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The Lince Hotels & Resorts vai ter o seu primeiro cinco estrelas em Vila do Conde

Com abertura prevista para o terceiro trimestre de 2022 e fruto de um investimento de 12,5 milhões de euros, o The Lince Convento de Santa Clara & SPA vai estar direcionado para os segmentos de luxo corporate e lazer.

Raquel Relvas Neto
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The Lince Hotels & Resorts vai ter o seu primeiro cinco estrelas em Vila do Conde

Com abertura prevista para o terceiro trimestre de 2022 e fruto de um investimento de 12,5 milhões de euros, o The Lince Convento de Santa Clara & SPA vai estar direcionado para os segmentos de luxo corporate e lazer.

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A cadeia hoteleira The Lince Hotels & Resorts, que conta com dois hotéis nos Açores, na ilha de São Miguel, – o The Lince Azores e o The Lince Nordeste – , vai abrir no próximo ano aquele que será o seu primeiro cinco estrelas.

O The Lince  Convento de Santa Clara & SPA vai resultar da reconversão do Convento de Santa Clara, numa concessão por 50 anos que o grupo ganhou no âmbito do concurso Revive. Ao Publituris, Bernardo Mesquita, director geral de operações dos The Lince Hotels & Resorts, explica que se trata de uma unidade  com 85 quartos e suites inseridos numa zona em vias de classificação, com os quartos a apresentarem vistas sobre o rio Ave e o mar. O cinco estrelas vai também disponibilizar “amplos espaços exteriores, SPA com todas as valências, piscina exterior e restauração de qualidade em espaços repletos de história e elegância”.

“A recuperação do património e a ambição de fazer deste produto uma referência da hotelaria no Norte, foram os principais motivos para este investimento”, justifica Bernardo Mesquita, perspetivando que este será “um  produto de excelência em ambiente sofisticado e elegante, um serviço diferenciador”.

Com abertura prevista para o terceiro trimestre de 2022 e fruto de um investimento de 12,5 milhões de euros, o The Lince Convento de Santa Clara & SPA vai estar direcionado para os segmentos de luxo corporate e lazer, que procuram Vila do Conde, mas também as cidades próximas como o Porto, Viana do Castelo, Braga e Guimarães. O diretor-geral de operações prevê que a unidade hoteleira se torne “a referência para os eventos sociais na Região e, o ponto de encontro das pessoas que procurem sofisticação, elegância, conforto e requinte”.

Atentos ao  crescimento da  operação nos Açores, o grupo hoteleiro analisa possibilidades no continente, em cidades como o Porto e Lisboa, “assim como outras oportunidades que nos têm sido colocadas para avaliação”, indica.

Os investimentos do grupo passam também pela requalificação das suas unidades nos Açores.  “No final do corrente ano, iremos iniciar uma remodelação no The Lince Nordeste e a requalificação do espaço exterior do The Lince Azores, com a introdução de equipamentos de lazer de enorme relevância para os hóspedes”, adianta Bernardo Mesquita, considerando que este investimento “nos irá posicionar ainda melhor no sustentável destino Açores”.

Operação

Questionado acerca do estado atual da operação, o responsável releva que ambas as unidades têm registado procura tanto pelos açorianos, como pelos portugueses do continente, o queleva o mesmo a apontar um crescimento acima de 2020. “O The Lince Nordeste já está a ter procura pelo mercado externo, pelos continentais e, tendo fidelizado o mercado local, estes têm regressado para confirmar a nossa excelência gastronómica, tranquilidade do SPA e da região”, constata. Quanto ao The Lince Azores, depois de um “excelente” mês de junho, Bernardo Mesquita prevê que em julho e agosto se verifique um crescimento volume e na receita média quarto. “Estamos a posicionar o nosso produto e serviços numa categoria superior e, os hóspedes têm percepcionado este upgrade nos nossos hotéis”, assinala.

The Lince Nordeste

À semelhança de todo o setor hoteleiro, os The Lince Hotels & Resorts também têm registado desafios  na gestão durante este período pandémico, onde se destacam as reservas feitas com poucos dias de antecedência, a redução ainda da presença da operação turística de mercados emissores e a “escassa” operação de grupos. Porém, isto não afetou os recursos humanos das unidades do grupo, pois Bernardo Mesquita garante que mantevieram “as nossas equipas na íntegra,  tendo reforçado a formação o que nos coloca em posição de elevarmos a excelência do serviço”. “A equipa tem sabido muito bem responder a toda as alterações de normas e regras que foram criadas desde o ano passado. O cliente, tem sentido muita confiança e segurança nos nossos hotéis. Aliás, os hotéis são um excelente exemplo na boa preservação da higiene e segurança aos seus consumidores”, sustenta.

