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The Independente Collective retoma operações

Nesta reabertura das suas unidades, o grupo apostou na sustentabilidade e segurança.

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Nesta reabertura das suas unidades, o grupo apostou na sustentabilidade e segurança.

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As unidades The Independente Hostel & Suites, The Independente Suites & Terrace e The House of Sandeman Hostel & Suites bem como o The Decadente restaurante voltam a funcionar em pleno, com certificação Clean & Safe e com todas as regras de segurança recomendadas pela DGS, garante o grupo em comunicado de imprensa.

“Todos os viajantes que chegam têm suas temperaturas verificadas e bagagens desinfetadas. No caso dos dormitórios do The Independente Hostel & Suites e The House of Sandeman Hostel & Suites, foi estabelecida uma capacidade máxima de 60%. O espaço intermediário dos beliches triplos não será utilizado e a distribuição dos quartos será aprimorada, dando prioridade à alocação de hóspedes em quartos vazios, sendo atribuídos a estes quartos outros hóspedes apenas quando todos os outros dormitórios já estiverem ocupados”, refere o comunicado.

“A experiência mantém-se, com algumas adaptações necessárias. O buffet de pequeno-almoço foi substituído por caixas para grab&go, que não só garante uma maior segurança como permite ao hóspede uma maior liberdade de horários e espaços para desfrutar do seu pequeno-almoço, seja na esplanada do The Decadente ou do The George, na rua ou no seu próprio quarto. Em Lisboa, os hópedes do The Independente Suites podem ainda usar o espaço do The Insólito, por enquanto encerrado, para desfrutarem da vista logo pela manhã”, acrescenta o grupo.

“Este período da quarentena foi de muita reflexão para todos nós, de um retorno ao que é realmente essencial, e isto traduz-se nas mudanças que estamos a implementar, que se mantêm sob a visão que temos para o grupo”, explica Duarte D’Eça Leal, Founder do The Independente Collective.

Esta reflexão estende-se a uma maior preocupação com a sustentabilidade. “Nas unidades de alojamentos, a mudança faz-se na maior utilização de materiais biodegradáveis, como é o caso das caixas para pequeno-almoço, e para um menor recurso a papel no momento de check-in, que representa também uma opção mais segura e higiénica”.

No The Decadente, reforçou-se “o conceito original de valorização de produtos nacionais e preparações simples – quase todos os produtos são nacionais e de produtores portugueses, do peixe e legumes às bebidas do bar, onde se mantém o conceito do bar 100% português. Apresentando-se agora como uma churrascaria moderna, o The Decadente tem uma nova carta assinada chef António Sousa, que reflecte não só uma preocupação com a proveniência dos produtos como pela diminuição do desperdício: a proposta é que a carta seja dinâmica e varie consoante a disponibilidade dos ingredientes, para evitar o desperdício, que neste momento se encontra reduzido a quase 0%”.

Pela primeira vez, também será possível ter um pedaço do The Decadente em casa, com as novas opções de take away e delivery. As cartas, com uma selecção dos pratos mais populares e alguns exclusivos, estarão disponíveis na Uber Eats e na Glovo a partir de 15 de Julho.

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Créditos: DR

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Highgate Portugal de olhos postos no Algarve após renovação do Palácio do Governador

Após a inauguração oficial do renovado Palácio do Governador, a Highgate Portugal prepara-se para investir quase 50 milhões de euros para remodelar quatro hotéis do seu portefólio no Algarve, nomeadamente o São Rafael Atlântico e os três hotéis e campo de golfe dos Salgados. Já em Vale do Lobo, onde tem em vista a construção de uma unidade hoteleira, a Highgate Portugal pondera as várias opções de marcas hoteleiras a associar ao futuro projeto.

Carla Nunes

A Highgate Portugal inaugurou oficialmente esta quarta-feira, 18 de setembro, o Palácio do Governador, o mais recente empreendimento do seu portefólio a ser alvo de uma remodelação no valor de 1,3 milhões de euros.

O hotel, que deixou cair a designação NAU após as obras de renovação, foi oficialmente apresentado com um design de interiores assinado por Nini Andrade Silva, que passados nove anos de ter decorado esta unidade deu “uma segunda vida ao hotel”, como referiu Pedro Catapirra, diretor-geral do Palácio do Governador.

