Fátima recebe Congresso Internacional de Turismo Religioso em Novembro

Por a 12 de Julho de 2017 as 10:53

A 22 e 23 de Novembro, Fátima vai ser palco do Congresso Internacional de Turismo Religioso e Peregrinação, iniciativa que conta com o apoio da Organização Mundial do Turismo (OMT), segundo Fernando Paquim, chefe de Divisão de Turismo da Câmara Municipal de Ourém e responsável pela organização do evento.

“Este é o culminar com chave de ouro do ano do Centenário das Aparições. Este congresso surge no âmbito do Centenário das Aparições e pretende dar mais visibilidade a estas comemorações”, frisou o responsável em declarações aos jornalistas, à margem de uma conferência de imprensa em que a ACISO – Associação Empresarial de Ourém-Fátima, realizou um balanço positivo do primeiro semestre das comemorações do Centenário das Aparições.

O evento visa a partilha de conhecimento e experiências no campo do Turismo Religioso e deverá contar com a participação de vários oradores nacionais e internacionais, com destaque para a presença já confirmada de Taleb Rifai, secretário-geral da OMT, que se associou à iniciativa.

“Com este evento podemos ambicionar, ao nível dos oradores e dos participantes, ter uma componente internacional. Da primeira leva de convites que já fizemos, tentámos chegar a investigadores respeitados, vindos dos quatro cantos do mundo por uma questão de representatividade e dando também destaque aos oradores portugueses”, explicou o responsável.

O Congresso vai decorrer numa perspectiva ecuménica e terá também uma forte componente relacionada com a sustentabilidade, já que conta com o apoio da OMT, que elegeu 2017 como o Ano do Desenvolvimento Sustentável do Turismo.

Apesar do programa só ficar fechado em Setembro, Fernando Paquim revelou que o debate vai incluir quatro painéis dedicados à preservação dos lugares religiosos, ao papel do Turismo Religioso no crescimento económico sustentável, às potenciais sinergias que levem ao desenvolvimento do Turismo Religioso e ao futuro deste segmento.

O Congresso Internacional de Turismo Religioso e Peregrinação vai decorrer no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, e a organização espera ultrapassar os 700 participantes, até porque a iniciativa está a conhecer “uma boa receptibilidade”, referiu o responsável.

As inscrições já estão disponíveis online, no site http://fatimaiy2017.ourem.pt/, e a participação é gratuita.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *