“2017 foi um grande ano para a TAP”, diz Fernando Pinto
TAP espera ultrapassar os 14 milhões de passageiros e tem a esperança de ter boas notícias para dar também ao nível dos resultados financeiros da companhia e do grupo.

Inês de Matos
O presidente executivo da TAP, Fernando Pinto, afirmou esta terça-feira, 19 de Dezembro, que “2017 foi um grande ano para a TAP”, que registou importantes crescimentos nos resultados operacionais, com o responsável a mostrar-se também confiante quanto aos resultados financeiros da companhia e do grupo, que apenas são apurados depois de fechado o último mês do ano.
“Quanto à companhia aérea, estamos super optimistas, efectivamente, porque os resultados mostram um crescimento enorme, com um aumento de oferta de 8% e um crescimento de passageiros de 20%. Mais, conseguimos que a tarifa média fosse mantida ou até crescendo um pouco”, explicou o responsável, durante o almoço de Natal para a comunicação social, que a companhia promove anualmente.
Já em relação aos resultados financeiros do grupo TAP, onde se inclui a brasileira VEM, Fernando Pinto mostrou-se mais cauteloso, ainda que admita a possibilidade de haver “uma grande novidade” e de afirmar que a “expectativa é bastante alta”.
“Obviamente que o resultado do grupo depende muito de um bom resultado da empresa aérea e de um resultado não tão ruim da VEM, são os dois grandes bolos, mas a esperança existe de que vamos ter boas notícias para dar, embora tudo seja possível até ao final do ano”, explicou.
Em relação aos resultados operacionais, o presidente executivo da TAP revelou que a companhia espera ultrapassar os 14 milhões de passageiros até ao fim do ano, num crescimento de 20%, que representa um “grande salto” para a transportadora aérea nacional.
Fernando Pinto fez também um balanço positivo da ponte-aérea entre Lisboa e Porto, na qual a companhia espera encerrar o ano com 700 mil passageiros transportados, bem como do programa Portugal Stopover, que tem registado um “enorme sucesso” e é “muito forte do Brasil para cá”.