Associação Portuguesa de Serviços Técnicos para Eventos organiza manifestação
56% das empresas não têm liquidez para pagar os salários nos meses de agosto e setembro
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No próximo dia 11 de agosto, pelas 20h00, no Terreiro do Paço, em Lisboa, será realizada uma manifestação, organizada pela Associação Portuguesa de Serviços Técnicos para Eventos (APSTE), com o intuito de sensibilizar e chamar a atenção do Governo, no sentido “de se tomarem as medidas necessárias para assegurar a sobrevivência deste setor neste contexto tão adverso”.
Em comunicado, a associação afirma que: “Ao contrário de outros sectores, não há uma data definida para a sua reabertura, nem uma posição concreta, por parte do Governo, quanto às medidas a adotar para mitigar os danos causados nesta indústria, que tem feito um elevado esforço financeiro para manter postos de trabalho e as respetivas estruturas. Falamos de milhares de técnicos de som, iluminação, vídeo, riggers, stagehands entre outros profissionais”.
Segundo um inquérito realizado pela APSTE, durante o mês de maio, 93% das empresas associadas não efetuaram despedimentos até à data, mas 60% recorreram ao lay-off. Além disso, revela que 56% das empresas não têm liquidez para pagar os salários nos meses de agosto e setembro.
A dinâmica desta iniciativa vai seguir uma premissa organizada e concertada, através de uma ação pensada e executada em conjunto com as 140 empresas pertencentes à APSTE, que só o ano passado representou uma faturação superior a 130 milhões de euros.
A manifestação tem início às 20h00. Serão colocadas várias instalações compostas por FlightCases, com as insígnias de cada empresa, criando assim uma “mancha” visual e ocupando o perímetro da Praça do Comércio. O vídeo mapping reproduzido nas fachadas do Terreiro do Paço será composto por um conjunto de imagens, vídeos e frases que refletem o estado de espírito do setor e que demonstram e sustentam o apagão económico que o mesmo está a sentir.
Neste mesmo dia, irá igualmente acontecer uma ação em Inglaterra com o nome “Light in Red” por parte das empresas de audiovisuais, que consistirá em iluminar/pintar a vermelho vários edifícios em diversas cidades. A APSTE pretende assim participar neste movimento global, associações do sector de vários países estão a aderir, e nos últimos 15min da sua ação irão também iluminar toda a Praça do Comércio de vermelho.