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Maior Novotel do mundo abre em Madrid

O Novotel Madrid City Center, com abertura prevista para o próximo mês de Novembro, conta com um total de 790 quartos.

Marta Barradas
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Maior Novotel do mundo abre em Madrid

O Novotel Madrid City Center, com abertura prevista para o próximo mês de Novembro, conta com um total de 790 quartos.

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No próximo mês de Novembro, a AccorHotels irá abrir a maior unidade da marca Novotel do mundo em Espanha, nomeadamente na cidade de Madrid – o Novotel Madrid City Center, anunciou esta terça-feira Jesús Seseña Novillo, Development Manager do grupo hoteleiro para a Península Ibérica.

Segundo o responsável, que falava no âmbito da apresentação do Plano de Desenvolvimento do grupo para Portugal, que teve lugar no novo Mercure Lisboa Almada, a unidade madrilena, que contará com um total de 790 quartos, resulta da mudança de proprietário do já existente Hotel Convención.

Jesús Novillo indica ainda que o investimento total da unidade por parte do novo proprietário ultrapassou os 30 milhões de euros.

A nível de alterações, acrescenta, “será realizada uma remodelação total do hotel” e, ao nível dos quartos do hotel que já existia, “reduzimos para uma melhor qualidade, para 790 quartos.”

“Ter um hotel no centro de Madrid de convenções com um ambiente familiar, que será o maior Novotel do mundo e também colaborar com os operadores locais para que a cidade também tenha o seu espaço de convenções e num espaço onde podem dormir e comer 1800 pessoas no centro da cidade é muito importante”, conclui Jesús Novillo.

Sobre o autorMarta Barradas

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49º Congresso da APAVT em Huelva será completamente diferente, assegurou Pedro Costa Ferreira

Pedro Costa Ferreira reconhece que o 49º Congresso da APAVT, que terá lugar de 24 a 26 de outubro deste ano, em Huelva, traz alguns desafios, pela proximidade do destino, por ser numa cidade pequena para acolher o seu maior evento anual, e porque talvez muitos agentes de viagens não conheçam o destino, mas assegura que será um congresso totalmente diferente, “vai ser espetacular e todos vão poder vivenciar Huelva”.

“Temos aqui um desafio, não sei se vai ser muito fácil vender o congresso de Huelva, é muito perto, não sei se os agentes de viagens conhecem muito bem o destino, não sei se acham que é muito pequenino para o nosso maior evento anual, temos algumas dúvidas, mas temos lá estado e a trabalhar com todos eles, e há uma coisa que sabemos é vamos vivenciar o destino e o congresso vai ser espetacular”, disso Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, numa sessão, durante a BTL, que juntou várias entidades privadas e públicas, não só da cidade de Huelva, da província e da região espanhola de Andaluzia. Todos fizeram questão de apresentar as potencialidades e atributos do destino, que passam pela história, cultura, paisagens, gastronomia e a forma de receber.

O presidente da APAVT reconheceu que “acontece isto com outros destinos na nossa profissão de agentes de viagens, o mercado português conhece muito melhor Cabo Verde ou as Caraíbas, mas Huelva está a uma hora de carro, é um sítio fantástico, tem uma gastronomia espetacular, uma movida brutal e tem condições para acolher um congresso com a dimensão da APAVT como nós não encontramos há muito tempo, tanto do ponto de vista técnico como de apoio político e empresarial de Huelva e da Andaluzia que se juntaram para nos ter lá”.

Pedro Costa Ferreira indicou que “vamos agora fazer o nosso caminho, que é vender a ideia porque, estamos certos que, quando estivermos lá, vamos todos voltar muitas vezes”, para acrescentar que “há ideias novas para este congresso, é muito provável que façamos uma famtrip com uma dimensão grande, ou seja, há gente que vai chegar de Portugal e outros que já estarão a terminar essa famtrip para a abertura do congresso”.

O presidente da APAVT deu ainda conta que “estivemos a ver o centro de congressos há dois anos, ainda em remodelação, e recentemente, voltámos ao mesmo espaço para assistir a um congresso de mais de mil pessoas e, confirmámos que, do ponto de vista de condições técnicas, é tudo aquilo que costumamos utilizar. E estamos muito felizes por isso”, apontou.

