Mercados consolidados responsáveis por 65% do total de dormidas de estrangeiros no 1º semestre
Luís Araújo destaca os resultados “motivadores” alcançados nas receitas turísticas e espera que a tendência de crescimento se mantenha.
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De Janeiro a Junho deste ano, os turistas internacionais despenderam mais de 5 mil milhões de euros no País, tendo assim as receitas turísticas de Portugal verificado um aumento de 9,15% face ao período homólogo de 2015, segundo os dados do Banco de Portugal (ler aqui).
Esta procura foi impulsionada pelos principais mercados europeus consolidados para Portugal – Reino Unido, Alemanha, França, Espanha e Holanda -, que concentram 65% do total de dormidas de estrangeiros entre Janeiro e Junho de 2016.
Dos 10 principais mercados para Portugal, destaca-se o crescimento do mercado inglês (+499,6 mil dormidas com 918,4 milhões de euros em receitas), o alemão (+236,7 mil dormidas e com 598,7 milhões de euros de receitas) e o francês (+273,3 mil dormidas e com 774,8 milhões de euros em receitas), ao passo que os Estados Unidos apresentam o maior crescimento em termos relativos (20,9%), demonstrando o evidente aumento da eficácia da mensagem comunicacional de Portugal.
Destaque ainda para o crescimento de outros mercados menos relevantes em termos de dimensão, mas que apresentam um comportamento “muito interessante”, segundo o Turismo de Portugal, no primeiro semestre deste ano, tais como a Polónia, que registou aumentos na ordem dos 25,6%, o Canadá com crescimentos de 24,7%, a República Checa com aumentos de 24% e o Japão com crescimentos de 19,8%.
Para o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, “o primeiro semestre de 2016 foi muito positivo para o turismo em Portugal. Todos os indicadores relevantes cresceram de forma substancial, numa linha sustentada. Estes números são efectivamente motivadores e iremos continuar a trabalhar em conjunto para que as empresas portuguesas se tornem ainda mais competitivas, sólidas e inovadoras. Queremos, de forma sustentada, induzir o crescimento neste que é um sector tão importante para a economia portuguesa”.
“Estes dados são reveladores quanto ao que podemos esperar dos meses de Verão, onde a tendência de crescimento se irá, por certo, manter. Realço ainda o esforço de comunicação de promoção do nosso país em mercados não tradicionais e reforço da comunicação nos mercados habituais para que possamos manter os bons resultados também nos meses de menor procura”, afirma ainda Luís Araújo.