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Alojamento turístico continua a crescer em julho, mas não à custa dos residentes

No sétimo mês de 2024, os números do alojamento turístico, em Portugal, continuam no “verde”, registando 3,2 milhões de hóspedes (+1,5%) e 9 milhões de dormidas (+2,1%). Contudo, as dormidas de residentes inverteram a trajetória de crescimento e nos não residentes nota-se um abrandamento. No acumulado dos primeiros sete meses do ano, Portugal apresenta 16,7 milhões de hóspedes (+4,9%) e 44,5 milhões de dormidas (+4,1%).

Victor Jorge
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Alojamento turístico continua a crescer em julho, mas não à custa dos residentes

No sétimo mês de 2024, os números do alojamento turístico, em Portugal, continuam no “verde”, registando 3,2 milhões de hóspedes (+1,5%) e 9 milhões de dormidas (+2,1%). Contudo, as dormidas de residentes inverteram a trajetória de crescimento e nos não residentes nota-se um abrandamento. No acumulado dos primeiros sete meses do ano, Portugal apresenta 16,7 milhões de hóspedes (+4,9%) e 44,5 milhões de dormidas (+4,1%).

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O setor do alojamento turístico, em Portugal, registou 3,2 milhões de hóspedes e 9 milhões de dormidas em julho de 2024, correspondendo a variações crescimentos de 1,5% e 2,1%, respetivamente, face a igual mês de 2023, depois de, em junho deste ano, ter evoluído 6,8% e 5%, pela mesma ordem, avançam os dados divulgados pelo Instituo Nacional de Estatística (INE).

Analisando os números verifica-se que as dormidas de residentes inverteram a trajetória de crescimento dos últimos dois meses e decresceram 2,4%, correspondendo a 2,7 milhões, depois de, em junho, terem registado um aumento de 3,4%.

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Já as dormidas de não residentes, apesar de terem crescido 4,2% face a julho de 2023, totalizando 6,3 milhões, verifica-se um abrandamento na curva ascendente, depois de no mês anterior a evolução ter sido de 5,6%.

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Segundo a informação disponibilizada pelo INE, os 10 principais mercados emissores, em julho, representaram 75,3% do total de dormidas de não residentes neste mês, com o mercado britânico (18,3% do total das dormidas de não residentes em julho) a manter-se com o maior peso e a registar um aumento de 1,3% face ao mês homólogo para 1,150 milhões.

As dormidas do mercado espanhol, o segundo principal mercado emissor em julho (12% do total), cresceram 6,1% para 751 mil, seguindo-se o mercado alemão, na 3.ª posição (quota de 9%), com um aumento 3,1% para 564 mil. Os Estados Unidos da América (EUA) assumiram-se neste mês como o 4.º principal mercado (peso de 8,5%), com um aumento de 4,7% para 535 mil, depois de no mês de junho terem ocupado a terceira posição. O mercado francês (quota de 7,4%) foi o único a registar um decréscimo (-4,0%) entre os 10 principais mercados neste mês, ocupando a 5.ª posição com perto de 464 mil.

No grupo dos 10 principais mercados emissores em julho, os mercados que mais cresceram foram os Países Baixos (+12,5%, para 295 mil), a Bélgica (+8,3%, para 173 mil) e a Itália (+8,1%, para 216 mil).

Destaque ainda para as dormidas do mercado brasileiro (peso de 3,9%), que registaram o primeiro acréscimo no ano, ainda que modesto (+0,8%), totalizando 245 mil.

2024 continua no verde
No acumulado do ano – janeiro a julho de 2024 – os números do INE indicam um total de 16,7 milhões de hóspedes, correspondendo a uma subida de 4,9% face a igual período de 2023, enquanto as dormidas registaram uma subida de 4,1% face a igual período do ano passado, totalizando 44,5 milhões.

Nesta análise, tanto em hóspedes como em dormidas, residentes e não residentes apresentam números positivos. No primeiro caso (residentes), os dados mostram um total de 6,7 milhões de hóspedes, correspondendo a uma subida de 1,8% face aos 6,6 milhões dos primeiros sete meses de 2023. Já nas dormidas, a subida é mais ligeira e é de 0,6%, o que faz estas passarem de 12,7 milhões (jan.-jul. 2023) para 12,8 milhões (jan.-jul.2024).

No que diz respeito aos não residentes, os números avançados pelo INE são mais “simpáticos”. Assim, nos hóspedes, o crescimento nos primeiros sete meses de 2024 foi de 6,9% face ao mesmo período de 2023, totalizando 10,8 milhões (no mesmo período do ano passado foi de 10,1 milhões). Nas dormidas, a variação dos residentes no estrangeiro foi positiva em 5,5% face a período homólogo de 2023, totalizando 31,7 milhões nos primeiros sete meses de 2024.

Regiões no verde nas dormidas, exceto uma
Na análise regional, os dados do INE mostram que, em julho, todas as regiões registaram crescimentos nas dormidas, com exceção do Oeste e Vale do Tejo (-0,4%).

Os aumentos mais expressivos observaram-se nos Açores (+5,3%, para 123 mil), no Norte (+4,9%, para 727 mil) e na Península de Setúbal (+4,5%, para 77 mil), sendo mais modestos na Madeira (+0,3%, para 190 mil), no Algarve (+0,7%, para 651 mil) e no Centro (+0,8%281 mil).

As dormidas de residentes aumentaram apenas na Grande Lisboa (+2,7%, para 174 mil) e na Península de Setúbal (+1,8%, para 43 mil), tendo decrescido nas restantes regiões, destacando-se a Madeira (-8,1%, para 38 mil) com o maior decréscimo, seguida do Oeste e Vale do Tejo (-5,8%, para 96 mil) e do Algarve (-4,2%, para 197 mil).

As dormidas de não residentes cresceram em todas as regiões, de forma mais expressiva no Norte (+9,6%, para 431 mil), nos Açores (+7,6%, para 90 mil) e na Península de Setúbal (+7,1%, para 35 mil).

A crescer, no mês de julho, está, segundo o INE, a estada média nos estabelecimentos de alojamento turístico (2,81 noites), tendo aumentado 0,6% face a julho de 2023 (-1,7% em junho). Este indicador apenas registou decréscimos na Península de Setúbal (-1,3%) e no Centro (-0,8%), tendo–se verificado os maiores crescimentos no Oeste e Vale do Tejo (+3,2%) e no Algarve (+2,3%).

Os valores mais elevados deste indicador continuaram a observar-se na Madeira (4,88 noites) e no Algarve (4,34 noites), tendo as estadias mais curtas ocorrido no Centro (1,92 noites), no Oeste e Vale do Tejo (2,04 noites) e no Norte (2,06 noites).

Contudo, os números mostram, igualmente, a estada média dos não residentes decresceu 0,4% para 3,10 noites, enquanto a dos residentes aumentou 1,1% para 2,31 noites.

A estada média dos não residentes foi mais longa do que a dos residentes em todas as regiões, tendo a Madeira continuado a registar as estadas médias mais prolongadas, quer dos residentes (3,75 noites) quer dos não residentes (5,16 noites). Para além da Madeira, as estadas médias observadas no Algarve (3,98 noites dos residentes e 4,49 noites dos não residentes) e nos Açores (2,77 noites e 3,36 noites, pela mesma ordem) também ficaram acima das estadas médias nacionais.

Finalmente, a taxa líquida de ocupação-cama nos estabelecimentos de alojamento turístico (59,1%) diminuiu em julho (-0,4 p.p., após +0,9 p.p. em junho). O mesmo sucedeu com a taxa líquida de ocupação-quarto (66,5%), que registou uma diminuição idêntica, -0,4 p.p. (+1,0 p.p. em junho).

Em julho, as taxas de ocupação-cama aumentaram na Península de Setúbal (+2,6 p.p.), no Algarve (+0,8 p.p.) e na Grande Lisboa (+0,1 p.p.). Nas restantes regiões registaram-se decréscimos, sendo de maior magnitude no Alentejo e no Centro (-1,6 p.p. em ambos), seguindo-se o Oeste e Vale do Tejo (-1,5 p.p.). As taxas de ocupação-cama mais elevadas registaram-se na Madeira (72,3%), seguida do Algarve (68,5%) e dos Açores (65,2%), enquanto as mais baixas ocorreram no Centro (38,6%), no Oeste e Vale do Tejo (42,6%) e no Alentejo (44,4%).