Reconheceu que “tanto nós como os nossos parceiros de Huelva e Andaluzia sabemos que as dificuldades são muitas e não foram fáceis de ultrapassar, não é só colocar 750 pessoas numa sala, mas transportá-las ou colocá-las juntas nas refeições, portanto não é em qualquer sítio que se pode realizar, mas em Huelva pode-se realizar facilmente e nós estamos muito satisfeitos por isso”, avançando que o diretor executivo da APAVT, Ricardo Figueiredo, está a ultimar a proposta do valor do congresso e “vamos dando as novidades nos próximos meses”.

Costa Ferreira enalteceu que “se os agentes de viagens têm estado nos nossos congressos e têm gostado, este, de, Huelva, vai ser mais uma página da nossa história, a caminho de Macau, e estamos muito felizes por já ter estes dois congressos marcados porque, dão-nos capacidade para os organizar de outra maneira para podermos entregar mais valor”, referiu.

Sublinhou ainda que “há uma coisa que todos os congressistas vão perceber em Huelva e na Andaluzia em geral, que é a capacidade que têm em receber sempre pensando ao mais alto nível: nunca é nada já agora, é porque querem, porque gostam, gostam de nós deles”.

O presidente da APAVT explicou que “abrimos uma exceção em relação ao mês da realização do congresso, adiantámos para outubro, porque temos a ambição e a esperança de fazer um congresso da APAVT no inverno de manga curta”.

Por outro lado, referiu, como forma de espicaçar todo o trade turístico português a deslocar-se a Huelva entre os dias 24 e 26 de outubro deste ano, que “temos feito os nossos congressos em centros de convenções ou em anfiteatros, mas o sítio onde vamos fazer o congresso da APAVT, por uns dias, vai-se chamar “Cidade APAVT” pois é muito mais do que um centro de congressos. Vamos até lá”, convidou Pedro Costa Ferreira.

Sobre o autorCarolina Morgado

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Destinos

Associação de Promoção da Madeira tem novo blog

O site oficial do destino Madeira possui um novo blog intitulado “The Explorer.”. Acabado de lançar, pretende mostrar os atributos do destino através dos testemunhos e experiências dos viajantes que visitam o arquipélago.

Esta nova plataforma de comunicação, segundo a APM, assume-se como um complemento do website oficial do destino e pretende cativar os leitores através de narrativas genuínas e que têm como pano de fundo a Madeira e o Porto Santo. Para o efeito, foram convidados produtores de conteúdo que visitaram o arquipélago num passado recente e participaram em ações desenvolvidas pela Associação de Promoção da Madeira.

Representando diversos públicos-alvo predominantes para o turismo da região, previamente identificados aquando da construção do site oficial de destino, e dos quais se destacam as famílias, os casais jovens, os casais seniores e os viajantes individuais, os autores convidados irão relatar os momentos inesquecíveis que viveram no arquipélago, através da publicação regular de artigos.

Consciente de que os blogs são plataformas muito utilizadas pelos viajantes, nos momentos de inspiração e de tomada de decisão, a Associação de Promoção da Madeira inova, assim, com a criação deste blog que, num tom de comunicação mais informal, aspiracional e com uma forte componente de storytelling, vê o destino retratado pelos seus visitantes, numa ação que vai ao encontro da essência da marca “Madeira. Tão tua” e que pretende criar envolvimento com todos.

A dinâmica construída para este blog contempla, ainda, conforme refere a entidade de promoção turística da região, a publicação de artigos redigidos internamente, com a assinatura “visitmadeira”, através dos quais serão feitas referências a temas relacionados com os eventos oficiais do calendário de animação turística, com as tradições madeirenses, roteiros pelo arquipélago, entre outros assuntos.

O blog será atualizado regularmente com novos conteúdos, estando disponível a subscrição de uma newsletter para que os interessados possam receber novos artigos aquando da sua publicação. À semelhança do site, o blog está disponível em cinco idiomas: português, inglês, francês, alemão e espanhol.