Após dar conta do valor destas obras de remodelação, Alexandre Solleiro, CEO da Highgate Portugal, explicou que a empresa vai agora investir quase 50 milhões de euros no reposicionamento e rebranding dos quatro hotéis que detém no Algarve, nomeadamente o São Rafael Atlântico e os três hotéis e campo de golfe dos Salgados – o NAU Salgados Palace, NAU Salgados Palm Village e NAU Salgados Dunas Suites.

No caso do São Rafael Atlântico, o hotel de luxo lifestyle vai passar a ostentar a marca Kimpton a partir do próximo ano, cujo design de interiores ficará a cargo de Nini Andrade Silva.

Já nos Salgados, o objetivo passa por retirar estes três hotéis “do mercado all-inclusive e levá-los para o mercado de luxo, com uma renovação e rebranding completos”, de acordo com Alexandre Solleiro. Em entrevista a este órgão de comunicação, o CEO da Highgate Portugal deu conta de que o design de interiores destes hotéis ficará a cargo da Broadway Malyan, por Margarida Caldeira, existindo ainda uma vertente de branded residences, a par da vertente hoteleira. A perspetiva é a de que a obra arranque “nos primeiros inícios de novembro”.

Por enquanto, ainda não são conhecidas as marcas hoteleiras que serão associadas aos hotéis dos Salgados, com o CEO da Highgate Portugal a apontar que esse anúncio será feito “na próxima semana”.

“Estamos empenhados em contribuir não só para o crescimento da qualidade do nosso portefólio, mas também para trazer turismo de mais qualidade para Portugal”, referiu Alexandre Solleiro na inauguração do Palácio do Governador.

Turismo de qualidade
Também Teresa Monteiro, vice-presidente do Turismo de Portugal, marcou presença na inauguração do renovado Palácio do Governador. Apontando para os números de hóspedes, dormidas e proveitos dos últimos sete meses – com subidas na ordem dos 5%, 4% e 11%, respetivamente, Teresa Monteiro afirma que “Portugal está manifestamente numa trajetória de crescimento em termos turísticos”, apontando para a necessidade de “qualificação do nosso destino, posicionando-o num patamar de qualidade, e não na quantidade dos turistas que conseguimos captar”.

“Este hotel é manifestamente um bom exemplo desta necessidade de nos posicionarmos num patamar de qualidade”, afirma a vice-presidente do Turismo de Portugal.

Da esquerda para a direita: Bernardo Trindade, presidente da AHP; Teresa Monteiro, vice-presidente do Turismo de Portugal; Alexandre Solleiro, CEO da Highgate Portugal e Pedro Catapirra, diretor-geral do Palácio do Governador | Créditos: DR

 


Os planos da Highgate Portugal para Vale do Lobo
Sobre o futuro hotel a integrar o portefólio da Highgate Portugal em Vale do Lobo, Alexandre Solleiro adiantou que apesar de existir um projeto para ser construída uma unidade hoteleira no local, que já deu entrada na Câmara de Loulé, “ainda estamos a finalizar as discussões se vamos ou não pôr uma marca”.

Como explica, “estamos a finalizar a escolha da opção de marca para depois decidirmos quando começamos a construção do hotel”, que se espera que tenha cerca de 120 quartos, a par de uma oferta de cerca de 30 a 40 branded residences. A expectativa da Highgate Portugal é a de que a construção comece “no próximo ano”.

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Vila Galé chega a São Luís do Maranhão com dois hotéis

O centro histórico de São Luís, no Maranhão (nordeste do Brasil) vai ganhar dois hotéis da cadeia Vila Galé através de um projeto de reabilitação que vai custar 105 milhões de reais (quase 17,5 milhões de euros).

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O grupo hoteleiro e o Governo do Maranhão formalizaram esta terça-feira, 17 de setembro, a concessão de dois edifícios históricos no centro de São Luís para a implantação dos primeiros hotéis da rede neste estado brasileiro. A assinatura do termo de concessão decorreu numa cerimónia no Palácio dos Leões, com a presença do fundador e presidente do grupo, Jorge Rebelo de Almeida, e do governador, Carlos Brandão.

Com um investimento de 105 milhões de reais, estes projetos, nomeados Vila Galé Collection São Luís e Vila Galé Collection Maranhão, contarão com 67 e 45 quartos, respetivamente, selo da submarca da cadeia que se diferencia pelos seus empreendimentos premium e hotéis boutique.

