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Transporte aéreo em Portugal perdeu 70% dos passageiros em 2020, confirma Eurostat

Dados do Eurostat, divulgados esta segunda-feira, 6 de dezembro, indicam que Portugal foi o quinto país da União Europeia onde o transporte aéreo foi menos prejudicado devido à pandemia da COVID-19.

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Transporte aéreo em Portugal perdeu 70% dos passageiros em 2020, confirma Eurostat

Dados do Eurostat, divulgados esta segunda-feira, 6 de dezembro, indicam que Portugal foi o quinto país da União Europeia onde o transporte aéreo foi menos prejudicado devido à pandemia da COVID-19.

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Portugal perdeu quase 70% dos passageiros de transporte aéreo em 2020, confirmou o Eurostat esta segunda-feira, 6 de dezembro, que indica, no entanto, que a perda portuguesa ficou abaixo da média europeia, que chegou aos 73%, sendo o quinto país entre os Estados-membros da União Europeia em que o transporte aéreo menos foi prejudicados pela pandemia.

Os dados divulgado esta segunda-feira pelo instituto de estatística europeu mostram que as medidas restritivas adotadas em 2020 para limitar a disseminação da COVID-19 resultaram num recuo de 73% do transporte aéreo de passageiros na União Europeia face a 2019, com as quebras a serem comuns a todos os países.

O Luxemburgo foi, de acordo com o Eurostat, o país da União Europeia em que o transporte aéreo menos foi afetado, com uma quebra de 67,3%, seguindo-se a Bulgária (68,2%), a Grécia (69,1%), a Roménia (69,2%) e Portugal (69,9%), enquanto a Eslovénia (83,3%), a Eslováquia (82,4%), a Croácia (81,9%) e a República Checa (79,7%) encontram-se no extremo oposto como os países onde a descida do transporte aéreo foi mais significativa.

 

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Boeing 737-700

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TAAG assume dificuldades com manutenção da frota e reduz voos

A companhia aérea angolana TAAG assumiu dificuldades na manutenção da frota de aviões, devido à escassez de divisas, e decidiu reduzir os voos domésticos e internacionais para se adequar à disponibilidade de aeronaves.

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Segundo um comunicado da TAAG, os clientes e passageiros da transportadora sofreram nos últimos dias “constrangimentos” provocados por uma baixa disponibilidade operacional da frota, já que a empresa tem sido afetada pelo “atual contexto macroeconómico nacional”.

A TAAG adianta que, nos últimos cinco meses, tem sofrido “elevados constrangimentos” para conseguir repor o material de manutenção consumido pela frota, situação que se deve “às contínuas limitações de pagamentos ao estrangeiro (cambiais)”.

Leia também: TAAG suspende rota direta de Luanda para Madrid até maio de 2024

O problema tem afetado a capacidade de a companhia disponibilizar um número maior de aeronaves para cumprir a programação de voos, justifica a TAAG, pedindo formalmente desculpas aos passageiros.

A transportadora aérea decidiu, por isso, atualizar a programação geral dos voos e realizar “ajustes” no número de frequências, tanto nas rotas domésticas como internacionais, adequando-se à disponibilidade de aeronaves.

Leia também: Ministro dos Transportes angolano pede à nova gestão da transportadora TAAG “pleno funcionamento” das frotas

“Esta temporária redução de frequências, irá permitir a estabilização dos serviços e maior fiabilidade no cumprimento das ligações”, prossegue a companhia angolana, salientando que vai também “analisar alternativas junto dos operadores do sistema financeiro nacional”.

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MSC Cruzeiros apresenta mais de 150 itinerários na temporada de Inverno 24/25

A MSC Cruzeiros terá mais de 150 itinerários à volta do mundo na temporada de Inverno 2024/2025, com destaque para os cruzeiros com embarque e desembarque no Funchal.

