Pousadas de Portugal são as que mais ‘fãs’ têm no Facebook
No entanto, a hotelaria nacional regista uma classificação baixa no seu desempenho na rede social, revela a E.Life.
Publituris
Hoteleiros questionam aumento da taxa turística em Lisboa e pedem “transparência” na relação com o Turismo
Marriott International acrescenta 100 hotéis e 12.000 quartos ao portfólio europeu até 2026
Lufthansa revê resultados para 2024 em baixa
CoStar: Pipeline hoteleiro regista trajetória ascendente no continente americano
Depois dos hotéis, grupo Vila Galé também aposta na produção de vinho e azeite no Brasil
Novo MSC World America navega a partir de abril de 2025 com sete distritos distintos
Top Atlântico promove campanha para as viagens de verão
ERT do Alentejo dinamiza Estações Náuticas na Nauticampo
TAP escolhe filmes do Festival ART&TUR para exibição nos voos de longo curso
Universidade de Coimbra lança curso de Empreendedorismo em Desportos Aquáticos e Viagens
As Pousadas de Portugal são as unidades hoteleiras em Portugal que mais ‘fãs’ apresentam na sua página de Facebook, com 250 mil seguidores.
No entanto, segundo uma análise da E.Life – empresa de Inteligência de Mercado e Gestão de Relacionamento nas redes sociais, a hotelaria nacional regista uma classificação muito abaixo das cinco estrelas, no que diz respeito ao seu desempenho no Facebook.
No segundo lugar, e a assinalar o maior crescimento de todas, está o hotel Horta da Moura, unidade de Turismo Rural, que conta com mais de 162 mil fãs, dos quais mais de mil foram conquistados durante o tempo do estudo.
A unidade vence também no ‘talking about’ (menções feitas pelos fãs das páginas e utilizadores fora delas), ultrapassando as 53 mil referências, e está à frente nas interacções (likes, comentários e shares realizados nas publicações das páginas), com mais de duas mil, das quais a grande maioria são ‘likes’.
A fechar o TOP 5 dos hotéis nacionais portugueses com mais ‘fãs’ no Facebook estão os hotéis Vila Galé, com 125 mil fãs, o The Yeatman, com 36 mil fãs, e o H2otel, com 32 mil seguidores.
Ainda segundo este relatório, as páginas das Pousadas de Portugal, Hotéis Vila Galé e The Yeatman Porto publicaram, cada uma, apenas um post numa semana, revelando pouca interactividade com a sua página.
Quando avaliado o ‘engagement’ (métrica que relaciona interacções na página com número de posts e número de fãs no período de tempo), com uma média de 0,28%, ganha o H2otel.
Com menos popularidade no Facebook, durante os dias da análise da E.Life, estão os Hotéis Vila Galé com um resultado pouco acima das três mil menções (métrica ‘talking about’), enquanto a página do The Yeatman Porto é a que regista menos reacções por parte dos utilizadores, tendo contabilizado apenas oito ‘likes’ no período de 26 de Setembro a 2 de Outubro.
A análise das páginas do Facebook foi realizada com o Facebook Pages Performance, ferramenta do Buzzmonitor (plataforma da E.Life para monitorização e análise de social media), seguindo o ranking do Social Bakers, na categoria accomodation.