Faro e Porto querem tratamento igual a Lisboa
ANA – Aeroportos de Portugal acordou com autarquia lisboeta pagamento da taxa turística.

Patricia Afonso
Turismo de golfe pode valer quase 66 mil milhões de dólares até 2035
Herança Judaica na Europa é nova série de “Viagens com Autores” da Pinto Lopes Viagens
Inscrições até 20 de maio: Turismo de Portugal vai “comandar” missão empresarial a Cabo Verde
Tunísia prevê temporada turística “excecional”, segundo o governo
Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal vão colaborar com congéneres do Luxemburgo
Portugal é país convidado de honra na Feira do Livro de Praga 2025
FLOA e GEA Portugal melhoram experiência de compra no setor das viagens com solução Buy Now Pay Later
Turkish Airlines passa a ligar diariamente Sevilha a Istambul a partir de setembro
Ilhas da Macaronésia buscam objetivos comuns na área do turismo
Depois de Espanha turismo de Albufeira mostra-se no mercado norte-americano
Lisboa decidiu impor uma taxa turística na cidade, que inclui o pagamento de um euro por cada turista que chegue à capital, nomeadamente de avião. A ANA – Aeroportos de Portugal acordou com a Câmara de Lisboa o pagamento dessa taxa a partir de Abril, num total estimado entre 3,6 e 4,4 milhões de euros. Tornado público o acordo, as autarquias do Porto e de Faro reivindicam soluções semelhantes.
De acordo com a imprensa nacional, Rogério Bacalhau, Câmara Municipal de Faro, e Rui Moreira, edil do Porto, já requisitaram reunião com a entidade gestora aeroportuária para debater igualmente a atribuição de verbas.
Ao jornal Observador.pt, o edil algarvio afirmou que o objectivo passa por a ANA poder “usar da mesma generosidade, em condições de equidade, em relação aos outros dois concelhos que são sede de aeroportos internacionais”. Segundo Rogério Bacalhau, “em Faro teríamos, certamente, bom destino a dar a estas verbas na criação de condições de maior atractividade urbanística e turística. Pensamos que há muitas formas de proceder a este incentivo.”
Já de acordo com uma carta a que a Lusa teve acesso enviada por Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, à entidade gestora esta terça-feira: “Venho solicitar-lhe uma reunião, em data que tenha como mais conveniente, para podermos discutir e depois concretizar uma solução de cooperação entre a ANA – Aeroportos de Portugal e o município do Porto equivalente àquela que ora acabou de ser anunciada relativamente ao município de Lisboa.”