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A MSC Cruzeiros terá mais de 150 itinerários à volta do mundo na temporada de Inverno 2024/2025 com a possibilidade de ter tudo incluído na reserva. Oferecendo uma variedade de itinerários em direção a vários destinos, a companhia continua a proporcionar experiências desde mini-cruzeiros a cruzeiros longos, abrangendo as opções todos os hemisférios.

O grande destaque deste Inverno serão os 19 cruzeiros, a bordo do MSC Opera, com embarque e desembarque no Funchal, pela primeira vez no Inverno. Serão 11 cruzeiros de 7 noites, 4 cruzeiros com a duração de 6 noites, 3 cruzeiros com a duração de 8 noites e 1 cruzeiro de 9 noites. Para além dos 19 cruzeiros, haverá ainda 4 mini-cruzeiros, dois quais 2 deles terão a duração de 3 noites, 1 cruzeiro com a duração de 7 noites e ainda 1 cruzeiro de 4 noites.

Entre vovembro de 2024 e março de 2025, o navio partirá do Funchal, na Madeira, e escalará as Ilhas Canárias: Santa Cruz de Tenerife (ilha de Tenerife), Arrecife (capital de Lanzarote), Las Palmas (na Gran Canária), Puerto del Rosário (em Fuerteventura) e Santa Cruz de La Palma (a capital de La Palma).

O MSC Euribia fará a sua estreia no Dubai & Emirados e oferecerá itinerários de 7 noites, incluindo escalas na futurística Abu Dhabi, a ilha de Sir Bani Yas, Doha, no Qatar, e em Manama, no Bahrein. Esta região deixa muito por descobrir, graças à sua mistura entre o tradicional e o moderno. No Dubai & Emirados, a MSC Cruzeiros disponibilizará pacotes especiais com voos incluídos de Lisboa para o Dubai e regresso a Lisboa nos itinerários realizados pelo MSC Euribia no Inverno 2024/2025.

O Mar Mediterrâneo
Um clássico por uma razão: os passageiros embarcarão numa viagem a bordo do MSC World Europa, um navio inovador com um design ultramoderno e uma infinidade de experiências culinárias, de entretenimento e de lazer para todas as idades. O navio parte de Barcelona, em Espanha, para uma aventura de 7 noites no Mediterrâneo que dará aos passageiros a oportunidade de explorar pontos turísticos europeus de renome como Génova, Roma (porto de Civitavecchia) e Sicília (porto de Messina) em Itália; Valetta, Malta; e Marselha, França, criando memórias que durarão a vida toda.

O MSC Fantasia realizará também itinerários de 7 noites a partir de Valência que escalarão em Livorno, Civitavecchia, Génova, Marselha, Tarragona, antes de desembarcar em Valência.

A bordo do MSC Sinfonia poderá realizar itinerários de 7 noites com partida de Bari, que escalará em Pireus, Rhodes e na ilha de Kos, na Grécia, em Bodrum, na Turquia, e desembarcará em Bari.

O MSC Lirica fará itinerários de 7 noites a partir de Valência com escala em Cagliari, na Sardenha, em Civitavecchia, em Livorno, Marselha e Palma de Mallorca antes de desembarcar em Valência.

Ainda no Mediterrâneo, o MSC Magnifica navegará ao longo de itinerários de 7 noites com partida de Barcelona e com escala em Valência, Livorno, Marselha, Palma de Mallorca, Civitavecchia e desembarcará em Génova.

Dubai e Emirados
A MSC Cruzeiros terá pacotes especiais com voos incluídos de Lisboa para o Dubai e regresso a Lisboa nestes itinerários realizados pelo MSC Euribia no Inverno 2024/2025. O navio partirá do Dubai, escalará em Abu Dhabi, na ilha de Sir Bani Yas, em Doha e em Manama no Bahrein, antes de fazer o seu desembarque no Dubai.