Quanto a previsões de melhorias efetivas, o diretor-geral de operações considera que “2021 é um ano ainda cheio de incógnitas para o que poderá ser o negócio do último trimestre”. No entanto, em 2022 as perspetivas são mais animadoras: “2022 será certamente um ano de forte crescimento para os Açores e para nós em particular. Estaremos com excelentes produtos e serviço para captarmos mais clientes”.

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MSC Virtuosa

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MSC Cruzeiros e Explora Journeys mostram novidades em novo roadshow

No total, o roadshow da MSC Cruzeiros e da Explora Journeys vai passar por seis cidades, arrancando em Lisboa, a 10 de setembro, e terminando em Ponta Delgada, a 13 de novembro.

Publituris

A MSC Cruzeiros e a Explora Journeys vão voltar a dar a conhecer as novidades para este inverno e para o próximo ano no já habitual roadshow anual, que este ano começa a 10 de setembro, em Lisboa, e só termina a 13 de novembro, em Ponta Delgada.

A iniciativa, que arranca em Lisboa a 10 de setembro, a bordo do navio MSC Virtuosa, vai voltar a contar com a participação da TAP e da Emirates, habituais parceiros da companhia de cruzeiros, que vão promover ações exclusivas a bordo dos navios para além das várias sessões presenciais.

Segundo um comunicado da MSC Cruzeiros, o roadshow deste ano inclui “vários eventos a bordo do glamoroso navio MSC Virtuosa (Lisboa, Funchal e Ponta Delgada), e ainda o alargamento do roadshow a novas regiões do país com eventos em Albufeira, Algarve, Coimbra e Ponta Delgada nos Açores”.

No total, o roadshow da MSC Cruzeiros e da Explora Journeys, a marca de luxo do MSC Group, vai passar por seis cidades, arrancando em Lisboa a 10 de setembro, a bordo do MSC Virtuosa, numa iniciativa que conta com a participação da Emirates e que tem início pelas 09h30. No dia 17 de setembro, o evento tem lugar no Funchal, Madeira, também a bordo do MSC Virtuosa, a partir das 10h30.

Lisboa recebe ainda outras duas apresentações no âmbito deste roadshow, a 22 e 28 de outubro, respetivamente, a primeira das quais no Vandelli Botanical Garden, pelas 19h00, enquanto a segunda volta a decorrer no MSC Virtuosa, incluindo a participação da TAP, com início pelas 09h30.

A 24 de outubro, o roadshow da MSC Cruzeiros e da Explora Journeys passa ainda por Coimbra, decorrendo no Hotel Tivoli Coimbra, pelas 19h0o, e no dia 29 muda-se para o Porto, concretamente para o Terminal de Cruzeiros de Leixões, onde o evento decorre pelas 19h00.

Em novembro, estão previstas mais duas sessões deste roadshow, a primeira das quais em Albufeira, no dia 6 de novembro, no Grand Real Santa Eulalia Resort Hotel & Spa, pelas 19h00, enquanto Ponta Delgada, Açores, recebe o evento que encerra a iniciativa, no dia 13 de novembro, numa apresentação que volta a decorrer a bordo do MSC Virtuosa, pelas 18h00.

Todas as sessões do roashow da MSC Cruzeiros e da Explora Journeys incluem cocktail de boas-vindas, apresentações e almoço/jantar, sendo que as sessões que decorrem a bordo do MSC Virtuosa incluem ainda visita ao navio.

Entre os principais destaques deste roadshow estão as partidas que a MSC Cruzeiros vai promover no Funchal no Inverno 2024-2025, num total de 21 cruzeiros com partida/chegada à capital madeirense e duração que varia entre as três, seis, sete, oito, nove ou 14 noites, visitando as Canárias.

Os itinerários com partida/chegada ao Funchal vão ser realizados pelo navio MSC Opera, entre 3 de novembro de 2024 e 20 de março de 2025, e permitem incluir o Pacote Especial Cruzeiro e Voos de ida/volta de Lisboa e o Pacote Especial Cruzeiro e Voos de ida/volta do Porto.