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30 anos da Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal

A 1 de março de 1995, davam-se os primeiros passos para projetar o Porto e Norte no mundo. Três décadas depois, assinala-se a data com o arranque das comemorações do 30.º aniversário Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal.

A Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal assinala, no 25 de março, o arranque oficial das comemorações do seu 30.º aniversário, com uma cerimónia que terá lugar nas Caves Ferreira, em Vila Nova de Gaia, a partir das 10h30.

O evento contará com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e do presidente da Associação, Luís Pedro Martins, que farão a abertura oficial da sessão.

Um dos momentos-chave será a mesa redonda “Legado e Futuro”, com intervenções de Manuela Melo, presidente da Direção na data da fundação da Associação; Fernando Gomes, presidente da Câmara Municipal do Porto em 1995; Nuno Botelho, em representação da Associação Comercial do Porto, entidade que presidia ao Conselho Geral aquando da fundação.

Será também apresentado o programa anual de comemorações e o selo comemorativo dos 30 anos, encerrando-se a sessão com um Porto de Honra.

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Porto assinala Dia Nacional dos Centros Históricos

A Câmara Municipal do Porto vai assinalar o Dia Nacional dos Centros Históricos, que se comemora a 28 de março, com um programa repleto de atividades que se prolongam até dia 30 e que vão levar a festa ao centro histórico da Invicta.

A Câmara Municipal do Porto vai assinalar o Dia Nacional dos Centros Históricos, que se comemora a 28 de março, com um programa repleto de atividades que se prolongam até dia 30 e que vão levar a festa ao centro histórico da Invicta.

Visitas guiadas, exposições, workshops, música, teatro, dança, batismos a cavalo e oficinas diversas para celebrar a riqueza, a história, a cultura e a tradição da cidade do Porto são algumas das iniciativas previstas, num cartaz que propõe mais de meia centena de atividades.

“Classificado como Património Mundial pela UNESCO desde 1996, o Centro Histórico do Porto celebra, uma vez mais, a data com uma vasta oferta cultural e recreativa. A grande maioria das atividades é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia. O programa engloba iniciativas para todos os públicos, incluindo crianças e famílias”, lê-se num comunicado da Câmara Municipal do Porto.

Nos museus, monumentos, igrejas e outros espaços do Porto, há ainda iniciativas promovidas por 27 entidades, numa programação coordenada pelo munícipio, em colaboração da empresa municipal Ágora.

A programação arranca com um concerto no dia 28 de março, pelas 19hoo, na Praça Parada Leitão (em frente ao Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto), com a atuação de Ricardo Ribeiro, que vai prestar homenagem a Carlos Paredes.

No programa de iniciativas, destaque ainda para a visita guiada “Miragaia e a Cerâmica: passado e presente”, que vai ter lugar dia 30 de março, entre as 10h00 e as 12h00, numa organização do Museu da Alfândega do Porto e Museu e Bibliotecas do Porto, que requer inscrição obrigatória até 27 de março, pelo e-mail museu@amtc.pt.

Prevista está ainda uma visita comentada ao interior da Torre e Museu dos Clérigos, entre as 10h00 e as 11h00, com repetição das 16h00 às 17h00, cuja inscrição deve ser feita aqui.

Destaque também para a participação do Quartel do Carmo, sede do Comando Territorial do Porto da GNR, que vai estar aberto nos dias 29 e 30 de março, das 10h00 e as 13h00 e das 14h00 às 18h00, onde vai ser possível realizar batismos a cavalo e assistir à atuação da Charanga a Cavalo da GNR.

“Toda a festa faz-se com música e o Centro Histórico não é exceção. Estão previstos vários concertos que prometem ser a banda sonora de um fim de semana (incluindo sexta-feira) dedicado à cultura e história. No dia 29, entre as 16 e as 17 horas, o Coro do Centro Histórico do Porto sobe ao palco do Palácio das Artes, na Rua das Flores”, refere também a autarquia.