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Turismo

Turismo de Portugal distinguiu 294 empresas turísticas que assumem práticas ambientalmente responsáveis

Fruto do seu envolvimento no Programa Empresas Turismo 360º, 294 empresas turísticas foram distinguidas pelo Turismo de Portugal, durante a BTL, pelos compromissos assumidos em matéria de sustentabilidade.

Na cerimónia, 45 empresas receberam o selo Sustainability | Engaged que reconhece as empresas que já produziram relatórios de sustentabilidade através da Ferramenta Organizacional e Reporte da Sustentabilidade no Turismo (FOREST).

Por outro lado, 249 empresas foram galardoadas com o selo Sustainability | Committed, que reconhece a adesão ao programa e o assumir da respetiva Carta de Compromissos.

Em ambos os casos, Engaged e Committed, as empresas agora distinguidas encontram-se presentes em todo o território nacional, são representativas da diversidade de atividades turísticas e englobam as várias dimensões – pequenas, médias e grandes empresas.

Valorizar empresas ambientalmente responsáveis, reconhecer o compromisso com as boas práticas e trilhar um futuro sustentável é o objetivo deste Programa, que assenta numa visão onde a sustentabilidade das empresas turísticas não é mais uma opção, antes uma necessidade absoluta e prioritária.

O Programa Empresas Turismo 360º visa incentivar as empresas turísticas a assumirem compromissos nas dimensões ambiental, social e da governação, garantindo desse modo, maior capacidade de acesso a financiamento e em melhores condições, melhor retorno sobre os investimentos, otimização da eficiência global, redução de custos operacionais e mesmo um melhor desempenho financeiro.

Depois de um ano com resultados recordes para o setor do turismo, esta iniciativa serviu também para refletir sobre o caminho que é necessário percorrer para garantir um turismo de futuro com qualidade, responsabilidade e transformador.

Neste sentido, o evento contou com um conjunto de personalidades de várias áreas que contribuíram para o debate, nomeadamente um painel de quatro empresas de diferentes dimensões e áreas de atividade. Em cima da mesa estiveram questões relacionadas com a sustentabilidade ambiental, económica e social no desenvolvimento e gestão das infraestruturas e da atividade/operação.

Na ocasião, Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal referiu que “é crucial que o setor do turismo tenha um papel de liderança na adoção de práticas ESG e no reporte do seu desempenho, contribuindo para o objetivo estabelecido na Estratégia para o Turismo 2027 quanto ao posicionamento de Portugal como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo”.

Inscrito no Plano Reativar o Turismo | Construir o Futuro, o Programa Empresas Turismo 360° foi lançado em novembro de 2021 e assenta numa parceria com 20 organizações com o objetivo de incentivar as empresas a reportar o seu desempenho em sustentabilidade através da integração dos fatores ESG – Environmental, Social and Governance na cultura organizacional e na estratégia de negócio, orientando-as no processo de reporte de um sistema de indicadores criado com o objetivo de refletir as suas práticas ambientais, sociais e de governação.

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Emprego e Formação

Área de Turismo e Hospitalidade da Universidade Europeia assinala 60 anos com conjunto de atividades e eventos

A Universidade Europeia assinala, em 2024, os 60 anos do lançamento do seu primeiro curso na área de Turismo e Hospitalidade, com um conjunto de atividades e eventos ao longo do ano, entre os quais a criação de IN_SPIRA, uma Bolsa de Mentores e do podcast “NÓS, VOZ”, cujo 1º episódio já está disponível.

As diferentes atividades de celebração também vão visar o corpo docente e não docente, parceiros do setor, organizações, associações de referência e o tecido empresarial do turismo e hospitalidade em Portugal, de acordo com Sofia Almeida, Coordenadora da Área de Turismo e Hospitalidade da Universidade Europeia.

Uma destas iniciativas é a criação da Bolsa de Mentores IN_SPIRA, em que profissionais experientes, reconhecidos como mentores, oferecem orientação, conselhos e suporte a estudantes e/ou recém-licenciados. Esta relação de mentoria visa ajudar no desenvolvimento e crescimento profissional e pessoal do mentorado, partilhando conhecimentos, experiências e insights relevantes para o crescimento da sua carreira. A Bolsa de Mentores IN_SPIRA será apresentada formalmente durante as comemorações dos 60 anos.

Previsto está também o lançamento de uma temporada de podcasts que têm como objetivo destacar os 60 anos de excelência académica e contribuições significativas da Universidade Europeia para o desenvolvimento e avanço da indústria do turismo, reconhecendo e celebrando os projetos e as iniciativas atuais, passadas e futuras. O podcast “NÓS, VOZ” pretende envolver ativamente professores e profissionais do setor em discussões relevantes sobre o turismo, incentivando a participação, o orgulho institucional e a colaboração em iniciativas futuras relacionadas com a área de Turismo na Universidade.

O podcast visa promover a conscientização sobre questões importantes relacionadas com a área do Turismo, como sustentabilidade, responsabilidade social, diversidade e inclusão, além de incentivar o diálogo e o engagement da comunidade académica e do público em geral. O podcast estará disponível mensalmente nas plataformas de YouTube e Spotify da Universidade Europeia, bem como através das redes sociais. O 1º episódio já está disponível.

Outra das iniciativas que visa assinalar a celebração dos 60 anos é o lançamento do “Livro 60 Anos Turismo e Hospitalidade”, que vai compilar 60 Anos de história e legado na área do Turismo e Hospitalidade que a Universidade Europeia continua a preservar.

A oferta formativa em Turismo e Gestão Hoteleira da Universidade Europeia destaca-se pelo seu modelo académico inovador, que combina aulas presenciais com conteúdos digitais, oferecendo uma experiência de aprendizagem flexível e personalizada. Estes cursos são também reconhecidos pela abordagem única que integra a mais avançada tecnologia com o conhecimento humano, preparando os estudantes para alcançar os seus objetivos profissionais.

Com esta celebração, a Universidade Europeia pretende valorizar o setor do turismo e hospitalidade em Portugal e reforçar o seu papel enquanto agente ativo de promoção e divulgação do turismo e hospitalidade.

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Distribuição

Agentes de viagens portugueses vão poder tornar-se “especialistas” em Macau

Os agentes de viagens portugueses vão poder tornar-se “especialistas” do destino Macau, graças a um programa de e-learning da APAVT lançado esta quinta-feira, durante a BTL, e que estará disponível a partir de segunda-feira.

O presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, acredita no êxito deste programa que junta a motivação e a grande vontade da Associação, com um “destino turístico maravilhoso que é Macau”, e com a experiência da Message in a Bottle, agência de comunicação que desenvolveu a plataforma.

Pedro Costa Ferreira referiu que “ninguém consegue vender o que não conhece, e nós temos uma enorme motivação de dar a conhecer e dar armas técnicas aos agentes de viagens para vender melhor Macau”. Assim, reconhece que este e-learning “é o princípio de uma caminhada que temos de fazer juntos”.

Por sua vez, Maria Helena de Senna Fernandes, diretora dos Serviços de Turismo de Macau, considerou esta parceria de inovadora, realçando que esta ferramenta “foi concebida para equipar os agentes de viagens em Portugal com conhecimentos abrangentes sobre Macau em diferentes tópicos, incluindo detalhes para quem viajar para o território, gastronomia, património, cultura e entretenimento, transformando-os em verdadeiros especialistas do destino”.

A responsável revelou que há muitas novidades no destino. “Macau está em pleno processo de diversificação turística, temos um forte aumento da oferta em grandes eventos e festividades de turismo, mais convenções e exposições, revitalização das zonas históricas e o turismo multidestinos na Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau, ao mesmo tempo, este ano Macau está empenhada na diversificação nos mercados de visitantes”, apontou, para referir que “para aumentar o número de visitantes de Portugal e de outros destinos internacionais, estamos a unir as celebrações do 25º aniversário do estabelecimento da Região Administrativa Especial de Macau com o lançamento de uma série de ofertas de viagens, incluindo bilhetes de transporte terrestre e de barco a partir de Hong Kong, a par de pacotes em parcerias com companhias aéreas”.

Em 2023 Macau “teve uma boa recuperação turística com a chegada de 28,2 milhões de visitantes, correspondente da 72% dos valores pré-pandemia, por isso, ainda temos espaço para trabalhar”, revelou Maria Helena Senna Fernandes, salientando que “o número de visitantes internacionais em 2023 atingiu cerca de 1,5 milhões, e Portugal, infelizmente, teve apenas seis mil, ou seja, temos ainda muito terreno para conquistar. Entre os nossos visitantes internacionais, Portugal neste momento só equivale a 37% dos valores antes da pandemia, uma vez que, em 2019, gerou quase 16 mil visitantes”. Entretanto, “em janeiro deste ano só tivemos 566 visitantes de Portugal”.

A diretora dos Serviços de Turismo de Macau reconhece que “temos terreno para trabalhar, e o mais importante é que os portugueses tendem a ficar várias noites em Macau, por isso compensa pela estadia”, referiu. Ao mesmo tempo, sublinhou que, “pelas nossas fortes ligações históricas, estou convicta que sentirão um fascínio especial pelo destino. Valorizamos profundamente a ligação entre Macau e Portugal e vemos um enorme potencial para um maior crescimento e colaboração turística, pois as iniciativas que temos alinhado e a forte parceria com a APAVT, estou confiante que estamos no caminho certo para voltar e até melhorar os valores antes da pandemia”.

Maria Helena Senna Fernandes convidou todos os agentes de viagens “a embarcarem nesta viagem connosco para se tornarem embaixadores da rica herança e da vibrante oferta turística de Macau”.

O projeto e-learning, segundo Ruben Obadia, CEO da Message in a Bottle, é que, ao longo de cinco módulos os agentes de viagens em Portugal, na comodidade do seu local de trabalho ou da sua casa possam aprender, de uma forma lúdica e interativa, com fotografias, vídeos e jogos consigam apreender o que Macau tem para oferecer e, no final, sentirem-se recompensados, após avaliação e um teste, com um diploma que lhes confere o título de especialista em Macau, e que é válido por um ano.

O agente de viagens que obtiver melhor classificação nesta certificação acompanhará a APAVT a Macau no próximo ano para experienciar no destino e viver o que aprendeu através deste processo.

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Turismo

Promoção, parcerias e criação de sinergias apontados como ingredientes para afirmação do Enoturismo em Portugal

Promoção lá fora e cá dentro e desenvolvimento de parcerias que visam a obtenção de maiores sinergias, são alguns dos ingredientes apontamos por Lídia Monteiro, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal; Pedro Valle Abrantes, Managing Partner da TryPor; Alexandra Leroy Maçanita, Events & Wine Tourism Manager da Fita Preta; Luís Santos, General Manager do Palácio Ludovice Wine Experience Hotel; e Ana Maria Lourenço, Public Relations do World of Wine (WoW), para a afirmação do Enoturismo em Portugal.

“Enoturismo – Um mundo de experiências” foi o título da conferência que o jornal Publituris co-organizou em parceria com a Bolsa Turismo de Lisboa – BTL 2024, que decorreu na tarde desta quinta-feira, em Lisboa, no âmbito da Feira.

Todos os intervenientes desta conferência reconheceram a importância deste segmento, que já é histórico no nosso país, tem grandes tradições, mas só há pouco tempo começou a ser olhado com maior atenção pelo valor acrescentado que traz ao destino Portugal, passando a ser considerado como um produto turístico que ajuda a incorporar o equilíbrio territorial e que permite um turismo ao longo do ano, esbatendo assim a sazonalidade, para além de atrair um público mais exigente, com maior poder de compra, e de países como os Estados Unidos, Canadá ou Brasil, para além dos europeus.

Numa altura em que se fala cada vez de um turismo de experiências, os participantes no debate realçaram que o Enoturismo será de facto o segmento que mais jus faz a este facto, uma vez que proporciona um cem número de emoções e experiências a quem visita as vinhas, as adegas e prova os vinhos portugueses, diferentes de região para região.

Neste sentido, e conforme foi dito, as parcerias entre os vários intervenientes deste setor com vista à obtenção de maiores sinergias, a relação entre o Enoturismo e o destino, também são fundamentais, até porque “o vinho é história, é cultura, é paisagem, é natureza, é gastronomia” e vale a pena comunicar essas conjugações”.

