duty’ (APD) até 2023”.

De acordo com a companhia low-cost, “se o APD fosse totalmente (aplica-se apenas ao tráfego doméstico) e imediatamente abolido, o Reino Unido desfrutaria de um aumento no tráfego dramático, empregos e crescimento do turismo”, permitindo, segundo a companhia liderada por Michael O’Leary, que o Reino Unido “permanecesse competitivo relativamente a outros destinos concorrentes da UE que introduziram medidas de recuperação de tráfego para a retoma pós-COVID”.

Por isso mesmo, o presidente da Ryanair refere que “apesar de lançarmos o maior calendário de sempre, o Governo do Reino Unido falhou em apoiar esta recuperação adiando a redução do APD até 2023”, apelando, novamente, ao Executivo liderado por Boris Johnson para “eliminar completamente o APD, para permitir que as companhias aéreas e os aeroportos restaurem rapidamente o tráfego, empregos e turismo”.

Segundo Michael O’Leary, “a redução de 50% proposta para 2023 é muito pequena e chega tarde demais, e coloca os aeroportos do Reino Unido em grave desvantagem de custo em relação aos concorrentes europeus”.

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Companhias de cruzeiros pedem medidas para aumentar produção e fornecimento de combustíveis sustentáveis

Esta quarta-feira, 13 de março, os líderes das companhias de cruzeiros reuniram-se em Génova, Itália, para a Cruise Week Europe da Associação Internacional de Cruzeiros (CLIA), onde apelaram os governos a atuar “prontamente” no sentido de aumentar a produção de combustíveis marítimos sustentáveis.

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Em nota de imprensa, a CLIA estima que serão necessárias 44.000 toneladas de combustíveis fósseis sustentáveis na Europa até 2025 para alcançar os objetivos de descarbonização da União Europeia para 2030.

Na Cimeira Europeia, a CLIA revelou que estão encomendados 55 navios de cruzeiro, o que representa um investimento de 33,9 mil milhões de euros para os próximos cinco anos, apontando que “os atuais navios de cruzeiro e os que estão em construção são os mais avançados e energeticamente eficientes de sempre”.

No entanto, a associação indica que “embora se verifique o contínuo investimento tecnológico naval, a falta de disponibilidade de combustíveis marítimos sustentáveis é evidente”. Por essa razão, a associação faz o apelo ao governos “para que auxiliem na aceleração desta transição, estabelecendo objetivos de produção mais ambiciosos, em especial para os combustíveis sintéticos e para os biocombustíveis”.

“A indústria dos cruzeiros está a fazer enormes investimentos para lançar as bases para um futuro baixo ou nulo em emissões de carbono. A colaboração com os líderes globais e agentes de transformação do nosso setor é fundamental para garantir que os combustíveis marítimos sustentáveis estejam disponíveis, sejam acessíveis e escaláveis. Estamos ansiosos por reforçar as nossas parcerias com portos, governos e comunidades para concretizar plenamente a transição ecológica do setor marítimo”, afirma Jason Liberty, Global Chair da CLIA, em nota de imprensa.

No mesmo documento, a associação aponta ainda para “a necessidade de os governos reinvestirem as receitas provenientes do setor marítimo no âmbito do Regime Comunitário de Licenças de Emissão da União Europeia, para o financiamento de infraestruturas necessárias e para apoiar a implementação de soluções de energia renováveis a um preço acessível”.

A associação afirma ter dado início a uma pesquisa que combina infraestruturas para combustíveis, tecnologia e rotas de navegação para identificar o investimento local necessário na indústria para alcançar a meta da descarbonização até 2050.

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Créditos: ANA – Aeroportos de Portugal

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Aeroporto do Porto premiado pela Airport Council International

A entidade distinguiu três aeroportos da rede VINCI Airports. Além do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, foram também distinguido o Aeroporto de Belgrado e o Aeroporto de Guanacaste.

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A Airport Council International (ACI) distinguiu três aeroportos da rede VINCI Airports entre os melhores aeroportos do mundo na sua categoria pela qualidade do serviço, nomeadamente o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, o Aeroporto de Belgrado, na Sérvia, e o Aeroporto de Guanacaste, na Costa Rica.

