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Câmara de Alenquer quer atrair investidores no sector hoteleiro

Para isso, a partir de Dezembro, a autarquia irá isentar o pagamento de taxas de construção a novos empreendimentos turísticos.

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Câmara de Alenquer quer atrair investidores no sector hoteleiro

Para isso, a partir de Dezembro, a autarquia irá isentar o pagamento de taxas de construção a novos empreendimentos turísticos.

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A Câmara Municipal de Alenquer pretende atrair novos investidores na região, nomeadamente no sector hoteleiro.

Segundo a agência Lusa, a partir do próximo mês de Dezembro, a autarquia irá isentar o pagamento de taxas de construção a novos empreendimentos turísticos no local.

Pedro Folgado, presidente da Câmara de Alenquer, diz: “Pretendemos atrair investimentos e aumentar o número de camas, porque temos um défice de camas no concelho.”

Esta medida, que estará em vigor até 2020, englobará desde alojamento local até hotéis de cinco estrelas e tem como objectivo impedir que os “turistas que visitam o concelho tenham de ir embora ao final do dia ou tenham de pernoitar em concelhos vizinhos por não haver alojamento”, acrescenta o responsável.

Sem este incentivo, os investidores teriam custos que podem ir dos mil euros, no caso dos alojamentos locais, até aos 8.800, se se tratar de um hotel de cinco estrelas.

No concelho existem apenas 64 camas turísticas, repartidas por empreendimentos turísticos em espaço rural e alojamentos locais, avança a agência.

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Destinos

Após incêndios: Agentes de viagens e operadores turísticos europeus já olham para o regresso a Rodes e Corfu

Agentes de viagens e operadores turísticos europeus reuniram-se para garantir que os viajantes possam regressar a Rodes e Corfu, após os violentos incêndios que devastaram, recentemente, as duas ilhas gregas., e que levaram à evacuação não só de residentes como de turistas.

Quase 100 representantes de agências de viagens e operadoras de turismo de toda a Europa participaram num workshop para fazer um balanço da situação em Rodes e Corfu. A procura de férias nestas ilhas é ainda forte e a situação atual exige um bom conhecimento dos fornecedores e ligação com entidades e autoridades locais.

A ECTAA (Associações Europeias de Agentes de Viagens e Operadores Turísticos), a HATTA (Associação Grega de Agências de Turismo e Viagens) e FEDHATTA (Federação das Associações Gregasde Agências de Viagens e Turismo) realizaram uma sessão de trabalho conjunto para agentes de viagens e operadores turísticos de toda a Europa para fazer um balanço dos últimos desenvolvimentos em Rodes e Corfu.

George Hatzimarkos, governador da região do Egeu Meridional, que supervisionou a evacuação segura e o atendimento de mais de 25 mil turistas, forneceu uma visão geral global dos acontecimentos da semana passada e deixou uma mensagem simples : A vida está a voltar ao normal para toda a ilha de Rodes, incluindo nas poucas áreas afetadas. Os residentes de Rodes, juntamente com o Estado grego, esperam continuar a oferecer o seu cuidado e hospitalidade única aos visitantes estrangeiros. Dos 41 hotéis evacuados, 35 já voltaram a funcionar. Hatzimarkos instou os profissionais de viagens a entrar em contato com as autoridades locais em caso de dúvidas.

Konstantinos Zikos, conselheiro do ministro do Turismo, assim como Efi Staylidiadi, da Organização Nacional de Turismo da Grécia, enfatizaram a importância de comunicar positivamente sobre o destino.

Durante o workshop, os operadores turísticos reconheceram o compromisso das autoridades gregas, bem como da população local, para proteger os visitantes e destacaram as preocupações que precisam de abordar com os turistas.

Frank Oostdam, presidente da ECTAA, destacou que “a confiança é essencial para os negócios. A Grécia demonstrou que foi capaz de encontrar soluções para eventos inesperados de grande escala de forma humana e eficaz e essa conquista não deve ser subestimada.” Acrescentou que “os eventos da semana passada questionam a indústria sobre o impacto das mudanças climáticas no modelo de negócios; é por isso que a ECTAA, a FEDHATTA e a HATTA realizarão uma reunião em Atenas nos próximos dias 28 e 29 de setembro para discutir com as autoridades gregas se estão a adaptar aos desafios atuais e futuros e garantir que as viagens se tornem mais sustentáveis.”

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GIobal Revenue Forum anuncia XLR8 como parceiro Afiliado

Parceiro afiliado em Lisboa para ampliar ainda mais o alcance da rede de revenue management do Global Revenue Forum

Os membros fundadores do Global Revenue Forum anunciam hoje a adição do parceiro associado em Portugal, XLR8, que contribuirá para a extensão da comunidade que participa da conferência anual de revenue e, assim, estenderá os recursos educacionais e de networking em revenue management em toda a região.

Os membros fundadores do Global Revenue Forum (GRF) representam uma colaboração entre três das empresas de revenue management mais respeitadas da Europa, Hotel Performance, com sede em Milão; Revenue by Design, com sede em Londres, e Taktikon, com sede em Estocolmo. A adição da XLR8 em Portugal adiciona outra excelente empresa de revenue management ao GRF.

A XLR8 dispõe de uma oferta 360º em revenue management, com um revenue management system, consultoria, formação online e serviços de outsourcing de revenue management cobrindo o espectro de oportunidades de revenue em todos os pontos de contato com o cliente. As ofertas de formação e educação da empresa alinham-se idealmente com os objetivos do Global Revenue Forum para oferecer as melhores práticas à comunidade de revenue management.

Citações

Ally Northfield, Diretora, Revenue by Design Co-Fundadora GRF

Em nome da equipa GRF, tenho o prazer de dar as boas-vindas à XLR8 como parceira afiliada do Global Revenue Forum, um facilitador líder na prestação de serviços de revenue management para a complexa e diversificada indústria hoteleira em Portugal e também permitindo que o fórum se estenda a um país que é conhecido pela sua expertise em turismo e hotelaria. Este é o início de uma grande jornada para ambas as partes, e esperamos que seja um dia muito especial para a comunidade de Revenue Management em Portugal.

José Pedro Almeida, CEO, XLR8

Para a XLR8 esta é uma oportunidade fantástica de trazer para Portugal o evento líder de Revenue Management na Europa e é um prazer estar nesta jornada em parceria com a Revenue by Design, Taktikon e Hotel Performance. Estamos muito entusiasmados por fazer parte do Global Revenue Forum, antevendo uma parceria de longo prazo e apresentando o melhor do revenue management que Portugal tem, reunindo os principais stakeholders da indústria num evento de um dia incrivelmente rico onde os tópicos mais relevantes serão debatidos, em sessões com oradores locais e sessões em streaming das restantes localizações.

Sobre o Global Revenue Forum

O Global Revenue Forum é uma colaboração entre a Revenue by Design, Taktikon e Hotel Performance, e é o veículo para estender eventos de revenue management e educação entre as três empresas e parceiros afiliados a toda a região europeia. O principal evento para 2024 é o The Global Revenue Forum, a ser realizado a 30 de janeiro de 2024. Os eventos são realizados simultaneamente em Londres, Milão e Estocolmo, além de serem transmitidos ao vivo para parceiros afiliados e online. O evento contará com líderes e visionários da indústria que se reunirão para um dia de debate, discussão e networking incomparáveis.

Sobre a XLR8

A XLR8 é uma empresa portuguesa de Revenue Management que disponibiliza um conjunto de soluções que se adaptam às necessidades de cada hotel, qualquer que seja a sua dimensão, estrutura de equipas ou fase de desenvolvimento. A XLR8 oferece o primeiro e único sistema do mercado, desenvolvido para se tornar um assistente estratégico do hotel, um RMS intuitivo que permite aos hotéis obter resultados extraordinários de receita e economizar tempo, com o objetivo de fornecer aos Grupos Hoteleiros e Hotéis Independentes uma solução de software que, até agora, estava disponível apenas para grandes marcas internacionais. Além do Revenue Management System, contamos com uma equipa especializada, com experiência consolidada em cadeias hoteleiras internacionais e também em hotéis independentes, que trabalham com cada hotel para melhorar os seus resultados.

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Aviação

Air Canada muda-se para o Terminal 3 do aeroporto do Dubai

Esta mudança da Air Canadá para o Terminal 3 do Aeroporto Internacional do Dubai permite melhorar significativamente a experiência de ligação e reforça a parceria estratégica com a Emirates.

A Air Canada e a Emirates anunciaram um novo marco no serviço aos passageiros com a mudança das operações da transportadora aérea canadiana para o Terminal 3 do Aeroporto Internacional do Dubai.

A partilha de espaço das operações num dos principais terminais do mundo irá, de acordo com as duas companhias aéreas, melhorar significativamente a experiência de ligação dos passageiros e reforçar os benefícios da parceria lançada em novembro de 2022.

Assim, os passageiros que transitam no Dubai entre o continente americano com a Air Canada e o Médio Oriente, Índia, sudeste da Ásia e África com a Emirates, desfrutarão de uma experiência rápida e sem problemas, com a conveniência de permanecer no mesmo terminal.

 

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Aviação

Privatização da Azores Airlines: Ato público de reabertura das propostas a 7 de agosto

A SATA Holding anunciou, esta quinta-feira que, no próximo dia 7 de agosto, segunda-feira, às 13H00, terá lugar na sua sede em Ponta Delgada (Açores), a reabertura do ato público de abertura das propostas referentes ao concurso público internacional para a privatização da Azores Airlines.

Refira-se que, conforme uma das cláusulas do caderno de encargos, o júri interrompeu, no passado dia 31 de julho, o ato público de abertura do concurso público internacional para alienação de participação no capital social da SATA Internacional – Azores Airlines, “uma vez que se verificou que as propostas tinham uma diferença de valor inferior a 5% do preço por ação”, indica a empresa-mãe em nota de imprensa.

Devido ao facto de as únicas duas propostas – Atlantic Consortium e New Tour Azores, SA. – terem coincido no preço de aquisição apresentado e tendo em conta o procedimento previsto no caderno de encargos, procedeu-se à suspensão do ato público, por forma a que os concorrentes pudessem melhorar o preço por ação apresentado, o que deveria ocorrer nos cinco dias úteis seguintes ao ato público de abertura das propostas.

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Distribuição

NDC da British Airways já está disponível para agentes de viagens na plataforma Travelport+

A Travelport anunciou, esta quinta-feira, que o New Distribution Capability (NDC) da British Airways já está disponível para os agentes de viagens na plataforma Travelport+.

Com a Travelport, a British Airways está a possibilitar acesso simplificado do conteúdo NDC, para que os agentes de viagens possam facilmente reservar e atender as ofertas NDC para os seus clientes. Para já o conteúdo só está disponível no Reino Unido e na Irlanda, mas com promessa de uma implementação global para usuários do Travelport+ em todo o mundo.

Refira-se que a Curadoria de Conteúdo (Content Curation Layer, CCL) do Travelport+ é impulsionada por poderosos recursos de inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina, a fim de fornecer resultados mais precisos e relevantes para uma experiência de reserva mais rápida e simplificada para os agentes de viagens.

Assim, os agentes que usam o Travelport+ poderão facilmente pesquisar, comparar, reservar e atender ao conteúdo da British Airways num só lugar, com acesso a um material rico, tarifas e ofertas exclusivas, com apenas alguns toques no teclado.

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Feira de Emprego da Bolsa de Empregabilidade em Lisboa. Créditos: Frame It

Emprego e Formação

Conheça as datas das feiras de emprego da Bolsa de Empregabilidade de 2024

No próximo ano a Bolsa de Empregabilidade estende o evento ao Alentejo, com uma feira de emprego a decorrer em fevereiro. Regiões como Lisboa, Porto, Centro e Algarve também estão contempladas para a realização deste evento que pretende “aproximar profissionais de turismo às empresas”.

Já são conhecidas as datas das próximas feiras da Bolsa de Empregabilidade de 2024, que no próximo ano decorrem nas regiões do Algarve, Alentejo, Lisboa, Porto e Centro.

A Bolsa de Empregabilidade organiza feiras de emprego há sete anos, “com o objetivo de aproximar profissionais de turismo às empresas”, como indicado em nota de imprensa. Se em 2023 a organização chegou ao Algarve, Lisboa, Porto e Centro, na cidade de Coimbra, a novidade da próxima edição passa pela extensão do evento à região do Alentejo, não estando ainda definidas as cidades em que decorrem as feiras.

Por enquanto sabe-se que a Bolsa de Empregabilidade chega ao Algarve a 30 janeiro, ao Alentejo em fevereiro, com data ainda por definir, a Lisboa a 1 março, ao Porto a 12 de março e à região Centro em abril, também com data ainda por definir.

Para as empresas que pretendam começar já o processo de recrutamento, a Bolsa de Empregabilidade permite a inscrição com desconto de Early Bird até 31 de outubro através do seu website, possibilitando o acesso à participação nas feiras de emprego e subscrição na plataforma em 2024.

As inscrições para candidatos ainda não estão oficialmente abertas, no entanto, os interessados podem requisitar a notificação da abertura das mesmas através do link.

A Bolsa de Empregabilidade, considerado pela organização da mesma como um “hub de contratação no turismo”, existe desde 2016 num formato físico. Desde 2022 conta com uma plataforma de recrutamento online, sendo que ao longo dos anos já recebeu cerca de 2.5000 candidatos nas feiras e 525 empresas à procura de profissionais.

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Destinos

WOW vai celebrar o que de mais autêntico existe em Portugal

De 10 a 15 de agosto, o WOW vai celebrar o país autêntico, destacando a cultura, as artes e os ofícios, a gastronomia, a música e promovendo uma série de workshops e oficinas infantis. A grande maioria da programação acontece dentro dos museus do WOW, mas há outras atividades ao ar livre.

O WOW, em Vila Nova de Gaia, vai promover de 10 a 15 de agosto o “Portugal WOWtêntico”. Em cada dia do certame, estará em destaque um museu do WOW, sempre com uma programação temática, que preencherá o dia com atividades. Para participar, basta comprar o bilhete para o museu em causa e este dará direito a entrar e sair do museu durante o dia inteiro.

No dia 10 de agosto, o destaque é para o Museu do Vinho, com o tema “Uma casa portuguesa, com certeza”, onde há sempre “pão e vinho sobre a mesa”. Durante o dia, espalhados pelo museu, haverá uma série de encenações históricas, atividades infantis e workshops para adultos. Será possível provar a gastronomia e aprender mais sobre os costumes. Ao final da tarde, às 19h, atua o humorista Joel Ricardo Santos no auditório no segundo piso do museu.

No dia 11, o Museu da Cortiça é o protagonista. Subordinado ao tema “Portugal Dourado”, neste dia toda a programação nos levará numa viagem às planícies alentejanas, com degustações de pão e azeite, workshops de lã e música regional. O dia no museu termina, às 19h, com uma festa que é uma ode aos néctares alentejanos.

No dia 12 de agosto, sábado, há “Festa na Aldeia” dentro do Pink Palace. A ideia é reviver o espírito, os ritmos e os sabores das festas de verão na aldeia, tudo isto dentro de um museu. Há música regional minhota ao longo do dia, vários workshops, o jogo da malha, provas de vinho e um espetáculo de fado às 19h.

No dia 13, o Museu do Chocolate é o destaque do “Portugal WOWtêntico”, revelando como o chocolate ocupa lugar nas celebrações e na mesa portuguesa. Haverá teatro, jogos familiares, workshops e demonstrações gastronómicas sobre o cacau e o chocolate.

Na segunda-feira, dia 14, o The Bridge Collection, o museu arqueológico que compreende mais de 2000 artefatos usados por diferentes civilizações ao longo de 9000 anos, é o destaque, numa imersão na história mundial e brindar com bebidas tradicionais portuguesas. Há desafios para os mais novos e jogos de bebida para os “mais velhos”. Por entre os momentos musicais, haverá harpa e música greco-romana.

O último dia do festival, no Museu da Região do Porto o destaque vai ser o “Bravo Português” que vai ser desbravado ao longo do dia: das recriações históricas que vão animar o museu, às degustações de especiarias que trouxemos nas expedições marítimas, aos workshops de talha em madeira, de escovaria e pintura de azulejos.

 

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Emprego e Formação

Candidaturas aos CET nas Escolas do Turismo de Portugal abertas até 8 de setembro

Estão abertas, até ao próximo dia 8 de setembro, as candidaturas a Cursos de Especialização Tecnológica (Nível 5) nas Escolas do Turismo de Portugal.