Autenticidade é o que ganha sempre, foi igualmente apontado. A inovação na promoção e a necessidade de busca de um público mais jovem, foram outros temas considerados relevantes, tendo todos os participantes defendido que, no Enoturismo, Portugal “tem uma oferta de grande qualidade que rivaliza com qualquer outro país”.

Ainda na tarde desta quinta-feira, o jornal Publituris lançou, na BTL, a primeira edição do Book de Enoturismo, que contou com o apoio do Turismo de Portugal e com a colaboração de Pedro Valle Abrantes – CEO & Founder da Trypor e André Villa de Brito – Sommelier e Tour Guide.

Os pormenores desta conferência sobre o Enoturismo poderão ser lidos na próxima edição do Publituris.

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Turismo

TOURBIT financiou nove PME portuguesas do turismo com 72 mil euros para projetos digitais

O Programa de Aceleração Digital europeu TOURBIT, apoiado pelo NEST – Centro de Inovação do Turismo, acompanhou, ao longo de 10 meses nove PME portuguesas, que receberam 72 mil euros para aplicarem em projetos digitais.

Publituris

O NEST faz parte das oito organizações que lançaram o Programa de Aceleração Digital TOURBIT que, durante 10 meses, tem o propósito de apoiar financeiramente mais de 60 PME especializadas na transformação digital do setor do turismo.

Os participantes portugueses do programa receberam, cada um, um apoio financeiro de oito mil euros para desenvolverem os seus projetos de digitalização, contando com o apoio da rede de mentores, consultores e fornecedores de tecnologia que integram o TOURBIT. Os beneficiários nacionais deste ano foram: Car2U, Turaventur, Lda., Landescape – garden studios, Azores Boat Adventures, Casa da Avó Genoveva, Casa Velha – Turismo Rural, Casa dos Vales, Futurismo Azores Adventures, Travel 4 Experiences by TDO.

Entretanto, a conferência final da TOURBIT está marcada para esta sexta-feira, dia 1 de março, em Barcelona, no âmbito do Mobile World Congress. O evento tem como objetivo impulsionar a transformação digital das PME do setor do turismo, proporcionando aos participantes conhecimento sobre ferramentas digitais, melhores práticas e oportunidades de networking.

O programa da conferência integra mesas-redondas sobre investimento em digitalização, uma masterclass sobre Inteligência Artificial e uma sessão sobre as contribuições da TOURBIT para a adoção digital das PME do turismo.

O consórcio TOURBIT é formado por oito parceiros do setor do turismo europeu: a Agência Catalã de Turismo, líder do projeto, a Câmara de Comércio de Barcelona, Paris & Co, ARCTUR, o cluster hospitality.brussels hospedado pela hub.brussels, o Cluster de Turismo da Islândia, a Universidade de Ciências Aplicadas de Lapónia da Finlândia e o NEST – Centro de Inovação em Turismo, de Portugal.

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“Todos os nossos maiores mercados estão cobertos por este aumento de capacidade”, anuncia CEO da TAP na BTL

No próximo verão, a TAP vai reforçar a capacidade no Brasil e América do Norte, disponibilizando mais frequências em nove dos 11 destinos para onde a transportadora opera no Brasil, assim como mais cinco voos por semana para os EUA e outros cinco para o Canadá.

Inês de Matos

No próximo verão, a TAP vai reforçar a operação para o Brasil e América do Norte, disponibilizando “mais frequências em nove dos destinos” servidos no Brasil e 10 na América do Norte, revelou Luís Rodrigues, CEO da companhia aérea, esta quinta-feira, 29 de fevereiro, na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa.

“Todos os nossos maiores mercados estão cobertos por este aumento de capacidade”, afirmou Luís Rodrigues, durante uma apresentação da companhia aérea na principal feira do turismo nacional.

O CEO da TAP explicou que o maior aumento de capacidade está previsto para o Brasil, que vai contar com mais frequências em nove dos 11 destinos para onde a transportadora opera.

“Este ano, temos, no verão, um nível de oferta que nunca tínhamos conseguido ter, um aumento de capacidade para o nosso mercado maior e principal, que é o Brasil, com mais frequências em nove dos destinos, praticamente todos os destinos que voamos no Brasil, que são 11”, começou por anunciar o responsável da companhia aérea de bandeira nacional, revelando que, no total, a TAP vai realizar 96 frequências semanais para o Brasil, a partir de Lisboa e Porto.

