APHORT lança formação de Serviço de Vinho
A iniciativa é pioneira em Portugal e visa contribuir para a qualificação do serviço de vinho.

Patricia Afonso
Pequim levanta proibição às companhias aéreas chinesas de receberem aviões da Boeing
Turismo de golfe pode valer quase 66 mil milhões de dólares até 2035
Herança Judaica na Europa é nova série de “Viagens com Autores” da Pinto Lopes Viagens
Inscrições até 20 de maio: Turismo de Portugal vai “comandar” missão empresarial a Cabo Verde
Tunísia prevê temporada turística “excecional”, segundo o governo
Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal vão colaborar com congéneres do Luxemburgo
Portugal é país convidado de honra na Feira do Livro de Praga 2025
FLOA e GEA Portugal melhoram experiência de compra no setor das viagens com solução Buy Now Pay Later
Turkish Airlines passa a ligar diariamente Sevilha a Istambul a partir de setembro
Ilhas da Macaronésia buscam objetivos comuns na área do turismo
Foi recentemente apresentado no Porto o projecto “O Serviço Responsável faz o Negócio Sustentável”, uma iniciativa organizada pela APHORT, em parceria com a ACIBEV – Associação dos Comerciantes e Industriais de Bebidas Espirituosas e Vinhos e com a VINIPORTUGAL, que tem como objectivos promover o consumo de vinho com moderação e responsabilidade, associado a um estilo de vida saudável e, ao mesmo tempo, formar os profissionais responsáveis por este serviço na restauração, sensibilizando-os para esta questão.
Sendo o vinho um produto de importância crescente para os sectores do turismo e da restauração em Portugal, a APHORT tem-se mostrado, desde sempre, atenta às preocupações sociais e de saúde pública associadas ao consumo excessivo de álcool, revelando a sua disponibilidade para contribuir para o alcance de soluções equilibradas e eficazes. Neste contexto, desenvolveu este programa especial de formação para o sector, pioneiro em Portugal, seguindo as melhores práticas já implementadas noutros países europeus.
Dirigido aos barman, escanções, empregados de mesa e outros profissionais ligados ao serviço do vinho, mas também aos proprietários e gestores de estabelecimentos de hotelaria e restauração, este projeto integra um calendário de acções de formação em torno da temática, bem como a criação de uma plataforma online, onde os participantes poderão realizar exames de avaliação e ter acesso à emissão de um certificado de cumprimento. Na apresentação do projecto, os presentes tiveram ainda a oportunidade de conhecer o Manual “O Serviço Responsável faz o Negócio Sustentável”, um documento de boas práticas para todos os que trabalham em restaurantes e bares e que, na opinião da APHORT, materializa um código de auto-regulação que deveria ser adoptado por todo o sector.
De acordo com Rodrigo Pinto Barros, presidente da APHORT, “este programa vem dar resposta à evolução do sector e à relevância crescente que o serviço do vinho tem vindo a conquistar junto dos clientes”. E acrescenta: “A excelência dos negócios deve ser sustentada por uma maior qualidade do serviço prestado e pela apresentação de soluções que vão ao encontro dos interesses do público”.
Esta iniciativa está inserida no âmbito da implementação do programa europeu “Vinho com Moderação” nos restaurantes portugueses e traduz o compromisso que a APHORT, enquanto única associação nacional do sector com representação europeia, assumiu, perante o Fórum Europeu sobre álcool e saúde, no combate aos efeitos nocivos inerentes a um consumo irresponsável deste tipo de bebidas.