Norte da Europa
As Pérolas do Norte da Europa estarão disponíveis com o MSC Preziosa a oferecer cruzeiros de 7 noites com partida todos os domingos de Hamburgo, na Alemanha. Os passageiros irão explorar destinos como Bruges e Bruxelas (porto de Zeebrugge), Bélgica; Roterdão; Holanda; Paris (porto de Le Havre), França; e, finalmente, Londres (porto de Southampton), no Reino Unido, às sextas-feiras. Com estadias prolongadas em cada porto, os turistas podem aproveitar ao máximo o tempo em terra.

América do Norte e Caraíbas
A MSC Cruzeiros disponibilizará seis navios que estarão no Mar das Caraíbas com uma enorme variedade de itinerários a partir de Miami, Port Canaveral (Orlando), Nova York e Martínica.

Promovendo a forte presença da MSC Cruzeiros na América do Norte, o MSC Meraviglia continuará as suas aventuras a partir da cidade americana de Nova Iorque, com uma vasta gama de itinerários de 7 a 11 noites, onde os passageiros terão a oportunidade e conhecer a cidade mundialmente famosa, no embarque e desembarque, vivenciando o calor do Inverno das Caraíbas, incluindo Orlando (porto de Port Canaveral); Nassau (Bahamas) e a ilha privada Ocean Cay MSC Marine Reserve da MSC Cruzeiros.

O MSC Seascape partirá todos os sábados de Miami oferecendo cruzeiros de 7 noites para as Caraíbas Orientais (República Dominicana, Porto Rico e Ocean Cay) e Caraíbas Ocidentais (Jamaica, Ilhas Caimão, México e Ocean Cay MSC Marine Reserve), oferecendo a oportunidade para os passageiros mergulharem na cultura e na beleza natural destes destinos deslumbrantes.

O MSC Seaside oferecerá itinerários de 7 noites a partir de Miami, alternando entre itinerários das Caraíbas Orientais (Bahamas, Porto Rico e República Dominicana) e das Caraíbas Ocidentais (México, Honduras ou Belize e Bahamas).

O MSC Divina também estará com porto de embarque em Miami, com cada cruzeiro a incluir a uma visita à magnífica Ocean Cay, num conjunto de itinerários de 3 a 10 noites. As viagens mais longas levarão os passageiros a destinos como Jamaica, Aruba, Curaçau, República Dominicana e Bahamas.

O MSC Seashore, por outro lado, terá como porto de embarque Port Canaveral, perto de Orlando, de onde oferecerá outras opções de mini-cruzeiros. Os passageiros podem desfrutar de cruzeiros de 3 e 4 noites para as Bahamas, incluindo escalas na Ocean Cay MSC Marine Reserve. Também estão disponíveis cruzeiros de 7 noites, com escalas adicionais em Cozumel e Costa Maya, no México.

Preparando o terreno para uma experiência nas Caraíbas, o MSC Virtuosa terá como porto de embarque Fort-de-France, na Martínica. A partir daí, embarcará em itinerários consecutivos de 7 noites no centro repletos de oportunidade para os passageiros escaparem ao frio e aproveitarem o sol. Visitando vários portos, incluindo Guadalupe, Ilhas Virgens, St.Maarten, Ilha de São Cristóvão e Nevis, Antígua e Barbuda, São Vicente e Granadinas, Barbados, Granada e Santa Lúcia, os passageiros poderão escolher entre praias, águas turquesa e destinos relaxantes.

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Companhias de cruzeiros pedem medidas para aumentar produção e fornecimento de combustíveis sustentáveis

Esta quarta-feira, 13 de março, os líderes das companhias de cruzeiros reuniram-se em Génova, Itália, para a Cruise Week Europe da Associação Internacional de Cruzeiros (CLIA), onde apelaram os governos a atuar “prontamente” no sentido de aumentar a produção de combustíveis marítimos sustentáveis.

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Em nota de imprensa, a CLIA estima que serão necessárias 44.000 toneladas de combustíveis fósseis sustentáveis na Europa até 2025 para alcançar os objetivos de descarbonização da União Europeia para 2030.