Em nota de imprensa é referido que o aeroporto do Porto, que em 2023 ultrapassou os 15 milhões de passageiros, “conseguiu manter o nível de qualidade de serviço e foi novamente galardoado com o prémio de melhor aeroporto Europeu na sua categoria”, sendo que as classificações da ACI baseiam-se em inquéritos aplicados a passageiros.

Este é o 17.º prémio que o aeroporto do Porto recebe da ACI nesta categoria desde 2006, um marco que a VINCI Airports considera como demonstrativa da sua “capacidade para gerir a retoma do tráfego aéreo mundial, ao mesmo tempo que implementa planos de renovação”.

“Estou muito orgulhoso do que as equipas da VINCI Airports conseguiram fazer durante o último ano. Graças ao seu know-how e excelência na gestão operacional das nossas atividades, oferecem aos nossos passageiros os mais elevados padrões possíveis em termos de experiência de viagem na nossa rede”, refere Nicolas Notebaert, CEO da VINCI Concessions e presidente da VINCI Airports em nota de imprensa.

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Início de 2024 mantém tendência de crescimento na movimentação de passageiros nos aeroportos nacionais

Os aeroportos nacionais continuam em alta, com a movimentação de passageiros a registar um crescimento de 1,6% face ao primeiro mês de 2023, totalizando 4 milhões de passageiros em janeiro de 2024. França liderou como principal país de origem e de destino. Lisboa mantém a liderança, seguida do Porto e Madeira.

Victor Jorge

Em janeiro de 2024, os aeroportos nacionais movimentaram 4 milhões de passageiros, correspondendo a um crescimento de 1,6% face a janeiro de 2023, verificando-se “máximos históricos nos valores mensais de passageiros nos aeroportos nacionais”, revelam os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

No primeiro mês deste ano, os aeroportos nacionais assinalaram um desembarque médio diário de 61,4 mil passageiros, valor superior ao registado em janeiro de 2023 (60,7 mil; +1,2%).

“O movimento diário de aeronaves e passageiros é tipicamente influenciado por flutuações sazonais e de ciclo semanal. Os valores diários mais elevados são geralmente encontrados no período de verão e o sábado é o dia da semana com maior número de passageiros desembarcados”, refere o INE.

Em janeiro de 2024, 80,5% dos passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais corresponderam a tráfego internacional, atingindo 1,5 milhões de passageiros (+2,7%), na maioria provenientes do continente europeu (63,6% do total), correspondendo a um aumento de 0,9% face a janeiro de 2023. O continente americano foi a segunda principal origem, concentrando 11% do total de passageiros desembarcados (+12,1%).

Relativamente aos passageiros embarcados, 82,2% corresponderam a tráfego internacional, perfazendo um total de 1,7 milhões de passageiros (+3,5%), tendo como principal destino aeroportos no continente europeu (67% do total), registando um crescimento de 2,2% face a janeiro de 2023. Os aeroportos no continente americano foram o segundo principal destino dos passageiros embarcados (10,3% do total; +13,1%).

Considerando o volume de passageiros desembarcados e embarcados em voos internacionais em janeiro de 2024, França foi o principal país de origem e de destino dos voos, apesar de ter registado decréscimos no número de passageiros desembarcados e embarcados face a janeiro de 2023 (-9%; -7,7%). Espanha e Reino Unido ocuparam a 2.ª e 3.ª posições, como principais países de origem, e posições inversas como principais países de destino. Brasil e Alemanha alternaram a 4.ª e 5.ª posição consoante país de origem ou de destino dos voos.

O aeroporto de Lisboa continuar a ser a principal porta de entrada, movimentando 56,4% do total de passageiros (2,3 milhões), +0,7% comparando com janeiro de 2023. O aeroporto de Faro registou um crescimento de 8,5% no movimento de passageiros (292,1 mil) e o aeroporto do Porto concentrou 23,2% do total de passageiros movimentados (930,1 mil) e aumentou 3,8%.

De salientar que o aeroporto da Madeira foi o 3.º aeroporto com maior movimento de passageiros em janeiro de 2024 (302,1 mil; -3,7%), superando o aeroporto de Faro.