Já a empresa municipal de reabilitação urbana Porto Vivo, SRU organiza uma conferência no dia 29 de março, na Casa do Infante, entre as 11h30 e as 12h30, subordinada ao tema “O que é uma casa?” e, no mesmo dia, das 10h30 às 16h00, na Viela de S. Lourenço (junto à igreja com o mesmo nome), a Porto Vivo, SRU apresenta a intervenção ali realizada. parcelas.

O programa completo do Dia Nacional dos Centros Histórico no Porto pode ser consultado aqui.

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A entrega dos “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL” em vídeo

Recorde a entrega dos “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2025” em menos de 3 minutos.

Dos 89 nomeados para a 13.ª edição dos “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2025”, o jornal Publituris entregou, no primeiro dia da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market 2025, prémios aos 15 vencedores.

Assim, os vencedores desta 13.ª edição foram:

Melhor Operador Turístico – Solférias
Melhor Agência Corporativa – Cosmos
Melhor Consolidador – Consolidador.com
Melhor DMC – Abreu Events
Melhor Distribuidor B2B – Abreu Online
Melhor GSA Aviação – AT
Melhor Sistema Global de Distribuição – Travelport
Melhor Empresa de Gestão Hoteleira – Unlock Boutique Hotels
Melhor Empresa de Software de Gestão Hoteleira – Newhotel
Melhor Startup – Try Portugal
Melhor Consultoria e Assessoria em Turismo – Neoturis
Melhor Formação Turismo – Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Melhor Parceiro Segurador – SGS
Melhor Empresa de Organização de Eventos – GR8 events
Melhor Venue para Eventos e Congressos – MEO Arena

O prémio de “Personalidade do Ano”, atribuído diretamente pela redação do Publituris, foi entregue a Jorge Rebelo de Almeida, presidente do grupo Vila Galé.

 

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TAP abre lounge de classe executiva no aeroporto de Miami e partilha com Avianca

A TAP Air Portugal acaba de inaugurar um lounge de classe executiva no Aeroporto Internacional de Miami, espaço que vai partilhar com os passageiros da companhia aérea colombiana Avianca.

O lounge de 6.559 m2, localizado no Terminal Sul do Aeroporto Internacional de Miami, perto da porta J4, estará aberto 24 horas por dia para oferecer mais conforto, conveniência e privacidade para até 337 passageiros em voos daquela cidade norte-americana. Uma ampla seleção de refeições e snacks será oferecida, assim como bebidas quentes e frias.

A nova instalação dispõe de lavabos modernos com chuveiros, Wi-Fi de alta velocidade, áreas de relaxamento, espaços de trabalho dedicados e uma área de recreação infantil especialmente projetada.

“O nosso primeiro lounge a abrir fora de Portugal dá vida a um pouco do nosso país em Miami”, referiu Sofia Lufinha, Chief Customer Officer da TAP, para avançar que “tudo faz parte do foco da TAP em proporcionar a experiência de viagem mais confortável para os nossos passageiros, sempre com uma nota de portugalidade.”

A sala VIP está disponível para passageiros da TAP, Avianca e Star Alliance que viajem em primeira classe e classe executiva, membros TAP Miles&Go Navigator e gold, bem como para membros gold elegíveis da Star Alliance e membros gold e Diamond elegíveis LifeMiles. A sala VIP também aceita Priority Pass e passes de um dia podem ser comprados, sujeitos à disponibilidade e capacidade.

 

 

 

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Sal cria sistema de sinalização turística “Sal Smart Tour” para melhorar experiência dos turistas

Criada pela autarquia da ilha do Sal (Cabo Verde), acaba de ser inaugurado o sistema de sinalização turística “Sal Smart Tour”, que visa modernizar e melhorar a experiência dos turistas, promovendo uma sinalização informada e acessível em diversos pontos de interesse da ilha.