Na Cimeira Europeia, a CLIA revelou que estão encomendados 55 navios de cruzeiro, o que representa um investimento de 33,9 mil milhões de euros para os próximos cinco anos, apontando que “os atuais navios de cruzeiro e os que estão em construção são os mais avançados e energeticamente eficientes de sempre”.

No entanto, a associação indica que “embora se verifique o contínuo investimento tecnológico naval, a falta de disponibilidade de combustíveis marítimos sustentáveis é evidente”. Por essa razão, a associação faz o apelo ao governos “para que auxiliem na aceleração desta transição, estabelecendo objetivos de produção mais ambiciosos, em especial para os combustíveis sintéticos e para os biocombustíveis”.

“A indústria dos cruzeiros está a fazer enormes investimentos para lançar as bases para um futuro baixo ou nulo em emissões de carbono. A colaboração com os líderes globais e agentes de transformação do nosso setor é fundamental para garantir que os combustíveis marítimos sustentáveis estejam disponíveis, sejam acessíveis e escaláveis. Estamos ansiosos por reforçar as nossas parcerias com portos, governos e comunidades para concretizar plenamente a transição ecológica do setor marítimo”, afirma Jason Liberty, Global Chair da CLIA, em nota de imprensa.

No mesmo documento, a associação aponta ainda para “a necessidade de os governos reinvestirem as receitas provenientes do setor marítimo no âmbito do Regime Comunitário de Licenças de Emissão da União Europeia, para o financiamento de infraestruturas necessárias e para apoiar a implementação de soluções de energia renováveis a um preço acessível”.

A associação afirma ter dado início a uma pesquisa que combina infraestruturas para combustíveis, tecnologia e rotas de navegação para identificar o investimento local necessário na indústria para alcançar a meta da descarbonização até 2050.

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Créditos: ANA – Aeroportos de Portugal

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Aeroporto do Porto premiado pela Airport Council International

A entidade distinguiu três aeroportos da rede VINCI Airports. Além do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, foram também distinguido o Aeroporto de Belgrado e o Aeroporto de Guanacaste.

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A Airport Council International (ACI) distinguiu três aeroportos da rede VINCI Airports entre os melhores aeroportos do mundo na sua categoria pela qualidade do serviço, nomeadamente o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, o Aeroporto de Belgrado, na Sérvia, e o Aeroporto de Guanacaste, na Costa Rica.

Em nota de imprensa é referido que o aeroporto do Porto, que em 2023 ultrapassou os 15 milhões de passageiros, “conseguiu manter o nível de qualidade de serviço e foi novamente galardoado com o prémio de melhor aeroporto Europeu na sua categoria”, sendo que as classificações da ACI baseiam-se em inquéritos aplicados a passageiros.

Este é o 17.º prémio que o aeroporto do Porto recebe da ACI nesta categoria desde 2006, um marco que a VINCI Airports considera como demonstrativa da sua “capacidade para gerir a retoma do tráfego aéreo mundial, ao mesmo tempo que implementa planos de renovação”.

“Estou muito orgulhoso do que as equipas da VINCI Airports conseguiram fazer durante o último ano. Graças ao seu know-how e excelência na gestão operacional das nossas atividades, oferecem aos nossos passageiros os mais elevados padrões possíveis em termos de experiência de viagem na nossa rede”, refere Nicolas Notebaert, CEO da VINCI Concessions e presidente da VINCI Airports em nota de imprensa.

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Início de 2024 mantém tendência de crescimento na movimentação de passageiros nos aeroportos nacionais

Os aeroportos nacionais continuam em alta, com a movimentação de passageiros a registar um crescimento de 1,6% face ao primeiro mês de 2023, totalizando 4 milhões de passageiros em janeiro de 2024. França liderou como principal país de origem e de destino. Lisboa mantém a liderança, seguida do Porto e Madeira.

