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Madeira volta a apostar no YouTube

Tal como no ano anterior, o Turismo da Madeira inicia o ano com campanhas no canal YouTube do Reino Unido e Alemanha.

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Tal como no ano anterior, o Turismo da Madeira inicia o ano com campanhas no canal YouTube do Reino Unido e Alemanha.

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O Turismo da Madeira inicia o presente ano, a exemplo do ano anterior, com a aposta na campanha promocional no canal YouTube do Reino Unido e da Alemanha, mantendo o mote ‘Madeira, all year round’.

A acção promocional, que teve início no passado dia 5 de Janeiro, visa influenciar a escolha dos utilizadores num período importante, em termos de planeamento e de escolha do destino de férias para o presente ano.

Durante um período de 24h, todos os utilizadores britânicos que acederem a esta plataforma, terão acesso a um Masthead – banner que ocupa toda a largura da página inicial, onde está incorporado um vídeo de 30 segundos sobre a Madeira.

De notar que, no mercado Alemão, a campanha vai decorrer no dia 7 de Janeiro, uma vez que o dia 6 é feriado em diversos Estados Federados, estando grande parte dos alemães de férias de Natal e Fim de Ano prolongadas até essa data.

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Coimbra recebe congresso internacional sobre Diversidade & Sustentabilidade no Turismo

Este congresso internacional decorre entre 30 de maio e 1 de junho e vai levar até Coimbra mais de 200 investigadores, estudantes, profissionais e especialistas da área do Turismo.

A Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) vai acolher, entre 30 de maio e 1 de junho, o congresso internacional “Diversidade & Sustentabilidade – Oportunidades e Ameaças” (DSOTT`23), iniciativa que vai levar até Coimbra mais de 200 investigadores, estudantes, profissionais e especialistas da área do Turismo.

O programa deste congresso internacional inclui quatro sessões plenárias, um hackathon, 33 sessões paralelas nas quais mais de 120 investigadores oriundos de 26 países vão apresentar mais de 150 pesquisas, estando ainda previstas várias visitas a espaços da cidade e da região.

O encontro é organizado pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, pela Universidade Europeia e pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, em parceria com a Women Research Network, a primeira rede internacional de mulheres investigadoras e docentes da área do Turismo.

“Este evento vai permitir marcar no mapa internacional o papel de Portugal como um país onde a investigação e a indústria do turismo são uma referência”, explica Cláudia Seabra, docente da FLUC e investigadora do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT) da Universidade de Coimbra (UC), defendendo que este encontro vai transformar Coimbra num “local de reflexão sobre os conceitos de diversidade e sustentabilidade, nas perspectivas da Ciência e da Indústria”.

O DSOTT`23 conta com o Alto Patrocínio da Secretaria de Estado do Turismo, Comércio e Serviços; do Turismo de Portugal; da Turismo Centro de Portugal; da Câmara Municipal de Coimbra; da Águas de Coimbra; do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território; e do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo.

O programa e todas as informações sobre este congresso internacional estão disponíveis aqui.

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Emprego e Formação

ADHP e by THF apresentam nova formação de gestão humana e inteligência emocional

A ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal e a by THF (“Teach How to Fish”) vão organizar uma iniciativa de formação online dedicada à gestão humana e à inteligência emocional. A formação, que decorre a 6 e 7 de junho, será dividida em duas sessões de quatro horas em regime pós-laboral, das 17h30 às 22h00, com um intervalo de 30 minutos.

Desta forma, o curso “Desafios na Gestão Humana: Inteligência Emocional, prevenir o burnout” tem como principais objetivos “ajudar os formandos a desenvolver habilidades para reconhecer e compreender emoções, adquirir ferramentas para a gestão de emoções e melhorar a comunicação interpessoal e a resolução de conflitos”, como a associação indica em comunicado. Outro dos objetivos passa por “dotar os participantes de um modelo de gestão para evitar estados-limite como a síndrome de burnout”.

A formação será ministrada por Melanie Correia, da by THF, criadora de conteúdos nas áreas do bem-estar emocional e da programação neurolinguística, com formação em psicologia clínica dinâmica.

Esta ação destina-se a líderes, gestores e coordenadores de equipa que pretendam adquirir conhecimentos, estratégias e ferramentas para trabalhar no âmbito da inteligência emocional – sendo que a formação não terá um custo associado. Cada participante pode fazer um contributo pecuniário, que ficará ao seu critério, já que a organização pretende “fomentar o contributo social que a by THF promove no contexto do seu modelo de impacto social”.

“A promoção de ações formativas é um dos eixos orientadores da nossa ação, que ambiciona contribuir para o bom desenvolvimento futuro da profissão de diretor de hotel. Esta ação reveste-se de um cariz especial, de carácter social, onde os participantes contribuem com o valor que pretenderem, sendo que o resultado líquido da ação de formação será aplicado ou reinvestido ao abrigo de programas do modelo de impacto ‘Teach How to Fish’ by THF”, refere Fernando Garrido, presidente da ADHP.

Num ano especial, em que a ADHP celebra 50 anos de existência, a associação afirma ter vindo a apostar “numa estratégia renovada para a formação”.

“Num setor como o nosso – um setor de pessoas para pessoas –, a empatia e a gestão de emoções são competências da maior importância para termos profissionais completos, felizes e capazes de compreender os outros”, acrescenta o presidente da ADHP.

Para mais informações sobre a formação, os interessados podem enviar um email para [email protected].

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Distribuição

Agência Abreu é Marca de Confiança há 23 anos consecutivos

A “qualidade, relação custo/benefício e ética de marca” foram os pontos fortes que valeram à Agência Abreu a atribuição do selo Marca de Confiança, que lhe é atribuído há 23 anos consecutivos.

A Agência Abreu renovou esta quinta-feira, 25 de maio, o selo Marca de Confiança na categoria Agências de Viagens, distinção que arrecada há 23 anos consecutivos pela “qualidade, relação custo/benefício e ética de marca”.

“A consolidação como a Marca de referência entre as Agências de Viagens, prova que todos os esforços que envidámos nos últimos anos cumpriram o propósito e, por isso, continuamos merecedores da Confiança dos nossos Clientes”, considera Pedro Quintela, diretor de Vendas e Marketing da Agência Abreu.

A Agência Abreu reuniu mais de 70% da votação, na categoria Agências de Viagens, na votação promovida pela Selecções do Reader’s Digest, que promove a atribuição do Selo Marcas de Confiança.

O Estudo ‘Marcas de Confiança’ divulga as Marcas, Personalidades e Organizações, Instituições e Profissões, Sociedade e Marcas Ambiente em que os Portugueses mais confiam.

 

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Transportes

AnadoluJet abre voos diários entre Istambul e Roma

A capital italiana é o 38 destino da AnadoluJet, companhia aérea low cost da Turkish Airlines, à partida do aeroporto turco de Istanbul Sabiha Gökçen.

A AnadoluJet, companhia aérea de baixo custo da Turkish Airlines, abriu esta sexta-feira, 26 de maio, voos entre o aeroporto Istanbul Sabiha Gökçen e a capital italiana, numa operação que conta com voos diários.

Segundo a AnadoluJet, com a abertura desta rota, a capital italiana torna-se no 38 destino para onde a companhia aérea voa à partida do aeroporto turco de Istanbul Sabiha Gökçen e aumenta para 14 o número de voos diários que a transportadora opera com destino a Itália.

“Roma, a maior cidade de Itália, é uma cidade antiga que hospedou importantes civilizações ao longo da história”, realça a AnadoluJet, em comunicado, explicando que a abertura desta rota permite aos passageiros descobrir as “belezas históricas e a rica culinária” da capital italiana.

Os voos desde Istambul têm partida às 09h35 às segundas, quintas, sextas, sábados e domingos, chegando à capital italiana pelas 11h10, enquanto a partida das terças-feiras decorre às 09h25 e chega a Roma pelas 11h00, sendo que, às quartas-feiras, a partida tem lugar pelas 09h15 e chega a Roma às 10h50.

Em sentido contrário, a partida de Roma decorre às 12h10 às segundas, quintas, sextas, sábados e domingos, chegando à cidade turca pelas 16h00, enquanto às terças e quartas-feiras tem lugar pelas 12h40, chegando a Istambul pelas 16h30.

Mais informações e reservas aqui.

 

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Parque Aquático de Amarante reabre na quarta-feira

O Parque Aquático de Amarante vai reabrir na próxima quarta-feira, 31 de maio, prometendo mais uma época balnear recheada de animação até 17 de setembro, num verão que vai contar com muitas novidades e com um maior foco na sustentabilidade.

O Parque Aquático de Amarante vai reabrir na próxima quarta-feira, 31 de maio, prometendo mais uma época balnear recheada de animação até 17 de setembro, num verão que vai contar com muitas novidades e com um maior foco na sustentabilidade.

Num comunicado enviado à imprensa, o Parque Aquático de Amarante sublinha que, este ano, o verão conta com um reforço de sustentabilidade, motivo pelo qual o parque procedeu a investimentos em equipamentos de controlo da qualidade e desperdício de água, redução de consumos e separação de resíduos, tendo ainda prevista a realização de algumas atividades como limpeza de praias e sensibilização dos clientes para a redução da sua pegada ambiental.

“Fizemos um forte investimento na sustentabilidade, porque esta é uma área que merece, cada vez mais, a nossa atenção. O nosso plano está assente em três pilares – responsabilidade social, ambiental e económica”, refere Hélder Silva, diretor geral do Tâmega Parque.

O Parque Aquático de Amarante tem vindo ainda a apostar numa melhor gestão da água, recurso que, segundo o responsável, é um “bem precioso e cada vez mais raro”, e que tem uma tremenda importância para o funcionamento do parque.

“Nos últimos anos foram efetuados investimentos que permitem uma melhor gestão, como a construção de uma Estação de Tratamentos de Águas, mais doseadoras dos filtros de água, temporizadores de consumos, progressiva substituição da relva natural por relva artificial e melhoria das saídas escorregas para evitar desperdícios”, acrescenta Hélder Silva.

Além da sustentabilidade, este verão vai ficar ainda marcado pelo lançamento de algumas novidades no Parque Aquático Amarante, a exemplo da arara “Tupi”, que é a mascote oficial do parque, mas também de novos espaços verdes.

Quanto à animação, o Parque Aquático de Amarante promete, esta época balnear, “loucas festas de espuma” para todas as idades e que vão decorrer diariamente, na piscina de ondas.

Além de tudo isto, o Parque Aquático de Amarante disponibiliza sete piscinas, mais de 12 tipos de escorregas, zona de restauração que foi alvo de obras de melhoria, e o alojamento local “Aldeia do Tâmega”, que, em 2022, aumentou em cerca de 50% o número de hóspedes.

Tal como a “Aldeia do Tâmega”, também o Parque Aquático de Amarante tem vindo a registar um aumento de visitantes e, no ano passado, alcançou a marca histórica dos 215 mil visitantes, enquanto o volume de negócios teve um crescimento de 50% face a 2019, números que o parque espera ultrapassar este ano.

“Portugueses, espanhóis, franceses, suíços, britânicos e holandeses. São cada vez mais as nacionalidades que procuram visitar aquele que é o maior parque aquático de montanha da Península Ibérica. Só no ano transato, em apenas quatro meses, foram mais de 215 mil os cidadãos que, por lá, passaram, dos quais 45% visitaram o espaço pela primeira vez, o que representa um acréscimo significativo de novos visitantes em relação à média de outros anos, fixada nos 30%”, refere o parque na informação divulgada.

O Parque Aquático de Amarante é gerido pelo Grupo Looping, que conta, atualmente, com 18 parques espalhados pela Europa.

Todas as informações sobre o Parque Aquático de Amarante estão disponíveis aqui.