As 22 sinaléticas da “Sal Smart Tour” estão divididas pelas categorias, monumentos, reservas naturais e pontos de interesse, e para além da sinalização dos edifícios, oferece também áudios, através de leitura de QRCode, em três idiomas. As três sinaléticas principais estão localizadas no Aeroporto Internacional Amílcar Cabral, Câmara Municipal do Sal e rua pedonal da cidade turística de Santa Maria.

Objetivo é modernizar e melhorar a experiência dos turistas, promovendo uma sinalização informada e acessível em diversos pontos de interesse da Ilha

A cerimónia, na Ilha do Sal, foi presidida pelo ministro do Turismo e Transportes, José Sá Nogueira, que na ocasião sublinhou que Cabo Verde está a dar um “salto qualitativo” em termos de turismo, já que com poucos recursos, tem feito um “esforço enorme” para o desenvolvimento do turismo”

“Este projeto demonstra que podemos ter um turismo organizado, em que os nossos visitantes chegam e não se sentem perdidos”, frisou, avançando que este projeto “Smart Tour “mostra que de facto podemos oferecer aos turistas, a possibilidade de se sentirem seguros e de terem as informações online, mesmo antes de virem para Cabo Verde”.

Segundo os promotores da iniciativa, conforme avança a imprensa cabo-verdiana, o objetivo é de mostrar que é possível utilizar tecnologia e a sustentabilidade para oferecer experiências diferenciadoras às pessoas que vêm conhecer Cabo Verde e proporcionar essas experiências de forma informativa e interativa.

 

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Slide & Splash reabre a 7 de abril para nova temporada

O parque aquático Slide & Splash, em Lagoa, reabre as suas portas no dia 7 de abril, dando início a mais uma temporada, que promete repleta de diversão aquática para todas as idades.

Este ano, o parque concentrou-se na renovação e modernização dos seus serviços, incluindo a inauguração de um novo espaço de restauração, a partir de junho: o Restaurante Grill.

Sempre destacáveis são as diversões aquáticas, a verdadeira alma do parque. Os mais recentes continuam populares, o Boomerang com uma viagem em boia adornada por efeitos luminosos e um vaivém a alta velocidade. O Race com as suas seis pistas cronometradas, promete desafios divertidos para os amantes de competição. Já o Big Fall é a “viagem-cápsula” mais rápida do parque.

E nunca esquecer dos sempre clássicos. O Black Hole desafia a escuridão, o Tropical Paradise cria um mundo de fantasia para as crianças, o Big Wave convida os visitantes a experimentar uma sensação de gravidade zero, o Disco River é sinónimo de discoteca, o Banzai oferece a corrida a dois mais veloz e não menos importante é a pausa

na piscina olímpica Laguna. São só alguns dos divertimentos que enchem um dia de pura.

Além das diversões, as Cabanas, muito procuradas, oferecem uma experiência para grupos de 4 a 10 pessoas, equipadas com frigorífico, cofre, águas e descontos especiais nos restaurantes e lojas do parque.

O Slide & Splash continua a oferecer uma variedade de serviços, como o centro de massagens e fish-spa, tatuagens temporárias à prova d’água, serviço de fotografia, sete pontos de restauração e uma loja de conveniência e lembranças.

Refira-se que o Slide & Splash continua a apostar em soluções sustentáveis e renováveis para garantir um futuro mais verde. O parque implementou uma série de medidas para reduzir o seu impacto ambiental, como o uso de embalagens recicláveis e reutilizáveis, bem como a gestão eficiente de resíduos.

Há mais de uma década, o parque conta com duas estações de tratamento de águas. Uma delas reaproveita a água da lavagem dos filtros para abastecimento de sanitários e jardins, enquanto a outra utiliza a tecnologia de osmose inversa para reciclar a água e reutilizá-la no enchimento das piscinas.

Reforçando a sustentabilidade da sua operação, em 2023 o parque deu um importante passo com a inauguração de uma central fotovoltaica de autoconsumo, composta por 1.520 módulos fotovoltaicos, com uma potência instalada de 828 kWp. Este sistema permite cobrir cerca de 65% das necessidades energéticas do parque.

Além disso, está em desenvolvimento um ambicioso projeto de captura e dessalinização da água do estuário do Rio Arade, com o objetivo de canalizá-la até ao parque para abastecer os equipamentos de diversão, garantindo a autossuficiência hídrica do Slide & Splash e reduzindo ainda mais a dependência da rede pública.

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Turistas estão lentamente a afastar-se dos Estados Unidos

Devido às políticas internas e externas de Donald Trump, o número de turistas que visitarão os Estados Unidos em 2025 será significativamente menor do que o esperado, de acordo com indicadores que preveem o pior. Só em Nova York, os cancelamentos de turistas canadianos, em fevereiro, registaram uma quebra de 23% face ao mesmo mês do ano anterior.

Após decisões do presidente Donald Trump, cujo conteúdo irritou alguns visitantes estrangeiros e os fez temer um aumento nos preços e um dólar mais forte, espera-se que as chegadas de turistas estrangeiros aos Estados Unidos diminuam 5,1% em 2025 em comparação ao ano anterior, face à previsão de um aumento de 8,8%, de acordo com um relatório publicado no final de fevereiro pela Tourism Economics. Espera-se que seus gastos sejam 10,9% menores.

Desde esta publicação, “a situação piorou, e o resultado provavelmente será pior”, observou Adam Sacks, presidente da Tourism Economics, que vê esta situação como “consequências da antipatia em relação aos Estados Unidos”. Nas últimas semanas, o governo Trump impôs tarifas contra o Canadá, o México e a China e ameaçou impô-las contra a União Europeia. Ao mesmo tempo, agências governamentais foram fechadas ou tiveram os seus financiamentos cortados (Parques Nacionais, USAID), e milhares de funcionários públicos foram demitidos.

“A polarização causada pelas políticas e retórica do governo Trump desencorajará viagens aos Estados Unidos”, estima a Tourism Economics, citando também “pressão” para não organizar eventos como conferências e desportos. O Instituto do Fórum Mundial de Turismo (WTFI) prevê um “impacto significativo” nas chegadas internacionais, esperando uma “reformulação” do setor. Refira-se que cerca 35% dos moradores de 16 países europeus e asiáticos pesquisados ​​pela YouGov em dezembro estavam menos propensos a visitar os Estados Unidos sob o governo Trump.

Sem números ainda consolidados de 77,7 milhões de turistas estrangeiros eram esperados em 2024 (+17% face ao ano anterior), de acordo com o National Travel and Tourism Office (NTTO).

A Associação de Viagens dos EUA alertou no início de fevereiro que as tarifas alfandegárias afastariam os canadianos, o maior contingente de turistas estrangeiros no país (20,4 milhões em 2024).

Em Nova York, que recebeu 12,9 milhões de viajantes estrangeiros em 2024, o efeito já é percetível com cancelamentos de canadianos de operadoras de turismo e buscas online, explicou à AFP Julie Coker, presidente do NYC Tourism, que reviu as previsões.

“Ainda não conhecemos as reações da Europa ou do Reino Unido, porque é muito cedo”, observou ela, destacando que “estamos o monitorizar a situação de perto”. Mas as autoridades britânicas e alemãs acabaram de alertar os seus cidadãos para que sejam extremamente vigilantes em relação aos seus documentos de viagem, citando o risco de prisão.

Por outro lado, os profissionais do setor nos EUA temem os efeitos em grandes eventos como a Ryder Cup (2025), o Mundial de Futebol (2026) e as Olimpíadas de Verão em Los Angeles (2026).

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Companhias aéreas preveem 246 milhões de assentos para o verão em Espanha

As companhias aéreas estimam um aumento de 6% nos assentos para este verão de 2025, em Espanha. Isto fará com que o número suba para 246 milhões de assentos.

A Associação das Linhas Aéreas (ALA) espanhola prevê um verão de recordes, com uma oferta prevista de assentos entre abril e outubro de 246 milhões, um aumento de 6% face ao operado no verão de 2024, que já tinha sido um recorde.

A evolução positiva do tráfego aéreo ao longo do ano até agora, com 39,8 milhões de passageiros acumulados nos meses de janeiro e fevereiro de 2025, representando um aumento de 5% face ao mesmo período do ano anterior, antecipa um ano “muito favorável”, admite a ALA.