Victor Jorge

Em janeiro de 2024, os aeroportos nacionais movimentaram 4 milhões de passageiros, correspondendo a um crescimento de 1,6% face a janeiro de 2023, verificando-se “máximos históricos nos valores mensais de passageiros nos aeroportos nacionais”, revelam os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

No primeiro mês deste ano, os aeroportos nacionais assinalaram um desembarque médio diário de 61,4 mil passageiros, valor superior ao registado em janeiro de 2023 (60,7 mil; +1,2%).

“O movimento diário de aeronaves e passageiros é tipicamente influenciado por flutuações sazonais e de ciclo semanal. Os valores diários mais elevados são geralmente encontrados no período de verão e o sábado é o dia da semana com maior número de passageiros desembarcados”, refere o INE.

Em janeiro de 2024, 80,5% dos passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais corresponderam a tráfego internacional, atingindo 1,5 milhões de passageiros (+2,7%), na maioria provenientes do continente europeu (63,6% do total), correspondendo a um aumento de 0,9% face a janeiro de 2023. O continente americano foi a segunda principal origem, concentrando 11% do total de passageiros desembarcados (+12,1%).

Relativamente aos passageiros embarcados, 82,2% corresponderam a tráfego internacional, perfazendo um total de 1,7 milhões de passageiros (+3,5%), tendo como principal destino aeroportos no continente europeu (67% do total), registando um crescimento de 2,2% face a janeiro de 2023. Os aeroportos no continente americano foram o segundo principal destino dos passageiros embarcados (10,3% do total; +13,1%).

Considerando o volume de passageiros desembarcados e embarcados em voos internacionais em janeiro de 2024, França foi o principal país de origem e de destino dos voos, apesar de ter registado decréscimos no número de passageiros desembarcados e embarcados face a janeiro de 2023 (-9%; -7,7%). Espanha e Reino Unido ocuparam a 2.ª e 3.ª posições, como principais países de origem, e posições inversas como principais países de destino. Brasil e Alemanha alternaram a 4.ª e 5.ª posição consoante país de origem ou de destino dos voos.

O aeroporto de Lisboa continuar a ser a principal porta de entrada, movimentando 56,4% do total de passageiros (2,3 milhões), +0,7% comparando com janeiro de 2023. O aeroporto de Faro registou um crescimento de 8,5% no movimento de passageiros (292,1 mil) e o aeroporto do Porto concentrou 23,2% do total de passageiros movimentados (930,1 mil) e aumentou 3,8%.

De salientar que o aeroporto da Madeira foi o 3.º aeroporto com maior movimento de passageiros em janeiro de 2024 (302,1 mil; -3,7%), superando o aeroporto de Faro.

Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

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06 MAR 2024, BERLIN/GERMANY:
Emirates Airlines, ITB Berlin
IMAGE: 20240306-01
RIGHTS OF USE: Unlimited rights of use in all media (print and online) of Emirates AIrline and the right to transmit this rights to third parties.

Transportes

Parceria entre Emirates e TUI Cruises renovada por mais duas temporadas

Com a renovação desta parceria, Emirates e TUI querem explorar sinergias operacionais com o objetivo de aumentar a procura por cruzeiros no Dubai.

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A Emirates renovou a sua parceria com a TUI Cruises para as próximas duas épocas de cruzeiros, reforçando o estatuto do Dubai como um centro de turismo de cruzeiros a nível mundial.

A parceria renovada com a TUI Cruises sublinha o compromisso da companhia aérea em trabalhar com parceiros que partilham os mesmos valores para proporcionar experiências de viagem perfeitas, tanto no ar como em terra, através das suas áreas de check-in dedicadas no terminal de cruzeiros e com o apoio colaborativo dos seus parceiros no Dubai.

