Fundação Côa Parque recebe 450 mil€ de fundos comunitários para valorização turística

Por a 22 de Setembro de 2017 as 12:05

A Fundação Côa Parque viu aprovada uma candidatura a fundos comunitários no montante de cerca de 450 mil euros, destinados a projectos de valorização turística do Parque e Museu do Côa, anunciou a instituição.

“Logo que chegámos à fundação tentámos de imediato ver que instrumentos financeiros estariam à disposição para relançar a estratégia da fundação e vimos agora aprovadas esta candidatura no valor de cerca de 450 mil euros”, disse à Lusa o presidente do Conselho Directivo da Fundação Côa Parque, Bruno Navarro.

A candidatura foi financiada em 90% pelo Programa de Apoio à Valorização e Qualificação do Destino, promovido pelo Turismo de Portugal, e tem como objectivo a preservação do património do Vale do Côa, que vai passar a estar “ao serviço de uma estratégia de dinamização turística e económica que sirva todo o território”, segundo o responsável.

“No Museu do Côa é preciso adoptar um discurso museológico, que seja mais cativante, mais interactivo e mais dinâmico, que esteja em permanente actualização, acompanhando muito de perto os conhecimentos que vão sendo aportados pelas equipas de investigação da fundação”, indicou Bruno Navarro, explicando que a Fundação vai agora realizar uma selecção daquilo que é necessário fazer no Vale do Côa e nos Núcleos de Arte Rupestre.

Bruno Navarro disse ainda que o Museu do Côa terá de se assumir como “o centro nevrálgico” da programação cultural da região, promovendo o diálogo com as mais diversas manifestações artistas contemporâneas.

“Temos de fazer a ligação de uma arte com mais de 30 mil anos com as manifestações artísticas mais contemporâneas, promovendo um calendário de eventos de elevado potencial turístico, que reforce a projecção nacional e até internacional do museu”, explicou.

Para já, foi diagnosticada a necessidade de actualizar a estrutura tecnológica do museu, bem como as demais valências administrativas e funcionais daquele espaço cultural.

Os fundos provenientes da candidatura agora aprovada vão servir, também, para reforçar a “marca do museu”, através de um plano de ‘marketing’ e comunicação para que seja difundida nas mais diversas plataformas de informação.

Outro dos investimentos passa pela aquisição de novas viaturas, até ao final do ano, destinadas à visitação dos núcleos de arte rupestre, abertos ao público, bem como a implementação de um sistema de video-vigilância que complemente o serviço de segurança implementado no Parque e no Museu do Côa.

O protocolo de atribuição dos fundos provenientes da candidatura vai ser assinado na segunda-feira, na presença do ministro da Cultura e da secretária de Estado do Turismo, que marcarão presença no fórum “Turismo sustentável no Côa: que futuro?”.

 

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