Além do Brasil, a TAP vai também aumentar as ligações aéreas à América do Norte, prevendo-se aumentos de cinco frequências para os EUA e outras cinco para o Canadá, passando a disponibilizar 77 voos por semana entre Portugal e os EUA, bem como 20 ligações semanais ao Canadá.

Luís Rodrigues explicou depois que este aumento de capacidade não se deve à introdução de novos aviões na frota da TAP, mas sim às equipas de operações, manutenção e engenharia, e comercial, que fizeram um “magnifico trabalho” de optimização de operação, de libertação de slots internos de manutenção e de performance de rede.

“Conseguirmos disponibilizar mais com o mesmo, que é uma coisa que todos temos de aprender a fazer”, acrescentou o responsável, sublinhando que, “com a mesma frota e as mesmas capacidades, a TAP acrescenta uma quantidade nova de frequências aos mesmos destinos e pode oferecer um melhor serviço aos seus passageiros, nacionais ou internacionais”.

Novos chefs e parceria olímpica

Durante a apresentação, Luís Rodrigues deu ainda a conhecer a nova parceria que a companhia aérea estabeleceu com o Comité Olímpico Português, “na qualidade de levar a comitiva para Paris, para os Jogos Olímpicos”.

Além da parceria para levar até Paris os atletas nacionais que vão participar na próxima edição dos Jogos Olímpicos, a TAP lançou ainda a nova edição do projeto “Local Stars”, que conta com seis novos chefs e que vai levar vários produtos nacionais até à classe executiva dos voos de longo curso da companhia aérea, nos próximos 12 meses.

“A nossa gastronomia está a ser elevada a um nível em que até agora nunca esteve, e que nos puxa e motiva para elevar a experiência turística e a experiência do passageiro a um nível que até agora nunca conseguimos”, afirmou Luís Rodrigues, durante a apresentação.

 

Sobre o autorInês de Matos

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Air Transat aposta no lazer e vê reservas a subir para o verão

Segundo Artur Sousa, diretor-geral da ATR, que representa a Air Transat em Portugal, as vendas para o verão estão a correr a bom ritmo, até porque a antecedência com que os portugueses fazem a reserva está a aumentar.

Inês de Matos

A Air Transat está satisfeita com o ritmo das reservas para o próximo verão e espera atrair um maior volume de tráfego de lazer, apesar de Artur Sousa, diretor-geral da ATR, que representa a companhia aérea canadiana em Portugal, admitir que é necessário “haver mais promoção do próprio Turismo de Portugal” no Canadá.

“A Air Transat aumentou novamente frequências este ano, temos uma maior oferta e estamos a falar de uma companhia que opera durante o ano todo, em Lisboa, Porto e Faro. O target que, para este ano, tem mais enfoque é a captação de mais turismo, mais lazer”, explicou Artur Sousa, durante um cocktail da ATR, na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa.

No entanto, as rotas da Air Transat continuam a captar mais tráfego étnico do que turístico, com Artur Sousa a indicar que também o tráfego corporativo tem vindo a crescer, o que leva o responsável a defender um aumento da promoção.

“Continua a ser um mercado muito étnico, já começa a haver mais corporativo, mas o turismo ainda não está muito promovido, não pela Air Transat, que faz o seu trabalho, mas somos uma companhia aérea e tem de haver mais promoção do próprio Turismo de Portugal”, queixou-se o responsável, admitindo, no entanto, que a Air Transat tem “algumas ideias para pôr em prática este ano”, que vão ajudar a impulsionar alguns nichos do mercado de lazer.

Apesar disso, as vendas para o verão estão a correr a bom ritmo, com Artur Sousa a destacar que também a antecedência com que os portugueses fazem a reserva está a aumentar.

“Houve uma mudança desde há um par de ano e que é muito significativa, que tem a ver com o Advance Booking, ou seja, os portugueses estão a comprar com maior antecedência, o que é bom para a Air Transat e para todos os nossos parceiros. Estamos com um Advance Booking muito interessante, temos objetivos que penso que vamos concretizar. Prevemos aumentos face ao ano passado”, afirmou ainda o responsável.