“Vamos transformar os primeiros prédios que visitámos, onde funcionavam a antiga Defensoria Pública e a Casa do Maranhão, em hotéis Vila Galé”, anunciou o presidente do grupo, Jorge Rebelo de Almeida, para lembrar que o centro histórico de São Luís é rico em história e beleza, “e encantou-me desde a nossa primeira visita”.

Além de revitalizar importantes edifícios históricos, o projeto promete ter um impacto significativo no mercado de trabalho local, gerando 300 empregos durante a fase de construção e 100 postos permanentes após a inauguração destas unidades.

Refira-se que, atualmente, a Vila Galé conta com 10 hotéis e resorts all inclusive no Brasil e é considerada uma das redes hoteleiras de maior crescimento no país. A curto prazo, a marca terá sete novos empreendimentos, seguindo um plano de expansão bastante ambicioso, onde se inclui a introdução da submarca Collection.

Além dos empreendimentos no Maranhão, estão já confirmadas as aberturas do Vila Galé Collection Sunset Cumbuco (Ceará) em novembro deste ano; do Vila Galé Collection Ouro Preto (Minas Gerais) em abril de 2025; do Vila Galé Collection Amazónia – Belém (Pará) em novembro de 2025; e dos Vila Galé Collection Coruripe e Vila Galé Nep Kids (dedicado às crianças), ambos em Alagoas e previstos para 2026.

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Mercan Properties inaugura Holiday Inn Express Porto-Boavista após investimento de 21M€

O hotel localizado na Rua de 5 de Outubro soma 91 quartos à oferta hoteleira da cidade do Porto e pretende captar viajantes de negócios. O promotor aponta que a unidade hoteleira vai criar 32 postos de trabalho diretos.

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O Grupo Mercan Properties inaugura esta terça-feira, 17 de setembro, o seu mais recente empreendimento na cidade Invicta, o Holiday Inn Express Porto-Boavista.

Sob a insígnia da InterContinental Hotels Group (IHG), o projeto representa um investimento de 21 milhões de euros e a criação de 32 postos de trabalho diretos, de acordo com o promotor.

O hotel localizado na Rua de 5 de Outubro conta com 91 quartos, um restaurante e zona de bar, sendo que a gestão hoteleira ficará a cargo da AHM – Ace Hospitality Management. Este hotel faz também parte “do projeto de reabilitação urbana que o Grupo Mercan Properties tem desenvolvido na região do Porto”, como o mesmo refere em nota de imprensa, cidade onde conta com oito hotéis em funcionamento e três em construção.

“O Porto foi a nossa casa, quando em 2015 chegámos a Portugal. Foi aqui que começámos a desenvolver os nossos primeiros projetos e é aqui onde temos encontrado mais oportunidades de reabilitação urbana. O Holiday Inn Express Porto-Boavista pretende oferecer um novo serviço à cidade, estando localizado numa área maioritariamente empresarial, mas também com uma grande oferta cultural e turística”, afirma Jordi Vilanova, presidente do Grupo Mercan Properties em Portugal.

O novo Holiday Inn Express Porto-Boavista é o segundo hotel inaugurado este ano sob a insígnia InterContinental Hotels Group (IHG), juntando-se ao Holiday Inn Beja e ao Holiday Inn Express Évora, cuja abertura está prevista ainda para este ano.

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GIATA e Ratehawk associam-se para melhorar base de dados da solução de mapeamento de hotéis

A GIATA, empresa tecnológica especializada no turismo, e a ferramenta de reservas Ratehawk para profissionais de viagens, com mais de 2,6 milhões de hotéis, acabam de celebrar uma parceria com vista a melhorar significativamente a precisão da MultiCodes, uma solução de mapeamento de dados de hotéis da GIATA.

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A MultiCodes da GIATA, que apresenta a maior base de dados mundial de hotéis, resolve a inconsistência de dados de endereços na indústria das viagens, fornecendo um código unificado para cada unidade hoteleira. A Ratehawk recomendará a GIATA como a sua fornecedora de mapeamento preferencial e servirá como fornecedora fundamental de dados hoteleiros para a GIATA MultiCodes, assegurando uma integração sem falhas entre plataformas e melhorando a fiabilidade dos dados para agências de viagens, operadores turísticos e plataformas de reservas online.

Esta parceria estratégica oferecerá benefícios substanciais a ambas as equipas, assim como à generalidade da indústria das viagens. Combinando o conhecimento especializado da GIATA no mapeamento de dados com a alargada base de dados da Ratehawk, a colaboração resultará em dados hoteleiros mais precisos, reduzindo os erros nas reservas e melhorando a satisfação dos utilizadores para os clientes de ambas as empresas. As agências de viagens, os operadores turísticos e as plataformas de reservas online poderão experimentar uma integração sem falhas e uma maior fiabilidade dos dados.

Os produtos digitais da GIATA, com sede em Berlim, centrados no conteúdo fora das reservas destinam-se a 20 mil clientes e parceiros em 74 países, incluindo hotéis, cadeias hoteleiras, agência de viagens online, operadores turísticos, cooperações entre agências de viagens e sistemas de distribuição global.

A Ratehawk é uma plataforma de reservas B2B desenvolvida pela Emerging Travel Group, uma empresa sedeada no Dubai, que oferece hotéis, bilhetes de avião, transferes, aluguer de carros e outros serviços relacionados com viagens. Disponibiliza acesso a mais de 2,6 milhões de hotéis e outros tipos de alojamentos, a partir de mais de 100 mil propriedades com contratos diretos e 260 distribuidores.

 

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Vai nascer empreendimento turístico de 50 milhões de euros em serra de São Brás de Alportel

O empreendimento turístico da Herdade do Monte da Ribeira – Pêro de Amigos, com um investimento estimado de 50 milhões de euros, vai nascer em serra de São Brás de Alportel, após a autarquia ter celebrado a emissão do título de loteamento, considerado o maior alguma vez emitido no concelho.

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O primeiro Núcleo de Desenvolvimento Turístico de São Brás de Alportel vai ser implementado numa herdade com 200 hectares, localizado no sopé da Serra do Caldeirão e nas encostas da Ribeira do Alportel, apenas a quatro quilómetros da vila.

O empreendimento vai ocupar 50 hectares da propriedade e terá uma área de construção nova de 31.500 metros quadrados que vão permitir a capacidade diária de acolhimento de 909 pessoas, colocando-se entre os 10 maiores deste género na região do Algarve, anuncia a Câmara Municipal de São Brás de Alportel na sua página oficial. O projeto vai contemplar a construção de um hotel, de um aparthotel, de moradias, de zonas verdes e de agricultura e áreas comuns.

Com foco inicial na criação de infraestruturas e melhoria nos acessos locais, este investimento, da responsabilidade da empresa Pero de Amigos S.A. é uma aposta no turismo de qualidade, de valorização da natureza, dos recursos endógenos e defesa da identidade local, elementos diferenciadores que visam proporcionar experiências autênticas, indica ainda a mesma nota.

Trata-se de um projeto estruturante para o desenvolvimento económico e turístico de São Brás de Alportel, em particular da zona serrana, e cuja conceção pugna por uma preocupação ambiental tanto ao nível das técnicas e materiais de construção, de medidas de eficiência hídrica, energética e de gestão de resíduos, revitalização e recuperação de habitats e promoção do património natural.

O plano de urbanização do projeto foi feito em 2008, tendo obtido a declaração de Interesse Público Municipal em 2020. Os processos de estudo de impacte ambiental e outras análises deram luz verde para a concretização deste investimento que é considerado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve como um projeto estruturante para a região e um alicerce da política de coesão territorial.

Tendo em conta todo o processo, a proposta e a avaliação técnica realizada, o presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro, explica que o aval e o apoio da autarquia a este investimento são inequívocos uma vez que vai ao encontro do esforço que o município tem vindo a fazer para atrair novos investimentos para o concelho, que dignificam e valorizam a paisagem.

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Wine & Books Hotels Porto passa a integrar portefólio da Small Luxury Hotels of the World

O Wine & Books Hotels Porto passou a integrar o portefólio da Small Luxury Hotels of the World (SLH), em reconhecimento da qualidade e serviço distinto deste boutique hotel cinco estrelas do Grupo PBH, que está a celebrar o seu primeiro ano de operação.

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A presença do Wine & Books Hotels Porto no site da SLH estará visível a partir de meados de outubro, proporcionando a todos os clientes uma forma conveniente de descobrir e reservar a sua estadia.

A Small Luxury Hotels of the World inclui mais de 570 hotéis independentes espalhados por cerca de 90 países. Cada unidade é cuidadosamente selecionada, verificada e aprovada pela SLH, destacando-se pelo seu caráter único, atenção ao detalhe e uma oferta que foge à uniformidade das grandes cadeias hoteleiras. Com uma média de 50 quartos por hotel, as unidades SLH proporcionam uma experiência íntima e personalizada, garantindo o bem-estar dos hóspedes com os mais altos padrões de luxo.

Desde a sua abertura, o Wine & Books Hotels Porto tem atraído principalmente hóspedes provenientes dos Estados Unidos, Reino Unido, Brasil e Espanha, consolidando a sua reputação como destino de eleição para turistas exigentes. O hotel destaca-se pela sua excelente avaliação nas principais plataformas online, como Expedia (10), Trip Advisor (5), Booking (9.4) e Google (4.8), reforçando o seu compromisso com a qualidade e satisfação dos clientes.

A unidade dispõe de 70 quartos, um Spa completo com piscina interior aquecida, um ginásio e várias salas de tratamento de bem-estar. A oferta é complementada por três espaços de restauração, incluindo um rooftop com vista panorâmica sobre a cidade.

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Nuno Bernardo é o novo secretário-geral da CTP

Nuno Bernardo assume o cargo de secretário-geral da CTP, após validação do Conselho Diretivo da Confederação do Turismo de Portugal, em reunião realizada quinta-feira, 12 de setembro.

O presidente da CTP, assinala que “foi uma escolha natural”, uma vez que Nuno Bernardo tem uma experiência acumulada de vários anos na Confederação, e “é um profundo conhecedor dos dossiers estratégicos que dizem respeito ao Turismo, seja a nível setorial, seja no seio da Concertação Social”.

Francisco Calheiros realça ainda: “Estou certo de que o trabalho de Nuno Bernardo como secretário-geral da CTP será muito importante para a prossecução dos objetivos da Confederação nos próximos anos, tendo em conta os atuais desafios que a atividade turística enfrenta”.

Nuno Bernardo é licenciado em Direito e tem quatro pós-graduações em Direito do Trabalho e da Segurança Social. Frequentou o mestrado em Ciências Jurídicas entre 2006 e 2007 e é atualmente vogal da Comissão Executiva da CTP.  Antes de ingressar na Confederação fez parte dos quadros do Grupo Azinor – SANA Hotels, onde desempenhou o cargo de diretor de Recursos Humanos. Entre 2004 e 2008, assumiu funções no Gabinete Jurídico da CTP, ocupando-se de áreas como o Direito do Trabalho e Assuntos Sociais, e representa a Confederação, em vários organismos nacionais, europeus e internacionais.

 

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

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Proveitos da atividade turística continuaram a crescer em julho mas com abrandamento

Os mais recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que, em julho, “o crescimento dos proveitos totais manteve a trajetória de abrandamento” que já se vinha a verificar, refletindo o abrandamento do crescimento do total de dormidas dos últimos dois meses.

Inês de Matos

Em julho, o setor do alojamento turístico nacional gerou 803,0 milhões de euros de proveitos totais e 640,4 milhões de euros de proveitos de aposento, valores que, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), representam crescimentos de 7,2% e 7,7%, respetivamente, mas que traduzem um abrandamento face aos dois meses anteriores.

Os dados do INE, divulgados esta sexta-feira, 13 de setembro, mostram que, no que diz respeito aos proveitos totais, o crescimento passou para 7,2% em julho, quando tinha chegado aos 12,7% em junho e aos 15,3% em maio, enquanto nos proveitos de aposento o crescimento passou para 7,7%, depois de ter sido de 12,7% em junho e 15,5% maio.

“O crescimento dos proveitos totais manteve a trajetória de abrandamento em julho (+7,2%, após +12,7% em junho e +15,3% em maio), atingindo 803,0 milhões de euros, refletindo o abrandamento do crescimento do total de dormidas nos últimos dois meses. O mesmo sucedeu com os proveitos de aposento, que aumentaram 7,7% (+12,7% em junho e +15,5% maio), ascendendo a 640,4 milhões de euros”, explica o INE, no comunicado que acompanha os dados de julho.

Segundo o INE, o Algarve foi “a região que mais contribuiu para a globalidade dos proveitos”, representando 34,8% dos proveitos totais e 34,3% dos proveitos de aposento, seguindo-se a Grande Lisboa, que representou 23,5% e 24,6%, e o Norte, com 14,0% e
14,1% dos proveitos totais e de aposento, respetivamente.

“Todas as regiões registaram crescimentos nos proveitos, com os maiores aumentos a ocorrerem nas Regiões Autónomas dos Açores(+18,8% nos proveitos totais e +21,2% nos de aposento) e da Madeira (+14,8% e +18,9%, respetivamente)”, diz o comunicado do INE.