Além dos cruzeiros do Funchal, no próximo inverno, a MSC Cruzeiros disponibiliza mais de 150 itinerários à volta do mundo, incluindo o Mediterrâneo Ocidental, o Norte da Europa e as Caraíbas.

O roadshow vai também servir para a MSC Cruzeiros apresentar as primeiras novidades para o verão de 2025, com destaque para os 19 cruzeiros de 10 e 12 noites com embarque e desembarque em Lisboa, além de dois mini-cruzeiros, um com embarque em Lisboa e desembarque em Génova e outro com embarque com Génova e desembarque em Lisboa.

“O MSC Musica realizará, do final de Abril até Novembro de 2025, itinerários com partida e chegada a Lisboa com passagens por Génova (Itália), Marselha (França), Málaga (Espanha), Cádiz (Espanha), Alicante, Mahón (Espanha) e Olbia (Itália)”, indica a MSC Cruzeiros.

Também no caso dos cruzeiros de Lisboa, a MSC Cruzeiros disponibiliza o Pacote Especial Cruzeiro e Voos, que incluem cruzeiro, transferes e voo para variadíssimos destinos.

Além destes cruzeiros de Lisboa, a MSC Cruzeiros vai também disponibilizar oferta para o Mediterrâneo Ocidental, onde vão estar a operar cinco navios, assim como para o Mediterrâneo Oriental, que vai contar com outros quatro navios em operação.

No Norte da Europa, a MSC Cruzeiros vai ter ainda em operação dois navios de cruzeiros, numa oferta que é ainda complementada pelas Caraíbas, onde vão operar outros quatro navios.

Já no que diz respeito à Explora Journeys, ao longo do roadshow vão também ser dado a conhecer o calendário de chegada de novos navios, que é composto por seis navios até 2028.

A MSC Cruzeiros diz ainda que vai promover, para quem não puder participar presencialmente nos eventos, webinares com os parceiros TAP e Emirates, que devem ter lugar ainda durante o mês de novembro e cujas data e links serão anunciados oportunamente.

 

 

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Alojamento

Aumento de preços não afeta escolha de hotéis para alojamento entre europeus

Os dados da Stocklytics.com indicam que mais de 60% dos viajantes das principais economias da Europa escolhem hotéis para alojamento e prevê que, este ano, a indústria hoteleira europeia venha a alcançar um “novo recorde de receitas e de utilizadores”.

Inês de Matos

Apesar do aumento de preços na hotelaria ao longo dos últimos três anos, os viajantes continuam a preferir a hotelaria para alojamento, apurou a Stocklytics.com, que diz que mais de 60% dos viajantes das principais economias da Europa escolhem hotéis para alojamento.

“Embora os preços dos hotéis tenham disparado cerca de 40-50% nos últimos três anos, com algumas regiões e áreas de alta procura a registarem aumentos ainda maiores, isso não afetou os viajantes europeus que ainda preferem hotéis a outros alojamentos”, indica a Stocklytics.com, num comunicado divulgado esta quinta-feira, 5 de setembro.

Os dados, que têm por base um inquérito da Booking.com, mostram que é entre os viajantes espanhóis e britânicos que a preferência por hotéis para alojamento é mais elevada, com 70% e 62% dos viajantes destas nacionalidades, respetivamente, a afirmarem que preferem hotéis para pernoitar nas suas viagens.

A Stocklytics.com diz que, atualmente, o alojamento em hotelaria custa, em média, 50% mais do que há três anos, sendo que também as outras despesas de viagem aumentaram devido à inflação. No entanto, apesar de se prever que esses aumentos de custos pudessem levar a uma redução da procura e dos gastos, a verdade é que “as pessoas estão viajando e gastando mais do que nunca em hotéis”.

“De acordo com um inquérito recente da Booking.com, isto aplica-se principalmente aos europeus, que preferem muito mais hotéis do que qualquer outro alojamento”, explica a Stocklytics.com.

Nas cinco principais economias da Europa, concretamente Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Espanha, cerca de 60% dos viajantes escolhe hotéis para alojamento, ainda que existam diferenças entre estas nacionalidades que ajudam a explicar a escolha.

No caso dos espanhóis, por exemplo, a Stocklytics.com diz que a preferência de 70% dos viajantes por hotéis se pode dever ao facto de “os preços de alojamento em Espanha serem geralmente mais baixos do que noutros países da Europa Ocidental”. Já entre os britânicos, são 64% os viajantes que preferem o alojamento na hotelaria, seguindo-se os alemães, com 62%, assim como os italianos e os franceses.

