easyJet adere à campanha da ONU Race to Zero
Campanha da Organização das Nações Unidas (ONU) visa atingir emissões líquidas zero até 2050.
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A easyJet anunciou esta quarta-feira, 10 de novembro, a sua adesão à campanha da Organização das Nações Unidas (ONU) Race to Zero, que visa atingir emissões líquidas zero até 2050.
“Ao aderir à Race to Zero, a companhia aérea compromete-se a estabelecer uma meta provisória baseada na ciência para 2035, bem como a atingir emissões líquidas zero até 2050, alinhando-se com os critérios e recomendações da iniciativa Science Based Targets (SBTi). Além disto, a easyJet planeia também apresentar a sua jornada até ao zero líquido nos próximos meses”, explica a easyJet em comunicado.
No comunicado enviado à imprensa, onde dá conta da adesão a esta campanha da ONU, a easyJet explica que “tornar o ato de voar mais sustentável é algo easyJet há muito que tem vindo a dar prioridade”, como prova o facto da companhia aérea se ter tornado na primeira, em 2019, a lançar um programa de compensação de carbono em todos os seus voos.
“Atualmente, continua a ser a única grande companhia aérea na Europa a fazê-lo. Estes atos não implicam custos adicionais para os seus passageiros, e a companhia apoia somente projetos que são certificados pelo Gold Standard ou pelo Verified Carbon Standard”, indica a easyJet, que reconhece, no entanto, que esta é uma solução provisória e considera que “a aviação precisa de fazer mudanças radicais”.
“A mudança climática é uma questão que todos temos de enfrentar – incluindo nós, easyJet. Temos a responsabilidade de minimizar o impacto dos nossos voos e estamos a trabalhar arduamente para que isso aconteça; desde voos eficientes até à renovação da frota, passando pelo facto de sermos a única grande transportadora europeia que está a compensar as emissões de carbono do combustível utilizado em todos os seus voos, e em nome de todos os seus clientes”, refere Johan Lundgren, CEO da easyJet, citado no comunicado divulgado.
De acordo com o responsável, a ambição da easyJet é, no entanto, chegar às zero emissões no Reino Unido e em toda a Europa, estando, por isso, a “trabalhar proactivamente ao lado dos líderes da indústria, como a Airbus e a Wright Electric, com o objetivo de ajudar, apoiar e defender as tecnologias de emissões zero para aviões de passageiros do futuro”.
Além da parceria com a Airbus e a Wright Electric, a easyJet tem vindo também a adicionar aviões mais eficientes à sua frota, a exemplo dos aparelhos Airbus NEO, que são 15% mais eficientes em termos de combustível do que os aviões que aviões que substituem, de forma tornar a sua frota numa das “mais jovens e mais eficientes em termos de combustível na Europa”.
A companhia aérea está também a esforçar-se para reduzir o consumo de combustível nas operações diárias, com táxis monomotores à partida e à chegada e a utilização de informação meteorológica avançada para melhorar o desempenho da navegação, esforços que, segundo a easyJet, permitiram que, desde 2000, a companhia tenha reduzido as suas emissões de carbono por passageiro- quilómetro em mais de um terço.