Tráfego global de passageiros sobe 7,2% em Agosto, diz IATA
Load factor também subiu e fixou-se nos 84,5%, pouco abaixo do recorde estabelecido em igual mês de 2015.

Inês de Matos
IATA: Procura internacional cai 88,3% em novembro e afunda ainda mais transporte aéreo
IATA quer acelerar criação de padrões que permitam a retoma da aviação
IATA: Procura cai 65,9% e torna 2020 no ano com o “declínio de tráfego mais acentuado da história”
Indústria da aviação poderá perder 80 mil milhões de euros em 2021
O tráfego global de passageiros subiu fortemente em Agosto, evidenciando um crescimento de 7,2%, segundo dados revelados pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) na quinta-feira, 5 de Outubro.
De acordo com a informação avançada pela IATA, além do tráfego de passageiros, também a capacidade oferecida em Agosto subiu 6,3%, enquanto o load factor registou um acréscimo de 0,7 pontos percentuais, situando-se nos 84,5%, pouco abaixo do recorde estabelecido em igual mês de 2015.
Os bons resultados do mês de Agosto levam o CEO da IATA, Alexandre de Juniac, a antever que 2017 deverá ser “outro ano de forte crescimento do tráfego”, ainda que o responsável alerte para alguns constrangimentos que podem travar a subida do tráfego, como a diminuição das tarifas mais baixas.
“À medida que caminhamos para o final do ano, esperamos que o crescimento continue, mas potencialmente a um ritmo mais lento”, alerta o responsável, citado em comunicado da associação.
Por regiões, foi na Ásia-Pacifico que se registou a maior procura por viagens aéreas, com as companhias desta região a registarem um aumento de 9% no tráfego de passageiros, seguindo-se a América Latina, onde o tráfego subiu 7,5%, enquanto na Europa aumentou 7%.
Já em termos de ocupação, o maior índice diz respeito às companhias europeias, que alcançaram um load factor de 88%, o que traduz uma subida de 1,1%, seguindo-se a América do Norte, onde o load factor foi de 86,1%, depois de um crescimento de 1%.