 

 

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André Gomes já entregou candidatura à presidência da RTA

Num comunicado enviado à imprensa pela candidatura de André Gomes, sublinha-se que o ato eleitoral para a presidência da Região de Turismo do Algarve (RTA) vai decorrer a 13 de junho e que o candidato conta com o apoio de dois terços da base eleitoral.

O candidato único à presidência da Região de Turismo do Algarve (RTA), André Gomes, entregou esta sexta-feira, 26 de maio, pelas 09h00, a sua candidatura na sede da entidade regional de turismo, em Faro.

Num comunicado enviado à imprensa pela candidatura de André Gomes, sublinha-se que o ato eleitoral vai decorrer a 13 de junho e que o candidato conta com o apoio de dois terços da base eleitoral.

“O projeto desta candidatura regista o apoio e subscrição de 25 das 33
entidades com direito de voto, uma esmagadora maioria que supera largamente o mínimo exigível de um terço da base eleitoral, assim como demonstradora da união dos agentes do setor – público e privado – do turismo no Algarve em torno da estratégia apresentada para os próximos cinco anos”, indica o comunicado divulgado por André Gomes.

Entre os subscritores da candidatura encontram-se mais de dois terços dos munícipios da região do Algarve, concretamente Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António, sendo que, a estes 13 munícipios, junta-se ainda o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR) e de outras 11 associações representativas do setor privado do turismo na região, concretamente Algarve Anima, ACRAL, AHETA, AIHSA, NERA, ANJE, ARAC, APAVT, APC, APPR e Algarve Golfe.

André Gomes, que é atualmente diretor do Núcleo de Promoção, Animação e Informação Turística da RTA, já anunciou que as suas prioridades para este mandato passam pela “viabilidade financeira desta entidade”, assim como pela “diversificação das fontes de receita, melhoria da qualidade dos serviços, defesa da valorização do Turismo na região e o reforço da sustentabilidade ambiental e social do setor, designadamente através de apoios à formação e qualificação dos trabalhadores no Algarve”.

A candidatura de André Gomes tem o empresário Renato Pereira (Júpiter Hotel Group) como mandatário e conta ainda com vários nomes com provadas dadas no turismo da região, como Alberto Mota Borges, diretor do Aeroporto Internacional de Faro.

A Mesa da Assembleia volta a ter como candidato Hélder Martins (Presidente da AHETA), que concorre a um novo mandato de Presidente, enquanto Isolete Correia (Associação Portuguesa de Portos de Recreio) propõe-se prosseguir o trabalho feito
enquanto Secretária da Mesa da Assembleia Geral. Já a Comissão Executiva, além de Alberto Mota Borges, conta ainda com a candidatura de Fátima Catarina, atual vice-presidente da RTA e candidata a novo mandato.

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Nova Edição: Nomeados dos Publituris “Portugal Travel Awards 2023”, México e Africa’s Travel Indaba

A nova edição do Publituris faz capa com os nomeados para a próxima edição dos Publituris “Portugal Travel Awards 2023”, que vão ser entregues a 6 de julho, numa cerimónia a decorrer no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, em Alcobaça. Além dos prémios, esta edição inclui também um dossier sobre Turismo Rural e de Experiências, uma entrevista ao novo diretor-geral do Hilton Porto Gaia, uma reportagem sobre Cancún e a Riviera Maya, e outra sobre a Africa’s Travel Indaba 2023.

A nova edição do Publituris, a última do mês de maio, faz capa com os nomeados para a próxima edição dos Publituris “Portugal Travel Awards 2023”, que vão ser entregues a 6 de julho, numa cerimónia a decorrer no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, em Alcobaça.

Este ano, os principais prémios do turismo nacional contam com 174 nomeados, que concorrem num total de 22 categorias, incluindo Companhia de Aviação, Companhia de Aviação Lowcost, Rent-a-car, Operador Turístico, Rede de Agências de Viagens, Companhia de Cruzeiros, Cadeia Hoteleira, Hotel de Cinco Estrelas, Hotel de Quatro Estrelas, Hotel Resort, Boutique Hotel, Hotel de Cidade, Hotel MICE, Hotel de Praia, Turismo Rural, Enoturismo, Campo de Golfe, Parque Temático e Diversões, Empresa de Animação Turística, Marina, Destino Internacional e Região de Turismo Nacional.

As votações para escolher os vencedores abrem na segunda-feira, 29 de maio, e decorrem até 26 de junho de 2023.

Além dos prémios sujeitos a votação, os Publituris Portugal Travel Awards vão também entregar o prémio carreira “Belmiro Santos”, que será diretamente atribuído pela redação do jornal Publituris.

A capa desta edição do Publituris chama também a atenção para um dossier sobre Turismo Rural e de Experiências, um tipo de turismo baseado nas emoções e para o qual Portugal conta com uma vasta oferta, numa aposta que remete para a autenticidade nacional.

No âmbito deste dossier, leia também uma entrevista a Marta Cabral, presidente da direção da Associação Rota Vicentina, e fique ainda a conhecer a associação “Madeira Rural”, que não se limita a disponibilizar alojamento, funcionando antes como um lugar de refúgio, bem-estar e hospitalidade.

Nesta edição, contamos-lhe ainda tudo sobre o início da operação da Newblue, a bordo do A350-900, do grupo World2Meet, no México, que arrancou a 30 de abril e que convidou o Publituris a descobrir Cancún e a Riviera Maya, numa presstrip que, além das praias, deu a conhecer a cultura e história mexicanas.

O início deste mês de maio ficou ainda marcado pela realização de mais uma edição da Africa’s Travel Indaba, uma das maiores feiras de turismo da África do Sul, na qual o Publituris marcou presença e onde aproveitámos para saber um pouco mais sobre um país conhecido pelos safaris, mas que conta com uma oferta diversa que os turistas portugueses devem descobrir, apesar dos baixos números que o mercado nacional ainda representa.

A feira de turismo da África do Sul, que decorreu em Durban, entre 9 e 11 de maio, foi ainda palco de um importante debate que abordou o estado atual do turismo sul-africano e de toda a África, no qual se apontaram os problemas na emissão de vistos turísticos e a reduzida oferta de voos como os principais desafios a ultrapassar para o desenvolvimento turístico africano.

A nova edição do Publituris conta ainda com uma entrevista a Jan Ringertz, novo diretor-geral do Hilton Porto Gaia, unidade hoteleira que abriu há ano e meio e que tem vindo a contribuir para posicionar Vila Nova de Gaia como um destino Premium.

Nesta edição, além do Check-In, as opiniões são assinadas por Bárbara de Sousa (professora do ISAG – European Business School), Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Marta Villares (professora do departamento de turismo do ISCE, guia-intérprete e T-Guide certificada), Carlos Torres (jurista e professor da ESHTE) e António Paquete (economista e consultor de empresas).

Boas leituras.

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Para mais informações contacte: Carmo David | [email protected] | 215 825 43

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Edição Digital: Nomeados dos Publituris Portugal Travel Awards, México e Africa’s Travel Indaba

A nova edição do Publituris faz capa com os nomeados para a próxima edição dos Publituris Portugal Travel Awards, que vão ser entregues a 6 de julho, numa cerimónia a decorrer no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, em Alcobaça. Além dos prémios, esta edição inclui também um dossier sobre Turismo Rural e de Experiências, uma entrevista ao diretor-geral do Hilton Porto Gaia, uma reportagem sobre Cancún e a Riviera Maya, e outra sobre a Africa’s Travel Indaba 2023.

A nova edição do Publituris, a última do mês de maio, faz capa com os nomeados para a próxima edição dos Publituris Portugal Travel Awards, que vão ser entregues a 6 de julho, numa cerimónia a decorrer no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, em Alcobaça.

Este ano, os principais prémios do turismo nacional contam com 174 nomeados, que concorrem num total de 22 categorias, incluindo Companhia de Aviação, Companhia de Aviação Lowcost, Rent-a-car, Operador Turístico, Rede de Agências de Viagens, Companhia de Cruzeiros, Cadeia Hoteleira, Hotel de Cinco Estrelas, Hotel de Quatro Estrelas, Hotel Resort, Boutique Hotel, Hotel de Cidade, Hotel MICE, Hotel de Praia, Turismo Rural, Enoturismo, Campo de Golfe, Parque Temático e Diversões, Empresa de Animação Turística, Marina, Destino Internacional e Região de Turismo Nacional. As votações para escolher os vencedores abrem na segunda-feira, 29 de maio, e decorrem até 26 de junho de 2023.

Além dos prémios sujeitos a votação, os Publituris Portugal Travel Awards vão também entregar o prémio carreira “Belmiro Santos”, que será diretamente atribuído pela redação do jornal Publituris.

A capa desta edição do Publituris chama também a atenção para um dossier sobre Turismo Rural e de Experiências, um tipo de turismo baseado nas emoções e para o qual Portugal conta com uma vasta oferta, numa aposta que remete para a autenticidade nacional.

No âmbito deste dossier, leia também uma entrevista a Marta Cabral, presidente da direção da Associação Rota Vicentina, e fique ainda a conhecer a associação “Madeira Rural”, que não se limita a disponibilizar alojamento, funcionando antes como um lugar de refúgio, bem-estar e hospitalidade.

Nesta edição, contamos-lhe ainda tudo sobre o arranque da operação da Newblue, do grupo World2Meet, para o México, que arrancou a 30 de abril e que convidou o Publituris a descobrir Cancún e a Riviera Maya, numa presstrip que, além das praias, deu a conhecer a cultura e história mexicanas.

O início deste mês de maio ficou ainda marcado pela realização de mais uma edição da Africa’s Travel Indaba, uma das maiores feiras de turismo da África do Sul, na qual o Publituris marcou presença e onde aproveitámos para saber um pouco mais sobre um país conhecido pelos safaris, mas que conta com uma oferta diversa que os turistas portugueses devem descobrir, apesar dos baixos números que o mercado nacional ainda representa.

A feira de turismo da África do Sul, que decorreu em Durban, entre 9 e 11 de maio, foi ainda palco de um importante debate que abordou o estado atual do turismo sul-africano e de toda a África, no qual se apontaram os problemas na emissão de vistos turísticos e a reduzida oferta de voos como os principais desafios a ultrapassar para o desenvolvimento turístico africano.

A nova edição do Publituris conta ainda com uma entrevista a Jan Ringertz, diretor-geral do Hilton Porto Gaia, unidade hoteleira que abriu há ano e meio e que tem vindo a contribuir para posicionar Vila Nova de Gaia como um destino Premium.

Nesta edição, além do Check-In, as opiniões são assinadas por Bárbara de Sousa (professora do ISAG – European Business School), Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Marta Villares (professora do departamento de turismo do ISCE, guia-intérprete e T-Guide certificada), Carlos Torres (jurista e professor da ESHTE) e António Paquete (economista e consultor de empresas).

Leia a edição aqui.

 

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Miguel Sanz eleito presidente da European Travel Commission

Miguel Sanz é o diretor-geral do Instituto de Turismo de España (Turespaña) e sucede a Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, que ocupou a presidência da European Travel Commission (ETC) nos últimos três anos.

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A European Travel Commission (ETC) elegeu esta quinta-feira, 25 de maio, Miguel Sanz, do Instituto de Turismo de Espanha (Turespaña), para presidente da associação, num mandato de três anos.

“Miguel Sanz foi escolhido para liderar os esforços da ETC em direção a um futuro sustentável e inclusivo para a indústria do turismo na Europa na 105ª Reunião Geral que ocorreu em Tallinn, na Estónia”, lê-se no comunicado da ETC.

Miguel Sanz sucede a Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, que ocupou a presidência da ETC nos últimos três anos.

Com mais de quinze anos de experiência na indústria do turismo, Miguel Sanz é também diretor-geral do Instituto de Turismo de España (Turespaña) desde 2020 e foi ainda, entre 2016 e 2020, diretor-geral do Turismo de Madrid, onde liderou o desenvolvimento e implementação da estratégia e marketing de turismo da capital espanhola.

