Empresa de animação turística “Essência da Latitude” aposta em passeios personalizados
“Fazemos circuitos pelo país à medida dos gostos das diversas nacionalidades”.
Inês Pereira
Dubai ultrapassa os 5 milhões de turistas no primeiro trimestre
“O defeito da Europa é ser demasiado conservadora”
ATM começa com uma promessa na aposta no desenvolvimento da ferrovia na região
Embaixador da Tunísia em Portugal acredita no sucesso do regresso da Tunisair a Lisboa
Qatar Airways aumenta voos para Lisboa antes do arranque da rota
Turismo cultural e eventos globais em debate na Porto Business School
Guerin cresce 10% e tem melhor resultado de sempre em 2023
Bestravel inaugurou nova agência na KidZania
Câmara de Comércio de Ponta Delgada critica aplicação de taxa turística em São Miguel
MSC Cruzeiros coloca quatro navios nas Caraíbas para o verão e seis para o inverno
A aventura de quatro amigos começou em Maio do ano passado. Após vários anos de trabalho na banca, decidiram criar o próprio negócio ligado a uma paixão comum, o Turismo. Como referiu ao Publituris Leonor Gama, “tínhamos uma grande curiosidade pela área do Turismo, não só porque gostamos muito de viajar mas também porque somos apaixonados por Portugal e pela nossa cultura. Aliando tudo isto, e tendo em conta que tínhamos todos uma grande vontade de iniciar uma actividade por conta própria, amadurecemos a ideia, analisámos a concorrência, fizemos um Plano de Negócio e, depois de estabelecida a estratégia, negociámos a nossa saída do banco onde trabalhávamos. Somos quatro sócios, duas portuguesas de Lisboa, uma luso-francesa de Paris e um brasileiro do Rio de Janeiro”.
Licenciados em Gestão e Direito fizeram diversas formações nas Escolas de Turismo de Lisboa e Estoril para aprofundar conhecimentos. “Depois, pensámos cuidadosamente na nossa imagem, contratámos uma designer e passámos para o papel o que pretendíamos transmitir, nascendo a Essência da Latitude”, acrescentou Leonor Gama.
Por considerarem que “ Turismo é conhecimento aliado ao lazer. Pretendemos que quem nos visite nos descubra, não apenas, porque temos lindas praias, paisagens fantásticas e boa gastronomia, mas, sobretudo, porque temos uma cultura original, fruto das múltiplas influências que fomos absorvendo ao longo de séculos e resultante da nossa colocação geográfica periférica que consideramos, ao contrário do que é habitualmente transmitido, uma das nossas vantagens, porque nos colocou de frente para o resto do mundo. Por isso falamos das nossas origens, da nossa identidade, da nossa arte, da nossa cultura popular e de tudo o que nos torna um dos países mais interessantes e diversificados a visitar”, esclareceu.
A empresa tem produtos que são comercializados directamente aos clientes, através do site. Leonor Gama explicou que, “São passeios de um dia, meio dia e experiências. São passeios privados, podendo ser feitos, também, à medida. Em cada um deles há temas associados, porque queremos que os passeios funcionem como a leitura de uma história, que tem uma lógica para que possa ser compreendida”.
A outra vertente do negócio passa por parcerias com operadores estrangeiros. “Fazemos circuitos pelo país à medida dos gostos das diversas nacionalidades. Mais uma vez, o que procuramos é dar a conhecer a identidade do país, mas sem esquecer o público-alvo e aquelas que são as expectativas de quem nos visita”.
A aposta é nos mercados de classe média e média alta, mas também a classe alta. “Estamos particularmente direcionados para o mercado europeu, norte-americano e brasileiro. Os nossos produtos estão vocacionados para viajantes com mais de 35 anos e temos produtos que podem ser disfrutados em família, como por casais. Mas, acima de tudo, o nosso público-alvo são os turistas com um nível cultural médio e médio-alto que desejem fazer um turismo com maior qualidade e mais exigente”, concluiu.