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Victor Jorge

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06 MAR 2024, BERLIN/GERMANY:
Emirates Airlines, ITB Berlin
IMAGE: 20240306-01
RIGHTS OF USE: Unlimited rights of use in all media (print and online) of Emirates AIrline and the right to transmit this rights to third parties.

Transportes

Parceria entre Emirates e TUI Cruises renovada por mais duas temporadas

Com a renovação desta parceria, Emirates e TUI querem explorar sinergias operacionais com o objetivo de aumentar a procura por cruzeiros no Dubai.

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A Emirates renovou a sua parceria com a TUI Cruises para as próximas duas épocas de cruzeiros, reforçando o estatuto do Dubai como um centro de turismo de cruzeiros a nível mundial.

A parceria renovada com a TUI Cruises sublinha o compromisso da companhia aérea em trabalhar com parceiros que partilham os mesmos valores para proporcionar experiências de viagem perfeitas, tanto no ar como em terra, através das suas áreas de check-in dedicadas no terminal de cruzeiros e com o apoio colaborativo dos seus parceiros no Dubai.

A Emirates irá trabalhar em estreita colaboração com a TUI Cruises para oferecer opções de voo dedicadas que se alinham de perto com os próximos horários de cruzeiros, assegurando uma transição suave do ar para o mar para os seus passageiros. A companhia aérea irá, também, explorar soluções de transporte melhoradas entre o Dubai International (DXB) e o Porto Rashid, aproveitar os conhecimentos para melhorar os serviços em terra e fornecer equipas de apoio dedicadas aos passageiros dos cruzeiros. Atualmente, o porto do Terminal de Cruzeiros Hamdan bin Mohammed, o maior terminal de cruzeiros coberto do mundo, tem capacidade para receber 14 000 passageiros por dia.

Para além da coordenação das operações e da exploração de sinergias de marketing, a parceria centrar-se-á no desenvolvimento de pacotes e experiências de luxo exclusivas que mostrem o melhor do Dubai e dos programas da TUI Cruises na região.

Adnan Kazim, vice-presidente e diretor Comercial da Emirates, salienta que “a Emirates orgulha-se de desempenhar um papel vital no apoio ao estatuto do Dubai como um dos melhores destinos de cruzeiros do mundo. Este é o resultado de muitos anos de trabalho para construir uma infraestrutura marítima inigualável, atrações turísticas e pontos de referência excecionais e uma conetividade aérea sem paralelo, juntamente com alfândegas e instalações de manuseamento em terra simplificadas para os turistas de cruzeiro que chegam.”

“Todos estes fatores fizeram do Dubai uma porta de entrada fundamental para alguns dos itinerários de cruzeiro mais procurados. O nosso acordo com a TUI Cruises tem como objetivo continuar os nossos esforços para aumentar as chegadas de passageiros de cruzeiros de toda a nossa rede, para que possam experimentar o melhor das viagens marítimas a bordo dos magníficos navios da TUI”, concluiu.

Já Wybcke Meier, diretor-executivo da Tui Cruises, frisa que “há mais de dez anos que fazemos escala no Dubai com a frota ‘Mein Schiff’ para dar aos nossos hóspedes a oportunidade de descobrirem connosco o mundo do Oriente. O Dubai não é apenas um importante porto de escala, mas o destino e a região oferecem aquilo que os clientes da ‘Mein Schiff’ desejam: uma mistura de metrópoles em constante evolução, praias maravilhosas e conhecimentos especiais sobre a cultura. Com a Emirates, sabemos que estamos a trabalhar com sucesso com uma companhia aérea que proporciona aos nossos passageiros, logo desde o início, aquela maravilhosa sensação de férias”.

De referir que no ano passado, a Emirates transportou, sensivelmente, 400.000 passageiros de cruzeiros para o Dubai. A cidade recebeu mais de 166 navios durante a última época de cruzeiros, tornando-a o maior porto de embarque da região e a escala mais popular para os navios de cruzeiro. A cidade espera um aumento de 23% de passageiros de cruzeiros na próxima época.