No novo cargo na ETC, Miguel Sanz vai trabalhar na implementação da nova Estratégia ETC 2030, que pretende contribuir para um turismo “mais inovador, sustentável, verde e inclusivo na Europa pós-Covid-19”.

“Sanz vai apoiar a ETC na implementação do seu recém-lançado Plano de Ação Climática, que visa reduzir para metade as emissões operacionais da organização até 2030 e ajudar seus membros a alcançar as zero emissões. Além disso, vai concentrar-se no fortalecimento da cooperação com a Comissão Europeia e as principais partes interessadas para manter a posição da Europa como o principal destino global de turismo”, explica o comunicado da ETC.

Miguel Sanz já reagiu à eleição e afirma ser uma “honra poder liderar a European Travel Commission em nome da Turespaña”, principalmente numa altura em que “o turismo europeu enfrenta uma grande oportunidade de emergir como líder em sustentabilidade e inclusão”.

“Devemos garantir que o turismo tem uma voz mais forte na Europa e na União Europeia e aproveitar o seu poder para beneficiar as empresas e comunidades europeias. Reunindo todos os destinos europeus, a ETC tem um papel central no aprofundamento da marca europeia, promovendo os valores de liberdade e diversidade dos continentes e moldando um futuro mais responsável para a indústria do turismo”, acrescentou o responsável.

Enquanto presidente da ETC, Miguel Sanz vai contar com o apoio dos vice-presidentes Martin Nydegger, do Turismo da Suíça; Magda Antonioli, do Conselho de Turismo do Governo Italiano (ENIT); e Kristjan Staničić, do Conselho Nacional de Turismo da Croácia (CNTB), que foi recentemente eleito.

No comunicado em que anuncia a eleição de Miguel Sanz, a ETC lembra também o trabalho de Luís Araújo à frente da associação europeia, destacando que o responsável liderou a ETC “na crise e recuperação da Covid-19” e teve outras “contribuições significativas”, nomeadamente por ter levado novos membros para a associação, como França, Áustria e Ucrânia.

Luís Araújo também “desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da nova ETC Strategy 2030, um roteiro abrangente que estabelece a visão e as metas da organização para os próximos sete anos, garantindo uma direção estratégica para o desenvolvimento sustentável”, acrescenta a ETC.

 

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Turismo Centro de Portugal lamenta falecimento de António Carneiro

António Carneiro, antigo presidente da Região de Turismo do Oeste, faleceu esta quinta-feira, 25 de maio, vítima de doença prolongada.

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A Turismo Centro de Portugal (TCP) já reagiu ao falecimento de António Carneiro, antigo presidente da Região de Turismo do Oeste, que morreu esta quinta-feira, 25 de maio, vítima de doença prolongada.

Num comunicado enviado à imprensa, a TCP lamenta o falecimento do antigo responsável pelo Turismo do Oeste e diz que foi com “pesar” que soube do desaparecimento de António Carneiro, prestando-lhe, na figura do seu presidente, Pedro Machado, “reconhecimento público ao legado que deixou à região e ao país no exercício dos seus mandatos”.

“Entre os contributos de António Carneiro ao nível do turismo, destaca-se a presidência da Região de Turismo do Oeste, entre 1984 e 2013. Nessa qualidade, presidiu à Direção da Associação Nacional das Regiões de Turismo, entre outras funções de grande relevo”, lê-se também no comunicado enviado à imprensa pela TCP.

A entidade regional de turismo aproveita ainda para endereçar “as mais sentidas condolências” à a família e amigos de António Carneiro.

Recorde-se que António Carneiro foi presidente da Região de Turismo do Oeste durante quase três décadas, até 2013, data em que foram criadas as cinco regiões de turismo do Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve. Com as novas estruturas regionais, o polo turístico do Oeste foi integrado na entidade regional de Turismo do Centro de Portugal.

 

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