O Turismo de Portugal anuncia, na sua página oficial, que os candidatos podem escolher uma das seguintes áreas de formação profissional: Hotelaria/Alojamento; Cozinha; Pastelaria; Restauração e Bebidas; Turismo de Natureza e Aventura; Turismo Cultural e do Património; Gestão de Turismo; ou Animação Turística.

A mesma informação refere que os atuais cursos, com a chancela do Turismo de Portugal, pretendem preparar profissionais do turismo que pensem criticamente, que influenciem mudanças positivas, que sejam agentes de preservação do território, das tradições e da identidade do país.

Formar líderes ativos nesta mudança global, que saibam assumir a responsabilidade que o turismo tem na construção das sociedades, é a visão ‘holística’ sobre a qual assenta a oferta formativa oferecida pela rede de 12 escolas do Turismo de Portugal, diz a nota.

Refira-se que, entre outras distinções, a rede de Escolas do Turismo de Portugal recebeu a Certificação TedQual da Organização Mundial de Turismo, a primeira que esta organização atribui, a nível mundial, a uma rede de escolas com estas características.

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Herdade da Lisboa na Vidigueira conquista certificação em sustentabilidade

A Herdade da Lisboa, na Vidigueira, acaba de alcançar a certificação no Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo. As práticas de viticultura e o trabalho de adega foram reconhecidas pelo seu desempenho ambiental, social e económico, numa plataforma que pretende controlar, proteger e afirmar a marca dos vinhos do Alentejo nos mercados interno e externo.

As práticas na produção de uva e vinho da Herdade da Lisboa, lugar da Família Cardoso na Vidigueira, desde 2011, onde a modernidade da adega se cruza com a tradição das caves alentejanas e a diversidade da viticultura se soma à evolução permanente da enologia, foram reconhecidas, alcançando a certificação no Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, uma plataforma em Portugal que controla, protege e certifica os vinhos da região.

Implementado pela Universidade de Évora e pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, este programa é uma ferramenta que permite avaliar como os produtores desenvolvem atualmente as suas atividades, oferecendo recomendações para melhorar as suas ações, aumentar a competitividade e a sustentabilidade dos vinhos do Alentejo, contribuindo para a afirmação da marca nos mercados interno e externo.

Produção vitícola, gestão de solos, conservação e qualidade da água, eficiência energética, gestão de resíduos, gestão de pragas e doenças, recursos humanos, gestão sustentável de ecossistemas, gestão de materiais na produção, opções de embalamento, envolvimento da comunidade ou desenvolvimento regional e socioeconómico são alguns dos setores que compõem o Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo.

 

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Transportes

TAAG garante mais voos entre Luanda e Kinshasa

O reforço da ligação entre Angola e a República Democrática do Congo, com mais uma frequência entre Luanda e Kinshasa, pretende dar “resposta aos indicadores de procura de mercado”, como indicado pela TAAG.

A partir de 14 de agosto, a TAAG Linhas Aéreas de Angola vai reforçar a ligação para a República Democrática do Congo (Kinshasa), passando a disponibilizar quatro frequências semanais.

O reforço vem “no sentido de fomentar as trocas comerciais, desenvolvimento de negócios e mobilidade entre Angola e a República Democrática do Congo (RDC), bem como em resposta aos indicadores de procura de mercado”, como a TAAG indica em comunicado.

Desta forma, a TAAG Linhas Aéreas de Angola vai disponibilizar uma frequência adicional na ligação entre Luanda e Kinshasa. A rota de Kinshasa passará a contar com quatro frequências semanais, com saídas de Luanda às segundas, terças e quintas-feiras, bem como aos sábados, operados por uma aeronave modelo DASH-8, com capacidade para transportar 74 passageiros – 64 em classe económica e dez em classe executiva.

Coincidentemente, o reforço da conexão regional de Angola, no caso específico com a República Democrática do Congo, surge numa altura em que decorre em Kinshasa o 1.º Fórum Económico Angola – RDC. Sob o tema “Parcerias Económicas rumo a um crescimento mútuo”, o certame reúne representantes do Governo de ambos países, entidades de fomento ao investimento, tecido empresarial, entre outros participantes.

“A TAAG assinala assim o seu compromisso em continuar a aportar cada vez mais conectividade e serviços de conveniência ao cliente, posicionando Angola como um hub importante na ligação regional e internacional”, refere a companhia aérea em comunicado.

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