APHORT lança formação de Serviço de Vinho
A iniciativa é pioneira em Portugal e visa contribuir para a qualificação do serviço de vinho.
Patricia Afonso
Comitiva portuguesa visita MITE a convite da APAVT
Royal Caribbean International abre primeiro Royal Beach Club em Nassau em 2025
Viagens mantêm-se entre principais gastos de portugueses e europeus, diz estudo da Mastercard
Álvaro Aragão assume direção-geral do NAU Salgados Dunas Suites
Lusanova e Air Baltic lançam “Escapada ao Báltico” com voos diretos
Conheça a lista de finalistas dos Prémios AHRESP 2024
Transavia abre vendas para o inverno e aumenta capacidade entre Portugal e França em 5%
FlixBus passa a integrar aeroporto de Lisboa na rede doméstica e internacional
Aeroporto de Congonhas lança programa de incentivo a voos sustentáveis
Icárion lança programação de cruzeiros fluviais para o verão e feriados de dezembro
Foi recentemente apresentado no Porto o projecto “O Serviço Responsável faz o Negócio Sustentável”, uma iniciativa organizada pela APHORT, em parceria com a ACIBEV – Associação dos Comerciantes e Industriais de Bebidas Espirituosas e Vinhos e com a VINIPORTUGAL, que tem como objectivos promover o consumo de vinho com moderação e responsabilidade, associado a um estilo de vida saudável e, ao mesmo tempo, formar os profissionais responsáveis por este serviço na restauração, sensibilizando-os para esta questão.
Sendo o vinho um produto de importância crescente para os sectores do turismo e da restauração em Portugal, a APHORT tem-se mostrado, desde sempre, atenta às preocupações sociais e de saúde pública associadas ao consumo excessivo de álcool, revelando a sua disponibilidade para contribuir para o alcance de soluções equilibradas e eficazes. Neste contexto, desenvolveu este programa especial de formação para o sector, pioneiro em Portugal, seguindo as melhores práticas já implementadas noutros países europeus.
Dirigido aos barman, escanções, empregados de mesa e outros profissionais ligados ao serviço do vinho, mas também aos proprietários e gestores de estabelecimentos de hotelaria e restauração, este projeto integra um calendário de acções de formação em torno da temática, bem como a criação de uma plataforma online, onde os participantes poderão realizar exames de avaliação e ter acesso à emissão de um certificado de cumprimento. Na apresentação do projecto, os presentes tiveram ainda a oportunidade de conhecer o Manual “O Serviço Responsável faz o Negócio Sustentável”, um documento de boas práticas para todos os que trabalham em restaurantes e bares e que, na opinião da APHORT, materializa um código de auto-regulação que deveria ser adoptado por todo o sector.
De acordo com Rodrigo Pinto Barros, presidente da APHORT, “este programa vem dar resposta à evolução do sector e à relevância crescente que o serviço do vinho tem vindo a conquistar junto dos clientes”. E acrescenta: “A excelência dos negócios deve ser sustentada por uma maior qualidade do serviço prestado e pela apresentação de soluções que vão ao encontro dos interesses do público”.
Esta iniciativa está inserida no âmbito da implementação do programa europeu “Vinho com Moderação” nos restaurantes portugueses e traduz o compromisso que a APHORT, enquanto única associação nacional do sector com representação europeia, assumiu, perante o Fórum Europeu sobre álcool e saúde, no combate aos efeitos nocivos inerentes a um consumo irresponsável deste tipo de bebidas.