Pousadas de Portugal são as que mais ‘fãs’ têm no Facebook
No entanto, a hotelaria nacional regista uma classificação baixa no seu desempenho na rede social, revela a E.Life.

Publituris
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
Barómetro do Turismo do IPDT antecipa uma Páscoa positiva
Turismo do Algarve e do Alentejo lançam campanha que reforça posicionamento do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
As Pousadas de Portugal são as unidades hoteleiras em Portugal que mais ‘fãs’ apresentam na sua página de Facebook, com 250 mil seguidores.
No entanto, segundo uma análise da E.Life – empresa de Inteligência de Mercado e Gestão de Relacionamento nas redes sociais, a hotelaria nacional regista uma classificação muito abaixo das cinco estrelas, no que diz respeito ao seu desempenho no Facebook.
No segundo lugar, e a assinalar o maior crescimento de todas, está o hotel Horta da Moura, unidade de Turismo Rural, que conta com mais de 162 mil fãs, dos quais mais de mil foram conquistados durante o tempo do estudo.
A unidade vence também no ‘talking about’ (menções feitas pelos fãs das páginas e utilizadores fora delas), ultrapassando as 53 mil referências, e está à frente nas interacções (likes, comentários e shares realizados nas publicações das páginas), com mais de duas mil, das quais a grande maioria são ‘likes’.
A fechar o TOP 5 dos hotéis nacionais portugueses com mais ‘fãs’ no Facebook estão os hotéis Vila Galé, com 125 mil fãs, o The Yeatman, com 36 mil fãs, e o H2otel, com 32 mil seguidores.
Ainda segundo este relatório, as páginas das Pousadas de Portugal, Hotéis Vila Galé e The Yeatman Porto publicaram, cada uma, apenas um post numa semana, revelando pouca interactividade com a sua página.
Quando avaliado o ‘engagement’ (métrica que relaciona interacções na página com número de posts e número de fãs no período de tempo), com uma média de 0,28%, ganha o H2otel.
Com menos popularidade no Facebook, durante os dias da análise da E.Life, estão os Hotéis Vila Galé com um resultado pouco acima das três mil menções (métrica ‘talking about’), enquanto a página do The Yeatman Porto é a que regista menos reacções por parte dos utilizadores, tendo contabilizado apenas oito ‘likes’ no período de 26 de Setembro a 2 de Outubro.
A análise das páginas do Facebook foi realizada com o Facebook Pages Performance, ferramenta do Buzzmonitor (plataforma da E.Life para monitorização e análise de social media), seguindo o ranking do Social Bakers, na categoria accomodation.