No entanto, o presidente da ALA, Javier Gándara, mostrou-se cauteloso face aos fatores externos que poderiam influenciar o bom desempenho do tráfego aéreo, como a evolução da atual situação económica e geopolítica instável, marcada por conflitos bélicos.

“Levamos dois anos consecutivos de crescimento, batendo sucessivos recordes. Este ano começámos com números superiores aos de 2024 e esperamos um verão com mais tráfego do que no ano passado”, refere Javier Gándara no site da ALA.

Assim, reconhece o presidente da associação espanhola, “se nenhum fator externo alterar esta tendência, poderemos terminar o ano com um novo recorde. Esta tendência ascendente do tráfego demonstra a vontade das pessoas de viajar e de recuperar os anos perdidos devido à crise sanitária”, salientou Gándara.

Entre as regiões espanholas, destacam-se as Canárias, com um aumento de 11% na capacidade, quase o dobro da média.

Relativamente às operações previstas para a época de verão, estima-se um total de 1,4 milhões de voos, um acréscimo de 0,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Um dos riscos apontados por Gándara para não se alcançar os números previstos é a “possível congestão na gestão do tráfego aéreo a nível europeu”, com as consequentes demoras nos voos. Nesse sentido, o presidente da ALA explica que se prevê um verão “complicado” devido à recuperação dos níveis de tráfego pré-pandemia nos países vizinhos.

“No verão passado, os atrasos em rota devido à congestão do tráfego aéreo na Europa aumentaram mais de 50%. É imperativo que esta situação não se repita este verão”, concluiu Gándara.

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Nortravel anuncia mais de 30 circuitos em parceria com a Special Tours até 2026

As reservas para estes circuitos serão processadas pela Nortravel e operados pela Special Tours, tour operador com 50 anos de experiência, especialista em circuitos, ambos pertencentes ao universo de operadores Ávoris.

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Estes circuitos destinam-se ao cliente ‘’Especial’’ que não abdica de viajar com mais liberdade. Os pacotes incluem voos, transferes, alojamento, algumas refeições na maioria dos destinos, visitas de grande interesse cultural orientadas por guias locais de língua espanhola, seguro básico de viagem e áudio-guias individuais para otimizar as visitas.

A programação está a ser gradualmente disponibilizada, com mais produtos “special”, estando já disponíveis circuitos como: Bela Itália; Encantos do Norte e Lagos Italianos; Fiordes, Oslo e Copenhaga; Europa do Leste; Paris, Países Baixos e Reno. Brevemente serão disponibilizados mais circuitos para destinos como: Itália; Alemanha; França; Bélgica; Países Baixos; Áustria; Inglaterra; República Checa; Suíça; Hungria; Polónia; Roménia; Escócia; Irlanda; Suécia; Finlândia; Dinamarca; Noruega, garantindo assim uma oferta diversificada para diferentes viajantes.

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Optipack é nova plataforma tecnológica da Optigest para venda de pacotes turísticos no mercado B2C

A Optigest acaba de anunciar o lançamento de uma plataforma digital que reúne múltiplos operadores turísticos num único portal, simplificando a oferta de pacotes de viagens para o consumidor final.

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Esta solução permite que as agências de viagens, agreguem os produtos e serviços de operadores turísticos num portal intuitivo e eficiente, proporcionando aos clientes uma experiência de compra personalizada e diversificada. A Optipack utiliza tecnologia API para integrar os serviços em tempo real, garantindo transparência, competitividade de preços e uma navegação simplificada para os utilizadores.

Com esta plataforma, “conseguimos conectar as agências de viagens a um público mais vasto, enquanto oferecem aos consumidores finais mais opções e uma experiência de compra otimizada”, revela Filipe Machado, Sales & Marketing Director da Optigest.

A Optipack destaca-se por funcionalidades inovadoras, como: Integração em tempo real – atualização automática de pacotes turísticos e tarifas dos operadores; Processo de reserva simplificado – interface intuitivo que facilita a compra, com opção de criação de reserva e pagamento seguro; Design personalizado – escolha o design do seu portal personalizando-o á sua medida ou pode optar pela solução Whitelabel.

 

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