Gerês vai ter reserva internacional de observação de estrelas

Por a 27 de Outubro de 2017 as 17:12

O Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) vai passar a contar com uma reserva internacional de observação de estrelas, iniciativa que está a ser concretizada, no âmbito do programa Norte 2020 Património Natural, promovida pela ARDAL.

A reserva internacional de observação de estrelas surge na sequência da aprovação da candidatura “Local Dark Sky no Território do Parque Nacional da Peneda-Gerês”, tendo o projecto sido adjudicado à empresa Borealis On Trekking, que tem vindo a realizar vários eventos de observação de estrelas em parceria com a ARDAL.

“Um Local Dark Sky (LDS) é um território que possui uma qualidade excepcional de noites estreladas e um ambiente nocturno que é protegido pelo seu interesse científico, natural, educacional e cultural”, refere a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, em comunicado.

A implementação do projecto prossegue a bom ritmo e, segundo a informação enviada à imprensa, já “foram concluídas as fases de estudo global de requisitos de certificação Local Dark Sky (LDS) no território do PNPG”.

Já a certificação LDS será obtida “através de um organismo internacionalmente reconhecido e com certificações já atribuídas sobretudo em locais nos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e França”, refere a mesma informação.

A implementação da reserva internacional de observação de estrelas no PNPG vai contribuir, espera a autarquia, para “aumentar a oferta da região de forma inovadora, com novos produtos e eventos que ocorrem tendencialmente à noite”.

“A dinâmica do LDS irá promover e contribuir para uma oferta de ecoturismo única e altamente diferenciada, captando novos mercados turísticos para a região. O aparecimento destes programas de alto valor e interesse vai fixar turistas na região por mais dias”, perspectiva a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez.

 

 

Um comentário

  1. Maria Fatima Costa

    2 de Novembro de 2017 at 10:03

    It will be nice to see it , interest interessada

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *