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MSC Cruzeiros coloca quatro navios nas Caraíbas para o verão e seis para o inverno

A MSC Cruzeiros vai disponibilizar, este verão e no inverno de 2024/2025, várias opções de viagem pelas Bahamas, República Dominicana, Jamaica, Ilhas Caimão, Martinica ou México.

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A MSC Cruzeiros vai disponibilizar, este verão e no inverno de 2024/2025, várias opções de viagem pelas Bahamas, República Dominicana, Jamaica, Ilhas Caimão, Martinica ou México.

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A MSC Cruzeiros vai colocar quatro navios em operação nas Caraíbas para este verão e outros seis para o inverno, época ao longo das quais a companhia de cruzeiros vai disponibilizar várias opções de viagem pelas Bahamas, República Dominicana, Jamaica, Ilhas Caimão, Martinica ou México.

“As Caraíbas são um destino popular em qualquer altura do ano, conhecido pelas suas incríveis praias de areia branca, águas cristalinas, paisagens magníficas e encantadoras cidades costeiras, repletas de uma rica cultura e de locais históricos”, destaca a companhia de cruzeiros, num comunicado enviado à imprensa.

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Este verão, a MSC Cruzeiros vai contar com embarques em Miami, Nova York e Orlando para visitar as Caraíbas, em itinerários que variam entre as três e as sete noites.

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À partida de Miami vai estar o MSC Magnifica, que vai disponibilizar itinerários de três a sete noites, incluindo Key West (Flórida), Costa Maya e Cozumel (México), Isla de Roatán (Honduras), Belize (Belize), Nassau e Ocean Cay MSC Marine Reserve (Bahamas).

Opção é também o MSC Seascape, que também vai ter partidas de Miami, para itinerários de sete noites, que passam por San Juan (Porto Rico), George Town (Ilhas Caimão), Puerto Plata (República Dominicana), Ocho Rios (Jamaica), Cozumel (México) e Ocean Cay MSC Marine Reserve.

Já o MSC Meraviglia vai contar com partidas da cidade de Nova York, com itinerários de sete noites incluindo escalas em Port Canaveral, Nassau e Ocean Cay MSC Marine Reserve, enquanto o MSC Seashore encerra a oferta, com cruzeiros de três a sete noites com partida de Port Canaveral para destinos como Nassau, Ocean Cay MSC Marine Reserve, Costa Maya e Cozumel.

Inverno com seis navios nas Caraíbas

Além do verão, a MSC Cruzeiros vai colocar também seis navios nas Caraíbas para o inverno de 2024/2025, disponibilizando viagens de três a 10 noites a partir de Miami, Nova York, Orlando e Martinica.

O MSC Divina é um dos navios que vão estar nas Caraíbas para o inverno, disponibilizando partidas de Miami para itinerários de três a quatro noites, incluindo as Bahamas e a Ocean Cay MSC Marine Reserve, bem como de 10 noites por Aruba, Curaçao e República Dominicana.

À partida de Miami vai estar ainda o MSC Seascape, que vai efetuar itinerários de sete noites para as Caraíbas Orientais, incluindo escalas na República Dominicana, Porto Rico e Ocean Cay MSC Marine Reserve, e para as Caraíbas Ocidentais, incluindo Jamaica, Ilhas Caimão, México e Ocean Cay MSC Marine Reserve.

Já o MSC Seaside, que também vai partir de Miami, vai realizar itinerários de sete noites, alternando entre as Caraíbas Orientais, incluindo Bahamas, Porto Rico e República Dominicana, e as Caraíbas Ocidentais, incluindo México, Honduras ou Belize e itinerários nas Bahamas, incluindo Ocean Cay MSC Marine Reserve.

À partida de Nova Iorque, vai estar ainda a operar o MSC Meraviglia, que vai disponibilizar itinerários de sete noites, incluindo escalas em Orlando, Nassau, Bahamas e Ocean Cay MSC Marine Reserve, assim como itinerários de 10 a 11 noites, incluindo visitas a Porto Rico, República Dominicana e Sint Maarten.

O MSC Seashore vai ainda disponibilizar saídas de Port Canaveral para itinerários de três a sete noites com escalas incluindo Costa Maya, Cozumel, Ocean Cay MSC Marine Reserve e Nassau, enquanto o MSC Virtuosa oferecerá itinerários de sete noites partindo de Fort de France (Martinica) para destinos como Philipsburg (Sint Maarten), St.John’s (Antígua), Pointe-à-Pitre (Guadalupe) e Bridgetown (Barbados).

 

 

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Arábia Saudita entusiasmada por receber “maior evento desportivo do mundo” em 2034

A Arábia Saudita vai ser palco do Mundial de Futebol de 2034, prova que é considerada o “maior evento desportivo do mundo” e que deixa o país entusiasmado para receber os milhares de adeptos que esta competição habitualmente movimenta.

A Arábia Saudita vai ser palco do Mundial de Futebol de 2034, prova que é considerada o “maior evento desportivo do mundo” e que deixa o país entusiasmado para receber os milhares de adeptos que esta competição habitualmente movimenta.

“Estamos incrivelmente entusiasmados por acolher o maior evento desportivo do mundo”, afirma o CEO da Autoridade de Turismo da Arábia Saudita, Fahd Hamidaddin, citado num comunicado enviado à imprensa.

Em 2034, o país vai receber as 48 equipas que vão participar nesta prova desportiva de futebol e que vão disputar os jogos nas cidades-sede de Riyadh, Jeddah, Al Khobar e Abha.

“Todas as cidades anfitriãs estão preparadas para cativar os adeptos de futebol com estádios de última geração, comodidades de classe mundial, festivais de adeptos vibrantes e um conjunto diversificado de experiências culturais”, garante a Autoridade de Turismo da Arábia Saudita, na informação divulgada.

Recorde-se que a Arábia Saudita tem vindo a apostar no turismo e, em 2023, recebeu mais de 100 milhões de visitantes, afirmando-se como o destino turístico que mais cresce no G20.

“O Turismo Saudita está a trabalhar em estreita colaboração com parceiros de todo o ecossistema turístico para garantir uma experiência perfeita e agradável para todos os visitantes. Isto inclui uma melhor conetividade de voos, processos de visto simplificados e uma vasta gama de opções de alojamento para se adequar a diferentes orçamentos e preferências. Com foco na sustentabilidade e acessibilidade, a Arábia Saudita está empenhada em realizar um torneio que celebre o espírito do futebol e deixe um legado positivo para as gerações vindouras”, acrescenta o comunicado.

Segundo o CEO da Autoridade de Turismo da Arábia Saudita, o setor turístico do país é dinâmico e garante aos visitantes “uma experiência perfeita”, pelo que o responsável convida a que se visite o país ainda antes da competição para que seja possível comprovar a diversidade e qualidade da oferta.

“O nosso setor turístico dinâmico garante aos visitantes uma experiência perfeita em todos os pontos de contacto e convidamos o mundo a experimentar a magia da Arábia Saudita agora. Quer se trate de adrenalina, cultura ou relaxamento, uma visita antes do Campeonato do Mundo oferecerá uma amostra da Arábia Saudita e da nossa famosa hospitalidade, onde, de coração aberto, convidamos todos a experimentar as mais calorosas boas-vindas sauditas”, acrescenta.

Para assinalar a candidatura da Arábia Saudita a sede do Campeonato do Mundo de Futebol de 2034, o país promoveu diversas iniciativas em locais como o Piccadilly Circus de Londres ou a fonte icônica do Dubai Mall, que envolveram lash mobs sauditas para mostrar a cultura do país e os destinos que vão receber as partidas de futebol, tendo ainda sido lançada “uma curta-metragem que dá as boas-vindas e convida o mundo a experimentar o calor e as maravilhas do país”.

 

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Sicily by Car quer abrir cinco balcões e recrutar mais 50 pessoas até ao final de 2025

Depois de ter iniciado a atividade em Portugal, em setembro deste ano, a Sicily by Car pretende continuar a expandir o negócio e quer recrutar meia centena de pessoas até ao final do próximo ano.

A rent-a-car italiana, Sicily by Car, que chegou a Portugal em setembro deste ano, continua focada no projeto de expansão na Península Ibérica. Até ao final de 2025, tem planeada a abertura de mais cinco balcões nas cidades de Lisboa, Porto, Faro e Funchal, que permitirá criar mais de 50 postos de trabalho só no nosso país.

Para Filippo Macchi, country manager da Sicily By Car, “Portugal é nitidamente um país com um crescimento muito acima da média europeia. Portanto, uma empresa familiar italiana como a Sicily by Car, quando pensa no projeto de expansão europeu, pensa em primeiro lugar nos países que mais cresceram e que tenham previsão de continuar a crescer, como é o caso de Portugal”.

Os novos balcões vão abrir no centro de Lisboa e do Porto, no Aeroporto de Faro, no Algarve, e no Aeroporto do Funchal, na Madeira.

Até agora, o investimento da empresa em Portugal já ultrapassou os 10 milhões de euros, mas deverá chegar aos 50 milhões de euros até ao final do próximo ano. Os primeiros meses de operação em Portugal ultrapassaram todas as expectativas, com uma cota de utilização da frota de 90%.

Filippo Macchi ainda que “o mercado de rent-a-car transmite uma certa segurança e praticidade, cada vez mais procurados pelos consumidores neste setor. O aluguer de veículos é também uma modalidade cada vez mais procurada pelas empresas, que encontram mais vantagens, tanto a nível financeiro como logísticas, em alugar uma viatura do que em adquirir um carro próprio”.

Para 2025 e para os próximos anos, os objetivos passam por continuar a abrir mais balcões por todo o país e ilhas, mas também reforçar o serviço ‘Corporate’, junto das empresas.

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China, Alemanha, Japão e EUA são os países com mais estâncias de ski no mundo

Portugal conta apenas com a estância da Serra da Estrela, figurando na 65.ª posição entre os 67 países do mundo que disponibilizam estâncias de ski, segundo um novo mapa elaborado pela HelloSafe.

A China, a Alemanha, o Japão e os EUA são, segundo a HelloSafe, os países que possuem o maior número de estância de ski e que lideram o mapa exclusivo que a plataforma de comparação de produtos financeiros lançou para assinalar os locais onde é possível esquiar em todo o mundo.

Este mapa, divulgado esta quinta-feira, 12 de dezembro, foi realizado com base nos dados compilados pelo consultor Laurent Vanat no seu relatório “2022 International Report on Snow & Mountain Tourism”, e assinala um total de 67 países no mundo que disponibilizam estância de ski e entre os quais também se encontra Portugal, que conta apenas com a estância da Serra da Estrela.

“Uma geografia que reserva muitas surpresas, com resorts em países mais associados às praias e ao calor do que aos desportos de inverno”, realça a HelloSafe, sublinhando que existem estâncias de ski nos cinco continentes.

A China (778), a Alemanha (498), o Japão (497) e os Estados Unidos (470) são, segundo esta análise da HelloSafe, os países do mundo que contam com maior número de estância de ski, num mapa onde se inclui ainda a Rússia, com 354 estâncias, a Itália, com 349 e a França, com 317 estância de ski em funcionamento.

A HelloSafe realça também que, apesar de ser mais inesperado, também países como a Turquia (60 estâncias), a Grécia (22 estâncias) e até o Irão (22 estâncias) estão presentes neste mapa, “revelando a existência de nichos de desportos de inverno em regiões com climas variados”.

“A África do Sul e o Lesoto, com um punhado de estâncias, testemunham a adaptação do esqui ao hemisfério sul, tal como a Nova Zelândia, que combina montanhas espectaculares com uma estação inversa. Países como o Líbano e Marrocos, no coração do Médio Oriente e do Norte de África, mostram que o esqui pode prosperar mesmo em regiões consideradas quentes ou áridas”, refere ainda a HelloSafe.

Portugal surge igualmente neste mapa mas com apenas uma estância de ski em funcionamento, a Serra da Estrelas, o que coloca o país no 65.º lugar da lista dos 67 países com estâncias de ski, com a análise da HelloSafe a notar que, apesar de ser apenas uma e ter 29 teleféricos, “a Serra da Estrela em Portugal atrai, no entanto, 50.000 esquiadores todos os anos”.

“O país está longe de ser um grande destino de desportos de inverno. No entanto, muitos portugueses (entre 30.000 e 150.000, na ausência de números precisos) vão esquiar para o estrangeiro todos os anos, principalmente em países vizinhos como Espanha, mas também em França, Andorra e Suíça, onde as estâncias oferecem uma infraestrutura muito mais desenvolvida e variada. Portugal não tem as condições alpinas dos seus vizinhos europeus, mas a estância da Serra da Estrela, embora de dimensão modesta, oferece uma opção local para os amantes da neve”, refere Alexandre Desoutter, editor-chefe da HelloSafe Portugal.

Apesar do elevado número de portugueses adeptos do ski, o responsável considera que esta atividade continua a ser “marginal no país, com a maioria dos entusiastas a optar por destinos mais nevados e melhor equipados no estrangeiro”.

A análise da HelloSafe apurou ainda que França, EUA e Áustria são os países com maior número de teleféricos, contando, cada um, com mais de 2.900 destes aparelhos, uma vez que se tratam de países que “demonstram uma forte tradição de desportos de inverno e um investimento maciço no turismo de montanha”.

“Os países alpinos dominam, confirmando a importância desta região como centro mundial dos desportos de inverno”, refere a HelloSafe, no comunicado que acompanha o mapa.

O mapa elaborado pela HelloSafe está disponível para consulta aqui.

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Aeroporto Francisco Sá Carneiro já utiliza biocombustíveis

PRIO, Portway e Beyonde Fuels preveem uma poupança de mil toneladas de dióxido de carbono nos próximos dois anos nas operações de handling (assistência em escala) do aeroporto do Porto.

A energética portuguesa PRIO, a Portway, empresa de handling da ANA Aeroportos de Portugal | VINCI Airports, e a Beyond Fuels reforçam o compromisso com a sustentabilidade, marcando um passo decisivo na descarbonização das operações no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto.

Um ano após a assinatura do protocolo para o uso de biocombustíveis em equipamentos de assistência em escala, a Portway inicia agora o abastecimento em larga escala de Zero Diesel B100 da PRIO, um combustível 100% renovável que permite uma redução de até 84% das emissões de dióxido de carbono (CO₂). A fase que agora se inicia tem uma duração prevista de dois anos, período durante o qual serão consumidos mais de 400.000 litros de Zero Diesel, o que se irá refletir numa redução de cerca de 1.000 toneladas de CO2 no espaço de dois anos.

Comprovada a viabilidade e o impacto positivo do uso de biocombustíveis no setor da aviação, este projeto, que começou em 2023 como piloto, expande-se agora com o início do fornecimento no aeroporto do Porto, concretamente no abastecimento das viaturas pesadas de transporte de passageiros e dos GPUs (Ground Power Unit) neste aeroporto.

Rui Alves, diretor do Aeroporto Francisco Sá Carneiro (ANA |VINCI Airports), saúda a iniciativa da Portway em “investir numa solução de biocombustíveis para os seus equipamentos de assistência em escala, que permitirá reduzir de forma substancial as suas emissões de CO2, em completo alinhamento com os objetivos do Grupo VINCI, no sentido de atingir as netzero emissões, nos seus âmbitos 1 e 2, trabalhando e incentivando os seus parceiros para redução das suas emissões”.

A CEO da Portway, Chloé Lapeyre, salienta que “este momento reflete o compromisso da Portway e da VINCI Airports na transformação sustentável do setor do handling, promovendo soluções inovadoras que reduzem o impacto ambiental e contribuem para um futuro mais verde”.

Já Carlos Baptista, diretor Comercial da PRIO Green Fuels, destaca que este projeto “reafirma o papel de liderança que a PRIO quer desempenhar na descarbonização da mobilidade. A introdução do Zero Diesel B100 na operação da Portway demonstra como alternativas mais sustentáveis podem ser aplicadas de forma eficiente e sustentável, contribuindo para a redução do impacto ambiental do setor aeroportuário”.

A gestão e implementação desta iniciativa fica a cargo da Beyond Fuels, empresa especializada em projetos de economia circular e descarbonização de frotas.

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“Território Nacional” é o tema para o novo passaporte

O Governo vai lançar um concurso aberto aos cidadãos para a concretização da imagem do novo Passaporte Eletrónico Português (PEP) subordinado ao tem “Território Nacional”.

O Governo anunciou, recentemente, o lançamento de um concurso aberto aos cidadãos para a criação da imagem do novo Passaporte Eletrónico Português (PEP), com o tema “Território Nacional”. O objetivo é dar destaque ao melhor do território português, celebrando os seus pontos geográficos de referência e promovendo “um símbolo que reflete a nossa identidade”.

O concurso envolverá a conceção do design do passaporte, da página biográfica e das páginas de visto centrais, e o vencedor receberá um prémio de 5.000 euros.

Tal como já tinha sido anunciado, o novo PEP terá uma validade de 10 anos, em vez dos atuais cinco, e deverá começar a ser entregue aos cidadãos no primeiro semestre de 2026.

“O Governo escolheu o tema visual ‘Território Nacional’ como o mote do novo Passaporte Eletrónico Português para os próximos dez anos. O objetivo é dar maior destaque ao melhor do território nacional, lembrando aos portugueses os pontos geográficos de referência do nosso país”, refere o comunicado da Presidência do Conselho de Ministros.

Além da alteração na validade do PEP, também serão reforçados os “elementos de segurança que constam no atual passaporte”, indicando-se a utilização de tintas oticamente variáveis, tintas invisíveis, entre outros.

“O novo documento irá cumprir integralmente as recomendações da ICAO (Organização Internacional de Aviação Civil) quanto à conceção e produção de um documento de segurança eletrónico de viagem, designadamente ao nível dos materiais, da impressão de segurança, da utilização de técnicas de proteção anticópia e da segurança digital, acabamento e personalização”, assegura o Governo.

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Norte de Portugal e Galiza dão “pontapé de saída” no Cluster Tur com promoção internacional como prioridade

O Congresso Internacional «Camino que nos une», dedicado aos Caminhos de Santiago, que decorreu em Barcelos esta quarta-feira, 11 de dezembro, marcou o arranque das iniciativas do Cluster Tur, que vai promover o Porto e Norte e a Galiza como um destino único nos mercados internacionais.

Inês de Matos

O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Luís Pedro Martins, anunciou esta quarta-feira, 11 de dezembro, o “pontapé de saída” do Cluster Tur, o “primeiro cluster de turismo de uma euroregião”, que junta o TPNP e o Turismo de Galicia, e que está focado na promoção internacional em mercados como os EUA, Canadá ou Brasil.

De acordo com o responsável, que interveio no Congresso Internacional «Camino que nos une», dedicado aos Caminhos de Santiago, que decorreu em Barcelos, este projeto tem já previstas várias iniciativas, com destaque para a promoção internacional em “mercados como os EUA, Canadá ou Brasil”.

“São megamercados de grande dimensão e nós temos uma vantagem, temos produtos comuns. Temos, por exemplo, o Alvarinho que nos une, temos o enoturismo, temos os Caminhos de Santiago, e temos o grande potencial de ter escala e vender dois países, duas regiões e um destino. E é isso que estamos a fazer”, revelou o responsável.

Luís Pedro Martins já tinha considerado que, para o Porto e Norte, trabalhar com a Galiza é “algo muito natural”, uma vez que são duas regiões vizinhas e com muita coisa em comum, pelo que este projeto é visto também ele como “perfeitamente natural”.

“É muito normal irmos para o Canadá ou para o Brasil para fazer promoção conjunta, valorizando os dois territórios, dando-lhes escala e fazendo aquilo que tanto nós como a Galiza querem, que o turismo permita maior coesão territorial e social, que deixe mais à economia e com isso melhore a qualidade de vida de quem aqui habita”, acrescentou.

Luís Pedro Martins explicou que este congresso representou o “pontapé de saída” deste projeto, que foi inicialmente apresentado em Vigo, Espanha, no passado mês de agosto, e cujas iniciativas estão agora a arrancar.

Presente neste Congresso Internacional esteve também Iván Meléndez Medela, diretor de Competitividade de Turismo de Galicia, que explicou que, para esta região espanhola, este projeto é “mais do que uma oportunidade, é uma necessidade”, uma vez que se trata de “dois países e duas regiões, mas um único destino”.

“Temos especial interesse neste projeto porque significa que temos a possibilidade de estabelecer novas sinergias, novas estratégias conjuntas que permitam dinamizar este território que nos une”, defendeu, explicando que a Galiza já tinha tido uma experiência regional semelhante, que correu bem e que também envolveu os Caminhos de Santiago.

“Este projeto dá-nos a oportunidade de criarmos uma figura que parta dessa experiência prévia e una as duas partes para que sejam um motor de dinamização”, explicou, considerando que este projeto é também uma oportunidade para aprender com Portugal, que tem registado um forte crescimento turístico nos últimos anos.

Além do Canadá, EUA ou Brasil, Iván Meléndez Medela acrescenta à lista de mercados-alvo para a promoção no âmbito do Cluster Tur países como Itália ou França, assim como os mercados asiáticos, uma vez que, revelou, há cada vez mais cidadãos desses países a percorrer os Caminhos de Santiago.

O Cluster Tur é um dos projetos previstos no Programa de Cooperação Transfronteiriço Interreg Espanha-Portugal (POCTEP), que prevê a cooperação e a união de sinergias entre os dois países.

 

 

 

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DMC do Clube Viajar agora é ´Local by Clube Viajar´

‘Local by Clube Viajar’ é a nova identidade do departamento DMC do Clube Viajar. Apesar de passar por um rebranding, os seus responsáveis asseguram o mesmo compromisso com a excelência.

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Inspirada pela autenticidade e riqueza cultural de Portugal, a Local representa “a nossa dedicação em proporcionar experiências imersivas e verdadeiramente únicas”, indica a DMC em nota de imprensa, que avança que “mais do que uma simples mudança de nome, a nova marca reflete a nossa filosofia de proximidade e conhecimento profundo. O novo website www.localdmc.pt já está 100% operacional.

“Esta nova identidade nasce do desejo de reforçar a nossa ligação com os nossos clientes, oferecendo-lhes o melhor de Portugal de uma forma autêntica e inovadora,” reforça Mariana Morais, diretora Comercial da Local, para destacar que “acreditamos que cada evento ou viagem deve ser mais do que uma experiência, deve ser uma imersão nos sabores, histórias e tradições que tornam Portugal tão especial.”

Parte do grupo Clube Viajar, com mais de 30 anos de experiência, e igualmente membro da Lufthansa City Centre desde 2020, a “Local” garante continuar a oferecer os mesmos elevados padrões de qualidade, serviço personalizado e autenticidade que sempre definiu a empresa.

Apesar de uma nova identidade visual, permanece a mesma equipa dedicada e a mesma paixão por superar expectativas, criando experiências memoráveis e personalizadas para eventos de luxo, programas tailormade de incentivos e reuniões corporativas, sublinha-se na nota de imprensa.

“Já há algum tempo existia o desejo de fazer um freshen’up à marca, incluindo a sua componente visual, de forma a refletir melhor a nossa evolução, alinhar a nossa identidade com aquilo que somos e o nosso compromisso com a excelência”, realça ainda Mariana Morais.

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Movimento de passageiros mantém tendência de crescimento, mas desacelera em outubro

Em outubro de 2024, os aeroportos nacionais movimentaram-se 6,5 milhões de passageiros, correspondendo a uma subida de 2,9% relativamente ao mesmo mês de 2023, mas com um ritmo de crescimento mais brando face ao registado no mês anterior de setembro.

Victor Jorge

Em outubro de 2024, os aeroportos nacionais movimentaram-se 6,5 milhões de passageiros correspondendo a uma subida de 2,9% face a outubro de 2023, depois de terem registado uma evolução de 3,6%, para 6,944 milhões, no mês de setembro, revelam os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Dos 6,5 milhões de passageiros movimentados na totalidade dos aeroportos nacionais, Lisboa registou 3,2 milhões de passageiros, correspondendo a uma subida de 3,5% face a outubro de 2023, enquanto Porto e Faro movimentaram 1,5 milhões (+2,7%) e 1 milhão (-0,3%), respetivamente.

Em outubro de 2024, 82,7% dos passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais corresponderam a tráfego internacional, atingindo 2,7 milhões de passageiros (+2,4%), na maioria provenientes do continente europeu (70,1% do total), correspondendo a um aumento de 1,2% face a outubro de 2023. O continente americano foi a segunda principal origem, concentrando 8,5% do total de passageiros desembarcados (+6,3%).

Relativamente aos passageiros embarcados, 83,3% corresponderam a tráfego internacional, perfazendo um total de 2,8 milhões de passageiros (+3,4%), tendo 69,5% do total como principal destino aeroportos no continente europeu, registando um crescimento de 1,4% face a outubro de 2023. Os aeroportos no continente americano foram o segundo principal destino dos passageiros embarcados (9,6% do total; +11,4%).

“O movimento diário de aeronaves e passageiros é tipicamente influenciado por flutuações sazonais e de ciclo semanal. Os valores diários mais elevados são geralmente encontrados no período de verão e o sábado foi, no ano passado, o dia da semana com maior número de passageiros desembarcados”, indica o INE.

Entre janeiro e outubro de 2024 verificaram-se máximos históricos nos valores mensais de passageiros nos aeroportos nacionais. Em outubro de 2024, registou-se o desembarque médio diário de 103,7 mil passageiros, valor superior em 2,5% ao registado em outubro de 2023 (101,2 mil).

Já no acumulado do ano – janeiro a outubro – o número de passageiros movimentados nos aeroportos nacionais aumentou 4,2% (+20,6% em 2023) para quase 61 milhões.

Também aqui, Lisboa lidera com perto de 30 milhões de passageiros, uma variação de +4,3% face aos mesmos 10 meses de 2023. O Porto movimento mais de 13,7 milhões de passageiros (+4,6%) e Faro ultrapassou os 9 milhões (+1,8%).

A análise indica, assim, que o aeroporto de Lisboa movimentou 49% do total de passageiros, concentrando o aeroporto do Porto 22,5% e o aeroporto de Faro perto de 15%.

Considerando o volume de passageiros desembarcados e embarcados em voos internacionais entre janeiro e outubro de 2024, o Reino Unido foi o principal país de origem e de destino dos voos, tendo registado crescimentos no número de passageiros desembarcados (+1,6%), para 4,290 milhões, e embarcados (+1,3%), para 4,276 milhões face ao mesmo período de 2023. No sentido contrário, França registou decréscimos no número de passageiros desembarcados (-3,6%), para 3,674 milhões, e embarcados (-3,8%), para 3,647 milhões, e ocupou a 2.ª posição. Espanha (+3% nos desembarcados e embarcados), Alemanha (+5,8% nos desembarcados e +5,9% nos embarcados) e Itália (+3,8% nos desembarcados e +4,9% nos embarcados) ocuparam a 3.ª, 4.ª e 5.ª posições, respetivamente, como principais países de origem e de destino.

Já quanto às aeronaves que aterraram nos aeroportos nacionais, esse número ascende, em outubro de 2024, a 22 mil aviões, correspondendo a uma descida de 1,1% face a igual mês de 2023. No total, aterraram nos aeroportos nacionais, nos 10 meses de 2024, mais de 211 mil aeronaves, ou seja, mais 1.891 aeronaves.

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easyJet junta Milão Linate-Lisboa e Bordéus-Faro às novidades para o verão de 2025

A partir do próximo verão, a easyJet vai disponibilizar duas novas rotas ligando Milão Linate a Lisboa e Bordéus a Faro.

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A easyJet acaba de lançar duas novas rotas para o verão de 2025, com ligações entre Milão Linate e Lisboa (LIN-LIS) e entre Bordéus e Faro (BOD-FAO).

Com o estabelecimento de uma nova base da easyJet em Milão Linate, a partir de 30 de março passará a existir mais uma ligação entre o aeroporto de Lisboa e um aeroporto italiano. O aeroporto de Linate é o mais próximo da cidade de Milão, estando localizado a apenas oito quilómetros da cidade, o que significa uma melhoria significativa da oferta para os passageiros que viajam em negócios e a complementaridade da oferta atual a partir do Aeroporto de Milão-Malpensa (MXP).

Os voos entre estes dois aeroportos vão realizar-se todos os dias da semana, à exceção de sábado, passando a easyJet a ter, no próximo verão, quatro voos diários entre Lisboa e Milão.

Já a ligação entre Bordéus e Faro está prevista para os meses de julho e agosto, com início a 29 de junho, e um voo semanal ao domingo.

Para o verão de 2025, a easyJet já anunciou várias novas rotas que ligam os aeroportos portugueses a vários destinos. Após a entrada da easyJet em Cabo Verde, com o início em outubro dos voos entre Lisboa e Porto para a ilha do Sal, foi já confirmada a continuidade das operações durante esta primavera/verão de 2025, a partir de ambas as cidades portuguesas, estando os voos já disponíveis para reserva.

Além disso, estão também disponíveis mais lugares para este verão para voos a partir dos aeroportos portugueses. No caso concreto do aeroporto do Porto, além da nova rota para a ilha do Sal, local que terá pela primeira vez voos da easyJet durante o verão, estão disponíveis ligações adicionais para destinos como Porto Santo, Funchal, Zurique, Nantes, Paris Orly e Sicília Palermo.

A partir de 1 de abril, a easyJet vai possibilitar a união, sem escalas, entre o Algarve e a Suíça, através dos aeroportos de Faro e Zurique, com frequências de voos duas vezes por semana, às segundas e sextas-feiras. E a partir de dia 2 de junho, a easyJet oferecerá novas ligações diretas entre o Reino Unido e a Madeira, conectando Luton ao Funchal duas vezes por semana, às segundas e sextas-feiras.

José Lopes, diretor-geral da easyJet Portugal, destaca que, “nos últimos meses, já apresentámos um total de nove novas rotas para Portugal em 2025, o que demonstra o nosso crescimento contínuo e a confiança no mercado”.

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Algarve e Andaluzia estreitam relações empresariais e turísticas

O XIII Encontro Luso-Andaluz, evento considerado estratégico, que visa estreitar as relações e fomentar novas oportunidades entre os setores empresarial e turístico do Algarve e da Andaluzia, acaba de ter lugar em Albufeira.

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O encontro reuniu cerca de uma centena de empresários, gestores e dirigentes, que participaram nas várias atividades do programa. A agenda incluiu apresentações temáticas, uma sessão de networking e uma exposição de produtos regionais, promovendo o diálogo e a troca de experiências entre os dois lados da fronteira.

Organizado pela Prodetur – Promoción del Desarrollo Económico y del Turismo da Diputación de Sevilla, em parceria com a Confederação de Empresários de Sevilha, o Município de Albufeira e a APAL – Agência de Promoção de Albufeira, o evento reafirmou o compromisso de fortalecer a cooperação entre estas regiões vizinhas.

A sessão de networking destacou-se pela participação de mais de 30 empresas, que aproveitaram a oportunidade para estabelecer contactos e planear futuras parcerias comerciais.

Para a APAL, o Encontro Luso-Andaluz, realizado em Albufeira, pelo segundo ano consecutivo, representa um fórum de grande relevância, que assume uma importância crescente para o fortalecimento das relações bilaterais num mercado de proximidade com grande potencial de crescimento.

 

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