Já os apartamentos são a segunda opção para alemães, espanhóis e para a maioria das outras nacionalidades analisadas, “com uma média de 25% dos inquiridos a escolher este tipo de alojamento”, segundo a Stocklytics.com.

Já entre os italianos, a segunda opção mais popular são as unidades de Bed&Breakfast, enquanto as casas de férias registaram uma popularidade menor, registando uma quota média de 14% entre os entrevistados dos cinco países.

Gastos em hotéis chegam aos 114 mil milhões de dólares em 2024

Os resultados apurados levam a Stocklytics.com a prever que, em 2024, a indústria hoteleira europeia venha a alcançar um “novo recorde de receitas e de utilizadores”, com o inquérito Statista Market Insights a adiantar que os europeus devem gastar, este ano, 114 mil milhões de dólares em hotéis, o que representa um aumento de 14 mil milhões de dólares face ao ano passado.

“Com o número de utilizadores hoteleiros a aumentar constantemente, espera-se que o segmento hoteleiro europeu conte mais de 287 milhões de utilizadores este ano, quase 15 milhões a mais do que em 2023. Até ao final da década, prevê-se que este número suba para quase 340 milhões”, refere ainda a Stocklytics.com.

 

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Montevideu é sede do 1º Observatório de Direito do Turismo

O Turismo da ONU decidiu sediar o seu primeiro Observatório de Direito do Turismo na região das Américas. Foi em Montevideu, no Uruguai.
Foi inaugurada a sede do Observatório de Direito do Turismo para a América Latina e as Caraíbas, na Casa das Nações Unidas em Montevideu, Uruguai. A cerimónia contou com a presença do Presidente do Uruguai Luis Lacalle Pou.

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O observatório com foco questões jurídicas ligadas ao turismo é um projeto desenvolvido em conjunto pela ONU Turismo e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, que visa implementar uma ferramenta digital pioneira, que inclui um banco de dados, “TurismoLex”, que compila a legislação turística da região da ALC, bem como uma sala de aula virtual, uma comunidade de práticas e indicadores de qualidade regulatória.

O Observatório representará um fórum interativo onde os setores público, privado e académico poderão trocar melhores práticas e discutir tendências legislativas no turismo na região.

Além disso, o este instrumento, de acordo com o Turismo da ONu, estabelece um marco de colaboração com prestigiosas instituições de ensino superior da área para realizar estudos, relatórios técnicos e criar grupos de trabalho que tratem do Direito do Turismo, respondendo às necessidades que Estados e operadores do setor possam apresentar.

Com este pano de fundo, o Observatório, que iniciará suas operações no início de 2025, terá como principais objetivos a melhoria da qualidade das regulamentações do turismo. Também servirá como um fórum técnico que promove a regulamentação adequada para a área, emitindo relatórios e estudos através dos quais as administrações, principalmente, podem desenvolver legislação adequada aos interesses do setor, facilitando assim a cooperação regulatória regional, melhorando as relações transfronteiriças e o desenvolvimento harmonioso da legislação do turismo.

 

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Foto: Câmara Municipal de Lisboa

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Lisboa é o Melhor Destino MICE da Europa

Pela segunda vez consecutiva, Lisboa conquista o prémio de Melhor Destino MICE da Europa, na 5.ª edição dos World MICE Awards, realizada esta quarta-feira, em Ho Chi Minh City, Vietname, superando as cidades de Atenas, Berlim, Istambul, Londres, Madrid, Milão, Paris e Viena, que também estavam em competição.

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O segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) contribui significativamente para as receitas do turismo e para o consequente desenvolvimento da cidade. A localização estratégica, as infraestruturas modernas e versáteis, os excelentes acessos e a oferta cultural diversificada, consolidaram Lisboa como um dos principais destinos europeus para a organização de eventos. Neste sentido, a diretora executiva da Associação Turismo de Lisboa, Paula Oliveira, defende que, a conquista deste prémio “é um reconhecimento do trabalho coletivo para posicionar Lisboa como um destino de referência a nível global, que contribui significativamente para a criação de receitas e emprego, bem como para a reabilitação do património.”

Em nota de imprensa, a ATL revela que, em 2023, foram contabilizados 151 eventos associativos no ranking da ICCA (International Congress and Convention Association), organização que monitoriza a realização de eventos a nível mundial. Desde 2019 e até 2022, Lisboa conquistou o 2º lugar nos rankings europeu e mundial. Em 2023, e com diferença de apenas um congresso para a cidade que ocupou o 2º lugar a nível mundial (Singapura), Lisboa é a 2ª cidade europeia com mais eventos contabilizados, a seguir a Paris.

Refira-se que os World MICE Awards reconhecem a excelência na indústria MICE e premeiam destinos, companhias aéreas, unidades hoteleiras, organizadores e infraestruturas que se destacam neste setor.

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Aviação

easyJet anuncia parcerias para descarbonizar aviação e quer modernizar espaço aéreo europeu

A easyJet anunciou uma nova parceria com a JetZero para descarbonizar a aviação e apresentou um estudo que diz que a modernização do espaço aéreo europeu poderia eliminar 18 milhões de toneladas de CO2 anualmente.

Inês de Matos

A easyJet anunciou esta quarta-feira, 4 de setembro, uma nova parceria com a JetZero para descarbonizar a aviação e apresentou um estudo que diz que a modernização do espaço aéreo europeu poderia eliminar 18 milhões de toneladas de CO2 anualmente, novidades que foram dadas a conhecer durante uma conferência sobre sustentabilidade na aviação, que decorreu na Universidade de Cranfield, no Reino Unido.

De acordo com a companhia aérea, a easyJet é a primeira companhia aérea europeia a estabelecer uma parceria com a JetZero, uma startup norte-americana que está a “desenvolver uma aeronave de fuselagem integrada ultra-eficiente, potencialmente alimentada a hidrogénio”, cuja entrada ao serviço deverá acontecer em 2030 e que conta com “um design que poderá reduzir o consumo de combustível em até 50%”.

No âmbito da parceria com a JetZero, a easyJet tornou-se também na primeira companhia aérea europeia a integrar o Grupo de Trabalho de Companhias Aéreas da JetZero, que pretende contribuir “com conhecimentos operacionais e técnicos para o desenvolvimento de aeronaves de fuselagem integrada, que prometem ser mais eficientes em termos de combustível e compatíveis com novas tecnologias de propulsão, incluindo o hidrogénio”.

“O projeto, que conta com o apoio de entidades como a NASA e a FAA, visa introduzir a primeira aeronave deste tipo até 2030 e explorar a sua compatibilidade com propulsão a hidrogénio”, adianta a companhia aérea, explicando que esta aeronave de fuselagem integrada (BWB) poderá “reduzir em até 50% o consumo de combustível, representando um avanço significativo no design de aeronaves comerciais”.

Além das novas parcerias, a easyJet apresentou também um estudo que revela que a modernização do espaço aéreo europeu poderá “reduzir 18 milhões de toneladas de CO2 por ano”.

Segundo a companhia aérea, este estudo recorreu à inteligência artificial para avaliar o impacto das ineficiências no espaço aéreo europeu, com os resultados a indicarem que que “a modernização do espaço aéreo poderia eliminar 18 milhões de toneladas de CO2 anualmente, trazendo benefícios imediatos e significativos para a indústria da aviação”.

O estudo apurou que “as ineficiências atuais aumentam as emissões de CO2 em mais de 10%, correspondendo a 663.710 toneladas anuais” e isto considerando apenas os voos da easyJet, sendo que a companhia aérea poderia “alcançar uma redução superior a 10% com a modernização do espaço aéreo”.

Reino Unido, Itália, França, Espanha e Suíça são os países que, segundo este estudo da easyJet, apresentam “maior necessidade de melhorias” no que diz respeito ao espaço aéreo.

O estudo da easyJet revelou ainda que “há um excesso de carbono a ser libertado durante as fases de voo, com a fase de descida a revelar-se particularmente ineficiente devido ao mau planeamento do espaço aéreo inferior nas proximidades dos aeroportos”, pelo que a companhia aérea apela a “uma reforma urgente do espaço aéreo europeu” de forma a que seja possível “alcançar uma aviação mais eficiente e sustentável”.

Recorde-se que, em 2022, a easyJet a apresentou a estratégia “Roadmap to Net Zero” que prevê uma redução de 35% nas emissões de CO2 até 2035 e o objetivo de chegar à neutralidade carbónica até 2050.

*Leia mais sobre a conferência da easyJet sobre sustentabilidade na aviação nas próximas edições do Publituris.

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Transportes

TAP já liga Lisboa a Floripa

A TAP Air Portugal iniciou, esta terça-feira, a sua nova rota direta entre Lisboa e Florianópolis (Floripa) – capital do estado brasileiro de Santa Catarina, uma operação que conta com três voos semanais.