Por tipologia de alojamento, o INE revela que “o abrandamento do crescimento dos proveitos foi transversal aos três segmentos”, uma vez que, na hotelaria, “os proveitos totais e de aposento (pesos de 85,9% e 84,2% no total do alojamento turístico,
respetivamente) aumentaram 7,0% e 7,4%”, enquanto os estabelecimentos de alojamento local registaram aumentos de 8,3% nos proveitos totais e 9,6% nos
proveitos de aposento (quotas de 9,7% e 11,3%, respetivamente). Já no turismo no espaço rural e de habitação (representatividade de 4,4% nos proveitos totais e de 4,5% nos relativos a aposento), os aumentos foram de 10,2% e 9,7%, respetivamente.

Ilhas com maiores crescimentos no RevPAR e ADR

Em julho, também o crescimento do RevPAR apresentou uma tendência de abrandamento, uma vez que este valor chegou aos 96,4 euros depois de um aumento de 5,4%, ainda que, no mês anterior, o crescimento deste indicador tivesse sido de 9,3%.

“O valor de RevPAR mais elevado foi registado no Algarve (133,4 euros), seguindo-se a Grande Lisboa com 121,5 euros. Os maiores crescimentos ocorreram nas Regiões Autónomas dos Açores(+16,5%) e da Madeira (+16,3%). O Centro foi a única região onde se registou uma diminuição neste indicador (-0,5%)”, indica o INE.

O RevPAR cresceu 6,3% na hotelaria (+10,2% em junho), enquanto no alojamento local e no turismo no espaço rural e de habitação, registaram-se crescimentos de, respetivamente, 3,2% e 4,8% (+7,0% e +9,3%, em junho, pela mesma ordem).

Já o ADR atingiu, no conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico, os 144,9 euros, o que representa uma subida de 6,1%, que se segue ao aumento de 7,6% que tinha sido registado em junho.

Segundo o INE, “o Algarve destacou-se com o valor mais elevado de ADR (181,5 euros), seguido da Grande Lisboa (160,8 euros). Este indicador registou crescimento em todas as regiões, com os maiores aumentos a ocorrerem nas Regiões Autónomas da Madeira (+16,8%) e dos Açores (+14,6%)”.

Em julho, o ADR cresceu em todos os segmentos, num aumento de 5,8% na hotelaria (+7,7% em junho), 7,2% no alojamento local (+7,1% em junho) e 9,7% no turismo no espaço rural e de habitação (+9,4% em junho).

Portimão foi o município com maior crescimento das dormidas

No sétimo mês do ano, os estabelecimentos de alojamento turístico contabilizaram ainda 3,2 milhões de hóspedes e nove milhões de dormidas, aumentos de 1,5% e 2,1%, respetivamente, com o INE a destacar Portimão como o município que maior crescimento registou nas dormidas em julho.

“Entre os 10 principais municípios, Portimão (4,5% do total) destacou-se com o maior crescimento (+10,9%), para o qual contribuíram as evoluções positivas das dormidas de residentes (+3,0%) e, sobretudo, as de não residentes (+15,5%)”, refere o INE.

Já o município de Lisboa concentrou 16,2% do total de dormidas, atingindo 1,5 milhões (+3,0%, após +4,6% em maio), com as dormidas de residentes a aumentarem 1,0% e as de não residentes a crescerem 3,3%, com o INE a destacar que “este município concentrou 20,0% do total de dormidas de não residentes em julho”.

Albufeira foi o segundo município em que se registaram mais dormidas (1,1 milhões de dormidas, peso de 12,1%), ainda que se verifique um decréscimo de 0,9% (+2,7% em junho), uma vez que as dormidas de residentes diminuíram 5,7% mas as dos não residentes aumentaram 0,7%.

No Porto, as dormidas totalizaram 621,5 mil (6,9% do total), tendo-se observado um crescimento de 8,3% (+6,4% em junho), com o contributo das dormidas dos residentes (+4,1%) e dos não residentes (+9,0%).

O INE diz que o “Porto destacou-se entre os 10 municípios com maior número de dormidas em julho também por ser o único a não registar abrandamento do crescimento”.