O crescimento das chegadas de navios de cruzeiro ao Dubai representa os esforços coletivos de parceiros de todo o ecossistema de viagens e aviação que trabalham em conjunto para uma experiência perfeita. Isto inclui procedimentos alfandegários e de entrada sem complicações e facilidades de visto sem problemas para os passageiros dos navios de cruzeiro, lojas e pontos de venda duty-free, balcões de operadores turísticos e serviços de transporte gratuitos para a cidade, para além dos balcões de check-in remoto da Emirates no Porto Rashid.

Os 16 balcões de check-in da Emirates permitem que os passageiros que desembarcam dos seus navios de cruzeiro façam o check-in da sua bagagem e obtenham os seus cartões de embarque até 4 horas antes da partida do voo, com a conveniência de explorar o Dubai sem as suas malas antes de se dirigirem diretamente ao aeroporto para o seu voo.

A TUI Cruises irá enviar dois navios para Porto Rashid na próxima temporada, sendo que cada navio pode acomodar mais de 2.500 passageiros. Os passageiros podem escolher entre dois programas, um com embarque e desembarque no Dubai, com destinos do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) como Abu Dhabi, Omã, Qatar e Arábia Saudita. O outro itinerário inclui pontos asiáticos como Singapura e Hong Kong.

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Grupo da Norwegian transportou 1,5 milhão de passageiros em fevereiro

O grupo que congrega a Norwegian e a Widerøe atingiu a marca de 1,5 milhões de passageiros transportados no mês de fevereiro.

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Em fevereiro, a Norwegian transportou 1.281.212 passageiros, enquanto a Widerøe teve 257.826 passageiros a bordo. Isto significa que o Grupo norueguês ultrapassou os 1.539.038 milhões de passageiros.

A Norwegian aumentou a sua ocupação média em fevereiro para 86%, um aumento de 2 pontos percentuais (p.p.) em comparação com o mesmo período do ano passado, e perto do recorde histórico de ocupação da companhia aérea para o mês de fevereiro.

“As reservas continuam a manter um bom ritmo em todos os mercados, com muitos voos para a Páscoa já praticamente lotados”, refere Geir Karlsen, CEO da Norwegian.

Em fevereiro, a Norwegian operou uma média de 68 aeronaves com uma regularidade (ou seja, a percentagem de voos realizados em relação aos programados) de 99,4%. A pontualidade, ou seja, a proporção de voos que partem dentro de 15 minutos do horário programado, foi de 81%.

Já a cooperação com a Widerøe está a avançar na direção certa. Em fevereiro, a Norwegian Red Handling assumiu os serviços de rampa da Widerøe em Alicante e a Widerøe Ground Handling gere agora a assistência em escala da Norwegian nos aeroportos de Molde, Trondheim, Stavanger, Bodø, Haugesund e Ålesund.

O relatório mensal de tráfego deste mês também inclui os números de tráfego da Widerøe de janeiro de 2022 a dezembro de 2023. No mês de fevereiro, a Widerøe aumentou sua produção em 8% em comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto a ocupação média aumentou 2 pontos percentuais para 67%.

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Iberia inclui WhatsApp para envio de informações operacionais dos voos

Numa primeira fase, a comunicação enviada pela Iberia via WhatsApp inclui informações sobre processo de check-in, porta de embarque, indicando a companhia que, no futuro, incluirá indicações sobre alterações nos horários dos voos e portas de conexão.

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A Iberia passa a enviar informações operacionais relativamente aos seus voos via WhatsApp. Os passageiros da companhia aérea poderão receber comunicações através desta rede sobre assuntos como o processo de check-in, porta de embarque atribuída e, em breve, quaisquer alterações nos horários dos voos e portas de conexão. O WhatsApp soma-se assim aos demais meios de comunicação da companhia aérea, como SMS e e-mails.

Este novo serviço está disponível para clientes registados no site iberia.com e pertencentes ao programa de fidelização Iberia Plus. Para receber mensagens, os clientes deverão indicar o seu número de telefone no momento da reserva, na secção “Gerir a sua reserva”, ou na área privada do site se forem titulares do cartão Iberia Plus.