Publituris

O voo TP109 da TAP aterrou, esta terça-feira, no Aeroporto Internacional de Florianópolis, Hercílio Luz, pela primeira vez, dando início a uma operação regular que contempla a oferta de três voos por semana à partida de Lisboa.

Luís Rodrigues, presidente da TAP, foi um dos passageiros do voo inaugural entre Lisboa e a capital do estado de Santa Catarina, afirmando que “convictos de que este voo vai ser muito bem aceite pelos clientes brasileiros e europeus, prova disso é a grande procura que se registou desde o primeiro dia que abrimos as vendas para esta rota”.

A inclusão de Florianópolis como destino TAP “surge como resposta à crescente procura por voos entre Portugal e o Sul do Brasil, reforçando o compromisso da companhia de continuar a investir para ser a companhia aérea europeia preferida dos brasileiros”, realçou o presidente da transportadora aérea.

A TAP opera para Florianópolis, em Santa Catarina, utilizando a aeronave Airbus A330-200, que transporta 269 passageiros, 244 em classe Económica e 25 em Executiva. O voo tem a duração de cerca de 12 horas.

Os voos são às terças, quintas e sábados, com partida de Lisboa entre as 10:10 e as 10:50 e chegada a Florianópolis entre as 17:15 e as 17:55. No sentido inverso, os voos partem da capital de Santa Catarina entre as 19:35 e as 20:40 e chegam à capital portuguesa entre as 9:50 e as 10:55 do dia seguinte.

Conhecida como Ilha da Magia e carinhosamente apelidada de Floripa, a capital do estado de Santa Catarina é composta por uma ilha principal, a Ilha de Santa Catarina, e uma pequena porção continental, além de várias pequenas ilhas ao redor. A cidade destaca-se pela sua beleza natural, praias paradisíacas, rica história e cultura, e elevada qualidade de vida, sendo um destino turístico cada vez mais popular para viajantes de todo o mundo.

Refira-se que, ainda este ano, a TAP vai retomar os voos entre Lisboa e Manaus, capital do Estado da Amazónia, numa operação com três ligações semanais, com escala em Belém, que acontecem às segundas, quartas e sextas. O primeiro voo está marcado para o próximo dia 4 de novembro.

A TAP Air Portugal voa diretamente de Lisboa e do Porto para um total, são 13 cidades do Brasil em 15 rotas.

 

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EUA continua a ser o mercado de viagens e turismo mais poderoso do mundo, mas a China espreita

Os EUA continuam a ser o mercado de viagens e turismo mais poderoso do mundo, contribuindo com um valor recorde de US$ 2,36 TN para a economia do país o ano passado, o Relatório de Tendências de Impacto Económico de 2024 do WTTC prevê que, durante a próxima década, a China deverá assumir a “pole position” e destronar os Estados Unidos.

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O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) lançou, esta quarta-feira, seu Relatório de Tendências de Impacto Económico de 2024, que revelou que, apesar da lenta retoma dos gastos dos viajantes internacionais, os EUA mantêm a primeira posição, com quase o dobro da contribuição económica do seu rival mais próximo, a China, onde este setor contribuiu com 1,3 biliões de dólares para o PIB do país em 2023, sublinhando a sua recuperação impressionante, apesar da reabertura tardia das suas fronteiras.

A Alemanha garantiu o terceiro lugar com uma contribuição económica de 487,6 mil milhões de dólares, enquanto o Japão, que em 2022 ocupava o 5º lugar, saltou para a 4ª posição, contribuindo com 297 mil milhões de dólares. O Reino Unido completa os cinco primeiros, contribuindo com 295,2 mil milhões.

A França, o destino mais popular do mundo, manteve a sua sexta posição com uma contribuição de 264,7 mil milhões de dólares, seguida de perto pelo México com 261,6 mil milhões de dólares.

A Índia ficou em oitavo lugar, subindo de uma anterior 10ª posição, com 231,6 mil milhões de dólares, marcando uma melhoria notável e destacando a sua crescente influência no setor. Itália e Espanha completam o top 10, contribuindo com 231,3 mil milhões de dólares e 227,9 mil milhões de dólares, respetivamente.

No entanto, durante a próxima década, o WTTC prevê que a China se tornará o maior mercado de viagens e turismo, com a Índia devendo subir para a 4ª posição. Em 2023, o setor das viagens e turismo da China cresceu 135,8%, enquanto outros países asiáticos, como a RAE de Hong Kong, a Malásia e as Filipinas, recuperaram logo após o levantamento das restrições de viagem.

De acordo com o relatório, muitos destinos importantes irão lucrar com um aumento nos gastos internacionais este ano em comparação com os níveis pré-pandemia, com a Arábia Saudita, com um aumento de 91,3% face a 2019, Turquia (+38,2%), Quénia (+33,3%), Colômbia (+29,1%) e Egito (+22,9%) a liderarem.

A nível global, os gastos dos visitantes internacionais deverão crescer quase 16%, atingindo 1,9 biliões de dólares, enquanto os turistas nacionais deverão gastar mais do que nunca, atingindo 5,4 biliões de dólares, um aumento de 10,3% em relação aos níveis de 2019.

O relatório do WTTC aponta ainda que o investimento em viagens e turismo cresceu 13% em o ano passado, atingindo mais de 1 bilião de dólares, com um regresso aos níveis pré-pandemia previsto para 2025.

No entanto, as elevadas taxas de juro em todo o mundo poderão criar desafios para o investimento futuro. Daí o WTTC alertar ser crucial que os setores público e privado trabalhem em conjunto para inovar e garantir o fortalecimento contínuo deste sector vital.

O documento também destaca o compromisso do setor com a sustentabilidade, mostrando a dissociação entre o crescimento e as emissões de gases com efeito de estufa e as oportunidades crescentes para as mulheres, os jovens e as comunidades marginalizadas, ao mesmo tempo que estima que os avanços tecnológicos, especialmente em IA, melhorem ainda mais a experiência de viagem e impulsionem o crescimento futuro.

Conclui o WTTC que, após um ano recorde para viagens e turismo, o setor continua a ser a espinha dorsal das economias de muitos países, ao mesmo tempo que apoia milhões de empregos em todo o mundo.

Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC, aponta que “enquanto ansiamos por um 2024 recorde, está claro que o setor de viagens e turismo não está apenas de volta ao caminho certo, mas também pronto para alcançar um crescimento sem precedentes”, assegurando que “continuaremos a priorizar a sustentabilidade e a inclusão, garantindo que este crescimento beneficie a todos e proteja o nosso planeta para as gerações futuras”.

 

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Transportes

easyJet lança programação verão 2025: Quase 19 mil voos de e para Portugal

A easyJet, que acaba de lançar a sua programação de verão 2025, anuncia quase 19 mil voos de e para Portugal, oferecendo uma capacidade total de cerca de 3,5 milhões de lugares. As reservas já podem ser feitas.

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A easyJet já tem disponível para reservas, a partir desta terça-feira, a sua programação de voos para o verão de 2025. Com o lema “Voa mais além”, a companhia aérea oferece uma extensa rede de voos, totalizando mais de 18.800 partidas de e para Portugal, com capacidade para transportar cerca de 3,5 milhões de passageiros.

Com voos disponíveis entre 16 de junho e 30 de setembro de 2025, a easyJet destaca a oferta reforçada para as Ilhas Baleares, incluindo destinos como Ibiza, Maiorca e Menorca.

José Lopes, diretor geral da easyJet Portugal, comenta que “estamos entusiasmados por disponibilizar hoje os nossos voos para o verão de 2025, permitindo aos nossos clientes planearem com antecedência e aproveitarem tarifas excelentes para destinos tão populares como Ibiza, Menorca e Maiorca”, para avançar que o objetivo da companhia aérea “é proporcionar uma ampla gama de opções para que todos possam planear as férias do próximo ano com facilidade”.

 

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Meeting Industry

“À conversa com…” do congresso da APAVT vai ter Pedro Reis como convidado

O programa completo do 49º Congresso da APAVT, em Huelva, que decorrerá de 24 a 26 de outubro, está em fase de finalização, mas a Associação acaba de anunciar que Pedro Reis, atual ministro da Economia, é a personalidade confirmada para o já habitual painel “À conversa com…”, no qual o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, conduz uma troca de impressões, em modo informal, com os convidados.

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O painel “À conversa com…” que terá como convidado o ministro da Economia, Pedro Reis, está agendado para as 11h30 do dia 26 de outubro, último dia do 49º congresso da APAVT, que irá decorrer desde o dia 24 em Huelva, na Andaluzia.