Quanto a rotas, Artur Sousa destaca essencialmente os voos do Porto, onde a Air Transat é a única companhia aérea a voar diretamente para o Canadá, numa oferta que tem também atraído muitos turistas americanos.

“Há americanos a apanhar voos no Canadá. O sucesso de algumas rotas para o Canadá, em grande parte, vem do mercado americano. Ou seja, muitos americanos preferem fazer EUA-Canadá-Portugal em várias situações”, revelou ainda Artur Sousa.

 

 

 

 

Sobre o autorInês de Matos

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AP Hotels & Resorts aposta em Sines com nova unidade em 2025

Este novo hotel vai surgir da reconversão do atual Sinerama Hotel, um três estrelas aparthotel que o grupo adquiriu recentemente à Teixeira Duarte, e para o qual tem em vista um plano de remodelações que deverá começar até ao final deste ano e que se espera que termine no início de 2025.

Carla Nunes

O grupo AP Hotels & Resorts vai contar com uma nova unidade hoteleira sob a marca AP em 2025 na cidade de Sines.

A informação foi adiantada ao Publituris por Emanuel Freitas, diretor-geral do AP Hotels & Resorts, durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), não referindo, para já, nem o valor de aquisição deste hotel, nem o investimento previsto para as obras de remodelação, que transformarão a unidade num “hotel quatro estrelas superior, dentro do padrão daquilo que é um hotel AP”, como refere o profissional.

O Sinerama Hotel encontra-se atualmente em operação com 105 apartamentos, mas a expectativa é a de que a unidade passe a contar com 135 a 136 quartos após a intervenção, além de um restaurante, spa e piscina. Para este futuro quatro estrelas está a ser desenhado um conceito “muito corporativo, mas também muito virado para a cidade, com restaurante aberto [a passantes], e para famílias e lazer durante o verão”, já que está “muito próximo de Porto Covo e das praias da Costa Vicentina”, segundo Emanuel Freitas.

A escolha desta cidade para um novo hotel AP é justificada pelo diretor-geral com a oportunidade não só de desenvolver a marca numa nova região, como também de aproveitar o desenvolvimento da área para o crescimento do grupo.

“Vemos Sines com um potencial muito grande em termos do desenvolvimento industrial e tecnológico. A cidade está num forte crescimento em todas essas áreas, [pelo que] temos uma oportunidade de desenvolvimento da nossa marca nessa cidade e do nosso crescimento”, explica Emanuel Freitas.

Crescimento de receitas de 20% face a 2022 motiva novas remodelações

Outra das novidades do grupo AP Hotels & Resorts passa pelo Hotel Lago Montargil Villas, que o grupo adquiriu no final de dezembro de 2023 e que passa agora a designar-se AP Lago Montargil Conference and Spa. Emanuel Freitas explica que neste momento estão a fazer “pequenas remodelações e adaptações à marca AP”, com o intuito de criar um produto cinco estrelas virado não só para empresas, como também para famílias e crianças.

Já o AP Lisboa, a primeira unidade do grupo hoteleiro na capital, só deverá abrir em 2025, apesar de o grupo ter estimado o ano passado que a abertura decorreria ainda este ano.

Em entrevista ao Publituris, Emanuel Freitas deu conta que o grupo cresceu em receitas no ano passado “acima de 20% relativamente a 2022”, pelo que “o forte desenvolvimento que temos feito em termos da melhoria das unidades hoteleiras tem sido o reflexo deste aumento”.

Em Cabanas de Tavira, a unidade hoteleira do grupo que fechou em novembro do ano passado para remodelações vai reabrir com 340 quartos, por oposição aos anteriores 274 quartos. Já no AP Maria Nova Lounge Hotel, a intervenção prevista para terminar “daqui a mais duas semanas” vai acrescentar mais seis quartos no piso das suites.

Por fim, em novembro deste ano, o grupo vai acrescentar mais uma suite e quatro unidades de alojamento ao AP Oriental, além de estar a analisar a ampliação do recente AP Dona Aninhas para cerca de mais 30 quartos, entre outubro e novembro.

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