A Emirates irá trabalhar em estreita colaboração com a TUI Cruises para oferecer opções de voo dedicadas que se alinham de perto com os próximos horários de cruzeiros, assegurando uma transição suave do ar para o mar para os seus passageiros. A companhia aérea irá, também, explorar soluções de transporte melhoradas entre o Dubai International (DXB) e o Porto Rashid, aproveitar os conhecimentos para melhorar os serviços em terra e fornecer equipas de apoio dedicadas aos passageiros dos cruzeiros. Atualmente, o porto do Terminal de Cruzeiros Hamdan bin Mohammed, o maior terminal de cruzeiros coberto do mundo, tem capacidade para receber 14 000 passageiros por dia.

Para além da coordenação das operações e da exploração de sinergias de marketing, a parceria centrar-se-á no desenvolvimento de pacotes e experiências de luxo exclusivas que mostrem o melhor do Dubai e dos programas da TUI Cruises na região.

Adnan Kazim, vice-presidente e diretor Comercial da Emirates, salienta que “a Emirates orgulha-se de desempenhar um papel vital no apoio ao estatuto do Dubai como um dos melhores destinos de cruzeiros do mundo. Este é o resultado de muitos anos de trabalho para construir uma infraestrutura marítima inigualável, atrações turísticas e pontos de referência excecionais e uma conetividade aérea sem paralelo, juntamente com alfândegas e instalações de manuseamento em terra simplificadas para os turistas de cruzeiro que chegam.”

“Todos estes fatores fizeram do Dubai uma porta de entrada fundamental para alguns dos itinerários de cruzeiro mais procurados. O nosso acordo com a TUI Cruises tem como objetivo continuar os nossos esforços para aumentar as chegadas de passageiros de cruzeiros de toda a nossa rede, para que possam experimentar o melhor das viagens marítimas a bordo dos magníficos navios da TUI”, concluiu.

Já Wybcke Meier, diretor-executivo da Tui Cruises, frisa que “há mais de dez anos que fazemos escala no Dubai com a frota ‘Mein Schiff’ para dar aos nossos hóspedes a oportunidade de descobrirem connosco o mundo do Oriente. O Dubai não é apenas um importante porto de escala, mas o destino e a região oferecem aquilo que os clientes da ‘Mein Schiff’ desejam: uma mistura de metrópoles em constante evolução, praias maravilhosas e conhecimentos especiais sobre a cultura. Com a Emirates, sabemos que estamos a trabalhar com sucesso com uma companhia aérea que proporciona aos nossos passageiros, logo desde o início, aquela maravilhosa sensação de férias”.

De referir que no ano passado, a Emirates transportou, sensivelmente, 400.000 passageiros de cruzeiros para o Dubai. A cidade recebeu mais de 166 navios durante a última época de cruzeiros, tornando-a o maior porto de embarque da região e a escala mais popular para os navios de cruzeiro. A cidade espera um aumento de 23% de passageiros de cruzeiros na próxima época.

O crescimento das chegadas de navios de cruzeiro ao Dubai representa os esforços coletivos de parceiros de todo o ecossistema de viagens e aviação que trabalham em conjunto para uma experiência perfeita. Isto inclui procedimentos alfandegários e de entrada sem complicações e facilidades de visto sem problemas para os passageiros dos navios de cruzeiro, lojas e pontos de venda duty-free, balcões de operadores turísticos e serviços de transporte gratuitos para a cidade, para além dos balcões de check-in remoto da Emirates no Porto Rashid.

Os 16 balcões de check-in da Emirates permitem que os passageiros que desembarcam dos seus navios de cruzeiro façam o check-in da sua bagagem e obtenham os seus cartões de embarque até 4 horas antes da partida do voo, com a conveniência de explorar o Dubai sem as suas malas antes de se dirigirem diretamente ao aeroporto para o seu voo.

A TUI Cruises irá enviar dois navios para Porto Rashid na próxima temporada, sendo que cada navio pode acomodar mais de 2.500 passageiros. Os passageiros podem escolher entre dois programas, um com embarque e desembarque no Dubai, com destinos do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) como Abu Dhabi, Omã, Qatar e Arábia Saudita. O outro itinerário inclui pontos asiáticos como Singapura e Hong Kong.