Nessa mesma manhã, às 10h00, cabe a Pedro Siza Vieira, ex-ministro da Economia, uma intervenção subordinada ao tema “O que eu acho que vai acontecer daqui a um mês, porque acho que isso é importante, e como eu olho para o futuro próximo do meu país”. A temática tem que ver com a discussão do OE2025 e pretende-se, neste painel, uma abordagem às dificuldades políticas do curto-prazo e os grandes desafios de longo-prazo de Portugal.

Igualmente, o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, está confirmado no congresso, onde deverá intervir na cerimónia de abertura.

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Proposta do novo PDM de Grândola prevê redução do número de camas turísticas no litoral do concelho

Em nome da proteção da faixa litoral e do desenvolvimento turístico sustentável e inclusivo, a proposta de alteração do Plano Diretor Municipal de Grândola (PDMG), apresentado pela autarquia, e que está em discussão pública até 17 de outubro, prevê a redução do número de empreendimentos, das áreas de construção e do número de camas turísticas no concelho.

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A proposta da Câmara de alteração do Plano Diretor Municipal tem como objetivos proteger a faixa litoral, orientar o crescimento para o interior, visando um desenvolvimento sustentável e inclusivo do concelho. O processo está em discussão pública até 14 outubro.

A Câmara Municipal de Grândola pretende reduzir em cerca de 40% o número de camas turísticas (as projetadas e programadas por executar), o equivalente a 7.100 camas, limitar o surgimento de novos empreendimentos turísticos, reduzir as áreas de construção nas freguesias litorais e orientar o crescimento para o interior.

Com a aplicação do novo PDM está prevista uma redução imediata de cerca de 3500 camas, o que significa menos 50% das camas que estavam projetadas nos processos pendentes, aqueles que deram entrada na Câmara antes da suspensão parcial do PDM, em 2022, e cujo licenciamento foi travado. Mas esta redução poderá atingir as 7.100 camas, como consequência das conversações desenvolvidas pela autarquia com os promotores dos empreendimentos turísticos, com projetos aprovados há mais de 15 anos, com vista à redução das camas programadas ainda por executar na zona litoral (12.106). A maioria desses promotores mostrou-se disponível para reduzir as capacidades máximas definidas nos planos, pelo que se perspectiva uma possibilidade de redução de cerca de 30%, o que equivale a cerca de 3.600 camas.

De acordo ainda com a proposta, será criada uma Zona de Elevada Pressão Turística (ZEPT) na Costa Alentejana, que abrange as freguesias de Carvalhal, Melides, e parte da União das Freguesias de Grândola e Santa Margarida da Serra. Nesta área ficam interditados novos empreendimentos turísticos, com exceção daqueles que já estavam programados antes do Plano Regional de Ordenamento do Território (PROTA), aprovado em Conselho de Ministros e publicado em 02/08/2010. Só será permitida a instalação de parques de campismo e caravanismo.

O documento prevê, igualmente, uma redistribuição intermunicipal. Assim, com o acordo intermunicipal, com Odemira e Santiago do Cacém, a intensidade turística concelhia passa de 14.915 para 17.153 camas. O aumento destina-se sobretudo para o desenvolvimento das zonas do interior.

Vai haver ainda mais limitação de tipologias e uma redução da capacidade máxima dos novos empreendimentos turístico (ET).  Das 200 camas que era permitido para qualquer tipo de ET – exceto os parques de campismo – passa haver um limite de 100 camas para os hotéis, 50 para empreendimentos de turismo no espaço rural e 500 nos parques de campismo.

Conforme explica o presidente da Câmara Municipal de Grândola, António Figueira Mendes, citado em nota publicada na página oficial do município, “o foco da autarquia continua a ser o desenvolvimento do concelho de forma equilibrada e harmoniosa, sempre em prol da melhoria da qualidade de vida da população”. Neste sentido, “a alteração ao PDM é de extrema importância”, destacando que “foi pensada para garantir que o crescimento do concelho seja sustentável e inclusivo”.

A proposta da Câmara foi aprovada em reunião de Câmara, com os votos a favor da CDU e abstenção dos vereadores do Partido Socialista.

Existem no concelho 82 processos pendentes, que equivalem a 6.720 camas, mas se se não reformularem o projeto e reduzirem a capacidade, são apreciados à luz do novo PDM e, por isso, se estiverem no litoral (agora ZEPT) serão indeferidos.

Em 2022, o concelho estava próximo da intensidade turística máxima, levando à suspensão do PDM de 2017 e à interrupção de novos licenciamentos para equilibrar as assimetrias regionais.

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