Já no Funchal, Madeira, onde foram contabilizadas 586,8 mil dormidas, com um peso de 6,5%, houve um crescimento de 0,2% (+3,4% em junho), para o qual contribuíram as dormidas de não residentes (+2,4%), tendo em conta que as dormidas de residentes
diminuíram 13,9%.

“Em todos os 10 municípios com maior número de dormidas em julho, as dormidas de não residentes superaram as dos residentes”, refere o INE, que destaca os municípios de Portimão, Porto, Ponta Delgada e Loulé “em termos de dormidas de não residentes”, bem como Porto, Portimão, Cascais e Lisboa enquanto únicos municípios que apresentaram “crescimento das dormidas de residentes”.

Crescimento acumulado dos proveitos chega aos 11%

Os dados do INE mostram ainda que, entre janeiro e julho, os proveitos totais estão já nos 3,6 mil milhões de euros, enquanto os relativos a aposento ascenderam a 2,7 mil milhões de euros, valores que traduzem aumentos de 11,1% e 11,0%, respetivamente.

“No período acumulado de janeiro a julho, os proveitos totais cresceram 11,1% e os relativos a aposento aumentaram 11,0%, em resultado do crescimento de 4,1% das dormidas neste período (+0,6% nos residentes e +5,5% nos não residentes)”, explica o INE.

No acumulado dos sete primeiros meses de 2024, o RevPAR atingiu os 64,5 euros (+6,7%) e o ADR chegou aos 115,5 euros (+7,0%)

Sobre o autorInês de Matos

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BOA Hotels investe 50M€ em resort de cinco estrelas no Douro

O grupo hoteleiro pretende abrir um wellness resort na atual Quinta da Barroca, em Armamar, em 2027, com uma oferta de quartos e villas de luxo privadas. Nos planos está ainda a criação de um boutique hotel & spa na ilha de Paros, na Grécia.

Carla Nunes

Após a abertura do Village by BOA, no Porto, o grupo BOA Hotels, constituído pela dupla Lior Zach e George Vinter, aposta na região do Douro com um novo hotel, onde prevê investir cerca de 50 milhões de euros.

O investimento será assumido pela BOA Hotels em parceria com um grupo de investidores, por forma a transformar a atual Quinta da Barroca, em Armamar, num wellness resort de cinco estrelas.

Com mais de 26 hectares, a propriedade vai contar com 70 quartos, piscinas, várias opções de restauração com conceito farm-to-table e um spa. O projeto incluirá ainda 50 villas de luxo privadas, que serão concluídas numa fase posterior ao hotel.

“Desde o COVID-19 que se tem registado um aumento significativo da procura de experiências remotas e excecionais. A região do Douro registou um aumento anual de 15% no turismo, por exemplo. Escolhemos este lugar pelos seus atributos únicos e pelo ambiente tranquilo”, explica Lior Zach, Managing Partner do grupo BOA Hotels, em nota de imprensa.

Apesar de a propriedade contar atualmente com um hotel rural de três estrelas, o grupo considera que esta “reúne as condições ideais para ser transformada num wellness resort de cinco estrelas”, razão pela qual vai “melhorar as infraestruturas existentes”. O projeto de arquitetura será assinado pelo atelier FAT – Future Architecture Thinking, enquanto o design de interiores foi entregue ao Bacana Studio, também responsável pelo projeto de interiores do Village by BOA, no Porto.

A reconversão da Quinta da Barroca arranca já este ano, esperando-se que fique concluída no inverno de 2027 e que crie cerca de 100 postos de trabalho.

Além deste resort, o grupo BOA Hotels tem ainda em vista a criação de um boutique hotel & SPA de 28 quartos em Lefkes, na ilha de Paros, Grécia, com data de abertura prevista para 2026.

Sobre o autorCarla Nunes

Carla Nunes

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Carla Rodrigues é a nova comercial da DIT Portugal para a zona norte

Carla Rodrigues, acaba de ser incorporada à família DIT Portugal como comercial para a zona norte.

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A nova comercial da zona norte de Portugal, que já iniciou funções, tem o foco no apoio às agências de viagens que incorporam este grupo de gestão. “De vemos ressalvar que a sua dedicação e a sua ampla experiência são características distintivas do seu trabalho”, indica a DIT Portugal, em nota de imprensa.

A rede sublinha ainda que “o seu amplo conhecimento da dinâmica das agências de viagens ao longo dos seus 27 anos como profissional, com a sua reconhecida boa disposição, firmeza, dedicação, objetividade e convicção é uma mais-valia para a nossa equipa”.

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