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Grupo da Norwegian transportou 1,5 milhão de passageiros em fevereiro

O grupo que congrega a Norwegian e a Widerøe atingiu a marca de 1,5 milhões de passageiros transportados no mês de fevereiro.

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Em fevereiro, a Norwegian transportou 1.281.212 passageiros, enquanto a Widerøe teve 257.826 passageiros a bordo. Isto significa que o Grupo norueguês ultrapassou os 1.539.038 milhões de passageiros.

A Norwegian aumentou a sua ocupação média em fevereiro para 86%, um aumento de 2 pontos percentuais (p.p.) em comparação com o mesmo período do ano passado, e perto do recorde histórico de ocupação da companhia aérea para o mês de fevereiro.

“As reservas continuam a manter um bom ritmo em todos os mercados, com muitos voos para a Páscoa já praticamente lotados”, refere Geir Karlsen, CEO da Norwegian.

Em fevereiro, a Norwegian operou uma média de 68 aeronaves com uma regularidade (ou seja, a percentagem de voos realizados em relação aos programados) de 99,4%. A pontualidade, ou seja, a proporção de voos que partem dentro de 15 minutos do horário programado, foi de 81%.

Já a cooperação com a Widerøe está a avançar na direção certa. Em fevereiro, a Norwegian Red Handling assumiu os serviços de rampa da Widerøe em Alicante e a Widerøe Ground Handling gere agora a assistência em escala da Norwegian nos aeroportos de Molde, Trondheim, Stavanger, Bodø, Haugesund e Ålesund.

O relatório mensal de tráfego deste mês também inclui os números de tráfego da Widerøe de janeiro de 2022 a dezembro de 2023. No mês de fevereiro, a Widerøe aumentou sua produção em 8% em comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto a ocupação média aumentou 2 pontos percentuais para 67%.

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Iberia inclui WhatsApp para envio de informações operacionais dos voos

Numa primeira fase, a comunicação enviada pela Iberia via WhatsApp inclui informações sobre processo de check-in, porta de embarque, indicando a companhia que, no futuro, incluirá indicações sobre alterações nos horários dos voos e portas de conexão.

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A Iberia passa a enviar informações operacionais relativamente aos seus voos via WhatsApp. Os passageiros da companhia aérea poderão receber comunicações através desta rede sobre assuntos como o processo de check-in, porta de embarque atribuída e, em breve, quaisquer alterações nos horários dos voos e portas de conexão. O WhatsApp soma-se assim aos demais meios de comunicação da companhia aérea, como SMS e e-mails.

Este novo serviço está disponível para clientes registados no site iberia.com e pertencentes ao programa de fidelização Iberia Plus. Para receber mensagens, os clientes deverão indicar o seu número de telefone no momento da reserva, na secção “Gerir a sua reserva”, ou na área privada do site se forem titulares do cartão Iberia Plus.

Toda semana, a companhia aérea estima enviar cerca de 80 mil notificações via WhatsApp para mais de 25 mil clientes.

Além disso, os passageiros poderão tirar dúvidas neste mesmo canal, onde o bot Iberia IA responderá às dúvidas. Quando os clientes necessitarem de informações além da capacidade do chatbot, um agente de atendimento ao cliente da Iberia assumirá o controlo e fornecerá as informações necessárias.

A Iberia, cujo canal WhatsApp é um dos mais utilizados em Espanha, amplia assim os seus canais de informação operacional no âmbito da sua estratégia omnicanal, que visa fornecer aos clientes a informação de que necessitam da forma mais rápida e eficiente possível.

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airBaltic passa a voar duas vezes por semana para Lisboa

A companhia aérea airBaltic anunciou uma nova expansão em Vilnius, adicionando mais duas rotas – para Lisboa (Portugal) e Hamburgo (Alemanha) – à sua próxima programação de verão a partir da capital lituana.

