TAP regista prejuízos de 105,6 milhões de euros
A TAP registou em 2019 um prejuízo de 105,6 milhões de euros, resultado que compara com os prejuízos de 2018 que ascenderam aos 118 milhões de euros.
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TAP com prejuízo de 71,9 milhões de euros, mas melhores resultados operacionais
A TAP registou em 2019 um prejuízo de 105,6 milhões de euros, resultado que compara com os prejuízos de 2018 que ascenderam aos 118 milhões de euros. Apesar das perdas anuais, “fortemente impactadas pelo investimento feito ao longo do ano”, nomeadamente com a entrada e saída de aviões que custaram à companhia 55 milhões de euros, a TAP conseguiu melhorar o resultado operacional, passando de um prejuízo de 44 milhões de euros em 2018 para 58,6 milhões de euros em 2019.
O segundo semestre foi um período de forte crescimento e recuperação para a TAP, tendo sido sustentado sobretudo pelo investimento realizado nos últimos 18 meses, afirma a companhia. O número de passageiros transportados cresceu 11% no segundo semestre, face a um crescimento de 5% no primeiro semestre do ano. No total do ano, a companhia transportou mais de 17 milhões de passageiros, um incremento de 8% face ao período homólogo.
A companhia registou um aumento muito significativo do seu EBITDAR no segundo semestre, que foi de 372,7 milhões de euros, mais do dobro do verificado no semestre homólogo de 2018, refletindo a maior capacidade de geração de caixa da empresa e a sustentabilidade do modelo de negócios da TAP. A margem EBIDTAR cresceu 12 pontos percentuais, para 20%, no segundo semestre de 2019, um valor nunca antes alcançado na história da companhia.
O primeiro semestre de 2019 registou um impacto negativo da receita de passagens no mercado brasileiro, com menos 43,1 milhões de euros face ao período homólogo, em linha com o impacto negativo observado no último trimestre de 2018. O que explica a quebra dos resultados, operacional e líquido, no primeiro semestre de 2019, conforme divulgado.
A TAP foi a companhia europeia que mais cresceu nas rotas para a América do Norte em 2019, registando um aumento de 31% em número de passageiros transportados, um total de 1,04 milhões de passageiros, mais 247 mil que no ano anterior. De notar que a companhia cresceu em todos os mercados no que toca ao número de passageiros, contudo o destaque está na América do Norte.