CTP saúda subida do Turismo português no ranking do Fórum Económico Mundial
Além do 12.º lugar no ranking global do Fórum Económico Mundial, Portugal alcançou também o primeiro lugar a nível mundial em termos de qualidade das infraestruturas turísticas.

Publituris
Agosto com recorde de 10 milhões de dormidas
19ª Convenção GEA já tem data, mas falta anunciar local
Top Atlântico tem novas lojas
Os 5 melhores locais para mergulho em Portugal para promover o turismo de mergulho
Small Portuguese Hotels integra mais três hotéis
CLIA foi ao Parlamento dar a conhecer medidas de sustentabilidade dos cruzeiros
Governo aprova redução de 30% nas portagens eletrónicas no interior e onde não há alternativas
Coimbra vai criar mais de 200kms de ciclovias
Embratur e TAP em parceria para ampliar conectividade para o Brasil
Feira “Grandes Escolhas Vinhos & Sabores” está de volta à FIL com aposta no enoturismo
A Confederação do Turismo de Portugal veio esta quarta-feira, 4 de setembro, congratular-se com a subida da competitividade do Turismo português no Relatório de Competitividade no Turismo de 2019, do Fórum Económico Mundial, no qual Portugal passou a ocupar a 12.ª posição.
“Alcançámos pela primeira vez o 12.º lugar no ranking geral de competitividade turística do Fórum Económico Mundial (World Economic Forum) e o primeiro lugar a nível mundial em termos de qualidade das infraestruturas turísticas. Ao ocuparmos estes dois lugares, reafirmamos o importante papel que o Turismo tem vindo a desempenhar na economia nacional”, sublinha Francisco Calheiros, presidente da CTP, citado num comunicado enviado à imprensa.
Além do ranking geral e da qualidade das infraestruturas, Portugal destaca-se ainda pela segurança (9.º lugar), recursos culturais (15.º lugar) e pela subida em indicadores como o Transporte Aéreo (de 31.º para 21.º lugar), na prontidão do uso das TIC (de 41.º para 38.º) e na Priorização do Turismo (de 14.º para 12.º).
“É importante refletir também sobre a subida a primeiro lugar na categoria das Infraestruturas Turísticas, que englobam nomeadamente a oferta e a qualidade a nível do alojamento, restauração e conexões de transporte aéreo, ultrapassando países como a nossa vizinha Espanha, Áustria ou Estados Unidos. Estamos, claramente, na linha da frente da qualidade dos equipamentos que permitem a captação de novos turistas”, acrescenta Francisco Calheiros.
Recorde-se que, em 2013, o Turismo nacional ocupava o 20.º lugar deste ranking do Fórum Económico Mundial e tem vindo a melhorar a sua performance ano após ano, tendo em 2017 ocupado o 14º lugar.
O relatório do Fórum Económico Mundial analisa mais de 140 economias mundiais e avalia um total de 14 componentes em que as notas dão origem ao ranking geral de competitividade turística. O estudo é realizado de dois em dois anos.