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A airBaltic passará a voar para duas vezes por semana para Lisboa, a partir de 4 de maio de 2024, anunciou recentemente a companhia aérea, revelando ainda que dois dias antes iniciará também dois voos semanais para Hamburgo (Alemanha). As duas novas rotas fazem parte de uma cooperação de partilha de riscos entre a airBaltic e os Lithuanian Airports.

Mantas Vrubliauskas, vice-presidente de Desenvolvimento de Redes da airBaltic, refere que “Vilnius é uma das cidades de origem da airBaltic e estamos empenhados em melhorar ainda mais a conectividade de e para a cidade. As novas rotas proporcionarão aos passageiros mais variedade quando se trata de viagens de lazer e negócios. Estamos gratos aos aeroportos lituanos e aos nossos parceiros locais pela sua cooperação ao longo dos anos, apoiando a expansão da airBaltic na Lituânia”.

Já Simonas Bartkus, CEO da Lithuanian Airports, frisa que, “juntamente com os nossos parceiros, estamos a investir na conectividade aérea de alta qualidade entre a Lituânia e os principais centros de aviação europeus. Lisboa, a capital de Portugal, é uma ligação particularmente crucial para as viagens intercontinentais. Além disso, Hamburgo, uma cidade e porto alemão proeminente, apresenta oportunidades de negócios significativas, facilitando a abertura de novas rotas para destinos em todo o mundo”.

A partir de Vilnius, a airBaltic irá operar dois voos semanais para ambas as cidades, proporcionando aos passageiros duas classes de serviço – Classe Económica e Classe Executiva.

Ambas as novas rotas serão operadas por aeronaves Airbus A220-300.

Na próxima temporada de verão, a airBaltic planeia adicionar quatro novas rotas a partir da Lituânia – três de Vilnius para Cracóvia, Hamburgo, Lisboa e uma de Palanga para Amesterdão. Em 2024, a companhia aérea ligará a Lituânia a 18 destinos e continuará a basear duas aeronaves em Vilnius.

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TACV reinicia a 20 de março voos para as ilhas de Fogo, Maio e São Nicolau

A TACV reinicia a 20 de março os voos para os aeródromos das ilhas do Fogo, Maio e São Nicolau, após ter retomado, em fevereiro, os voos domésticos nos quatro aeroportos internacionais de cabo Verde, anunciou a companhia.

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Em nota de imprensa, a Transportadora Aérea Cabo Verde (TACV) avançou que os voos de e para esses aeródromos vão ser feitos “em complementaridade” à operação da Transportes Interilhas de Cabo Verde (TICV), para “incrementar a mobilidade entre as ilhas”.

“A companhia irá oferecer horários e tarifas flexíveis, por forma a permitir maior circulação do tráfego doméstico e turístico”, lê-se na nota de imprensa.

A TACV, atualmente nas mãos do Estado, anunciou a 27 de fevereiro o regresso aos voos domésticos em Cabo Verde, quase sete anos depois de ter deixado de os realizar.

As ligações aéreas entre as ilhas de Cabo Verde eram operadas por uma única companhia, em regime de concessão, atualmente entregue à empresa angolana BestFly, que comprou a maioria do capital da TICV, antes detida pelos espanhóis da Binter.

A TACV está a operar com um avião alugado à Air Senegal, inicialmente a partir dos quatro aeroportos internacionais, da Praia, Sal, São Vicente e Boa Vista.

O ministro do Turismo e Transportes de Cabo Verde, Carlos Santos, disse que o regresso da companhia de bandeira do país deve-se ao facto da “fraca capacidade” de resposta da Bestfly, pelo que a alternativa é “estruturante e definitiva”.

A nível internacional, a companhia aérea faz ligações com Lisboa (Portugal), Paris (França) e Bérgamo (Itália) e este ano pretende retomar para Brasil e os Estados Unidos.

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