Toda semana, a companhia aérea estima enviar cerca de 80 mil notificações via WhatsApp para mais de 25 mil clientes.

Além disso, os passageiros poderão tirar dúvidas neste mesmo canal, onde o bot Iberia IA responderá às dúvidas. Quando os clientes necessitarem de informações além da capacidade do chatbot, um agente de atendimento ao cliente da Iberia assumirá o controlo e fornecerá as informações necessárias.

A Iberia, cujo canal WhatsApp é um dos mais utilizados em Espanha, amplia assim os seus canais de informação operacional no âmbito da sua estratégia omnicanal, que visa fornecer aos clientes a informação de que necessitam da forma mais rápida e eficiente possível.

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airBaltic passa a voar duas vezes por semana para Lisboa

A companhia aérea airBaltic anunciou uma nova expansão em Vilnius, adicionando mais duas rotas – para Lisboa (Portugal) e Hamburgo (Alemanha) – à sua próxima programação de verão a partir da capital lituana.

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A airBaltic passará a voar para duas vezes por semana para Lisboa, a partir de 4 de maio de 2024, anunciou recentemente a companhia aérea, revelando ainda que dois dias antes iniciará também dois voos semanais para Hamburgo (Alemanha). As duas novas rotas fazem parte de uma cooperação de partilha de riscos entre a airBaltic e os Lithuanian Airports.

Mantas Vrubliauskas, vice-presidente de Desenvolvimento de Redes da airBaltic, refere que “Vilnius é uma das cidades de origem da airBaltic e estamos empenhados em melhorar ainda mais a conectividade de e para a cidade. As novas rotas proporcionarão aos passageiros mais variedade quando se trata de viagens de lazer e negócios. Estamos gratos aos aeroportos lituanos e aos nossos parceiros locais pela sua cooperação ao longo dos anos, apoiando a expansão da airBaltic na Lituânia”.

Já Simonas Bartkus, CEO da Lithuanian Airports, frisa que, “juntamente com os nossos parceiros, estamos a investir na conectividade aérea de alta qualidade entre a Lituânia e os principais centros de aviação europeus. Lisboa, a capital de Portugal, é uma ligação particularmente crucial para as viagens intercontinentais. Além disso, Hamburgo, uma cidade e porto alemão proeminente, apresenta oportunidades de negócios significativas, facilitando a abertura de novas rotas para destinos em todo o mundo”.

A partir de Vilnius, a airBaltic irá operar dois voos semanais para ambas as cidades, proporcionando aos passageiros duas classes de serviço – Classe Económica e Classe Executiva.

Ambas as novas rotas serão operadas por aeronaves Airbus A220-300.

Na próxima temporada de verão, a airBaltic planeia adicionar quatro novas rotas a partir da Lituânia – três de Vilnius para Cracóvia, Hamburgo, Lisboa e uma de Palanga para Amesterdão. Em 2024, a companhia aérea ligará a Lituânia a 18 destinos e continuará a basear duas aeronaves em Vilnius.

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TACV reinicia a 20 de março voos para as ilhas de Fogo, Maio e São Nicolau

A TACV reinicia a 20 de março os voos para os aeródromos das ilhas do Fogo, Maio e São Nicolau, após ter retomado, em fevereiro, os voos domésticos nos quatro aeroportos internacionais de cabo Verde, anunciou a companhia.

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Em nota de imprensa, a Transportadora Aérea Cabo Verde (TACV) avançou que os voos de e para esses aeródromos vão ser feitos “em complementaridade” à operação da Transportes Interilhas de Cabo Verde (TICV), para “incrementar a mobilidade entre as ilhas”.

“A companhia irá oferecer horários e tarifas flexíveis, por forma a permitir maior circulação do tráfego doméstico e turístico”, lê-se na nota de imprensa.

A TACV, atualmente nas mãos do Estado, anunciou a 27 de fevereiro o regresso aos voos domésticos em Cabo Verde, quase sete anos depois de ter deixado de os realizar.

As ligações aéreas entre as ilhas de Cabo Verde eram operadas por uma única companhia, em regime de concessão, atualmente entregue à empresa angolana BestFly, que comprou a maioria do capital da TICV, antes detida pelos espanhóis da Binter.

A TACV está a operar com um avião alugado à Air Senegal, inicialmente a partir dos quatro aeroportos internacionais, da Praia, Sal, São Vicente e Boa Vista.

O ministro do Turismo e Transportes de Cabo Verde, Carlos Santos, disse que o regresso da companhia de bandeira do país deve-se ao facto da “fraca capacidade” de resposta da Bestfly, pelo que a alternativa é “estruturante e definitiva”.

A nível internacional, a companhia aérea faz ligações com Lisboa (Portugal), Paris (França) e Bérgamo (Itália) e este ano pretende retomar para Brasil e os Estados Unidos.

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Ryanair com parceria com grupo Viajes El Corte Inglés

A nova parceria entre a Ryanair e o grupo Viajes El Corte Inglés é extensível à Logitravel.

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A Ryanair lançou uma nova parceria com o grupo Viajes El Corte Inglés, através da qual será autorizado a oferecer voos, lugares e malas da Ryanair aos seus clientes.

Todos os pacotes de férias vendidos pelo grupo Viajes El Corte Inglés beneficiarão desta parceria, incluindo a sua empresa OTA, Logitravel.

Através desta parceria com o grupo Viajes El Corte Inglés, a Logitravel torna-se o primeiro parceiro OTA espanhol aprovado pela Ryanair, passando a exibir os preços reais da Ryanair e transmitirá todas as informações de contacto relevantes dos clientes à Ryanair para que esta possa comunicar diretamente com os passageiros, incluindo os T&C e atualizações importantes sobre os voos.

Isto também significa que os clientes do grupo Viajes El Corte Inglés terão acesso direto à sua conta ‘myRyanair’ e não terão de efetuar o processo de verificação de clientes da Ryanair, processo que os clientes OTA não autorizados têm de continuar a efetuar.

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AENA estima em 300 milhões os passageiros nos aeroportos espanhóis em 2025

A gestora dos aeroportos espanhóis reviu as estimativas que tinha feito em 2022 e prevê, agora, atingir 300 milhões de passageiros já em 2025 em vez de em 2026.

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A operadora aeroportuária AENA admitiu recentemente esperar que mais de 300 milhões de passageiros passem pelos terminais espanhóis que gere em 2025, atingindo esse volume um ano antes do que tinha previsto em 2022.

O tráfego nos aeroportos espanhóis, todos operados pela AENA, aumentou 16%, para um recorde de 283,2 milhões de passageiros no ano passado, 3% mais do que em 2019, à medida que o turismo recupera após anos de perturbações relacionadas com a pandemia.

O número de passageiros da AENA está a recuperar mais rapidamente do que o de outros operadores aeroportuários na Europa e espera gerir cerca de um milhão por dia até 2026.

O grupo, no entanto, disse que o tráfego de passageiros do ano passado nos dois maiores aeroportos de Espanha, Madrid e Barcelona, não ultrapassou os números pré-pandemia registados em 2019.

A perspetiva positiva é ainda reforçada pela previsão de cerca de 294 milhões de passageiros em Espanha para 2024, reforçada pelas projeções para a temporada de verão de cerca de 7% mais voos regulares do que no ano passado.

Como resultado, a AENA previu um aumento de mais de 20% no lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) de 2023 a 2026.

O grupo, que também administra terminais na América Latina e na Grã-Bretanha, espera um crescimento de 48% na receita comercial em 2026 em comparação com 2019.

O crescimento de passageiros previsto está em linha com o plano de investimentos, que visa duplicar em relação aos últimos anos de 2027 a 2031. Isso incluirá novas expansões e melhorias na infra-estrutura aeroportuária da AENA, principalmente em Espanha.

A AENA, que movimenta 20% do tráfego de passageiros no Brasil, disse que a atividade internacional deverá representar 15% do seu EBITDA em 2026.

Para atingir essa meta, a empresa planeia adquirir novos ativos, disse o CEO Mauricio Lucena à imprensa, admitindo que “o nosso mercado mais natural é a América Latina”.

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